Padre Malavado e Familia Vaz da Costa - Viana do Castelo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Património | Pessoas

Padre Malavado e Familia Vaz da Costa - Viana do Castelo

#334002 | loms | 18 ago 2013 20:46

Caros confrades.

Com base nas informações abaixo, gostaria de saber se têm mais informações para complementar o que abaixo descrevo:

Manuel Vaz da Costa, cuja Inquirição de Genere foi realizada em 1683, era filho de Manuel Vaz e de Maria Afonso, sendo, neto paterno de João Vaz (da Costa) e de Maria Alvares, todos moradores em Perre.
João Vaz (da Costa) e sua mulher eram, ainda, pais de Isabel Vaz da Costa que, casou, em São Miguel de Perre, a 05.09.1637 com Bartolomeu Gonçalves Malavado.

Com base nestes dados, gostaria de aferir, junto dos membros desta página, se existe alguém que tenha outra qualquer referência a esta família Vaz da Costa ou Vaz (do lugar da Costa) que segundo a IG do Pde Manuel Vaz da Costa, era tida como das principais e mais honradas de Perre.

Como informação adicional, para além das fotografias que integram este álbum, da-se nota que no lugar da Costa existe um caminho “do Padre Malavado” que vai dar a ruinas, a que chamam “Castelo” e que ficava na casa agrícola do senhor padre Malavado, que, se assume, ter sido dos seus antepassados Vaz da Costa (do lugar da Costa)..
Confirmado que a casa agrícola, cuja foto do exterior e da sua eira se encontram neste álbum, era a Casa do Padre Malavado e que o “castelo, onde há subterrâneos e tudo” também lhe pertence. Estando estes imóveis no lugar da Costa, o castelo fica no sítio da Carvalhosa.
Adicionalmente, sabe-se que no cemitério existe um jazigo-capela que era dos Malavados. Uma visita ao cemitério permite-nos constatar que era aquele o jazigo mais antigo do cemitério. Foi-nos ainda dito que o Padre que terá perdido um pouco o juízo seria o Padre Malavado e que seria aquele que tentou voar. O que é certo é que o Padre Malavado ainda é conhecido na freguesia e nasceu lá há trezentos anos atrás (em 1713). Tendo sido pároco em Perre.

Este Padre era trineto de Bartolomeu Gonçalves Malavado (o primeiro Malavado de que temos registo) e de Isabel Vaz da Costa, sendo Bartolomeu Gonçalves Malavado filho de Afonso e de Margaria Gonçalves, Isabel, por seu lado era filha de João Vaz (do lugar da Costa) e de Maria Alvares, sendo este último casal (que nasceu e viveu em Perre no século XVII), lavradores dos principais e mais honrados de Perre, do lugar da Costa. Esta última informação foi retirada da Inquirição de Génere do Manuel Vaz da Costa, sobrinho de Isabel, filho de um irmão desta, de seu nome Manuel Vaz.

Se tivermos em conta que terá sido Isabel a herdeira de seu pai, faz sentido que o Padre Malavado (que, relembro, era seu trineto, sempre por via masculina) tenha morado naquela propriedade. Por outro lado, também naquela casa terá morado, ou pelo menos dela descende Manuel Vaz da Costa, que nasceu e viveu em Perre, tendo sido lá pároco, no século XVII.
Apenas para finalizar relembra-se que, pelo menos até ao Padre Malavado, o sobrenome constante naquela família era Gonçalves, tendo o Malavado sido perdido com o seu pai que de Gonçalves Malavado, como os seus antepassados, passou a Gonçalves Carvalho. A este propósito lembrou, e bem, o Rui, que o sítio do Castelo era Carvalhosa.
Quando ao padre voador, que é sempre identificado como morador naquele castelo, tanto pode o mesmo ter sido o Malavado, como o seu primo afastado que morou lá um século antes.

Este último Padre teve dois filhos com Joana Fernandes, filha de André Fernandes (* Viana do Castelo, Viana do Castelo, Meadela 08.02.1679 + Viana do Castelo, Viana do Castelo, Meadela 18.06.1764) terceiro proprietário mais rico da Meadela no período de 1708 a 1715, entre os seus 29 e 36 anos, segundo os livros da décima.

Com os meus melhores cumprimentos
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Padre Malavado e Familia Vaz da Costa - Viana do Castelo

#334067 | ruialberto | 19 ago 2013 21:07 | Em resposta a: #334002

Também tenho interesse neste assunto, por isso puxo o tópico para cima.

Resposta

Link directo:

RE: Padre Malavado e Familia Vaz da Costa - Viana do Castelo

#334132 | aguerreiro | 21 ago 2013 09:52 | Em resposta a: #334067

Caro confrade.
Conheci bastante bem os três ultimos possuidores da casa dos Malavado, dois solteiros e uma viúva sem herdeiros, faleceram todos há mais de vinte anos e presumo que para além de serem os últimos da família original quepenso ter-se extinguido. eixaram os Malavados cas e bens a um herdeiro, termo que no minho se usa para aquela pessoa que assume o encargo de zelar as propridades e tratarndos idosos, ficando á morte do último como dono de tudo que era da casa, casas, campos, adega e utensílios de lavoura e neste caso penso que também propriedades urbanas em Viana do Castelo. O herdeiro é pessoa conhecida e continua na posse da "casa dos Malavados". Quanto ao dito castelo ele faceia a autoestrada Viana Vilar de Mouros e foi segundo contava a última Malavada construída na metade final do séc XIX, construida pelas mãos do padre que segundo opini-ao dos familiares não estava bom do juízo, chegando esse sacerdote a usa-la como sua habitação. Eventualmente poderei saber mais qualquer coisa através do seu "herdeiro" hoje na casa dos 50 e muitos anos, embora não seja pessoa de ligar muito a velhas estórias. Cumprimentos
Aguerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Padre Malavado e Familia Vaz da Costa - Viana do Castelo

#334137 | aglobo | 21 ago 2013 12:10 | Em resposta a: #334132

Caro aguerreiro

Também estou interessado no tema.
Poderia confirmar-me se o dito castelo, é algo estranho e em ruinas, do lado esquerdo da autoestrada e na encosta em Perre, quando saimos de Viana?

Cumprimentos

Alobo

Resposta

Link directo:

RE: Padre Malavado e Familia Vaz da Costa - Viana do Castelo

#334139 | ruialberto | 21 ago 2013 12:29 | Em resposta a: #334137

Caro Alobo,

É mesmo esse..

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Padre Malavado e Familia Vaz da Costa - Viana do Castelo

#334142 | aguerreiro | 21 ago 2013 13:08 | Em resposta a: #334139

Caro Clobo
É de fato essa construção, parece mas não é ruína , foi e é assim.Aguerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Padre Malavado e Familia Vaz da Costa - Viana do Castelo

#334143 | ruialberto | 21 ago 2013 13:35 | Em resposta a: #334132

Caro Aguerreiro,

O Padre Malavado (Francisco Gonçalves de Carvalho) nasceu em 1713. Não será esse a que se refere da segunda metade do Séc. XIX. Terá havido dois padres Malavado?

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Padre Malavado e Familia Vaz da Costa - Viana do Castelo

#334166 | aguerreiro | 21 ago 2013 22:16 | Em resposta a: #334143

Caro rui:
Penso sinceramente que não pois a estrutura foi construida mais tarde, aliás o estilo enquadra-se vagamente num estilo romântico de ruina.muito comum no séc XIX e que em Portugal se iniciou pelo castelo da Pena, sem nos esquecermos do rom_antico castelo de Portuzlo, cuja gruta torre e fosso bem poderia ter inspirado um lunático e romântico clérigo, filho de abastados lavradores de Perre e a quem o seminário conseguiu expurgar do trabalho do campo. nomeadamente na construçao de muros derribados pelas águas ou cardenhos para guardar o gado. Este padre a quem provávelmente o sr arcebispo de Braga não confiou paróquia alguma, vá lá saber.se porquê, gastava as suas atávicas energias a desmontar graníticos cabeços e empilhar respeitáveis rebos, para construir a sua "casa de brincadeira" que era o nome que a família dava a esta construção de tipo "Flinstones" onde o nosso homem desgastava as suas energias e assim não ceder ás tentações do Mundo, do Demónio e da Carne, que normalmente o tentaria sob a forma de robusta e peituda camponesa de faces de maçã camoesa.
Aliás deve saber que em casa abastada de lavrador minhoto cada nova geração devia fornecer pelo menos um clérigo, mesmo que não exercesse em paróquia colada. Era sempre o brasão vivo, o relações públicas da casa, aquele que ia á vila tratar de assuntos, na Fazenda e na Câmara, que apalarava os negócios e os propiciava. E, mais importante ainda, intermediava e escolhia os nubentes que melhores condições tinham para se casarem e com quem, para que a casa prosperasse e se fizessem os matrimónios a contento e sempre de parecida "igualha", para que todos se respeitassem. Convem lembrar que criada doméstica que se casasse com o filho do patrão nunca teria da parte da família dele do "respeito" que teria se o casório fosse devidamente "justado" entre iguais. O padre tinha também a função de ensinar a ler, escrever, doutrina e boas maneiras aos criados e filhos do lavrador, para que a família não fizesse má figura entre os lavradores seus pares Voltando ao início o padre construtor não podia ser aquele que aponta

Resposta

Link directo:

RE: Padre Malavado e Familia Vaz da Costa - Viana do Castelo

#334177 | aglobo | 22 ago 2013 00:31 | Em resposta a: #334166

Caro Aguerreiro

Nunca o visitei, mas fiquei curioso. Acho que vou lá um dia destes.
Procurei no Google Maps, onde se vê por fotos, e verifiquei que fica na Quelha do Subido. Esta quelha também me despertou a curiosidade, pois a árvore da minha mulher tem uma linha ascendente em Perre, os Afonso Subido. Este Subido sempre me fez alguma confusão como nome. Será que há aqui alguma ligação?

Aglobo

Resposta

Link directo:

RE: Padre Malavado e Familia Vaz da Costa - Viana do Castelo

#334180 | ruialberto | 22 ago 2013 01:04 | Em resposta a: #334177

Aguerreiro,

Adorei o seu texto :)

aglobo,

Também tenho Afonsos Subidos:

Luis Afonso Subido casado com Maria Gonçalves Malhada filho de Domingos Afonso e de Ana Martins Subido.

A quelha e o apelido possivelmente devem-se ao facto de ligar uma parte mais baixa a uma parte bem alta da freguesia.

Resposta

Link directo:

RE: Padre Malavado e Familia Vaz da Costa - Viana do Castelo

#334221 | mlalou54 | 22 ago 2013 17:09 | Em resposta a: #334180

Caro Rui,

Sou a esposa do Aglobo.

Decerto seremos aparentados, pois o apelido é o mesmo. Como disse o meu marido este "Subido" faz-me um pouco de confusão, porque ao investigar nos livros aparecem-me Afonso sem Subido que me parecem ser da mesma família. Parece-me mais uma alcunha que virou nome. Mas é-me difícil distinguir se são ou não da da mesma família. Sabe algo mais que me possa ajudar?

Tenho essas linhas apontadas aqui no Geneall.

Envio-lhe o link com os meus "Afonso Subido":

http://pagfam.geneall.net/11171/pessoas.php?id=1179660

Também tenho o apelido "Subidão" em Santa Marta de Portuzelo, com alguma confusão...

http://pagfam.geneall.net/11171/pessoas.php?id=1176399

Caso queira falar em privado aglobo@gmail.com

Cumprimentos

Manuela Sampaio

Resposta

Link directo:

RE: Padre Malavado e Familia Vaz da Costa - Viana do Castelo

#334232 | loms | 22 ago 2013 21:06 | Em resposta a: #334166

Meu caro Confrade.

Podemos então aferir, pelo que expõe, que terão existido dois padres de nome Malavado.
Um o que referi no texto de abertura deste tópico (pai de duas crianças) e outro sugerido pelo seu texto.
Apesar de concordar com o que diz, que, vira um pouco de encontro ao que foi transmitido por um amigo de Viana do Castelo, informo-o que alguns arqueólogos da praça não colocam de parte aquela construção datar do século XVIII.
Estou certo que, com os contributos de todos, chegaremos a uma conclusão.

Aproveito ainda para dizer que também eu e o meu parente Rui Rocha já tentamos falar com o Sr. Gabriel, atual dono da casa, e conseguimos ter uma conversa simpática com a sua mulher.

Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Padre Malavado e Familia Vaz da Costa - Viana do Castelo

#334233 | loms | 22 ago 2013 21:14 | Em resposta a: #334177

Caro Confrade

Se tiver perfil no facebook, pode solicitar amizade a Genealogias de Viana do Castelo e lá verá várias imagens deste imóvel, bem como da casa de lavoura da família Vaz da Costa / Malavado.

Com os meus melhores cumprimentos,
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

Padre Malavado e Familia Vaz da Costa - Viana do Castelo

#417722 | virgilio | 06 set 2019 09:30 | Em resposta a: #334233

haverà algum Martim Vaz da Costa no inicio do século XVII ?
Obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 10:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen