Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#333499 | PP | 06 ago 2013 18:58

Caros confrades e confreiras,

Caso tenham alguns dados ou informações sobre o abade Francisco Álvares, também conhecido por Francisco Álvares Oliveira, que foi abade na freg.ª de São Miguel de Caldas de Vizela, Vizela, nos finais do século XVI e o primeiro quartel do século XVII, fico-vos grato pela partilha de elementos.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343175 | Guiparis | 03 mar 2014 15:55 | Em resposta a: #333499

Boa Tarde
Apenas lhe posso dizer que esse Francisco Alvares de Oliveira, foi Abade em S. Miguel das Caldas de Vizela, e aí faleceu a 25/03/1628
Foi Pai de Maria Francisca, viúva de Belchior Gonçalves + 05/02/1623, de S.Cipriano de Tabuadelo, Casal da Lama e que casou pela 2ª vêz nesse mesmo local com Gaspar Gonçalves a 06/05/1624.

Cumprimentos,
Guilherme P.Couto

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343185 | PP | 03 mar 2014 18:01 | Em resposta a: #343175

Caro confrade Guilherme Couto,

Obrigado pelas informações, que, por acaso, já conhecia. Mas, de qualquer forma, muito obrigado pela sua atenção.

Gostaria era mesmo de conhecer os ascendentes de Francisco Álvares de Oliveira, mas parece-me quase impossível...

A mãe de Maria Francisca foi Margarida Francisca, que faleceu a 17.10.1645.

Permita-me a pergunta: tem algum ramo desenvolvido de algum filho de Francisco Álvares de Oliveira?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343187 | coimbra | 03 mar 2014 18:15 | Em resposta a: #343175

Confrades

Há hipotese deste casal Maria Francisca c.c. Belchior Gonçalves, serem os pais de Francisco Gonçalves c.c. Isabel Simões de Castro que aqui constam? Para os antepassados deles transcrevi o que constava no arquivo do Paço de S.Cipriano (ex Casal da Lama) em Tabuadelo. Tenho tido provas que não é esse arquivo realmente fidedigno. O meu arquivo pessoal condiz com o que aqui dizem e não com o que consta na minha familia.
Com os melhores cumprimentos
Carlos Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343190 | Guiparis | 03 mar 2014 18:32 | Em resposta a: #343185

Boa Tarde

Já tinha essa informação do óbito da Margarida Francisca
Nos meus levantamentos, por agora apenas tenho a descendência da Maria Francisca, por ser minha ascendente familiar.
De qualquer forma se encontrar alguma referência ao Francisco Alvares de Oliveira, entrarei em contacto consigo, apesar de tambem me parecer ser muito dificil encontrar a sua ascendência

Com os meus melhores cumprimentos,
Guilherme P.Couto

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343193 | PP | 03 mar 2014 18:41 | Em resposta a: #343190

Caro confrade Guilherme Couto,

Eu tenho desenvolvido a descendência de Manuel Álvares c.c. Madalena Pedrosa, que são meus ascendentes.

Assim sendo seremos parentes.

O dito abade teve, pelos menos, os seguintes filhos: o p.e André Francisco de Sousa e o cónego João Álvares (todos com descendentes).

Da dita Maria Francisca encontrei oito filhos: Maria, Gaspar, Simão, Domingos, Catarina, Paulo, Gonçalo e Ana.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343195 | Guiparis | 03 mar 2014 18:52 | Em resposta a: #343187

Boa Tarde

No meu levantamento feito nos registos paroquiais em S. Cipriano de Tabuadelo, onde tenho ascendência no Casal da Lama atravez de Gaspar Gonçalves que casou com Maria Francisca (esta então viúva de Belchior Gonçalves do dito casal da Lama), também chego á conclusão que o Francisco Gonçalves casado com a Isabel Simões (de Castro) cuja geração permaneceu no Casal da Lama, é Filho desse primeiro casamento da Maria Francisca com Belchior Gonçalves. Encontro um registo de Batismo em 7/7/1644 em Tabuadelo, em que o Padrinho é "Francisco Gonçalves ,filho de Maria Francisca da Lama". Ora nessa data o Gaspar Gonçalves (actual marido da Maria Francisca) ainda era vivo, dando assim a entender que era filho de um casamento anterior.
Também já pedi a uma minha prima, actual proprietária do Paço de S.Cipriano para verificar esses dados.

Com os melhores Cumprimentos,
Guilherme P. Couto

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343198 | Guiparis | 03 mar 2014 19:00 | Em resposta a: #343193

Caro confrade

Muito obrigado pelas suas amáveis informações.
Já tenho também os batismos de todos os filhos da Maria Francisca.
Não fazia ideia que o Abade tinha tido mais filhos. Foram estes também batizados em S. Miguel das Caldas de Vizela ?, e a Mãe deles também é a Margarida Francisca ?

Os melhores cumprimentos,
Guilherme P.Couto

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343200 | PP | 03 mar 2014 19:19 | Em resposta a: #343198

Caro confrade,

Desconheço onde foram baptizados.

Sim, a mãe é Margarida Francisca. Deu muito trabalho e viagens a Guimarães...

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343201 | coimbra | 03 mar 2014 19:26 | Em resposta a: #343195

Caro Guilherme
Calculo que vai pedir informações a sua prima Teresa, viúva de meu primo direito D.João, isso agradeço. Estive para ir a S.Cipriano no Verão, verificar os antepassados. Não fui, porque parece que não corre tudo lá muito bem, problemas do costume.
Quanto ao que informa, creio ser o correto e isso o devo á simpatia do Rui Faria, que sabe imenso de Guimarães.
A casa foi do Tio João Santiago e (suponho) que alguém dourou algumas coisas.
Cumprimentos do parente, que julgo por afinidade
Carlos Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343245 | Guiparis | 04 mar 2014 17:33 | Em resposta a: #343200

Prezado familiar

Muito obrigado pelas suas informações.
Eu tenho feito estes levantamentos atrávez do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta online, provavelmente quando se debruçou sobre estes, ainda não existia esta ferramenta notável.

Um grande abraço,
Guilherme P. Couto

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343246 | Guiparis | 04 mar 2014 17:51 | Em resposta a: #343201

Caro Carlos Coimbra

Realmente são só hipóteses, que deveriam ser investigadas a fundo.
Descobri um batismo em Tabuadelo, 06/09/1637 em que foi madrinha uma Francisca (filha de Belchior Gonçalves já defunto e de Maria Francisca da Lama), portanto existiram filhos deste casal.
Uma coisa é certa, o Francisco Gonçalves é filho da Maria Francisca, falta descobrir se o Pai é o Belchior, ou por ventura o Francisco Gonçalves que referem na genealogia, que seria portanto o primeiro marido da Maria Francisca.
Existem também uma Maria Gonçalves "Viuva" do Casal da lama, que faleceu a 02/07/1629 em que é testamenteiro Gaspar Gonçalves, e uma Francisca Gonçalves "Solteira" do mesmo lugar, que faleceu a 09/04/1633 em que é testamenteiro e herdeiro o mesmo Gaspar Gonçalves.
Vamos então aguardar para vêr o que a nossa prima Teresa averigua.

Um grande abraço,
Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343248 | PP | 04 mar 2014 19:02 | Em resposta a: #343245

Caro parente,

Se lhe interessar este dado sobre o nosso antepassado Francisco Álvares Oliveira:

1623-02 - «R.do» (reverendo); «Abb.e»[sic] (abade) de «S. Miguel das Caldas» (Caldas de Vizela-São Miguel), Vizela. Celebra o batismo, na ausência do abade Domingos Dias, de Matias, filho de Manuel de Moura «Coutt.º» (Coutinho), «m.or» (morador) na «Villa»[sic] (Vila) de Guimarães, e de Maria, moça solteira, «sua criada, q (que) em sua casa se nomeava por Ana», pelo facto de na dita casa existir uma outra criada com o nome Maria, sendo o seu filho, «Manoel Alz» (Manuel Álvares) padrinho de batismo (Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Batismo de Tabuadelo - Guimarães (1619-06-30 a 1651-03-20) (Tabuadelo, Guimarães, Braga, Portugal, Paróquia de Tabuadelo, 1619-06-30 a 1651-03-20), Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Rua João Lopes de Faria, n.º 12, 4810- 414 Guimarães, P-843, fólio s/n.º, assento de 1623-02; Idem, assento subsequente de 1624-01-??).

É deste Manuel Álvares que descendo.

Retribuo o abraço, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343251 | coimbra | 04 mar 2014 19:47 | Em resposta a: #343246

Caro Guilherme
Aguardemos então o que Teresa possa informar.
Acredito que o 1º marido de Maria Francisca (* S.Miguel de Caldas de Vizela) seja Belchior e não Francisco. Francisco Gonçalves era o pai de Belchior. O mesmo disse o Rui Faria e já corrigi no Geneall
Tinha no meu arquivo:
Do 1º casamento
Obitos de duas filhas, em Tabuadelo:
Catarina + 25.12.1649,filha Maria Francisca,tem legitima de seu pai.
Maria Gonçalves + 9.4.1633 (a mesma que refere como Francisca e eu tinha como Maria).
Do 2º casamento
Os batismos de :
Maria 9.3.1625,uma Paula (?) e ainda uma Maria* 8.10.1633.
Se conseguirmos «arrumar » esta gente toda será um milagre!
Um abraço do primo
Carlos Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343259 | coimbra | 04 mar 2014 22:31 | Em resposta a: #343251

Caro Guilherme
Somos dois a preservar a privacidade. Mas claro que se tem outro nome antes de Guilherme e como apelido uma capital com acento,já percebi que é também primo da Teresa.
Mas claro que não sabia que a sua prima e o marido D.João descendiam ambos da celebrada Maria Francisca. Como só agora entendi tudo (todos primos), já tinha corrigido que o pai de Maria Francisca não podia ser casado pela razão que sabe.Depois,«desdupliquei» o Belchior e voltei a corrigir.
Quando lhe disse Paula era Paulo a a Ana bp 8.10.1633, que vem no livro de obitos,pag.11!
Que tal contactar o mediador e pedir os endereços de E-mail, não lhe parece?
Abraço do
Carlos Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343268 | Guiparis | 05 mar 2014 12:07 | Em resposta a: #343251

Carissimo Carlos

Já estamos a chegar a conclusões.
Penso que essa Catarina que refere, falecida a 25.12.1649, seja filha do Gaspar, pois este já tinha falecido a 8.11.1647.
Do segundo Casamento de Maria Francisca, tenho:
Maria bp.09.03.1625
Gaspar bp.25.03.1626
Domingos bp.21.08.1631
Catarina bp.08.10.1633
Paulo bp.20.05.1636
Simão bp.02.12.1638
Gonçalo bp.26.11.1639
Ana bp.22.12.1643

Nos dados do Geneall, o Francisco Gonçalves é filho de um outro Francisco Gonçalves que por sua vêz é filho de Martim Gonçalves. Diz então que entre estes dois Franciscos Gonçalves existe o tal Belchior Gonçalves?, ou seja saltaram uma geração ?
Pelo menos já se sabe que a Mãe do Francisco Gonçalves +26.04.1699 é a Maria Francisca !

Grande abraço,
Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343270 | Guiparis | 05 mar 2014 12:42 | Em resposta a: #343248

Carissimo parente

Muito grato pelas suas informações.
Penso que possivelmente o "Oliveira" do Francisco Álvares, seja por ser proveniente da Colegiada de Nossa Senhora de Oliveira de Guimarães. Se calhar é por aí que se deve investigar...

Grande abraço,
Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343273 | ruifaria3 | 05 mar 2014 13:30 | Em resposta a: #343270

Caro confrade Guilherme,

Uma boa pista! De facto o abade de São Miguel das Caldas tinha a sua residência oficial na rua da Madroa, na vila de Guimarães. O facto de existirem, no mínimo, quatro padres homónimos pelo mesmo período dificulta (mas não impossibilita) a identificação da ascendência.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343275 | PP | 05 mar 2014 14:04 | Em resposta a: #343270

Caro parente,

Com a devida autorização do autor (Rui Faria), deixo-lhe aqui alguns extractos de escrituras que poderão interessar e complementar as suas investigações sobre o nosso ascendente:

"Ano de 1587 a 5 de Janeiro: Na Rua de Santiago, nas Pousadas do licenciado António de Magalhães, estando aí Francisco Álvares, abade de São Miguel das Caldas, e logo por ele foi dito que ele possuía o seu Casal da Fonte sito na dita freguesia por título de prazo do senhor Doutor Francisco de Caldas Pereira de Castro do desembargo de El-rei e que agora estava contratado de o vender a Gonçalo Fernandes morador a Santa Susana da mesma freguesia por preço e quantia de noventa mil réis; Ano de 1588 a 4 de Agosto: Arrendamento que fez o padre Francisco Álvares, abade de São Miguel das Caldas, a André Ribeiro dos dízimos do centeio, milho e vinho da sua igreja de São Miguel das Caldas por tempo de um ano; na Rua da Madroa, nas casas onde pousa o reverendo padre Francisco Álvares, abade da igreja de São Miguel das Caldas, estando ele aí e bem assim André Ribeiro e sua mulher Catarina de Guimarães moradores na Quinta do Ribeiro da freguesia de Salvador do Pinheiro […]; Ano de 1588 a 28 de Novembro: Procuração que fez Francisco Álvares, abade de São João[sic?] (Miguel?) das Caldas; Ano de 1592 a 29 de Julho: Arrendamento da Igreja de São Miguel das Caldas a André Ribeiro e a Francisco Afonso. Nas pousadas do tabelião apareceram as partes: o senhor Francisco Álvares, abade da Igreja de São Miguel das Caldas, e Francisco Afonso, lavrador, e morador no casal da Lágea da mesma freguesia e André Ribeiro, morador na sua Quinta da Ribeira da freguesia de São Salvador de Pinheiro e pelo dito abade foi dito que estavam contratado de arrendar as diziarias todas da dita igreja aos ditos Francisco Afonso e André Ribeiro (…); Ano 1603 a 4 de Agosto: Arrendamento de uma igreja que faz Francisco Álvares, abade de São Miguel das Caldas, a Sebastião Gonçalves" (Fonte: Rui Faria, 4 de Agosto de 2013).

Um abraço, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343280 | PP | 05 mar 2014 15:55 | Em resposta a: #343270

Caro parente,

A sua hipótese é pertinente e, portanto, de considerar.

Estive a ver todas as pessoas descendentes do abade Francisco Álvares Oliveira até à 4.ª geração (91 pessoas) e não encontrei ninguém com o apelido Oliveira, nem padrinhos ou testemunhas com o dito apelido.

Só conheço uma trineta do dito abade - Ana Freire Pedrosa - que casou com Francisco Dias de Oliveira, cujos pais do noivo eram do Lugar da Covilhã, freguesia de Nevogilde, Lousada. Porém, julgo que não haverá qualquer ligação.

Curiosamente, conheço ainda um caso de um padre - Matias Ferreira - cujo apelido não aparece nos pais, nos avós paternos e maternos e nem nos seus irmãos. Todavia, ele nasceu na freguesia e concelho de Paços de Ferreira, de onde julgo ter adoptado o apelido.

Será o caso de Francisco Álvares algo de semelhante? Talvez tenha sido uma forma de o individualizarem de outros homónimos.

Um abraço, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343323 | Guiparis | 06 mar 2014 11:50 | Em resposta a: #343275

Caro Parente

Fabuloso encontrar estes textos, obrigado!
Parece que existiram 3 Franciscos Álvares por volta desse periodo. Falta saber qual deles será, segundo o Rui Faria.

Um grande abraço,
Guilherme P.Couto

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343326 | Guiparis | 06 mar 2014 12:09 | Em resposta a: #343259

Carissimo Carlos
Já pedi o seu contacto ao moderador.
Parece que o Rui Faria tem registo de 4 Padres com o mesmo nome "Francisco Álvares", vamos a vêr o que se consegue saber mais...

Um grande Abraço,
Guilherme

P.S. Parece que somos 2 Arquitectos muito interessados nesta matéria !

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343327 | Guiparis | 06 mar 2014 12:17 | Em resposta a: #343273

Carissimo Rui Faria

Muito obrigado pelas suas preciosas informações.
E como se conseguirá saber qual deles será ?

Abraço,
Guilherme P.Couto

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343333 | coimbra | 06 mar 2014 13:55 | Em resposta a: #343268

Caro primo e Colega Guipáris

Obrigado por tudo. Já nos localizamos, não é?
Parece-me que o Belchior é o Francisco mais novo que ainda aqui consta, assim como no arquivo do Paço, que copiei. O Avô de Belchior também parece poder se um Martim, filho de um Bastião Gonçalves c.c. Margarida Anes, essa sim dona da Lama.
Gostava que relesse o óbito dele a 5.2.1623, pag.3. Assaz curioso, «Belchior Gonçalves da lama faleceo na minha igreja... morreo abintestado de morte súbita andando.....ao domingo, presentes muitas pessoas....fazer signal de ...sacramental.» Não consigo ler tudo.
A historia do Paço que tenho, foi feito por Dinis Maria Jerónimo Santiago, não sei em que bases se apoiou, mas nessa altura não havia Net e pode haver confusões.
Se pediu o meu endereço, acho que ao apagar outras coisas,tolamente, também apaguei isso. Tabuadelo põe-me maluco ,são quase todos Gonçalves!
Terei que pedir autorização ao Rui Faria para lhe fazer chegar os dados que ele simpaticamente me forneceu.
Nada consta no Geneall de um famoso médico na Corte,Francisco Cibrão casado em Lisboa com Inácia de Freitas, ele de Tabuadelo e filho de Bento Gonçalves Guedelha, das Quintãs (morreu em 1649)+ Domingas Gonçalves (morreu em 1646).Este Bento será o que manda dizer missas por seu Pai, Bastiam Gonçalves ? Enfim, mais labirintos a percorrer!
Grande abraço
Carlos Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343338 | ruifaria3 | 06 mar 2014 15:42 | Em resposta a: #343333

Caro Carlos Coimbra


O Doutor Francisco Cibrão, nasceu nas Quintãs, Tabuadelo, ca. 1588, foi médico da Câmara d’el rei D. Afonso VI, cavaleiro professo na Ordem de Cristo. Casou primeira vez em Lisboa com Dona Inácia de Freitas, onde residia numa freguesia que dava pelo nome de Santa Catarina do Monte Sinai, de quem teve D. Antónia de S. Caetano, professa, escritora, de quem nos fala Barbosa. Seu pai era sobrinho de Maria Gonçalves, nascida no casal da Quintã e mulher de Francisco Gonçalves, senhor da Lama. Recentemente tive notícias do seu segundo matrimónio realizado na freguesia de Nossa Senhora das Mercês a 13-abr-1665 com Maria da Costa Grojam, também viúva.
Quem viver em Lisboa poderá tentar alcançar a possível habilitação para a Ordem de Cristo, e ascender na geração.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343340 | coimbra | 06 mar 2014 16:36 | Em resposta a: #343338

Caro Rui Faria
Escrevi há pouco para o seu mail.
Foi a Leitura de Bachareis de Manuel Sibrão, bacharel em Guimarães em 1673, que vi na TT. Vi além do já escrito que Domingos ( sic) Francisco Cibrão de Otomar , foi medico do paço por alvará de 1653, foi o pai desse Manuel Sibrão.
OTOMAR que diabo será? Não contentes de serem todos Glz aparece isto!!!!!
Inácia de Freitas era filha de Domingos de Freitas (confrade do Colegio de S.Paulo) e de Vicencia de Freitas, todos da freguesia de S.Pedro(Lx, mas qual? e não Santa Catarina))
Diz-me que o medico era sobrinho de Maria Glz das Quintãs mulher do Francisco Glz da Lama .Confere com o que sabia do medico ser das Quintãs, deve ser mesmo sobrinho da Maria Glz, que quase seguro era irmã de Bento Glz.
Tudo isto parece levar a que Francisco Glz c.c. Domingas Glz foram os pais de Belchior Glz tão falado aqui,o da morte súbita. Tinha-me dito que Francisco Glz era casado com uma Fulana Glz ,será a Domingas?
Que lhe parece?
Grande abraço do
Carlos Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343341 | PP | 06 mar 2014 17:59 | Em resposta a: #343273

Caro confrade Rui Faria,

Agradecia, se possível, que confirmasse se a Rua da Madroa que refere é a atual rua na freguesia de Creixomil, Guimarães? Ou será outra atualmente extinta?

Grato pela colaboração.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343348 | ruifaria3 | 06 mar 2014 20:19 | Em resposta a: #343341

Caro PP
Confirmo.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343351 | PP | 06 mar 2014 21:52 | Em resposta a: #343348

Caro Rui Faria,

Obrigado pela ajuda.

Vou investigar a freguesia de Creixomil. Se encontrar dados, darei notícia.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343360 | PP | 06 mar 2014 23:10 | Em resposta a: #343348

Caro Rui Faria,

Obrigado pela ajuda.

Vou investigar a freguesia de Creixomil. Se encontrar dados, darei notícia.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343933 | Guiparis | 18 mar 2014 10:43 | Em resposta a: #343280

Caro Parente PP

Na minha ascendênçia tenho um António Martins (bp.Caldas de Vizela, Bacunhal) que casou a 30.5.1714, Caldas de Vizela, com Ana Francisca (bp. Casal da herdade, Caldas de Vizela). No Acento de Casamento diz que o Avô Paterno dele (Gaspar Gonçalves "o Velho" ,Tabuadelo, Lamas bp.25.3.1626, filho portanto de Maria Francisca bp. São Miguel das Caldas e de Francisco Álvares de Oliveira), é primo do Avô Materno dela ( António Francisco * São Miguel das Caldas de Vizela, Casal da Porta, filho de Salvador Francisco + S.Miguel das Caldas, Casal da Porta 4.8.1638 e Marta Fernandes + S. Miguel das Caldas, Casal da Porta 14.6.1646.
Deduzo portanto que a Maria Francisca e o Salvador Francisco serão irmãos. Tinha esta informação ?

Grande abraço,
Guilherme P.Couto

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343934 | PP | 18 mar 2014 10:57 | Em resposta a: #343933

Caro confrade e parente,

Não tenho esse assento e parece muito relevante este dado.

Podia, por favor, indicar-me em que freguesia casou António Martins com Ana Francisca? Foi em São Miguel ou São João?

Um abraço, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343935 | Guiparis | 18 mar 2014 11:30 | Em resposta a: #343934

Caro Parente PP

O Casamento foi em S.Paio de Vizela a 30.05.1714
Arq.M.Alfredo Pimenta
Casamentos
P-936(1701-08-08/1722-06-08)pag.20/21

Ana Francisca é filha de Domingos Mendes (que faleceu com testamento em S.Paio de Vizela, Casal da Herdade a 16.11.1723 e de Francisca Gonçalves (que nasceu em S.Paio de Vizela, Casal da Vesso a 02.04.1658).
Neta paterna de Manuel Bráz e Margarida Mendes do mesmo casal da Herdade e materna de António Francisco (S.Miguel das Caldas, Casal da Porta) e de Maria Gonçalves (*Casal da Vesso 25.10.1630), que casaram em S. Paio de Vizela a 18.11.1654 (P-934(1660-12-23/1659-11-14)pag.11)
Os Pais de António Francisco:
Salvador Francisco + S.Miguel, Casal da Porta 04.08.1638 (P-917(1620-05-30/1668/01/?)pag.8
Marta Fernandes + S.Miguel, Casal da Porta 14.06.1646, Com muitas missas e testamento (P-917(1620-05-30/1668/01/?)pag.8


Abraço,
Guilherme P. Couto

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343937 | PP | 18 mar 2014 12:18 | Em resposta a: #343933

Caro parente,

Seria possível indicar-me o assento de casamento de Gaspar Gonçalves com Francisca Martins?

Abraço, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343938 | Guiparis | 18 mar 2014 12:38 | Em resposta a: #343937

Não Encontro o acento de Casamento.
Apenas encontro o 2º casamento de Francisca Martins com João Lopes em S.Paio de Vizela a 21.8.1698, um ano e meio depois de ter ficado viúva de Gaspar Gonçalves.
P-935(1660-08-20/1701-11-16)pag.16

Abraço,
Guilherme p.Couto

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343939 | PP | 18 mar 2014 13:08 | Em resposta a: #343938

Caro parente,

A Francisca Martins que casou com João Lopes, ficou viúva de Gaspar Gonçalves, filho de Gaspar Gonçalves e de Jerónima Simões; tal como julgo ler no assento de casamento.

Se não estou errado, Gaspar Gonçalves, b. a 25.03.1626, na Igreja de São Cipriano, Tabuadelo, Guimarães, não poderá ser o que casou com Francisca Martins, correcto?

Desculpe, mas, de momento, ainda não estou a conseguir «encaixar» os seus dados no que pesquisei.

Abraço, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343948 | Guiparis | 18 mar 2014 15:14 | Em resposta a: #343939

Certo
O Gaspar Gonçalves "O Novo" *S.Paio de Vizela, Bacunhal bp. 22.09.1658 que casou com Francisca Martins é filho do Gaspar Gonçalves"O Velho" *Tabuadelo, Lamas bp.25.3.1626

Abraço,
Guilherme P.Couto

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343949 | PP | 18 mar 2014 15:42 | Em resposta a: #343948

Caro parente,

Obrigado pela sua ajuda e atenção.

Sabe, por favor, indicar-me o assento de casamento de Gaspar Gonçalves com Maria Simões?

Abraço, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343951 | Guiparis | 18 mar 2014 15:56 | Em resposta a: #343949

Cá vai...

Gaspar Gonçalves"O Velho" casou em S.Paio de Vizela a 3.2.1653 com Jerónima Simões
P-934(1630-12-23/1659-11-14)pag.10

Abraço,
G.P.C.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343953 | PP | 18 mar 2014 16:02 | Em resposta a: #343951

Caro parente,

Muito obrigado pela sua atenção e empenho.

Abraço, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343961 | PP | 18 mar 2014 17:47 | Em resposta a: #343951

Caro parente,

Gostaria ainda de lhe pedir mais uma indicação: por acaso tem mais dados sobre o casal Domingos Mendes e Francisca Gonçalves, pais de Ana Francisca c.c. António Martins?

Abraço, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343964 | PP | 18 mar 2014 18:03 | Em resposta a: #343933

Caro parente,

Veja, por favor, se a interpretação que faço dos dados que me enviou coincidem com o seu texto supracitado:

António Martins é filho de Gaspar Gonçalves e de Francisca Martins, neto paterno de Gaspar Gonçalves e de Jerónima Simões.

E, Gaspar Gonçalves, c.c. Jerónima Simões, é filho de Gaspar Gonçalves e de Maria Francisca, esta sim filha de Francisco Álvares Oliveira e de Margarida Francisca.

Portanto, atenção que Gaspar Gonçalves "O Velho", da freguesia de Tabuadelo, b. a 25.3.1626, é filho de Maria Francisca e de outro Gaspar Gonçalves! E não "(...) filho de Maria Francisca bp. São Miguel das Caldas e de Francisco Álvares de Oliveira)", conforme consta no seu texto, correto?

Em suma, se não estou errado ou interpretei mal: Gaspar Gonçalves "O Velho", da freguesia de Tabuadelo, b. a 25.3.1626, é neto materno de Francisco Álvares Oliveira e de Margarida Francisca.

Abraço, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343965 | Guiparis | 18 mar 2014 18:07 | Em resposta a: #343961

Caro Parente

Apenas sei que o Domingos Mendes faleceu a 16.11.1723, em S.Paio de Vizela, Casal da Herdade, c/ Testamento e que herdou os Bens do Padre Domingos Pais da Cunha.
É filho de Manuel Bráz + S.Paio de Vizela, Casal da Herdade 25.07.1676; e de Margarida Mendes do mesmo Lugar.

Abraço,
Guilherme P.Couto

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343966 | Guiparis | 18 mar 2014 18:15 | Em resposta a: #343964

Corretissimo
Agora a questão é se essa Maria Francisca é irmâ de Salvador Francisco (ambos de S.Miguel das Caldas). Podem ser também 1/2 irmãos, sendo ele apenas filho de Margarida Francisca...sei lá?

Abraço
G.P.C.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343968 | PP | 18 mar 2014 18:36 | Em resposta a: #343966

Caro parente,

Domingos Mendes c.c. Francisca Gonçalves a 20.10.1677, na freguesia de Vizela-São Paio, Vizela.

Ver: P-935, página 7.

Abraço, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343970 | Guiparis | 18 mar 2014 19:16 | Em resposta a: #343968

Caro Parente

Já tenho esse registo, pensei que lhe tivesse fornecido.
De qualquer forma muito obrigado
Os Pais de Francisca Gonçalves , são António Francisco(* S.Miguel das Caldas, Casal da Porta) casado em S.Paio de Vizela a 18.11.1654 com Maria Gonçalves(* S.Paio de Vizela,Casal da Vesso 25.10.1630
Casamento P-934 pag.11
Não encontro em S.Miguel das Caldas o Casamento dos Pais de António Francisco (Salvador Francisco/ Marta Fernandes).

Abraço,
Guilherme P.Couto

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343973 | ruifaria3 | 18 mar 2014 20:21 | Em resposta a: #343970

Caro Guilherme
Não sei de onde lhe viria o parentesco, mas não me parece que fosse por essa linha. Salvador Francisco, senhor herdeiro do domínio útil da quinta da Porta, propriedade emprazada que fazia foro ao senhor António Leite da cidade do Porto, era filho de Francisco Pires e de sua mulher Cecília Pires, lavradores abastados. Sua mulher, Marta Fernandes, era filha de Fernão Álvares, senhor da quinta da Quintã de Cima de Santo Adrião e de sua mulher Domingas Francisca.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#343993 | Guiparis | 19 mar 2014 09:59 | Em resposta a: #343973

Carissimo Rui Faria
Muito obrigado pelas suas informações.
Agora é que fico sem saber a relação de parentesco!
Os Bisavós paternos de António Martins são Gaspar Gonçalves e Maria Francisca(Tabuadelo,C.Lamas) e os Bisavós maternos de Ana Francisca são Domingos Gonçalves e Isabel Gonçalves(S.Miguel das Caldas,C.Porta. Segundo o registo de casamento, dois destes quatro são irmãos. Pela ascendênçia deles que já conseguimos descobrir, tal não é possivel, será então possivel que não sejam primos direitos ?
Penso que os dados que me forneceu ontem da filiação de Domingos Gonçalves e Isabel Gonçalves do Casal da Porta tenha sido atravéz de registos de emprazamentos de S.Miguel das Caldas e Famalicão. Como é possivel ter acesso a eles?
Sabe se tambem existem registos de emprazamentos de Felgueiras?
Mais uma vêz, muito obrigado pela sua dedicação.
Guilherme P.Couto

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#344024 | PP | 19 mar 2014 19:02 | Em resposta a: #343933

Caro parente,

Com base na preciosa achega deixada pelo confrade Rui Faria, depreende-se então que: Gaspar Gonçalves, c.c. Jerónima Simões, era primo de António Francisco, c.c. Maria Gonçalves.

Ora se de facto António Francisco é neto materno de Fernão Álvares, pode então (atendendo ao apelido) haver algum parentesco entre o dito Fernão Álvares e o abade Francisco Álvares Oliveira.

Segundo o confrade Rui Faria, Fernão Álvares era "senhor da quinta da Quintã de Cima de Santo Adrião".

Por acaso sabe qual a freguesia a que pertence este lugar/quinta?

Abraço, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#344030 | Guiparis | 19 mar 2014 19:49 | Em resposta a: #344024

Caro Parente

Santo Adrião de Vizela, pertence a Vizela
Essa hipótese coloca-se de facto apenas se eles não forem primos direitos.

Grande Abraço,
Guilherme P.Couto

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#344114 | ruifaria3 | 21 mar 2014 10:09 | Em resposta a: #343993

Caros confrades Guilherme e PP

As informações acerca da filiação de Salvador Francisco e Marta Fernandes foram extraídas do seu dote de casamento. O casal deve ter-se recebido em face da igreja em Santo Adrião, mas como há época era frequente os párocos fazerem o registo segundo os humores no dia, o mais provável é que este estivesse indisposto e não o registasse. Como infelizmente não estou a visualizar a árvore de que se fala, não poderei dar grandes achegas. Suponho que nas mensagens anteriores faltarão referências a gerações, todavia registo a ligação que o confrade PP fez à Quintã como pertinente, ressalvando o facto de ainda não ter percebido muito bem de que tipo de parentesco se fala, nem o contexto nem o modo como surge a referência.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#344119 | ruifaria3 | 21 mar 2014 10:50 | Em resposta a: #344114

Caros Confrades

Analisando os meus dados concluo que o parentesco de que se trata deve ter origem na quinta da Porta, pois Francisco Pires e sua mulher Camília Pires (e não Cecília Pires como acima referi), pais de Salvador Francisco, são também os pais de Paula Francisca mulher de Domingos Gaspar, senhor herdeiro do casal de Cima de Vila, pais de Gaspar Gonçalves casado na Lama com Maria Francisca.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#344148 | PP | 21 mar 2014 16:53 | Em resposta a: #344119

Caro confrade Rui Faria,

Muito obrigado pelos dados e conclusões partilhadas.

Em suma temos que: Domingos Gaspar c.c. Paula Antónia são o mesmo casal Domingos Gaspar c.c. Paula Francisca, correto?

Ou seja, está mesmo correto o nome Paula Antónia? Paula Antónia e Paula Francisca são a mesma pessoa?

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#344149 | PP | 21 mar 2014 17:14 | Em resposta a: #343933

Caros confrades Rui Faria e Guilherme P. Couto,

Está tudo aparentemente certíssimo,

Segundo o cálculo de relacionamento do programa que uso, Gaspar Gonçalves, avô paterno de António Martins, é primo «1st cousin 1x time removed» de António Francisco, avô materno de Ana Francisca, esta mulher do dito António Martins.

António Martins e Ana Francisca são «3rd cousins 1x removed», tendo como ascendentes comuns Francisco Pires e Camília Pires; e com IX grau civil e 5.º canónico.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#344150 | ruifaria3 | 21 mar 2014 17:16 | Em resposta a: #344148

Caro PP

Compreendo a sua necessidade de rigor, todavia não estou em condições de lhe afirmar tacitamente que Paula Francisca seja a Paula Antónia. Poderá tratar-se de uma segunda mulher. Como não existem paroquiais para o período em questão é difícil comprovar, embora esteja em crer que correspondam à mesma pessoa. Apenas posso provar que no ano de 1587 Paula Francisca ficou oficialmente contratada para casar com o herdeiro de Cima de Vila, Domingos Gaspar, neto de Aires Gonçalves senhor (útil) da dita propriedade nos finais de Quatrocentos inícios de Quinhentos.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#344159 | PP | 21 mar 2014 20:22 | Em resposta a: #344150

Caro confrade Rui Faria,

A fazermos fé nos seus dados e no que consta no assento de casamento de António Martins com Ana Francisca, tudo parece «encaixar»:

Segundo o cálculo de relacionamento do programa que uso, Gaspar Gonçalves, avô paterno de António Martins, é primo «1st cousin 1x time removed» de António Francisco, avô materno de Ana Francisca, esta mulher do dito António Martins.

António Martins e Ana Francisca são «3rd cousins 1x removed», tendo como ascendentes comuns Francisco Pires e Camília Pires; e com 9.º grau civil e 5.º canónico.

Do assento de casamento do dito casal depreende-se: Casaram numa quarta-feira, tendo a cerimónia sido celebrada pelo «Abb.e»[sic] (abade) António da Graça Lopes, «sem [?] impedim.to (impedimento) algum mais q (que) [?] [?] o P.e (padre) Paulo Mendes desta freguesia (freguesia de Vizela-São Paio, Vizela) em como [?] [?] [?] [?]o Avô paterno do contraente, q (que) era Primo do Avô materno da contraente, q (que) por sentença do D.or (doutor) Juiz dos Cazam.tos[sic] (Casamentos) da Relação de Braga se julgou q (que) não precedia, e se passou ordem p.ª (para) se receberem q (que) está em meu poder»; foram testemunhas: o «P.e» (padre) Manuel Lopes da Graça, «meu coadjutor», e Alexandre Vieira, «meu familiar», «e de [?] mt.ªs (muitas) mais pessoas presentes».

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#344192 | ruifaria3 | 22 mar 2014 16:00 | Em resposta a: #344159

Caro PP

Fico contente pelo facto de tudo bater certo. Tropecei recentemente em documentação sobre os Pedrosa, mas nada que permita aplacar a sua natural curiosidade em ascender mais uma geração. Trata-se do dote da “minha Antónia” filha do abade e uma quitação entre os filhos do padre Francisco Álvares.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#344240 | PP | 23 mar 2014 12:50 | Em resposta a: #344192

Caro Rui Faria,

Se por acaso «tropeçar» em documentação que envolva algo sobre os Pedrosa, Martins (de Roriz, Santo Tirso) e/ou Álvares onde encontre nomes e parentescos, fico-lhe grato pela partilha desses dados pois podem ser muito importantes para a minha investigação.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#344382 | coimbra | 26 mar 2014 21:14 | Em resposta a: #343340

Caros Rui Faria ou Guipáris
Para ter absoluta certeza, podem informar-me os Avós do padre Francisco Cibrão (*Tabuadelo). Era filho de Francisco Gonçalves e de Isabel Simões? Trata-se da I.G. de 2.2.1690. Processo 28211,pasta 1236. Era ainda irmão de mais quatro padres, Bento, Pedro, Luis e José mas usando todos Castro e não Cibrão.
Abraço e obrigado
Carlos Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#344423 | ruifaria3 | 27 mar 2014 19:54 | Em resposta a: #344382

Caro Carlos Coimbra,

Assim é.
Um abraço
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#344425 | coimbra | 27 mar 2014 20:33 | Em resposta a: #344423

Caro Rui Faria

Assim será. Mas o quê? Faltam-me os Avós, que devem vir na I.G.
Os paternos Belchior Gonçalves e Maria Francisca e os maternos Domingos Simões e Helena Gonçalves?
O seu «assim é » confirma os Avós ?
Responda-me OK, SFF.
Grande abraço
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#344435 | ruifaria3 | 27 mar 2014 22:35 | Em resposta a: #344425

Caro Carlos Coimbra,
Identifico os seguintes filhos do casal Francisco Gonçalves e Isabel Simões da Lama, quem ao que tudo indica tomaram ordens e seguiram a carreira eclesiástica:

a) 6(VIII) PADRE FRANCISCO CIBRÃO nasceu no casal da Lama, Tabuadelo (São Cristóvão), Guimarães, batizado a 16-mar-1662. Foram padrinhos o reitor de Infias Francisco Álvares e Maria Leite mulher de Simão Dias de Vila Alva, freguesia de São Paio (AMAP: Misto 2, Paroquial n.º 884, fl. 6, n.º 3). Possui processo de genere processo n.º, Proc.28211;

b) 8(VIII) PADRE BENTO DE CASTRO nasceu no casal da Lama, Tabuadelo (São Cristóvão), Guimarães, batizado a 02-Abr-1666. Foram padrinhos Bento Álvares morador nas Quintãs e Ana Gonçalves mulher de Pedro Francisco de Sub Ribas de Vizela (São Paio), (AMAP: Misto 2, Paroquial n.º 884, fl. 7 v., n.º 2). Possui processo de genere processo n.º 31017;

c) 9(VIII) PADRE PEDRO DE CASTRO nasceu no casal da Lama, Tabuadelo (São Cristóvão), Guimarães, batizado a 21-Out-1668. Foram padrinhos o reverendo padre Pedro Álvares vigário de São Jorge e madrinha Maria, solteira, moradora nas Quintãs (AMAP: Misto 2, Paroquial n.º 884, fl. 8 v., n.º 1). Possui processo de genere processo n.º. Proc.13958;

d) 10(VIII) PADRE JOSÉ DE CASTRO nasceu no casal da Lama, Tabuadelo (São Cristóvão), Guimarães, batizado a 08-dez-1671. Foram padrinhos Agostinho Vieira abade desta freguesia e Ana de Mesquita moradora em Além freguesia de Penteeiros (AMAP: Misto 2, Paroquial n.º 884, fl. 9, n.º 3). Possui processo de genere processo n.º 19528, Pasta 850, de19-ago-1709;

e) 12(VIII) PADRE LUÍS DE CASTRO nasceu no casal da Lama, Tabuadelo (São Cristóvão), Guimarães, batizado a 29-mar-1676. Foram padrinhos Simão Dias de Vila Alva e Isabel, moça donzela, filha do mesmo Simão Dias da freguesia de São Paio de Vizela (AMAP: Misto 2, Paroquial n.º 884, fl. 11, n.º 2), aí falecido a 18-fev-1734, recebeu «(…) todos os sacramentos e sepultado dentro da Igreja fez-se-lhe o primeiro ofício de 50 padres que o acompanharam à sepultura o segundo terceiro de 10 padres com a esmola e oferta costumada (…)» (fl. 127 v a 128, n.º 2). Possui processo de genere processo n.º 18982.

Embora não tenha consultado todos os processos tudo indica que sendo filhos de Francisco Gonçalves e Isabel Simões, têm como avós paternos Belchior Gonçalves e Maria Francisca e maternos Domingos Simões e Helena Gonçalves.
Um abraço
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#344439 | coimbra | 28 mar 2014 00:09 | Em resposta a: #344435

Caro Rui
Caramba! Que informação!
Mas se um dia tiver acesso aos Avós desta epidemia de Tios padres, agradeço que me diga.
Mais que obrigado
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#344461 | PP | 28 mar 2014 16:02 | Em resposta a: #343338

Caros confrades Rui Faria e Carlos Coimbra,

Se lhes interessar estes dados:

A 20?.??.1636, na Igreja de São Cipriano, Tabuadelo, Guimarães, Braga, foi baptizado Paulo.

Foi baptizado por Domingos Dias, «abb.e»[sic] (abade) da dita igreja, tendo sido padrinhos de baptismo: o «l.do Fr.co» (licenciado Francisco) Cibrão e sua irmã Ana?, «f.ºs» (filhos) de Bento «Glz» (Gonçalves) «das Quintans[sic]» (Lugar das Quintãs), freguesia de Tabuadelo, Guimarães.

Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Batismo de Tabuadelo - Guimarães (1619-06-30 a 1651-03-20) (Tabuadelo, Guimarães, Braga, Portugal, Paróquia de Tabuadelo, 1619-06-30 a 1651-03-20), Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Rua João Lopes de Faria, n.º 12, 4810- 414 Guimarães, P-843, fólio s/n.º, assento de 1636-??-20?.

A 17.01.1760 casaram João Cardoso MARTINS com Maria Rosa Alves PEDROSA, na Igreja de Santa Maria, Infias, Vizela, Braga.

Casaram numa quinta-feira, tendo a cerimónia sido celebrada pelo reitor Dom João de São Bento Abreu; foram testemunhas: o reverendo vigário de «Sam Cypriano de Taboadello»[sic] (freguesia de São Cipriano de Tabuadelo), Guimarães, [Dom [?] Cibrão], o [P.e] (padre) João de «Crasto»[sic] (Castro), e Cipriano Alves Pedrosa, do Lugar de Pena do Galo, freguesia de «Sam[sic] Miguel das Caldas» (Caldas de Vizela-São Miguel), Vizela.

Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Casamento de Infias - Vizela (1726-08-08 a 1803-04-21) (Infias, Vizela, Braga, Portugal, Paróquia de Infias, 1726-08-08 a 1803-04-21), Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Rua João Lopes de Faria, n.º 12, 4810- 414 Guimarães, P-487, fólio 30 e 30v, assento de 1760-01-17.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#344517 | coimbra | 30 mar 2014 14:08 | Em resposta a: #344461

Caro primo e colega Guipáris
Obrigado pelas suas informações. Agora temos o Doutor Francisco Cibrão esclarecido. Era filho de Bento Glz das Quintãs c.c. Domingas Glz (2ª mulher). O Doutor casou em Lisboa com Inácia de Freitas. Tiveram um filho, Bacharel em Guimarães em 1673, chamado Manuel Cibrão ou Sibrão.
O anterior Bento Glz das Quintãs e sua irmã Maria Glz (c.c. Francisco Glz da Lama) eram filhos de Sebastião Glz c.c. Marta Glz.
Envia isto para o Geneall ? São mais seus parentes do que meus.
Quanto ao Padre João Crasto (sic) parece realmente Crasto e não Castro. Leia aqui na Net o artigo da Adelaide Morais, de Caneiros, intitulado «Desceram o monte e atravessaram o mar».
Mas não entronco nesses, os meus Castro da Lama. Já deduzia serem Crasto mas agora graças a si e ao seu sic ,parece ser o caso, assim como inumeras pessoas oriundas de Guimarães.
A nossa prima Teresa da Lama (S.Cipriano) conseguiu fornecer alguma informação?
Abraço do
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#344519 | PP | 30 mar 2014 15:04 | Em resposta a: #344517

Caro confrade Carlos Coimbra,

Alerto e suponho que esta mensagem não deverá ser dirigida a mim.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#344523 | coimbra | 30 mar 2014 16:15 | Em resposta a: #343268

Caro Guipáris
Enviei, hoje, uma mensagem para si e foi parar a PP. Desculpem.
Abraço
Carlos Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#344528 | Al.Cunha | 30 mar 2014 18:03 | Em resposta a: #344192

Prezados confrades

Tenho seguido com atenção as vossas mensagens mas só agora me lembrei que tenho uns dados que possivelmente se poderão
integrar com alguns dos apresentados.

Mathias António, natural da Lamosa (casal da Lamosa), freguesia de S. Vicente de Sousa (actual concelho de Felgueiras) teria o apelido Dias pois foram seus filhos António Dias, Pe Belchior Dias e Pe Francisco Dias , irmãos de Maria Antónia (Dias).

Isabel Gonçalves, sua mulher, (de Mathias António), natural da quinta da Lama, freguesia de S. Ciprião de Tabuadello?, termo da vila de Guimarães, morava com seu marido na Lamosa, já tendo falecido em Abril de …….

Maria Antónia, filha de Matias António e de sua mulher Isabel Gonçalves, casou com Fernão Gonçalves natural da freguesia de Santa Eulalia de Margaride tendo escritura de dote de 7-4-1636.

Será pois provável que Isabel Gonçalves tenha casado cerca de 1600/1610.

Agradeço antecipadamente qualquer comentário

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#344529 | Al.Cunha | 30 mar 2014 18:27 | Em resposta a: #344528

Prezados confrades

Complemento os dados

Matias António casado com Isabel Gonçalves.
Matias António faleceu na Lamosa a 21-4-1649 e Isabel Gonçalves a 15-2-1651.
Foram seus filhos:
Antonio b. 18-10-1609 em S.Vicente
Margarida b. 29-9-1614 S.Vicente.
Francisco b. 29-8-1616 S.Vicente. Havia Pe Frcº Dias coadjutor de S.Vicente em 1656.
Maria Antónia.

É possível que o casamento se tenha realizado em 1608.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#344544 | Al.Cunha | 30 mar 2014 22:21 | Em resposta a: #344529

Prezados confrades

Para completar a informação

A.N.T.T. SANTO OFÍCIO, ANTÓNIO, M 31, DILIG. 811
Diligência de António Dias de Sampaio, natural e morador no lugar da Lamoza, fregª de S.Vicente de Sousa, conc. de Felgueiras, Arcebispado de Braga, Viúvo de Maria Francisca de Campos . Abril de 1695

O suplicante era filho de António Dias , natural e morador no lugar da Lamoza, fregª de S.Vicente de Sousa e de s/ mer Maria de Sampaio, natural do lugar do Souto, fregª de S.Pedro de Torrados, ambos já falecidos na época da diligência.
- Neto paterno de Mathias António, natural de S.Vicente de Sousa e de s/ mer Isabel Gonçalves, natural da quinta da Lama, fregª de S.Cibrão, termo de Guimaräes, ambos já falecidos na época da diligeência.
- Neto materno de Antonio Martins Ribeiro , natural e morador no lugar do Souto, (uma das TTªs, o Pe João Ribeiro vigário reservatário de S.Jorge de Varzea, refere especifi¬camente no lugar do Souto do Cabo), fregª de S.Pedro de Torrados, já defunto e
etc

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#344549 | ruifaria3 | 31 mar 2014 00:33 | Em resposta a: #344544

Prezado Al, Cunha,

Tendo em conta as datas, é de crer que Isabel Gonçalves seja irmã de Belchior Gonçalves, senhor herdeiro da Lama, e de sua irmã Francisca Gonçalves, filhos de Francisco Gonçalves e Maria Gonçalves.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#426994 | bormanicus | 07 set 2020 19:07 | Em resposta a: #333499

Em 1736, foi substituído por António Alvares que aqui se manteve até 1770. É este António Alvares, que em 1744, requer e obtém licença para reedificar e benzer o Sacrário do Altar - mor e encarregado de fazer o Inquérito Paroquial de 1758.
Em 1770, António Alvares foi substituído por Manoel Marques

Pode consultar os livros paroquiais de S. Miguel, no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta e aparece como António Alvares

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração - abade Francisco Álvares /Francisco Álvares Oliveira (Séc. XVI).

#427004 | PP | 07 set 2020 23:52 | Em resposta a: #426994

Caro confrade Bormanicus,

Quando afirma que António Álvares substituiu, em 1736, o dito abade, refere-se ao abade Francisco Álvares de Oliveira ou a um homónimo?

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 02:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen