Livro de óbitos

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Formação

Livro de óbitos

#333208 | Zarb | 31 jul 2013 22:51

Tenho andado (a pouco e pouco, conforme o pouco tempo disponível) a consuitar os baptismos e casamentos (estes, mais para confirmação de dados) relativos à minha ascendência paterna.

Umas das coisas que vejo aqui no forum são várias referências aos livros de óbitos. No propósito de alcançar o antepassado mais antigo que consiga e atendendo que a pesquisa tem sido feita no ADCB (e vivo em Lisboa), gostaria de saber se a consulta destes livros de óbitos são de algum modo vantajosos para a descoberta dos nossos antepassados.

Ou será que a pesquisa nesses livros resulta apenas da tentativa de preenchimento da informação dos nossos antepassados (data de falecimento, lugar, testamento, etc).

Petgunto isto, porque compreendo que se pretenda obter o máximo de informação de todos os antepassados, dado que o meu pouco tempo livre para ir ao AD Castelo Branco (não têm os registos digitalizados) tem sido ocupado a ler baptismos e casamentos (quando surgem dúvidas). Aliás, nem sei como pesquisar um óbito. No nascimento, podemos tentar procurar o casamento e a referência à idadde para termos uma noção do ano de nascimento.

Agora nos óbitos, como é que chegamos a essa data? Temos de ver os livros a partir da última referência à pessoa (por exemplo, nascimento do último filho conhecido) e ver todos os livros até à data em que tal pessoa teria 70 ou 80 anos (a esperança média de vida de cada época também varia bastante).

Cumprimentos a todos os confrades.

Resposta

Link directo:

RE: Livro de óbitos

#333213 | PedroMota | 31 jul 2013 23:40 | Em resposta a: #333208

Boa noite caro Zard.

No meu caso tive de pesquisar um assento de óbito de uma antepassada minha pois no registo de casamento de um dos filhos dizia que estava já defunta- Presumi que tivesse falecido à pouco mais de 10 anos. Pesquisei e nada. Até que fui encontrar o óbito 6 anos depois do filho nascer. Fiquei admirado, mas aconteceu-me. Assim fiquei a saber que um antepassado meu viveu sem a mãe depois dos 6 anos. Eu na procura dos meus antepassados procuro os óbitos para confirmar pais, número de filhos, o seu cônjuge, etc. Ficando assim com o ano de nascimento, casamento e óbito.

É esta a razão pelo qual pesquiso os óbitos.

Resposta

Link directo:

RE: Livro de óbitos

#333218 | roz | 01 ago 2013 00:34 | Em resposta a: #333208

Caro/a Zarb

Nao sei se ja tem conhecimento ou se estas freguesias lhe interessam mas Castelo Branco ja pos algumas on line : http://digitarq.adctb.dgarq.gov.pt/results?lg=Fonds&p0=CompleteUnitId&o0=11&v0=PT%2fADCTB%2fPRQ%2fPBMT0%25

Imagino que a pouco e pouco irao pondo mais.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 jun 2024, 08:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen