Fichas de pescadores

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Fichas de pescadores

#334384 | a13263 | 26 ago 2013 12:27

Para quem tem familiares que andaram na pesca do bacalhau, aqui fica este link

http://museumaritimo.cm-ilhavo.pt/pescadores/search.aspx

Boas pesquisas,
Ana Silva

Resposta

Link directo:

RE: Fichas de pescadores

#334456 | HelenaB | 27 ago 2013 15:57 | Em resposta a: #334384

Boa tarde,

Para mim foi muito útil! Obrigada.
Estou a investigar vários "focos", digamos, onde há pessoas com o apelido "Bóia".
Soube que existia um na Figueira da Foz e estas fichas provam isso.

Estudando a partir de um dos pescadores, posso tentar verificar se descendem dos de Esmoriz (Ovar) e Paramos (Espinho).
Ou pode acontecer que também lá tenha surgido como alcunha.

Cumps,
HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: Fichas de pescadores

#334465 | a13263 | 27 ago 2013 19:57 | Em resposta a: #334456

Cara Helena,

Fico feliz que esta base de dados lhe tenha sido útil. Infelizmente, o mesmo não se passou comigo... Logo eu que, tal como grande parte dos ilhavenses, tenho uma família com tradição nesta área.

Se a freguesia de Paramos lhe interessa, saiba que encontrei uns livros "perdidos" no Digitarq do Arquivo Distrital de Aveiro.
Nos baptismos da freguesia de São Miguel, que viria a ser extinta e anexada pela freguesia da Glória, encontrei 2 livros (também de baptismos) referentes à freguesia de Paramos. São estes os links:

http://digitarq.adavr.dgarq.gov.pt/viewer?id=1188448 (ano de 1897)

http://digitarq.adavr.dgarq.gov.pt/viewer?id=1188447 (ano de 1896)

No 1.º caso, está mesmo a substituir o livro que lá deveria estar; no 2.º aparece no final.
Isto nem sequer foi uma troca porque não é possível aceder à representação digital destes livros de Paramos a partir dos registos da respectiva paróquia.

Cumprimentos,
Ana Silva

Resposta

Link directo:

RE: Fichas de pescadores

#334474 | Simões Chuva | 28 ago 2013 01:51 | Em resposta a: #334465

HelenaB:

Não sei se sabe deste "foco", mas ao consultar os livros paroquiais de Ílhavo (nos anos disponíveis na net) encontrei vários "Bóia".


Ana Silva:

Também descendo de uma família de ilhavenses marítimos e também fiquei desiludido com as fichas, nada indica que as fichas não tenham sido todas digitalizadas, mas fico com a sensação de haver pouca gente de Ílhavo, para o que seria de esperar...

Resposta

Link directo:

RE: Fichas de pescadores

#334505 | HelenaB | 28 ago 2013 21:28 | Em resposta a: #334474

Caro Simões Chuva,

Muito obrigada pela atenção. Sim, também encontrei uma família Bóia em Ílhavo, por volta de 1850.
A Digitarq já tem alguns livros online deste concelho e aproveitei para investigar. Falta-me recuar mais um pouco... terei de esperar...

Uma coisa é certa. Não descendem directamente dos meus Bóias de Aveiro, dos quais sou da 2ª geração.

Atentamente,
HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: Fichas de pescadores

#334506 | HelenaB | 28 ago 2013 21:43 | Em resposta a: #334465

Cara Ana Silva,

Obrigada pela Dica ;).
Mas por acaso já avisou o ADAveiro sobre esta confusão?
O ano passado reparei que faltava uma folha num livro do Distrito da Guarda. Avisei o AD Guarda por email e resolveram!

Cumprimentos,
HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: Fichas de pescadores

#334513 | a13263 | 28 ago 2013 22:46 | Em resposta a: #334506

Cara Helena,

Ainda não contactei o Arquivo sobre este erro porque já o havia feito sobre um outro e, como não obtive resposta nem o erro foi corrigido...

Cumprimentos,
Ana Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 13:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen