Torre de Alcoforado em Lordelo, Paredes

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Torre de Alcoforado em Lordelo, Paredes

#334896 | aníbal | 07 set 2013 21:27

Caros Confrades,

Pretendia informação sobre a chamada Torre dos Alcoforados/Cyrnes, situada na freguesia de Lordelo, concelho de Paredes no distrito do Porto.

Visitei há mais de 20 anos e encontrava-se em completa ruína.

Muito grato com cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Torre de Alcoforado em Lordelo, Paredes

#334898 | HRC1947 | 07 set 2013 22:38 | Em resposta a: #334896

-
Caro Aníbal;
Veja com os seus olhos.
http://goo.gl/maps/pnNI0
http://www.rotadoromanico.com/Galeria/Fotografias/Fotografias%20antigas/Alcoforados_sd.jpg
--
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Torre de Alcoforado em Lordelo, Paredes

#334905 | aníbal | 08 set 2013 08:40 | Em resposta a: #334898

Estimado HRC,

Acertou em Cheio!

Muito obrigado e por favor disponha.

Cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Torre de Alcoforado em Lordelo, Paredes

#334951 | vtorres | 09 set 2013 11:31 | Em resposta a: #334905

engraçado. a torre de quintela em vila marim, vila real, procedia dos guedes alcoforados, senhores da honra de vila marim. até hoje está por se saber o motivo de tal construção (eu não sei) naquele sitio. agora esta torre em paredes é parecida hà outra. já agora e sem querer abusar, o que são senhores de honra e o porquê do "titulo"?

muito obrigado

vitor torres

Resposta

Link directo:

RE: Torre de Alcoforado em Lordelo, Paredes

#334954 | tmacedo | 09 set 2013 14:50 | Em resposta a: #334951

Caro Vitor Torres,

Perdoe-me a questão que lhe vou colocar que deve resultar de erro seu. Em que se baseia para afirmar que a torre de Quintela "em vila marim, vila real, procedia dos guedes alcoforados, senhores da honra de vila marim".

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Torre de Alcoforado em Lordelo, Paredes

#334962 | aníbal | 09 set 2013 16:14 | Em resposta a: #334951

Caro Vítor Torres,

"As Honras eram circunscrições territoriais com autonomia jurisdicional e administrativa, próxima da dos Concelhos, típicamente senhorial, surgindo na Idade Média, por iniciativa de um nobre, que pela sua qualidade, honrava determinado território, impondo dessa forma, a sua existência ao poder régio".

"...ao contrário dos coutos e dos demais senhorios, objecto de doação pelo rei, ... as Honras surgiram por impulso da nobreza... que depois impunha ao rei o reconhecimento desta situação de facto " (em a Honra De Barbosa de Augusto-Pedro Lopes Cardoso).

Assim, ou por conquista, ou outros..., alguns nobres pré (possívelmente de origem visigótica) ou pós Fundação de Portugal, instituíram as Honras.

Segundo o mesmo Livro de Augusto-Pedro Lopes Cardoso, seriam de 26 as mesmas em Portugal.

Quanto á ligação da Torre de Alcoforado á Torre de Quintela, não sei qual será.

Cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Torre de Alcoforado em Lordelo, Paredes

#334984 | vtorres | 09 set 2013 23:02 | Em resposta a: #334962

obrigado pelo esclarecimento em relação às honras. torre de alcoforado e de quintela por enquanto o que liga é só o nome alcoforado.não me baseio em nada nem afirmo. o que acho é e só a coincidencia de nome.E a parecença. é provavel que o sr A. macedo tenha toda a razão pois nisto sou muito cru, mas curioso.
caetano guedes alcoforado foi 17º neto de mem guedes. esta terra (quintela) foi tambem pertença do mesmo, de genealogia incerta e vaga,que a legou aos seus descendentes que haverão de chamar-se guedes alcoforados. josé guedes pereira de castro magalhães, pai do meu bisavô felix pereira de magalhães guedes e castro lane borges e alcoforado vende a torre em finais do sec xix a joaquim dinis da costa, que a quis vender a um pedreiro para lhe aproveitar a cantaria.
espero não ter levantado falsas expectativas pois não foi a intenção

cumprimentos

vitor torres

Resposta

Link directo:

RE: Torre de Alcoforado em Lordelo, Paredes

#334985 | aníbal | 09 set 2013 23:14 | Em resposta a: #334984

Caro Vítor Torres,

Pela minha parte, disponha sempre.

As imprecisões em geneologia são o dia-a-dia...

Cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Torre de Quintela em Vila Marim

#334991 | tmacedo | 10 set 2013 00:01 | Em resposta a: #334984

Caro Vitor Torres,

A Torre de Quintela está na casa de Vimioso desde o final do séc.XV/início de XVI. Deverá ter sido de Filipa de Macedo mãe do 1º conde de Vimioso e de Rui Drago. Segunda antiga memória, este último trocou com aquele (seu meio irmão) a torre de Quintela pelo solar da Sempre Noiva (conforme referi ao confrade José Alves Ribeiro em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=182718#lista).
Não sei se a Torre teria feito parte da herança paterna da transmontana amante do arcebispo de Évora.

Dois filhos naturais deste Rui Drago nasceram em Quintela-Vila Marim.

Sobre a sua posse por seus ascendentes no século XIX nada sei. Em altura incerta terá saído da casa de Vimioso - certamente após a extinção dos vínculos pois foi cabeça de um.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Torre de Quintela em Vila Marim

#334997 | vtorres | 10 set 2013 11:08 | Em resposta a: #334991

olá, bom dia

no sec xix foi do conselheiro felix pereira de magalhães, que a comprou. mas houve antes outros donos. fico grato por esta troca de informação

cumprimentos

vitor torres

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 20:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen