Ajuda para ler registo com tinta trespassada (1682)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Formação | Pessoas

Ajuda para ler registo com tinta trespassada (1682)

#333395 | FMiranda | 04 ago 2013 18:27

Olá,

Gostava de ter a vossa ajuda para perceber os nomes dos pais dos noivos nesta folha: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16305-72043-64?cc=1913410&wc=MMYP-WV7:n478739033 (é o registo do canto superior direito, Manuel Rodrigues e Ana Gonçalves).

Pais de Manuel: Pedro Rodrigues (?) e Maria(?) Gonçalves
Pais de Ana: Francisco(?) Gonçalves e ? Rodrigues

Obrigado,
Fernando Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para ler registo com tinta trespassada (1682)

#333404 | AntonioGonçalves | 04 ago 2013 21:56 | Em resposta a: #333395

Prezado Fernando Miranda


Apenas dou a minha opinião, como interpreto esse assento:


- Em 25.7.1682, Manoel Gonçalves, filho de Antonio Gonçalves, falecido e Ana Lopes (casou com Maria Gonçalves, viuva de Mathias Gonçalves, testemunhas Antonio Gonçalves, souto, Paschoal Domingues, Padre Figueiredo)

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para ler registo com tinta trespassada (1682)

#333410 | FMiranda | 04 ago 2013 22:30 | Em resposta a: #333404

Caro António,

Obrigado pela resposta, o registo em que estou com difculdades (casamento de Manuel Rodrigues e Ana Gonçalves), é o anterior a esse que decifrou (mas nunca se sabe quando é que precisarei também dele).

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para ler registo com tinta trespassada (1682)

#333423 | rlvz | 05 ago 2013 01:17 | Em resposta a: #333395

Caro Fernando Miranda,

O que eu leio é «Em vinte e dous de Maio de mil seis.tos e oit.a e dous annos se receberam em minha prezença por palavras de prez.e na forma do S. C. Trid. Manuel Roiz f.º de P.º Roiz Cazainhos? e de sua m.er Maria Glz com Anna Glz f.a de Fran.co Glz já defunto e de sua m.er Anna? Roiz. Testem.as Theophilo? Cazado? Barr.o? e Fran.co da Silva sapat.ro todos desta freg,a e cazarão com dispensasão da Seé ??»

Tem aqui um link para a imagem com o contraste ajustado. Por vezes consegue-se faze isto nas dos Mormons, que em geral têm muito melhor qualidade que as dos arquivos portugueses:

https://dl.dropboxusercontent.com/u/342328/transfsp/record-image%2824%29b.jpg

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para ler registo com tinta trespassada (1682)

#333424 | rlvz | 05 ago 2013 01:28 | Em resposta a: #333395

Para completar:

«... dispensasão da Seé App.ca e por verdade... etc.»


Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para ler registo com tinta trespassada (1682)

#333432 | FMiranda | 05 ago 2013 09:39 | Em resposta a: #333424

Cara Rita van Zeller,

Muito obrigado pela ajuda na leitura, e pela imagem com contraste ajusdado, desta forma fico a saber como melhorar este tipo de registos em mau estado.

Aproveito já agora para lhe agradecer também a página que construiu com os links para todas as fontes de registos paroquais, que descobri a semana passada ao começar a explorar o Geneall.

Cumprimentos,
Fernando Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para ler registo com tinta trespassada (1682)

#333433 | rlvz | 05 ago 2013 10:46 | Em resposta a: #333432

Caro Fernando Miranda,


Não tem nada que agradecer. Ainda bem que a imagem ajustada ajudou, e a página dos links é útil!

Mlehores cumprimentos,


Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para ler registo com tinta trespassada (1682)

#333439 | roz | 05 ago 2013 12:09 | Em resposta a: #333433

Cara Rita,

Quem sabe, sabe!! Ja agora podia ensinar-me como fazer esse "milagre" de ajustar a imagem? 'E uma maravilha que me seria muito util.

Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para ler registo com tinta trespassada (1682)

#333449 | rlvz | 05 ago 2013 16:41 | Em resposta a: #333439

Cara Rosario,


Nem sempre se consegue. Neste caso foi possível, porque a imagem original estava em alta resolução. Uso as curvas do Photoshop (atenção, NÃO os comandos de contraste, que neste caso pioram a situação). Não há uma regra única. Cada imagem é um caso, mas ao fim de umas tantas apanha-se o jeito. Para esta imagem em concreto, apliquei esta curva:

https://dl.dropboxusercontent.com/u/342328/transfsp/curva_pshop.jpg

Se não tiver o Photoshop, pode-se usar o mesmo princípio em qualquer programa que permita a maipulação das curvas -- não me pergunte curvas de quê, que eu só sei a prática! Acho que tecnicamente são curvas de luminosidade, mas não garanto :)

Por exemplo, o Photofiltre é de graça, e com o plugin SmartCurves, faz a mesna coisa.

http://photofiltre.free.fr/

Aqui fica um tutorial sobre como usar as curvas no Photofiltre:

http://www.youtube.com/watch?v=q_P3o4ZFyQI

Faça o download do plugin só através da página oficial ou do website do photofiltre. Outros links podem não ser seguros.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para ler registo com tinta trespassada (1682)

#333457 | roz | 05 ago 2013 21:05 | Em resposta a: #333449

Cara Rita

Muitissimo obrigada pelas informacoes. Agora vou tentar "brincar" com uns tantos assentos a ver como me saio.

Os meus agradecidos cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 15:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen