Grafia a usar no Geneall

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Formação | Pessoas

Grafia a usar no Geneall

#333625 | FMiranda | 09 ago 2013 11:55

Boa tarde,

Já li neste forúm que a maioria dos genealogistas defende que na construção da árvore se deve usar a grafia actual para os nomes e apelidos, deixando nas anotações informação sobre a grafia original.

Gostava no entanto de ter a vossa opinião sobre uma correcção que pretendo fazer aqui na informação do Geneall, relativa ao casal Plácido Maciel Vilas-Boas e Leonor Barbosa, que descobri serem meus antepassados. Tenho o registo de casamento deles (mais os de óbito dos dois), que descobri nos livros paroquiais de Aldreu (Barcelos), e no casamento é referido que os pais de Plácido (que ainda não estão no Geneall), são Tomé de São Payo e Maria Maciel.

Como devem imaginar a minha dúvida está em como colocar aqui o "São Payo", porque se é verdade que na actualidade seria Sampaio, ainda há muitas famílias que conservam as grafias mais antigas, e a própria informação sobre esta família aqui neste site assim o refere.

Muito obrigado,
Fernando Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Grafia a usar no Geneall

#333642 | João Mamed | 09 ago 2013 16:07 | Em resposta a: #333625

Eu, nos meus Sampaios, optei sempre por usar a grafia actual, pois mesmo nos registos antigos a grafia mudava consoante o padre. Mas também não vejo mal nenhum que use as diferentes grafias mais antigas. Mas deixo-lhe uma questão: como é que escreve João? É que existem também várias maneiras de escrever, conforme a época.

Cpts
jm

Resposta

Link directo:

RE: Grafia a usar no Geneall

#333643 | FMiranda | 09 ago 2013 16:14 | Em resposta a: #333642

Certo, obrigado pela resposta, eu na minha árvore também uso sempre a grafia actual, a minha questão era mesmo específica em relação ao que está publicado no Geneall, por ser informação "partilhada", poderia haver algum tipo de regra diferente. De todas as formas o que aqui colocamos penso que é revisto antes de estar publicado, pelo que se os gestores do site tiverem alguma regra, certamente me informação.

Resposta

Link directo:

RE: Grafia a usar no Geneall

#333674 | NISGM | 09 ago 2013 23:45 | Em resposta a: #333625

Caro Fernando Miranda,

Por princípio usaria Sampaio, excepto nos casos em que o apelido nos chegou na versão São Payo.

Se lhe perdeu o rasto e não sabe como evoluiu desde então até agora, optaria sempre por Sampaio.

Nos Sampaios da minha mulher (que são estes http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=310023 e http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1934218, embora o ramo dela não esteja aqui) uso sempre Sampaio que é como o pai dela escreve actualmente este apelido.

Quanto à edição da base, parece-me não haver propriamente revisão do que cá entra.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Grafia a usar no Geneall

#333701 | FMiranda | 10 ago 2013 20:04 | Em resposta a: #333674

Obrigado pela resposta.


Cumprimentos,
Fernando Miranda

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 08:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen