Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334020 | dellacosta | 19 ago 2013 00:56

Caros Confrades, ando às voltas com uma busca que está muito difícil. Preciso localizar o REGISTO DE BAPTISMO de meu bisavô, JOAQUIM FRANCISCO DA COSTA, filho de JOSÉ FRANCISCO DA COSTA e de MARIA FERNANDES. Data de nascimento: 02/04/1875. Foi para o Brasil (desconheço quando) e casou-se lá. Teve um filho (meu avô) em maio de 1904, o que me leva a crer que casou-se por volta de 1903. O problema é que não consigo encontrar o registo de seu casamento (como devem imaginar, estou a fazer busca com datas especuladas), onde poderia encontrar o local de baptismo em Portugal. Já na busca que estou a fazer nos Arquivos Distritais passa-se o contrário, pois tenho a data, mas não o local. Efectivamente não tenho papéis onde ver, nem parentes a quem perguntar (meus pais são falecidos). A única vaga lembrança que tenho é de meu pai dizer que meu bisavô era de Viseu (vaga mesmo, daquelas lembranças que puxamos do subconsciente). Mas faz um certo sentido, pois naquela época a imensa maioria de imigrantes portugueses provinha do norte. Meu pai usava betacismo (trocar o v pelo b) em algumas palavras, o que acaba por sustentar minha teoria. Como não tenho o local, mas tenho a data exacta, pergunto: não há um arquivo mais centralizado do que os arquivos distritais onde eu possa procurar? (É que mesmo os Arquivos Distritais disponibilizam pouca coisa on-line). Que soluções pode haver? Agradeço imenso toda e qualquer ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334022 | HRC1947 | 19 ago 2013 01:33 | Em resposta a: #334020

-
Pergunto; os seus pais são Port. ou Br.?
Tente ver nos documentos/... Cédulas / B. I.... papeis antigos, que
ainda tenha guardados....[ às vezes uma dedicatória no verso das
foto, ou uma carta antiga etc..... só precisa de uma localidade!.]
Nos Arq. Dist. não vai adiantar, se não souber a Freguesia / Concelho.
Se tiver mais sugestões, não deixe de as partilhar.
Esperamos aqui por si.
HRC
-

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334026 | dellacosta | 19 ago 2013 01:58 | Em resposta a: #334022

Mt obrigado pela atenção! Meus pais eram brasileiros (como eu, que vivo em Portugal). Realmente não tenho nada de papéis que dê qualquer pista. Estou a fazer uma busca às cegas no Arquivo Distrital de Viseu, mas sem o local exacto é um trabalho monstruoso. Como disse, tenho a data correcta do nascimento. O trabalho é enorme, mas preciso fazê-lo. Será que não há outra forma que me esteja a escapar?

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334027 | HRC1947 | 19 ago 2013 02:19 | Em resposta a: #334026

-
Caro Confrade;
... Realmente não tem muito por onde ir....
No Arq. Dist. Viseu, poderá ver freguesia por
freguesia, { são 34 freg.}.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Viseu
Se a data que possui está correcta, então só tem
que solicitar de cada vez que lá for, os Livros, por exemplo
12 freguesias.
Em 3 dias, com alguma calma tem os Livros analisados.
Agora, se o seu bisavô pertencia ao Distrito de Viseu, aí a coisa
complica-se imenso..... terá que ir ver cada freguesia, no total
das Câmaras Municipais do Distrito....
http://www.mapadeportugal.net/indiceconcelhos.asp
-
melhores cumprimentos
HRC
-

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334028 | dellacosta | 19 ago 2013 02:27 | Em resposta a: #334027

Pois. Tenho feito pra ja consulta pelo site deles. O problema é que nem todas as freguesias estão disponíveis on-line. Depois desta etapa vou ter mesmo que me deslocar até lá para ver as que faltarem. Obg pela disponibilidade! Entretanto,fico a aguardar mais alguma sugestão dos Confrades.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334034 | pachancho | 19 ago 2013 08:55 | Em resposta a: #334020

Caro/a dellacosta,

já tentou fazer a pesquisa através dos pedidos de passaporte?! Nesses pedidos consta a naturalidade e muita das vezes é acompanhado da certidão de nascimento.

Cumprimentos,
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334036 | roz | 19 ago 2013 09:07 | Em resposta a: #334028

Ola DellaCosta

Tem o registo de baptismo do seu avo? Nao havera' la' nenhuma indicacao?
Sabe onde se casou o seu bisavo? O processo de casamento dele teria obrigatoriamente uma certidao de baptismo dele. Certas paroquias/cartorios ainda os guardam. Se sabe onde foi, contacte-os e peça para verem.

Procurei no CEPESE e encontrei isto : http://www.cepese.pt/portal/investigacao/bases-de-dados/emigracao/pesq_titulares?nome=%25joaquim+francisco+da+costa%25&naturalidade=&pai=&mae=&SUBMIT=Pesquisa

Sei que o nome do pai esta' um pouco diferente mas era normal encontrar-se discrepancias. Diz ser de Lazarim que 'e uma freguesia de Lamego (mais a norte de Viseu). Como ha 2 entradas faz-me suspeitar que ele tera' visitado Portugal em certa altura mas nao tenho a certeza. Se realmente 'e ele devera' contactar o Arquivo Diocesano de Lamego.

Pode tentar encontrar a emissao de passaporte mas para isso sera' atraves do Arquivo Distrital de Viseu, creio eu.

Tenho tambem este link para o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro mas de momento nao esta' a abrir, pode ser que o site esteja em baixo. 'E para chegadas de imigrantes ao Brasil. http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=166

Boa sorte nas pesquisas.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334047 | HRC1947 | 19 ago 2013 16:56 | Em resposta a: #334034

-
Caro Costa;
Tente este link sobre emissão de Passaportes.

https://familysearch.org/search/image/index#uri=https://familysearch.org/records/collection/1928596/waypoints
---
HRC
-

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334049 | HRC1947 | 19 ago 2013 17:20 | Em resposta a: #334047

-
Caro Costa;
.... A mensagem anterior, refere-se a Passaportes emitidos por Coimbra.
Assim, não deve ser consultado, uma vez que o seu caso é VISEU!....
Entretanto envio este link, vc. pode tentar ver se encontra o seu familiar.
https://familysearch.org/search/record/results#count=20&query=%2Bgivenname%3A%22Joaquim%20Francisco%22~%20%2Bsurname%3ACosta~%20%2Bmarriage_place%3ABrasil~&collection_id=1932363
HRC
-

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334083 | dellacosta | 20 ago 2013 03:33 | Em resposta a: #334036

Mt obrigado a todos os confrades pela enorme ajuda q estão a dar nesta minha odisséia! Perdoem minha escassez de tempo para vos responder. Vamos por partes. Confreira Rosário, deduzo pela lógica onde casou-se meu bisavô no Rio de Janeiro. Os problemas são: não estou a encontrar o registo civil do casamento nos anos prováveis (não sei o ano ao certo, calculo ser por volta de 1903). Registo Paroquial será impossível, pois o assento de baptismo do meu avô (o filho deste casamento) diz q o casal era UNIDO CIVILMENTE, ou seja, deduzo q isto significa q à altura do baptismo do filho eles não eram casados na igreja. Entretanto vou ja ver o link q postou e digo algo. Já pesquisei o site do Arquivo Nacional Rio de Janeiro - Chegada d Imigrantes. Constam 2 nomes idênticos, mas as idades não batem. Confreira Paula, já tentei me aventurar pela emissão de passaportes, mas sem saber qdo foi a viagem, é inviável. Teria q procurar num espaço de 20 anos... Caro (a) HRC, como já referi, e para piorar meu dilema, não estou 100 % certo de ser Viseu. É uma vaga lembrança de conversas com meu pai (perdi-o mt cedo). Já tenho visto muita coisa no FAMILY SEARCH, mas vou aceder ao link q postou e digo algo. Muitíssimo obg a tds.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334084 | dellacosta | 20 ago 2013 03:45 | Em resposta a: #334034

Cara Confreira Paula, dei uma resposta só a tds, mas não saiu como imaginei, por isso, respondo-lhe novamente. Já tentei me aventurar pela emissão de passaportes, mas sem saber qdo foi a viagem, é inviável. Teria q procurar num espaço de 20 anos... Continuo a contar com sua eventual ajuda. Muitíssimo obg!

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334085 | dellacosta | 20 ago 2013 03:59 | Em resposta a: #334049

Caro (a) HRC, enviei uma só resposta a tds, mas não saiu como imaginei, por isso, respondo-lhe novamente.Como já referi, e para piorar meu dilema, não estou 100 % certo de ser Viseu. É uma vaga lembrança de conversas com meu pai (perdi-o mt cedo). Já tenho visto muita coisa no FAMILY SEARCH, mas vou aceder ao link q postou e digo algo. Continuo a contar com sua eventual ajuda. Muitíssimo obg!

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334086 | dellacosta | 20 ago 2013 04:04 | Em resposta a: #334036

Confreira Rosário, em tempo. O assento de baptismo do meu avò (tal como o registo civil de nascimento) só diz que o pai era natural de Portugal. Todos os doctos. a que consegui aceder só dizem isso, pro meu azar.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334090 | pachancho | 20 ago 2013 10:44 | Em resposta a: #334084

Quanto à pesquisa de passaportes, não sei como se processa nos outros arquivos, mas no Arquivo de Braga, tem uma base de dados informatizada que dá para fazer a pesquisa por nome. É uma questão que poderá colocar aos restantes arquivos, se também o é possível fazer nos mesmos.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334093 | roz | 20 ago 2013 12:44 | Em resposta a: #334084

Cara Dellacosta

Se o documento diz civilmente, decerto que nao era casado na igreja e ate' pode significar que nao era casado mesmo visto dizer unido e nao casado como era costume. Contudo se era casado, mesmo no civil tinha de apresentar documentacao. 'E a esse processo que me estou a referir. Sei que em certos sitios os destroiem depois de um certo tempo mas noutros continuam arquivados e se soubesse onde foi era bom tentar perguntar la.

O seu avo tinha mais irmaos? Se conseguir os baptismos/nascimentos deles pode ser que algum refira a naturalidade do pai.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334102 | HRC1947 | 20 ago 2013 16:52 | Em resposta a: #334093

Caro Costa;
Vamos fazer uma manobra de diversão;
-Pergunto; vc. está convencido que o seu bisavô era do Norte.....?
Pela m/ análise creio que vc. reside no Norte!
.... COMO foi que vc. acabou por tomar esse rumo?
Calhou, teve influências, etc......
Sim, se o seu familiar era do Norte, e vc. tambem reside no Norte,
poderá haver alguma analogia!!! ....
Entretanto envio vários endereços p. b. i. sobre a " busca " do apelido
Costa, e realmente eles abundam.....!!!.
Sugiro que faça mais busca nas p. b. i. por esses concelhos do Norte, e
pode ser que encontre .
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Concelho%20Viseu/who/Costa/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Concelho%20Braga/who/Costa/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Concelho%20Vizela/who/Costa/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Distrito%20Braga/who/Costa/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Distrito%20Vila%20Real/who/Costa/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
Sorte.
Melhores cumprimentos
Henrique
.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334113 | HRC1947 | 20 ago 2013 22:34 | Em resposta a: #334102

--
Caro Costa;
.... " Sugiro que dê nova vista de olhos a este tópico! ...."
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=330625

HRC

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334264 | HRC1947 | 23 ago 2013 15:35 | Em resposta a: #334113

-
Caro Confrade Costa:
... Então não voltou a dizer mais nada! ...
Cumprimentos
HRC
-

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334343 | dellacosta | 25 ago 2013 15:35 | Em resposta a: #334264

Ola confrade HRC! Peço desculpas, mas meu tempo tem estado mt escasso. Nem tenho feito pesquisas. Mais logo digo algo. Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334344 | HRC1947 | 25 ago 2013 15:40 | Em resposta a: #334343

-
OK.
... Contamos com isso.
Cumptºs
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334345 | mila1000 | 25 ago 2013 15:52 | Em resposta a: #334020

Confrade Dellacosta,
Vou pesquisar para você,quando tiver alguma resposta,darei noticias.
Mila
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334350 | dellacosta | 25 ago 2013 16:40 | Em resposta a: #334036

Olá Confreira Rosário! Perdoe não ter dito mais nada, mas o tempo está muito escasso... Olhe, muito interessante a informação do CEPESE que enviou! Ainda não avancei pesquisas, mas me animou bastante! Vou ver o que faço amanhã e digo. Muito obrigado!

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334351 | dellacosta | 25 ago 2013 16:51 | Em resposta a: #334090

Olá Confreira Paula! Perdoe a falta de tempo para responder... Vou ver o site do Arquivo de Braga. O de Viseu, não parece dar essa hipótese de pesquisar por nome. Darei notícias. Mt obrigado!

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334353 | dellacosta | 25 ago 2013 17:00 | Em resposta a: #334036

Desculpe Confreira Rosário, mas fiquei baralhado... Disse para consultar o Arquivo Diocesano de Lamego caso seja a entrada que me indicou. Não seriam os Arquivos Paroquiais no Arquivo Distrital de Viseu?

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334354 | mila1000 | 25 ago 2013 17:11 | Em resposta a: #334345

Confrade Dellacosta,
Encontrei 144 registos no endereço abaixo:

http://www.museudaimigracao.org.br/acervodigital/livros.php?pesq=1&nome=joaquim&sobrenome=costa&chegada=&vapor=&Reset2=Pesquisar

Há tambem 02 nomes Joaquim Francisco da Costa

Voc~e sabe o nome de sua bisavó?Diaga tambem qual o nome de seu avô nascido em 1904,pois,se ele nasceu no Rio de janeiro,voc~e poderá solicitar a Curia para ver se encontra algum batismo da criança entre maio/junho de 1904.
www.catedral.com.br/arquivoCuria.php ( Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro)

Tentarei ajudá-lo.
Mila/Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334355 | dellacosta | 25 ago 2013 17:25 | Em resposta a: #334102

Caro Henrique! Em resposta às suas questões de 20/08, respondo que não vivo no norte, por acaso sou de Lisboa. Mas pelo que pesquisei, a vastíssima maioria de imigantes que foram pro Brasil no início do séc. XX provinha do norte, e como já referi, tenho uma vaga lembrança do meu pai falar em Viseu (já lá se vão 30 anos...). Como ele trocava v pelo b em algumas palavras, acaba por fazer sentido. (Se você for português sabe a que me refiro). Repare, estou a montar um puzzle com memórias e a pouca informação q tenho... Quanto ao sobrenome, realmente é dos sobrenomes mais comuns em Portugal.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334361 | dellacosta | 25 ago 2013 17:56 | Em resposta a: #334354

Boa tarde Confreira Mila, e mt obrigado por querer aventurar se neste caso difícil! Minha bisavó era brasileira. Amália da Silva. Nome de casada Amália da Silva Costa. Quanto ao meu avô, já cheguei aos seus registos de nascimento e batismo, mas não há nada que ajude. Só o facto do registo de batismo dizer q os pais eram unidos civilmente, o que indica q não eram casados na igreja à altura, como concordou a Confreira Rosário. Mas o registo de nascimento de meu avô diz q era filho legítimo, por isso deviam ser casados civilmente. Uma pergunta: o museu da imigração onde pesquisou será o de SP, certo? É q até onde sei o RJ ainda está muito atrasado nesse sentido e não tem museu. E também pelo q sei o museu de S. Paulo só tem registos de chegadas em S. Paulo. Vou ver o link e vamos ver q conclusões tiramos. Obrigadíssimo, Mila!

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334372 | mila1000 | 25 ago 2013 22:21 | Em resposta a: #334361

Confrade,
No museu da imigração em S.Paulo há entrada de imigrantes que muitas vezes vinham de Portugal,passavam pelo Rio de Janeiro,na ilha das Flores e,depois iam para Santos onde desembarcavam,o que ocasionava sua entrada no país.
Pelo que entendi,quem nasceu no Brasil foi seu avô,em 1904,cujo nome você não informou,ele deve ter sido registado em algum Cartório Civil (em Portugal se diz Conservatória),no documento costuma constar qual o numero do Cartório,mas,se puder me passar os dados do batismo,nome da igreja,tudo que puder informar,eu poderei pesquisar e,quem sabe possa obter alguma informação .
Fico aguardando.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334374 | dellacosta | 25 ago 2013 23:15 | Em resposta a: #334372

Cara Mila,
Pergunto-lhe: de que cidade é você? Sou do Rio de Janeiro, como todos meus ancestrais. Duvido que meu bisavô tenha entrado por Santos, embora não descarte a hipótese de todo. Quanto a meu avô, como lhe indiquei, já visualizei os microfilmes dos registos civis e religiosos de nascimento, mas não creio haver nada que ajude a avançar. De qualquer forma, aí vai. O baptismo é na igreja de S. Cristovão e o registo de nascimento é na 9ª Circunscrição. Chamava-se ALBERTO DA COSTA. Os registos só indicam q o pai era natural de Portugal. O Registo de Baptismo diz que " é filho de Joaquim Fco. da Costa e de Amália da Silva Costa, unidos civilmente". O Registo de Nascimento diz que é filho legítimo. Se tiver alguma questão mais directa que queira pôr, ficarei à espera. Obrigadíssimo.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334377 | mila1000 | 25 ago 2013 23:48 | Em resposta a: #334374

Confrade,
Sei que já se faz tarde onde reside...
O batismo foi na igreja de São Cristovão e o nascimento na 9ª Circunscrição,e,saiba que trata-se do Cartório de São Cristóvão,então,seu bisavô deve ter casado neste Cartório,sendo assim,voltando 9 meses,o casamento deverá ter acontecido entre junho/julho de 1903,o que valeria pesquisar.O endereço do cartório é:
http://www.cartoriosaocristovao.com.br/
Não tenho certeza,mas, no familysearch tem como consultar os livros de casamento do Rio,sinto não poder confirmar,pois,meu computador além de ter baixa velocidade não est´´a com o navegador atualizado o que não abre varios endereços.
Moro perto de S.Paulo e até o Rio são mais de 500km...
Se eu puder ajudar em alguma coisa,é só escrever.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334381 | roz | 26 ago 2013 01:46 | Em resposta a: #334374

Caro DellaCosta

Por razoes especiais os registos de Lazarim pertencem ao Arquivo Distrital de Viseu embora a freguesia pertenca a Lamego! O seguinte link da' algumas explicacoes. http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/details?id=1177577 De momento ainda nao se podem pesquisar on-line mas eventualmente serao postos aqui. Para ja' pode contactar o Arquivo de Viseu a ver o que lhe dizem. Costumam ser muito simpaticos e rapidos.

Quanto aos registos civis do Rio de Janeiro de que falou a colega Mila, estao neste link: https://familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A%2F%2Ffamilysearch.org%2Frecords%2Fwaypoint%2FM9WQ-9B2%3An1999337559%3Fcc%3D1582573

Vi muito rapidamente a 9.a circunscricao mas nao vi os anos 1902/3, contudo pode ser falta minha. Se assim for entao tera' de os contactar directamente.

Cumprimentos.
Rosario

PS - nao se preocupe, cada um responde quando lhe 'e conveniente! :)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334426 | dellacosta | 27 ago 2013 00:38 | Em resposta a: #334381

Cara Rosário

Só me fez confusão ter dito Arquivos Diocesanos, pois tenho feito a procura já há um bom tempo nos Registos Paroquiais do Arquivo Distrital. Aliás, conheço bem os dois links q postou acima, pois minhas pesquisas exaustivas tem sido neles... É verdade, a Freguesia de Lazarim não está disponível on-line, já tinha visto logo q postou aquele link do CEPESE. Mas tem razão! Já tinha feito um contacto há um tempo atrás com o pessoal do Arquivo Distrital e foram 5 estrelas! Vou ver o q me dizem de Lazarim... Quanto aos registos do Rio, já fiz a pesquisa, minha cara, entre 1901e 1904!!! e nada encontrei... Já procurei em outrasCircunscrições prováveis e nada também. Já me faz confusão... Começo a ver aqui duas possibilidades. Ou enganaram-se quando registaram meu avô como Filho Legítimo, ou não se casaram na cidade do Rio de Janeiro, mas sim noutra cidade do Estado do Rio de Janeiro, pois os registos dizem q minha bisavó era natural do Estado do Rio de Janeiro. (Mais um dilema... Não temos aqui a cidade...). Enfim, vou continhar as pesquisas e vamos mantendo contacto uns com os outros.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334429 | dellacosta | 27 ago 2013 00:54 | Em resposta a: #334377

Cara Confreira Mila,

É verdade! O Cartório é o de S. Cristóvão, eu sei, e o mais provável SERIA realmente terem registado o casamento lá. Seu raciocínio da data do casamento está corretíssimo. Confirmo a si que, sim sra., faz-se a pesquisa perfeitamente pelo Family Search. O problema é q como já indiquei há pouco â Confreira Rosário, já tinha feito pesquisa lá e não encontrei qualquer registo entre 1901 e 1904... (Dê uma olhada na última resposta q enviei a ela). Tá complicado, mas hei de lá chegar! Mt obrigado e manteremos contacto!

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334440 | HRC1947 | 27 ago 2013 09:52 | Em resposta a: #334355

-
Caro Costa;
OK.
O que precisa é de não desanimar!
Boas pesquisas.
Cumprimentos
HRC
.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#334473 | mila1000 | 28 ago 2013 00:28 | Em resposta a: #334429

Confrade Dellacosta,
Tente contactar o Cartório de São Cristóvão,e,veja se eles podem efetuar a pesquisa,forneça todos os dados de seu bisavõ e bisavó,há cartórios que fazem pesquisa grátis,outros cobram pequena taxa.
Vou pesquisar e,se encontrar algum dado,lhe informarei,ok?
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#335030 | dellacosta | 11 set 2013 00:49 | Em resposta a: #334381

Caríssima Confreira Rosário,

Ainda não tinha dado notícias, pois só agora as tive. Não imagina meu estado de felicidade com o registo do CEPESE que localizou!!! Tudo aponta para que seja mesmo meu bisavô!!! O nome do cidadão é o mesmo, a data de nascimento é a mesma, o nome da mãe é o mesmo!!! Mas temos alguma discrepância no nome do pai... Pergunto: será mesmo possível que JOSÉ FRANCISCO DA COSTA (nome que aparece nos documentos do Brasil) e JOSÉ DA COSTA LOURENÇO (nome que aparece no registo de Lazarim) sejam a mesma pessoa? De onde virá o apelido LOURENÇO? Por que terá desaparecido no Brasil? Como posso ter certeza de que é mesmo o registo que procuro? Mais importante, como devo proceder para provar aos órgãos competentes que trata-se de uma mera discrepância no nome do pai de meu bisavô (pois de certeza vão questionar)? Desde já agradeço eternamente ao Confrade Henrique e às Confreiras Paula e Mila que têm me ajudado nesta busca complicada (que espero ter sido concluída) e conto com a opinião de todos quanto às questões que coloquei.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#335033 | roz | 11 set 2013 09:03 | Em resposta a: #335030

Caro dellacosta

Alegro-me que as noticias sejam boas.
A questao do nome nao ser igual era frequente. Se pensar bem, nós hoje fazemos o mesmo, umas vezes usamos o nome completo e outras uma versao mais pequena. (So que nao deviamos fazer isso em sitios oficiais!!!) Antigamente muita gente formava o nome 'a espanhola, quero dizer, primeiro o apelido do pai e no fim o da mae. Assim acho que o Lourenco seria da mae do seu trisavo e que ele largou quando foi para o Brasil. Uma maneira de confirmar isso 'e encontrar provas dos nomes dos seus tetravos (pais de Jose Francisco) para ver se ela tinha Lourenco e isso talvez fosse suficiente para provar 'as autoridades que se trata da mesma pessoa.

Baseado nas informacoes do documento do CEPESE devia tentar encontrar o registo de baptismo do seu bisavo Joaquim Francisco (desde ja lhe digo que no assento o provavel 'e so dizer Joaquim pois raramente punham os dois nomes proprios!!) e se fosse possivel, de algum outro irmao que ele tenha tido. Isso ajudava a comparar os nomes que usavam.

Vou pedir a um outro participante que 'e muito mais conhecedor do que eu em casos como este se ele pode dar uma ajudinha ao seu assunto.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#335036 | dellacosta | 11 set 2013 12:35 | Em resposta a: #335033

Cara Rosário

Esclareço que já encontrei o registo no Arquivo Distrital de Viseu (era disto que estava à espera), mas não está disponível on-line. No entanto, confirmaram-me os dados que indiquei, inclusivamente a data de nascimento, que é exactamente a que procuro. Realmente, pelo que me informaram consta apenas o nome Joaquim. Quanto a irmãos, pelo que tenho apurado, meu bisavô tinha um irmão com o nome idêntico ao de meu trisavô (José Francisco da Costa). Mas preocupa-me bastante, apesar de quase todos os dados coincidirem, conseguir ter a certeza de que é mesmo o registo que procuro. Não tenho palavras para agradecer toda a ajuda que está a prestar, bem como a ajuda dos demais Confrades. Muitíssimo obrigado.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#335040 | HRC1947 | 11 set 2013 14:53 | Em resposta a: #335036

-
Caro Confrade Costa;

... Como já foi dito.... " O que conta efectivamente é não desanimar "
e tentar sempre.... mesmo sempre.... um degrau acima!.....
... Fico feliz por saber que está tendo algum sucesso.
Melhores cumprimentos
Henrique
-

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#335045 | MCNN | 11 set 2013 20:44 | Em resposta a: #335036

Boa tarde

Quando afirma que confirmou com o Arquivo Distrital de Viseu o registo de baptismo de um Joaquim que nasceu no preciso dia em que o seu avô nasceu, qual o nome que consta como pai da criança ? José Francisco da Costa ou José da Costa Lourenço ? E perguntou como é que se chamavam os avós da criança ?

Se a criança nasceu no mesmo dia que o seu avô (02/04/1875), só por uma enorme coincidência é que não se trataria do seu avô !!!

Entretanto, e consultando o site do CEPESE, encontramos estes pedidos de passaporte para o Brasil de duas pessoas que eram naturais de Lazarim e que eram filhos de um José Francisco da Costa e de uma Maria Fernandes.

http://www.cepese.pt/portal/investigacao/bases-de-dados/emigracao/pesq_titulares?nome=&naturalidade=&pai=jos%C3%A9+francisco+da+costa&mae=maria+fernandes&SUBMIT=Pesquisar

São duas senhoras que se chamavam Rosalina Fernandes da Costa e Maria Fernandes.

Essas pessoas podem ser irmãs do seu avô. Ou então, atendendo a que o seu irmão terá tido um irmão com o mesmo nome do pai, estas pessoas podem ser sobrinhas do seu avô (só que, neste caso, o irmão do seu avô ter-se-ia casado com uma pessoa com o mesmo nome da mãe, e teríamos 3 pessoas com o nome Maria Fernandes). Ou então uma pode ser irmã e a outra sobrinha. Ou então podemos estar perante uma coincidência de nomes, e estas pessoas não teram relação alguma com o seu avô.

Alguma vez ouviu falar nestas duas pessoas, nomeadamente na Rosalina ?

Já agora, na informação que o CEPESE lhe remeteu sobre o passaporte de Joaquim Francisco da Costa consta de certeza quer a data do passaporte quer a identificação do Arquivo Distrital (presumo que o de Viseu) e da cota do livro de onde tiraram a informação do registo de passaporte.

Com base nessa cota, pode pedir ao Arquivo de Viseu que lhe envie a cópia dessa página do livro de registo de passaportes, pois por vezes aí consta mais informação do que aquela que o CEPESE recolhe e disponibiliza na sua Base de Dados.

Finalmente, já estão disponibilizados para consulta online alguns livros de Lazarim, mas de épocas anteriores à que lhe interessa. Mas será apenas uma questão de tempo até que os livros que lhe interessam sejam consultáveis.

Desculpe tantas perguntas, mas é na intenção de procurar ajudá-lo.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#335062 | dellacosta | 12 set 2013 01:23 | Em resposta a: #335045

Boa noite, Mário!

Obrigadíssimo por sua disponibilidade e interesse. Bem, vamos lá ver isto, pois com estes novos dados fez-se nova confusão em minha cabeça... A criança em questão (Joaquim) não é meu avô, mas sim meu bisavô. Quanto ao nome de seu pai, os documentos que tenho do Brasil dizem ser JOSÉ FRANCISCO DA COSTA. No entanto, o registo de nascimento em questão, localizado no Arquivo de Viseu diz ser o pai JOSÉ DA COSTA LOURENÇO. Não perguntei o nome dos avós da criança, mesmo porque não faço idéia de quais seriam os nomes. Concordo consigo quando diz que, sendo a mesma data de nascimento, só por enorme coincidência não seria a mesma pessoa... No entanto, o nome do pai diverge... Quanto a sua pesquisa no CEPESE, aqui as coisas baralham, pois você localizou um pai (e mãe) com os nomes que procuro, mas dois filhos a quem não procuro (Rosalina e Maria). Enquanto na pesquisa anterior que tenho do CEPESE, encontro o nome que procuro, mas o nome de seu pai é ligeiramente diferente. Pergunto: será que justamente no registo de meu bisavô terão se enganado no nome de seu pai ou assim? (Pode ser que tanto o pai do registo do CEPESE que eu ja tinha quanto o pai do registo do CEPESE que você descobriu sejam a mesma pessoa, percebe?). Assim, meu bisavô teria duas irmãs: Rosalina e Maria. Quando questiona se ouvi falar nestas senhoras, respondo que não. Mas não fie-se nesta resposta, pois a informação que eu tinha antes das minhas pesquisas era a mínima que pode imaginar, para meu desgosto. Quando me pergunta sobre a informação que recolhi do CEPESE, não pedi ainda nenhuma informação, pois julguei, por enquanto, ser desnecessário. Foi apenas uma pesquisa no site deles (aparentemente como você fez) feita pela Confreira Rosário. Apenas usei esta referência para pedir uma busca no Arquivo de Viseu, onde localizaram o registo de baptismo e, para minha surpresa, disseram ter a data de nascimento que procuro. Seguindo seu raciocínio, que acha que devo fazer? Devo pedir um relatório ao CEPESE? Se sim, de quais registos? Só o de Joaquim, ou também de Rosalina e Maria? Mais uma vez, muitíssimo obrigado!

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#335067 | roz | 12 set 2013 08:53 | Em resposta a: #335036

Caro dellacosta

Vejo que o amigo Mario ja o contactou. Esta' nas melhores maos!

Quando diz "confirmaram os dados que indiquei" quer dizer que recebeu copia do assento ou so lhe disseram isso por email? 'E que convinha ter a copia pois la deve ter tambem o nome dos avos de Joaquim e assim poderia continuar a pesquisa de antepassados mais longinquos. Conforme diz o Mario, e' tambem conveniente pedir copia para o CEPESE. Em casos como este onde ha duvidas sobre a identificacao das pessoas, quanto mais documentacao tiver em maos melhor podera' provar que sao as pessoas que procura.

Boa sorte com as pesquisas.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#335071 | flordeacacia1 | 12 set 2013 10:49 | Em resposta a: #335062

Bom dia,

Se necessitar de cópia do registo de batismo do Joaquim, nascido em Lazarim a 2 Abril 1875, terei todo o gosto em enviá-la. Se assim for envie por favor um email para mfsadr@gmail.com.

Cumprimentos,
Maria Reis

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#335075 | MCNN | 12 set 2013 13:11 | Em resposta a: #335062

Bom dia

Como já vi que o nome Maria Fernandes era muito usual em Lazarim, fiz esta pesquisa no site do CEPESE de pessoas que tivessem pedido passaporte, fossem naturais de Lazarim e cuja mãe se chamasse Maria Fernandes. O resultado é este:

http://www.cepese.pt/portal/investigacao/bases-de-dados/emigracao/pesq_titulares?nome=&naturalidade=lazarim&pai=&mae=maria+fernandes&SUBMIT=Pesquisar

Além dos três registos que já conhecíamos aparece um quarto, de um Alfredo Francisco da Costa mas que a pai se chamava João Francisco da Costa.

Será que o pai se chamava de facto João Francisco da Costa, ou no CEPESE enganaram-se a transcrever o nome do registo para a Base de Dados deles e o pai era de facto José Francisco da Costa ?

Bem, não querendo aumentar a confusão e indo directamente ao assunto, eis o que eu faria no seu lugar:

Em primeiro lugar, solicitava ao CEPESE a informação sobre estes quatro registos.

Com base na resposta do CEPESE, ficará a saber o ano aproximado em que estas quatro pessoas nasceram, logo poderá pedir ao Arquivo Distrital de Viseu que procurasse e enviasse as cópias não autenticadas dos baptismos destas pessoas (no caso do Joaquim eles já encontraram), e pedia ainda ao Arquivo Distrital de Viseu (porque eles devem ter pedido o passaporte em Viseu) cópia não autenticada das páginas do livro de registo de passaportes onde constam os pedidos de passaporte que estas pessoas fizeram.

Os registos dos pedidos de passaporte podem conter informação adicional relevante, como por exemplo informar se levavam alguém consigo e a respectiva identificação,

Já com os registos de baptismo ficará a saber outro dado importante, que é precisamente o nome dos avós dos baptizados.

A sua grande dúvida para já será saber se o José da Costa Lourenço e se o José Francisco da Costa são ou não a mesma pessoa. Admitindo que a Rosalina seja irmã do seu bisavô, com o nome dos avós dos baptismos conseguirá saber se eram irmãos inteiros ou apenas meios irmãos.

Porque pode muito bem ter acontecido que o o seu bisavô fosse filho de um José da Costa Lourenço que entretanto faleceu. Maria Fernandes pode ter voltado a casar-se com um José Francisco da Costa que seria quem criou como pai o seu bisavô. Quando o seu bisavô foi para o Brasil teve de dar como pai o nome que constava no seu registo de baptismo, mas no Brasil pode ter optado por identificar como pai quem o criou.

Em alternativa, José da Costa Lourenço pode mais tarde ter passado a usar o nome José Francisco da Costa. Se for esse o caso trata-se da mesma pessoa que usou dois nomes distintos. Mas então o nome dos avós paternos naqueles assentos de baptismo deverão ser os mesmos.

Mas um aspecto que complica tudo é o facto de aparentemente o seu bisavô ter tido um irmão com o mesmo nome do pai dele, pelo que os registos que vimos tanto podem ser irmãos do seu bisavô como sobrinhos do seu bisavô.

Mas, com os registos de baptismo em seu poder, será de certeza mais fácil saber quem é quem.

Espero não ter sido demasiado confuso.

Um abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#335110 | dellacosta | 12 set 2013 23:57 | Em resposta a: #335075

Boa noite, Mário!

Não foi confuso, de todo! Este caso sim é que é bem confuso, primeiro por eu não ter de raíz dados suficientes, e depois por surpresas nada convenientes que vão aparecendo nas pesquisas. Percebi as hipóteses que colocou, algumas nem tinham me passado pela cabeça. Baseado no que disse, vou avançar com as pesquisas e darei notícias. Se entretanto eu precisar de ajuda, volto a contactar. Pra já, obrigadíssimo por tudo!

Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Localizar Registo de Baptismo

#335111 | dellacosta | 13 set 2013 00:13 | Em resposta a: #335067

Olá Rosário!

As dicas do Confrade Mário foram muito interessantes. Tem ajudado imenso... Vamos ver o que as próximas pesquisas irão revelar... O Arquivo de Viseu só me confirmou dados por mail. Pedi para mandarem uma digitalização do assento, pois obviamente dava imenso jeito, mas não o fizeram. Vou pedir novamente, bem como pedir os dados ao CEPESE. Darei notícias. Estou convencido de que, como disse o Confrade Mário, só por uma enorme coincidência não será o registo que procuro. Algo me diz que estou diante do registo certo. E graças à pesquisa que você realizou, pelo que sou-lhe eternamente grato, sem menorizar toda a ajuda dos demais Confrades.

Até breve!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 07:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen