As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Genética | Heráldica | Património

As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335044 | aníbal | 11 set 2013 19:42

Caros Confrades,

Gostaria de lançar este tópico e solicitar ajuda.

Segundo parece seriam um total de 26, localizadas no Entre-Douro-e Minho, Trás-os-Montes e Beiras.

Cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335083 | aníbal | 12 set 2013 16:25 | Em resposta a: #335044

Caros Confrades,

Voltando ao tema das Honras (Territórios ou Territoriais), e transpondo a introdução das mesmas, no tema- Torre de Alcoforado em Lordelo, Paredes).

"As Honras eram circunscrições territoriais com autonomia jurisdicional e administrativa, próxima da dos Concelhos, típicamente senhorial, surgindo na Idade Média, por iniciativa de um nobre, que pela sua qualidade, honrava determinado território, impondo dessa forma, a sua existência ao poder régio".

"...ao contrário dos coutos e dos demais senhorios, objecto de doação pelo rei, ... as Honras surgiram por impulso da nobreza... que depois impunha ao rei o reconhecimento desta situação de facto " (em a Honra De Barbosa de Augusto-Pedro Lopes Cardoso).

Assim, ou por conquista, ou outros..., alguns nobres pré (possívelmente de origem visigótica) ou pós Fundação de Portugal, instituíram as Honras.

Segundo o mesmo Livro de Augusto-Pedro Lopes Cardoso, seriam de 26 as mesmas em Portugal; 15 no Minho, 8 em Trás-os Montes e 3 nas Beiras.

Cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335084 | aníbal | 12 set 2013 16:38 | Em resposta a: #335083

Caros Confrades,

De memória enumero as seguintes:

As Honras em Portugal

1-Honra de Novelas (Casa de Souza)

2-Honra de Louredo (Casa de Souza)

3-Honra de Barbosa

4-Honra de Luzim

5-Honra de Guminhães

6-Honra de Azevedo

7-Honra de Lourinho

8-Honra de Faralães

9-Honra de São Payo

10-Honra de Teixeira

11-Honra de Santa Maria de Ferreiros (Vasconcelos-Amares ?)

Faltam 15.
Cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335092 | DSS | 12 set 2013 20:58 | Em resposta a: #335084

Caro Aníbal Pacheco,

Aqui na base de dados do Geneall constam os seguintes títulos, associados a Honras:

• Senhores da Honra de Avelar
• Senhores da honra de Gaiate e de Cesar
• Senhores da Honra de Aborim
• Senhores da Honra de Alvarenga
• Senhores da Honra de Averins
• Senhores da Honra de Bacelar
• Senhores da Honra de Barbosa
• Senhores da Honra de Cardoso
• Senhores da Honra de Carvalho
• Senhores da Honra de Covelas
• Senhores da Honra de Farelães
• Senhores da honra de Gondufe
• Senhores da Honra de Guminhães
• Senhores da Honra de Lamaçães
• Senhores de Honra de Matos em Coura
• Senhores da Honra de Molelos
• Senhores da Honra de Nandufe
• Senhores da Honra de Nomães
• Senhores da Honra de Paramos
• Senhores da Honra de Peroselo
• Senhores da Honra de Real
• Senhores da Honra de Teixeira
• Senhores da Honra de Vinhais

Além das já aqui referidas, recordo-me também da de Meinedo (Lousada).

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335096 | aníbal | 12 set 2013 21:54 | Em resposta a: #335092

Caro Daniel Sousa,

Está de parabéns, pelo seu contributo para todos Nós do Forum.

Dar a informação sobre os Fundadores das mesmas Honras, quais as Regiões e seus representantes , seria possível ?

Muito obrigado e cumprimentos,
Aníbal Pacheco

N.B.: a acrescentar, a Honra de Lalim em Tarouca.

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335102 | MFerros | 12 set 2013 23:16 | Em resposta a: #335096

Caros confrades,

- Honra de Gondomil
- Honra de Santa Eulália de Gondar
- Honra de Sequeiros, Lodares, Lousada
- Honra de Mouriz
- Honra de Soveral
- Honra da Lapa
- Honra de Lanhas
- Honra de Castanheira
- Honra de Botulho,
- Honra de Santa Ovaia
- Honra de Casais de Vila Verde
- Honra de Palmeira do Faro
- Honra de Estromil
- Honra de Loivos (ou Quintã de Loivos)
- Honra de Resende
- Honra de Alva
- Honra de Fonseca
- Honra de Caria, Moimenta da Beira
- Honra de Varzielas
- Honra de Botelho
- Honra de Amaral
- Honra de Carvalhosa
- Honra de Lordelo
- Honra de Varzim
- Honra de Cunha
- Honra de Urgeses


Com os melhores cumprimentos,
Manuel Ferros

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335103 | DSS | 12 set 2013 23:16 | Em resposta a: #335096

Caro Aníbal Pacheco,

Seguem algumas das muitas honras referidas por Gaio, no seu nobiliário. Aconselho-o a dar uma olhada nessa obra. É possível que algumas, na verdade, nunca tenham sido honras e que outras sejam na Galiza. Porém, não perde nada em consultar a obra.

Honra de Abreu
Honra de Paredes, nos subúrbios de Viana
Honra de Molelos
Honra de Lamaçães
Honra de Calvos, Arco de Baúlhe
Honra de Estremil, ou Estromil
Honra de Matos
Honra de Gondomil
Honra de Frazão
Honra de Eiras, no concelho de Baião
Honra de Gozende
Honra de Coreixas
Honra de Vilar Maior (Feira)
Honra de S. Martinho de Babo, no concelho de Regalados
Honra de Bemviver
Honra de Sobrado
Honra de Nogueira
Honra de Mira, no julgado de Valença do Minho, na freguesia de S. Eulália do Cerdal, a qual Torre chamam Bacelar
Honra de Soengas
Honra de Malheiros
Honra de S. Olaia de Veleda, no julgado da Maia
Honra de Baltar
Honra de Avrins, Averins ou Arvins
Honra de Figueiredo
Honra de Moçamedes
Honra de Oliveira, em Gaia
Honra de Pandilhe
Honra de Canelas
Honra de Cepões, comarca de Guimarães
Honra de Antenhol
Honra de Ovelha
Honra de Alva, no Bispado de Viseu
Honra de Bordonhos
Honra de Loivos
Honra de Beba
Honra de Mulhelhos
Honra de Padernelo, julgado de Penafiel
Honra de Pardelhas, junto a Guimarães
Honra de Pinho
Honra de Vila Cova, entre Douro e Minho
Honra de Novais, no Concelho de Vermoim
Honra de Palmeira

Espero ter contribuído de alguma forma para a sua pesquisa.

Com os melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335109 | pedrolx78 | 12 set 2013 23:52 | Em resposta a: #335084

Caro Aníbal,

Algumas das honras que tenho encontrado em livros de linhagens,

-Honra de Loureiro,
-Honra de Figueiredo (das Donas),
-Honra de Cardoso
-Honra de Alvellos

Teria de confirmar estudando a documentação da época (mercês etc)

Cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335119 | camac41 | 13 set 2013 09:24 | Em resposta a: #335109

Caro Aníbal

Acrescento a

Honra de Sobrosa (Paredes)

Cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335120 | aníbal | 13 set 2013 09:44 | Em resposta a: #335102

Caro confrade Manuel Ferros,

Muito agradecemos o seu contributo e empenho.

Cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335122 | aníbal | 13 set 2013 10:12 | Em resposta a: #335103

Estimado confrade DS,

Bom trabalho de levantamento; grande novidade para mim, toda esta longa listagem.

Muito obrigado com os meus melhores cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335123 | aníbal | 13 set 2013 10:19 | Em resposta a: #335109

Caro confrade Pedro,

Muito bem e muito obrigado, pela ajuda e pesquisa.

Com os meus melhores cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335124 | aníbal | 13 set 2013 10:25 | Em resposta a: #335119

Estimado confrade Carlos Leal Machado,

Felizmente que nos voltamos a encontrar no Fórum e sempre com o seu oportuno e atento contributo.

Tendo eu ligação familiar a Lousada, é totalmente novo para mim, esta Honra de Sobrosa, que fico a registar.

Um abraço e muito obrigado,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335127 | JC | 13 set 2013 12:18 | Em resposta a: #335044

Caro confrade,

Já se encontra referida noutra mensagem a Honra do Loureiro, em Silgueiros, Viseu.

Esta Honra já existiria em 1186, ano em que os seus Senhores, Daganel e D. Sancha Gonçalves instituem o padroado de Santa Maria de Silgueiros.

Posteriormente são identificadas 2 Honras do Loureiro, quando nas inquirições de Dinis de 1290, na freguesia de Silgueiros, são referidas:

“no logar que chamam Loureyro há hua quimtãa de dona Gontia, outra de Egas Lourenço escudeiro; tragenas por honrras.”

Estes, Dona Gontia e Egas Lourenço, serão muito provavelmente bisnetos dos instituidores do padroado de Santa Maria de Silgueiros, pois sendo seus padroeiros, só o poderiam ser por ser de "sua geração" conforme estipulado no documento da instituição.

É minha opinião que estas duas Honras (cada uma com a sua Torre, da qual subsiste ainda uma) se terão unificado posteriormente, pois em gerações subsequentes e já quando os senhores do Loureiro usam este apelido são referidos como senhores da Quintã e Honra do Loureiro.

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335128 | JC | 13 set 2013 12:37 | Em resposta a: #335127

Por lapso não assinei a mensagem anterior.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335132 | aníbal | 13 set 2013 14:31 | Em resposta a: #335127

Caro confrade José de Castro Canelas,

Muito interessante todo o desenvolvimento elaborado, sobre a Honra do Loureiro !

Por favor aceite os meus agradecimentos e com os melhores cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335133 | natercia7 | 13 set 2013 14:44 | Em resposta a: #335132

Que me seja permitido exprimir o maior reconhecimento aos confrades que vêm alimentando este topico desde hà dias. Desconhecia o estatuto, a origem e a situaçao de todas essas honras. Agora jà tenho umas luzes sobre o assunto. Obrigada a todos e que outros...ou os mesmos , nos proporcionem assim liçoes de Historia.

Natércia

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335138 | aníbal | 13 set 2013 17:03 | Em resposta a: #335133

Cara Senhora,

Serve igualmente de estímulo, esta sua boa contribuição.

Temos que sublinhar a oportuna colaboração dada por todos os nossos Confrades, porque e só assim, surge o Resultado que podemos assimilar.

Este tema/ com o presente desenvolvimento, poderá agora dar vida a um especto mal conhecido, As Honras, cujos seus Senhores de algum modo, alicerçaram localmente a sua Independência (igual ao Poder Local na atualidade...), contribuindo para a matriz da Portugalidade (se assim me é permitindo concluir).

Famílias como os Souzas, Ribadouros, Braganções, Mendes e Maias, com poder regional pré-Fundação (Terra Tenentes e Governadores), abriram caminho e oportunidades aos nossos Reis da 1ª Dinastia com o seu apoio, porque já se encontravam nos seus Teritórios, e não esquecendo nunca o apoio do nosso Povo.

Convém não esquecer que foi toda esta amálgama de poderes, que proporcionou o fio condutor que deu origem ao Nosso Portugal.

Muito mais fica por dizer, no entanto foram as Inquirições, que puseram termo aos seus fundadores/legítimos proprietários.

Cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335182 | Fernando do Vabo | 14 set 2013 20:10 | Em resposta a: #335083

Caro confrade Aníbal,

diante do exposto, como poderia eu interpretar.

VABO

"Família cujo solar é a Honra de São Martinho de Vabo, no concelho de Pico de Regalados , e tinha a Torre de Carude....."


Aproveitando a deixa(possível de origem visigótica) em sua narrativa, digo:


Por achar o sobrenome VABO, na Noruega, em grande número, estou tentando relacionar o origem do nome no norte de Portugal , a invasão dos Visigodos e Suevos.

Já achei até um lugar na Noruega chamado VABO.

Se por ventura, o Sr conhecer alguma obra que faça referência a esse assunto, favor me indicar.

Agradeço antecipadamente a sua atenção, dizendo que nós, novatos nesta arte, aprendemos muitos com suas colocações.



Atenciosamente


Fernando Vabo

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335193 | aníbal | 14 set 2013 22:46 | Em resposta a: #335182

Caro confrade Fernando Vabo,

Sobre a sua/família Vabo, o que descreve é exato.

A título de informação, na zona de Penafiel, conheci já vão muitos anos parentes seus (possívelmente).

Segundo estudos históricos, foram os Visigodos os primeiros senhores de terra/s ou quintas, pela sua fixação territorial após as invasões destes; ao contrário dos Suevos, que poucas reminiscências nos deixaram. Estes últimos foram poderosos senhores das cidades de Braga e do Porto.

Ao que parece, o apelido Azevedo/Acevedo, será de origem Sueva...

Não vão muitas décadas atrás, que no Entre-Douro-e-Minho não era díficil encontrar gente local, com "ar estrangeirado", apesar da ruralidade do seu meio, refiro-me a estatura elevada, olhos e pele clara. Todo este património genético, manteve-se até ao êxodo da emigração, não esquecendo que pela orografia e ruralidade, não havia migrações, como também os casamentos entre elementos da mesma freguesia ou aldeia, eram a tónica, contribuindo para fixar esses caracteres "germânicos", ou afrancesados (versus Invasões Francesas).

Reforço que o termo "sangue azul", advém do facto (uma velha explicação antiga), de que as veias azuis sobressaíam bastante mais, naqueles modelos físicos, em confronto com o nosso modelo latino. Daí para a frente, generalizou-se o termo, para significar alguém com origem ou linhagem.

Muito particularmente (mas aberto ao Fórum), conto-lhe o seguinte, que dá que pensar; quando muito novo conheci uma senhora já idosa, (que frequentava um estrato social elevado), que pintava de azul as suas veias dos pulsos! este elemento, reforça a ideia inconsciente/consciente, de querer denunciar a sua origem, conforme o que já foi dito atrás.

Tudo o que lhe exponho como boa vontade de comunicar e auxiliar, foram observações e vivências pelas quais passei.

Quanto a literatura sobre a família Vabo, de momento não disponho, mas estarei atento.

Com os meus melhores cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335207 | natercia7 | 15 set 2013 10:12 | Em resposta a: #335193

Caro confrade,

So uma pergunta, se faz favor. O nome VABO e BABO ? O tradicional "abrandamento" do V em B ? Cumprimentos

Natércia

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335217 | aníbal | 15 set 2013 14:14 | Em resposta a: #335207

Cara Senhora,

O termo Toponímia significa o estudo histórico e linguístico da origem dos lugares (como sabe).

Segundo o GeneAll.net A História da Família Vabo:

"Nome de raízes toponímicas, é ele derivado do da honra de São Martinho de Vabo, na antiga comarca de Pico de Regalado, e foi adoptado como apelido pela família proprietária de tal honra, senhores do Paço de Carude.
A genealogia daquelas pode traçar-se a partir de Rui do Vabo, que vivia em meados do século XV".

Portanto a família em questão retira do lugar o nome para seu apelido/Vabo.

A questão do "abrandamento das letras", como bem refere, não sou a pessoa indicada para responder.

Esta questão da alteração da grafia, poderá ter a ver com um outro ramo ou sub-ramo, distinto do principal, que deixou a sua região de origem e faz uma nova adopção de nome, para se distinguir da original...

Recordo-lhe o caso do apelido Pessanha, que segundo parece, um ramo que se desloca para o Alentejo, adopta Passanha, para marcar diferença, certamente.

A letra V no Norte do País, é por vezes substituída em dicção por B...

Desculpe por não ter respondido retundantemente á sua questão.

Cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335224 | Fernando do Vabo | 15 set 2013 18:34 | Em resposta a: #335193

Caro confrade Aníbal.

Primeiramente, agradeço pela presteza e esclarecedora resposta a minha indagação. Tenho certeza, que com sua resposta, vou abrir novos horizontes em meus estudos.

A forma, simples e objetiva, com que nos esclarece, nos abre novos campos, nos incentivando a pesquisa.

Espero sempre contar com sua ajuda, que me despertou a voltar a utilizar esse site.


Quanto a pergunta feita ao Sr. pela confreira Natércia, posso lhe dizer, pois a pergunta foi formulada ao Sr., que BABO é uma CORRUPTELA de VABO. Tenho registros desde 1033 em BIBLOS- Vol:-34; pg 192, da doação à Igreja de Oliveira de Sancto Martino de Vabo (DC., nº 278.)

Temos os VABOS de CARUDE onde Rui de Vabo é o primeiro a aperecer em 1400 e temos os VABOS DA QUINTA DA CARREIRA, FREGUESIA DE TRAVANCA, CONCELHO DE STª CRUZ, onde BRITES DE VABO, prima ou tia de FRANCISCO DE VABO, Fidalgo da Casa Real do Cardeal D. HENRIQUE, sendo administrador das suas rendas sendo Arcebispo de Braga, e das Comendatarias de Caramos e Pombeiro como consta das Cartas do m.mo Cardeal escritas a Francisco de Vabo , Fidalgo Honrado, e cidadão do Porto sendo muitas vezes la Vereador e Juiz Conservador da Moeda, e Provedor da Misericórdia na mesma cidade. Casou com João Vaz,, Fidalgo Honrado Comendador de Sinfains como consta dos muitos instrumentos, tendo como filho ANDRE DE VABO.

Se radicaram por final ao Sul de Portugal, onde LUIZ PIMENTEL DE VABO( lagos) foi Governador de Albufeira entre 1708/1727, tendo como filho ANTONIO PIMENTEL DO VABO(Albufeira) CAP. MOR do ALVOR ; tendo como um dos filhos CAETANO PIMENTEL DO VABO, que veio ao Brasil em 1774 , sendo Intendente da Casa do Trem, chegando ao posto de Brigadeiro, do qual sou descendente.

A explicação dada pelo Sr., é a real. Devido ao troca no Norte de Portugal do "V" pelo "B", quando da pronuncia do "VABO", saia 'BABO e assim era transcrito. Com o tempo se formou uma família paralela, sem laços no decorrer dos tempos.

Aqui mesmo no Brasil, temos o famoso compositor Lamartine Babo, que não tem nada a ver com nossa família.

Inclusive, já escrevi para o ADP, para que corrigissem alguns nomes escritos como BABO e até NABO, que são originalmente VABO.


Peço desculpas ao Sr. por essa extensa narrativa e mais uma vez agradeço pelas colocações aqui feitas.


Atenciosamente

Fernando Vabo

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335231 | natercia7 | 15 set 2013 22:15 | Em resposta a: #335224

Caro Confrade Fernando VABO,


Agradeço-lhe a si e ao Senhor Anibal PACHECO. Nos anos 50, no Porto, conheci muito bem um advogado, dramaturgo e homem politico, o Alexandre BABO. Dai a minha curiosidade sobre a origem do nome. Parece-me lembrar que ele falava da origem do seu nome, como sendo da Europa Central, talvez dos Balkans. Talvez me engane... J'ai la mémoire qui flanche, je ne me souviens plus très bien...là, là, là. Cumprimentos a ambos. Natércia

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335247 | aníbal | 16 set 2013 01:02 | Em resposta a: #335224

Meu Caro Confrade Fernando Vabo,

Venho prontamente responder-lhe, e mais, agradecer-lhe as suas palavras de apreço, de que não sou merecedor.

Felizmente e muito bem, que entrou imediatamente na resposta a dar à nossa estimada Confreira Natércia, com os seus profundos conhecimento documentais, sobre a sua Família Vabo, antiga e nobre.

Desejo-lhe o melhor para as suas novas investigações, pois nunca conhecemos ou sabemos tudo.

Receba os meus melhores cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335248 | aníbal | 16 set 2013 01:09 | Em resposta a: #335231

Estimada Senhora,

Retribuo os melhores cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335257 | roz | 16 set 2013 13:34 | Em resposta a: #335138

Caro Sr. Anibal Pacheco e demais participantes

Um pequeno contributo: a honra de Tourem. Tomei conhecimento da sua existencia quando encontrei a expressao num testamento e numa procuracao de um familiar.

Transcrevo o seguinte tirado do site da freguesia de Tourem : http://tourem.freguesia.org/showPG.php?Id=11

"Tourém está associada à fundação de Portugal.
No século XII, sob a tutela protectora do Castelo da Piconha, a quem fornecia os bens e recursos para sustentar as lutas que se desenvolviam, primeiro na reconquista cristã e, depois, na independência de Portugal, Tourém assume um papel muito importante.
Tourém é feita vila com a carta de foral de D. Sancho I, por volta do ano 1200 (entre 1185 e 1211) e sede administrativa da honra de Tourém, uma das seis famosas honras de Barroso (as outras eram Gralhas, Meixedo, Padornelos, Padroso e Vilar de Perdizes).
Tourém teve, a partir dessa altura, Câmara, Vereação e Juíz.
Com o desaparecimento do Castelo da Piconha, por volta de 1650, Tourém assume-se como o centro politico administrativo e económico da honra de Tourém, substituindo, nos cartórios da Administração Pública, a designação de concelho do Castelo da Piconha por concelho da Honra ou Vila de Tourém.
O concelho de Tourém foi extinto na reforma de Passos Manuel de 1836."

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335258 | aníbal | 16 set 2013 14:18 | Em resposta a: #335257

Cara e Exma.Senhora,

Seguramente que ficamos Todos muito mais felizes com o seu apoio e a evidente nova informação.

Segundo o site sobre Tourém "honra de Tourém, uma das seis famosas honras de Barroso", adianta o potencial enorme que esta região do Alto Barroso possuía.

Muito obrigado pela voluntariedade e entre-ajuda.

Os meus melhores cumprimentos e por favor disponha,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335259 | aníbal | 16 set 2013 14:29 | Em resposta a: #335207

Cara Senhora,

Ainda o tema da troca da letra V por B, que ocorre no nosso Minho, Alto-Minho e ainda também no distrito do Porto, terá como origem e fortes probabilidades, a Nossa Herança GALAICA (Galiza).

De notar e a tíitulo de exemplo como reflexo do meu relacinamento profissional com colegas da Galícia: "...las bacas", ou para nós "as vacas" evidentemente indicando o gado vacum.

As semelhanças são enormes, como também em linguística.

Com os melhores cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335289 | Limão | 17 set 2013 02:08 | Em resposta a: #335258

Caros Confrades e Primos,

Quero aqui desde já cumprimentar os primos; Aníbal Pacheco; Natércia Estela; Fernando de Vabo; etc.
A todos envio felicitaçôes.

Antes de mais, queria aqui mencionar mais algumas honras, que não vi descritas:

As Honras de Cepães, no Concelho de Fafe., que está descrita como Cepões, de Ponte de Lima. ou Guimarâes., com erro de grafia. Embora S. Mamede de Cepães, tenha pertencido ao Concelho de Guimarâes. Hoje ao de Fafe.
As honras de Unhão, dos Condes de Unhão, Felgueiras,
As Honras de Meinêdo, que salvo erro vem mencionada, todas dos Condes de Unhão.
As Honras de Cepães, de Celorico de Basto e de Cabeceiras de Basto, Todas honras da Nobreza.

As Honras, traduziam-se em previlégios, para os seus moradores. Como isençâo de impostoa, de facultar dormidas, de enviar soldados para a guerra etc. Pelos nobres feitos de seus senhores.

A todos um muito obrigado e parabéns pelo tópico.

Com os meus melhores cumprimentos,

Agostinho de Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335319 | aníbal | 17 set 2013 21:58 | Em resposta a: #335289

Caro Confrade e Primo Agostinho de Melo Lopes da Costa,

Fico feliz por saber que somos parentes, o que muito estimo saber; o Forum afinal, serve para algo mais ainda, que o seu fim em vista.

Aproveito para lhe agradecer, auxiliar-nos com a sua contribuição sempre boa e oportuna, tanto ao nível de podermos acrescentar mais uma Honra á listagem de já mais de 90, como enunciar mais algumas prerogativas dos Senhores das Honras.

Pela minha parte venho agradecer-lhe a colaboração neste tema, e, como resultado começamos Todos a ter mais informação de facto e consequentemente conclusiva, o qual será o objectivo.

Os meus melhores cumprimentos e fico sempre ao dispôr,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335360 | Truta59 | 18 set 2013 17:57 | Em resposta a: #335319

Caros Confrades

Acrescento mais uma, Honra de Vila Caiz, sita em Amarante, de que foram Senhores os de Silveira Fidalgos da Casa da Pena em Vila Caís, Amarante.
Ver Link: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1230267

Com os melhores cumprimentos
Arnaldo Silva

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335361 | Fernando do Vabo | 18 set 2013 18:22 | Em resposta a: #335289

Caro confrade Agostinho Costa,

agradeço os cumprimentos, estando aqui sempre ao seu dispor.



Fernando Vabo

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335363 | natercia7 | 18 set 2013 19:00 | Em resposta a: #335289

Caro Primo Agostinho,


Retribuo os cumprimentos e agradeço os dados complementares que mandou. Mudando de sujeito, e falando do "nosso" Ataulfo, proponho-me um destes dias, de maneira publica, aqui no forum, discutir (mais verdadeiramente suscitar a discussao) desses antepassados wisigoticos. Um abraço da Natércia

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335364 | aníbal | 18 set 2013 19:01 | Em resposta a: #335360

Caro confrade Arnaldo Silva,

Pela minha parte bem como de todos os nossos muito estimados Confrades colaboradores, vimos agradecer-lhe a sua informação.

Cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335373 | Limão | 19 set 2013 00:16 | Em resposta a: #335363

Cara Prima Natércia,

Muito obrigado, eu iria adorar. Acho uma ingratidão para com nossos avós, o facto de os esquecer-mos. Eles merecem muito mais, porque dominaram o Mundo, um só homem, hoje não seria fácil. Não acha?
Tenho a linhagem completa, desde Adão e Eva.
Com um abraço do primo.

Agostinho

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335374 | Limão | 19 set 2013 00:24 | Em resposta a: #335361

Caro Confrade,


Fernando de vabo,

Muito obrigado, pela gentilêza, e disponha sempre.
Com os melhores cumprimentos,

Agostinho da Costa.

Resposta

Link directo:

Honras de Lousada e de Paredes

#335375 | jmmoreira | 19 set 2013 00:26 | Em resposta a: #335044

Boa noite,

Aqui fica a minha contribuição extraída do livro "Lousada antiga: das origens à primeira República; 1ª parte: do concelho", da autoria de Augusto Soares de Moura, edição do autor, 2009 (páginas 73 e 74):

--
Os senhorios de lousada
Lousada estava polvilhada de honras: em todas as freguesias havia honras, sinal de que em todas elas viviam nobres, ou ali tinham terras [...]:
- A honra dos Sousas, ou de Novelas, constituída pela freguesia desse nome (a oeste do rio), bem como a da condessa Mumadona Dias e depois da filha.
- A honra de Vilar do Torno, dos Sousãos.
- A honra de Meinedo (ou de Romariz), dos condes de Unhão.
- A honra de Boim, dos Sousãos.
- A honra de Cernadelo, de D. Elvira Vasques.
- A honra de Caíde.
- A honra de Nevolgilde, de Gil Martins e Gonçalo Garcia de Sousa.
- A honra de São João de Covas, que era dos Sousas, entre os quais Gonçalo Mendes, Teresa Gonçalves e o conde D. Mendo; passou depois para os Hospitalários.
- A honra de Santa Eulália de Ordem, depois também dos Hospitalários.
- A honra de Moreira de Sousela (freguesia extinta) era dos Sousas.
- A honra de Lodares de D. Martim Fernandes, aio do infante Sancho.
- As honras de Aveleda e de Nogueira que D. Urraca Viegas, filha do Aio, doou à rainha D. Mafalda, filha de D. Sancho I.
[seguem informações sobre coutos e beetrias de Lousada]
--
Já antes referidas neste tópico as honras de Novelas, Meinedo, Lodares e Nogueira.

Acrescento ainda que, de acordo com a Monografia de Paredes de José do Barreiro de 1924, eram três as honras nesse concelho: Baltar, Louredo e Sobrosa, todas já referidas neste tópico.

Cordiais saudações e parabéns pela iniciativa,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335377 | Limão | 19 set 2013 00:55 | Em resposta a: #335319

Caro Confrade e primo

Anibal Pachêco,

Muitp obrigado, pela gentilêza, e por me considerar no rol dos primos.

Aproveito para enumerar mais duas Honras,:

A Honra de Gosende, (Resende).

A Honra de Sapardos, em Ponte de Lima. Não sei se foram já mencionadas: A Honra de Abreus, de Regalados.

Com os meus melhores cumprimentos.

Agostinho da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335380 | Limão | 19 set 2013 01:58 | Em resposta a: #335364

Caro Confrade e primo

Anibal Pacheco,

As Homras, para além de se traduzirem em beneficios, regalias e previl~egios, para os seus moradores, pelos nobres feitos dos seus senhores, e como prova de gratidâo dos Reis.
Identificavam também quais eram os Territòrios que pertenciam á Nobreza; a 1º das classes sociais. Seguindo-se depois; O Clero. As terras do Rei, eram denominadas de Reguengos. Assim tinha-mos:

Os Reguengos do Rei.
As Honras da Nobreza.
Os Coutos do Clero, (Igreja).

As do Povo, eram os Baldios, comuns a todos.

Era assim que se identificavam as "Terras", a partir da idade média.

Ex: Terra da Vinha; Terra da Anóbriga; Terra de Gestacô; Terra de Montelongo; Terra do Mestre Escolado. Terra do Demo. etc... Que Já incorporavam: Os Reguengos; Os Coutos; as Honras; e os Baldios.

Ex: Reguengo de Varazim de Jusão, pertencia ao Rei. Refere-se á actual cidade da Póvoa de Varzim Jusão era por ficar a Jusante do Rio Ave.
Vila do Conde, pertencia á Nobreza. Vila de Comite. etc.
E assim sucessivamente.

Com os meus melhores cumprimentos,

Agostinho Lopes da Costa.



Espero que próximamente, se esclareçam todas para conhecimento de todos.

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335386 | aníbal | 19 set 2013 10:26 | Em resposta a: #335377

Caro Primo Agostinho da Costa,

Boa investigação e ajuda ! As Honras de Gosende e Sapardos são novidade.

Obrigado uma vez mais, com os meus melhores cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335388 | aníbal | 19 set 2013 10:33 | Em resposta a: #335380

Caro Primo Agostinho Lopes da Costa,

Uma vez mais muito obrigado, pela esclarecida informação e ajuda !

Os meus melhores cumprimentos, com estima e grato,

Aníbal Pacheco

N.B.:desde já dispomos de um elevado manancial de informação, sobre o tópico, o qual começou quase a Zero (0) !!!

Resposta

Link directo:

RE: Honras de Lousada e de Paredes

#335389 | aníbal | 19 set 2013 10:43 | Em resposta a: #335375

Estimado Confrade JMMoreira,

Não sei como lhe agradecer esta óptima ajuda, a qual é quase totalmente nova para mim; parabéns pela sua investigação e todos estamos gratos para Consigo !

Tenho fortes ligações a Lousada e nomeadamenta á freguesia de São Veríssimo de Nevogilde (Nevogilde), sobre "A honra de Nevolgilde, de Gil Martins e Gonçalo Garcia de Sousa", será que poderei obter mais informação detalhada,ou qual o livro a consultar ?

Obrigado por tudo o que nos trouxe, com os meus melhores cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Honras de Lousada e de Paredes

#335395 | jmmoreira | 19 set 2013 12:19 | Em resposta a: #335389

Bom dia,

Agradeço as suas simpáticas palavras mas a minha investigação foi, de facto, muito modesta. Limitei-me a consultar e reproduzir o que me pareceu relevante de dois livros que tenho em cima da minha secretária.

A segunda parte da obra "Lousada antiga: das origens à primeira república" é sobre as freguesias de Lousada.
Assim, no capítulo referente a Nevogilde existe mais informação sobre Gil Martins e Gonçalo Garcia de Sousa por constarem nas inquirições de D. Afonso III (1258).
Terei muito gosto em digitalizar as cerca de 12 páginas sobre a história da freguesia (pode contactar-me por genejmm at mail da google.
Esta obra, como disse anteriormente, é de 2009. Sendo edição de autor não sei onde se possa adquirir. Sei que foram impressos 1000 exemplares. O autor, já falecido, era da casa da Lama em Lodares. Era um grande conhecedor de Lousada.

Disponha.

Melhores cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335398 | f4b2 | 19 set 2013 13:55 | Em resposta a: #335380

Caro Agostinho Lopes da Costa

Peço desculpa por estar a intervir no tópico, mas seguindo os seus esclarecimentos aqui deixados, permita que faça esta transcrição do livro " NOTÍCIAS de PORTUGAL " escritas por MANOEL SEVERIM de FARIA, cito.

- Dos Títulos, que antigamente se davão aos Grandes do Reyno; e particularmente dos Ricos Homens

Os Títulos, que os Reys concederão á Nobreza, forão vários, e que o tempo tem mudado muito. Porém começando dos mais antigos, trataremos somente de três, por serem os mais communs, e que durarão até quasi nossos tempos, a que succederão os Duques, Marqueses, Condes, Viscondes, e Baroens, que de presente se usão.
O nome de Ricos Homens, diz ElRey D.Afonso, se lhes deu, porque álem da riqueza temporal, forão também ricos de partes naturaes. Porém isto he moralizar; e assim me parece mais certo o que diz Fr. Hyerónimo Roman, o qual afirma, que no tempo daquelles primeiros Reys, que succederão a D. Pelayo pelas misérias em que todos estavão, não havia Títulos, e a cada hum se dava o nome das cousas, com que servia aos Príncipes, e ajudava na guerra contra os Mouros, chamando Escudeiros aos que pelejavão com Espadas e Escudos; e Cavalleiros aos que servião a cavallo. E aquelles, que pelas riquezas de bens se avantajavão aos outros, mantendo á sua custa gente de guerra, os intitulavão Ricos Homens. Estes depois forão os Mestres de Campo, e Generaes na guerra, e trazella a seu cargo, e não reconhecião outro Capitão senão o mesmo Rey. Era este nome de Rico Homem, segundo se colige dos Foros de Sobrarve, pelos quaes em seu principio se governarão os Navarros, e Aragoneses, genérico, e o dava o povo a quem lhe parecia. Porém depois que os Reys vierão a maior crescimento, e Majestade, tomarão para si o concedello. E assim vemos no livro das Linhagens do Conde D. Pedro, como EiRey D. Afonso fez Rico Homem a D. Rui Gomes deBriteiros, e lhe deu Pendão, e Caldeira. E na Chrónica d' ElRey D. Afonso IV , se faz menção de como concedeo este título , e insígnias a Lopo Fernandes Pacheco. E nas de Castella se lê, que D. Afonso Fernandes Coronel, com ser senhor de muitas Villas, desezava o título de Rico Homem, e o alcançou d' ElRey D. Pedro.

Depois acabo o resto da transcrição se assim o pretenderem?

Cumprimentos
João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Honras de Lousada e de Paredes

#335411 | aníbal | 19 set 2013 16:26 | Em resposta a: #335395

Caro Confrade JMMoreira,

Antes de mais venho agradecer-lhe a pronta resposta e disponibilidade para fazer o Enorme Favor de digitalizar, 12 páginas ( é imenso !), no entanto caso assim lhe seja possível, e sem abusar da muito boa vontade Sua, envio-lhe o meu endereço de e-mail, porque poderá ser mais prático.

e-mail: anibal_cirne@hotmail.com

Muito obrigado.

Muitos cumprimentos e gratos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335412 | f4b2 | 19 set 2013 16:55 | Em resposta a: #335398

Continuando da mensagem anterior:

Fazião os Reys este acto com grande solenidade; porque o que havia de receber tal título, velava primeiro as armas com ceremonias da Cavallaria para ser armado Cavalleiro, que era o fundamento sobre que todas as dignidades militares antigamente assentavão. Depois o levavão com grande acompanhamento aonde EiRey estava, e posto de joelhos diante delle, lhe entregava hum pendão, ou bandeira em final, que o fazia General, e lhe dava poder para capitanear, e governar a gente na guerra. No pendão hião pintadas humas caldeiras; pelas quaes se demonstrava, que podia trazer gente na guerra, e sustentala. Destes Ricos Homens ficou, parece, o costume de darem aos Condes, o Título, que depois aos Ricos Homens succederão como quer ElRey D. Afonso o Sabio as bandeiras, quando com solennidade se lhes dá a investidura de suas dignidades, como o sente Garibay. As Caldeiras, que o pendão levava por divisa, tiverão sua origem do pouco dinheiro, que então havia em Hespanha; por cuja causa senão dava aos Soldados soldo de dinheiro, mas mantimento. E como para o poder guisar a tanta gente erão necessários grandes vasos, usavão destas Caldeiras de notável grandeza, como ainda hoje se vêm nos Conventos da Batalha, e Alcobaça, onde ficarão algumas da vitoria de Aljubarrota. Continuou-se o Título de Ricos Homens neste Reyno por muitos annos, e ainda ElRey D. Manoel fez menção delles, e das Ricas Donas, que erão suas mulheres. Porém nas Ordenaçoens he mais nome genérico, que não particular Título; e com tudo hoje está já de todo extincto, succedendo em seu lugar os outros Títulos modernos. Citei.

MANOEL SEVERIM de FARIA nasceu não se sabe ao certo se em 1581 ou 1582 e faleceu a 16 de Dezembro de 1655.

Cumprimentos
João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335413 | natercia7 | 19 set 2013 17:38 | Em resposta a: #335412

Caros confrades e Primos contribuindo de maneira tao interessante e documentada para o forum, a Todos Bem hajam. Apesar de estar tao longe, pela idade, dos bancos da escola, gosto imenso de adquirir conhecimentos novos. Je fais mon miel de tout. A pesquisa genealogica, por si so, e embora seja uma fonte extraordinaria de surpresas e prazeres, nao me chega. Gosto dos dados historicos e sociologicos que aparecem aqui de vez em quando. Sao o sal da pesquisa. Por isso, obrigada e continuem. Natércia

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335437 | Limão | 20 set 2013 01:10 | Em resposta a: #335398

Caro Confrade

João Barroca,

Muito obrigado pelo esclarecimento. Era isso mesmo.

Com os meus melhores cumprimentos,

Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#335957 | aníbal | 28 set 2013 12:28 | Em resposta a: #335044

Estimados Confrades,

Dando início ao desenvolvimento do mesmo tema, através de uma matriz em Excel, pedia opiniões aos Confrades e Colaboradores bem como contributo para preenchimento do trabalho em curso.

Com os melhores cumprimentos,
Aníbal Pacheco


Nome da Honra Ano Século Nome do Fundador/Família Localização Observações/Procedência
Honra de Barbosa XII D.Mem Moniz Rans, Penafiel Família Ataíde Malafaya
Honra de Santa Maria de Ferreiros XII D. Egas Fafes/Pero Anes de Vasconcellos Vasconcelos,Ferreiros, Amares
Paço e Honra de Guminhães 1290 XIII Martim do Casal/Lopo Vaz Soares Caldas de Vizela,Guimarães Família Cyrne Carvalho Rebelo de Meneses
Honra de Carvalho 1290 XIII Martim de Carvalho ou Martim Pires Terras de Carvalho,Celorico de Bastos
Honra de Avelar Martim de Aragão
Honra de Louredo
Honra de São Payo XIV Vasco Pires de São Payo Sampaio, Vila Flôr Condes e Marqueses de São Payo
Honra de Cardoso Vasco Ermigues Cardoso *1255
Honra de Mira Vasco Gil Bacelar * 1400
Honra de Lanhelas Vasco Gil Bacelar * 1400
Honra de Azevedo XII Guigo Viegas Barcelos
Honra de Amaral Martim Afonso do Amaral * 1200 Santo Adrião do Sul
Honra do Souto de Lourosa Martim Afonso do Amaral * 1200 São João de Lourosa, Viseu
Honra de Vinhais Martim Gonçalves de Morais *1340 Vinhais, Bragança
Honra de Fonseca D.Garcia Rodrigues da Fonseca
Honra de Nomães Lourenço Mendes de Vasconcelos
Honra de São Martinho de Frazão XIII Pêro Pais da Maia/Gonçalo Vaz Alcoforado Lordelo, Paredes
Honra de Varzim (Honrra de Veracim) D.Lourenço Fernandes da Cunha *1128 Póvoa de Varzim
Honra da Cunha D.Lourenço Fernandes da Cunha *1128
Honra de Abreu Gomes Lourenço de Abreu *1130 ?
Honra de Matos Paio Viegas Concelho de Aregos
Honra de Alvellos Estêvão Martins de Alvellos Alvellos, Lamego ?
Honra de Coreixas Pantaleão Alvo Brandão *1660

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#339692 | epinto | 18 dez 2013 15:33 | Em resposta a: #335122

E a Honra de Vila Caiz (do extinto concelho de santa Cruz de Ribatâmega) de que é considerado 1 senhor Gomes da Silveira. Porém, o seu início dá-se com os ´Sousa`ou Sousãos, como se diz nas Inquirições de 1258. depois disso teve mais de uma trintena de donos.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#339694 | aníbal | 18 dez 2013 15:46 | Em resposta a: #339692

Caro Confrade epinto

Muito obrigado por acrescentarmos a Honra de Vila Caiz, á relação anterior de mais de cem existentes, até ao momento.

Os meus cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#339704 | LPinho | 18 dez 2013 19:52 | Em resposta a: #335957

Caro Aníbal,

Acaba de sair um livro alusivo à Honra de Cesar, de que consta alguma informação no seguinte link:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=339647&fview=e

Cumprimentos,

L.P.

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#339708 | aníbal | 18 dez 2013 20:28 | Em resposta a: #339704

Caro confrade LPinho

Boa novidade e notícia, que muito lhe agradeço e agradecemos.

Irei consultar e adicionar a informação.

Com os meus melhores cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#339770 | HelenaB | 20 dez 2013 09:56 | Em resposta a: #335084

Caro confrade Aníbal,

Havia uma Honra em Paramos, uma freguesia de Espinho, no Distrito de Aveiro.

Tenho ascendentes nesta freguesia e, nas minhas pesquisas, consultei a Monografia de Paramos, onde vem um capítulo (se não estou em erro) sobre a Honra de Paramos. Tenho algumas cópias.

Aliás, há um tópico aqui no Geneall sobre o assunto.
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=204938&fview=e

Se precisar de mais informação, diga.

Cumprimentos,
HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#339774 | aníbal | 20 dez 2013 13:27 | Em resposta a: #339770

Cara Senhora D.HelenaB

Obrigado pela ajuda e já estou a explorar o tópico que me indicou.

Igualmente agradeço a oferta de Ajuda !

Com os meus melhores cumprimentos e sempre grato
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#417246 | incognito | 21 ago 2019 23:05 | Em resposta a: #335044

Um link interessante sobre o tópico:

https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/109634/2/235984.pdf

Resposta

Link directo:

As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#417254 | natercia7 | 22 ago 2019 11:03 | Em resposta a: #417246

Muito obrigada, caro Incognito.

Uma vista de olhos traz "àgua à boca". Mas que trabalho, e quantas zangas com os netos para dispor do computador ! Cptos Natércia

Resposta

Link directo:

As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#444592 | VascoSantos | 06 dez 2022 12:15 | Em resposta a: #335102

Caro Manuel Ferro

Desde já peço desculpa por estar a desenterrar um assunto com quase 10 anos, mas só agora me deparei com ele e vem de encontro com algumas das minhas pesquisas.
Refere 3 honras (Mouriz, Lordelo e Estromil) que me despertam a atenção. Sabe localiza-las geograficamente? É que existem esses três topónimos no concelho de Paredes e tenho a ideia que neste concelho apenas exisitiram três: Sobrosa, Louredo (também já vi referida não como honra mas beetria) e Baltar, da casa de Bragança.
O termo Estromil é, mais vezes que o que devia, erradamente usado e não atualizado para Astromil e este pode ser um dos casos.


Cumprimentos
V. Santos

Resposta

Link directo:

As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#444593 | miguel monteiro | 06 dez 2022 14:37 | Em resposta a: #444592

Uma Honra que ainda não vi aqui referida,
foi a Honra de Escalhão (concelho de Figueira de Castelo Rodrigo).
Em plena Guerra da Restauração, D. João IV concedeu-lhe esta honraria,
por ter sustido uma invasão espanhola.

Resposta

Link directo:

As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#445139 | Conde | 07 jan 2023 12:41 | Em resposta a: #335044

No actual Marco creio que houve também a Honra de Ovelha, talvez em Várzea de Ovelha.

Resposta

Link directo:

As Honras em Portugal, seu enquadramento e localização das mesmas

#445140 | Conde | 07 jan 2023 12:44 | Em resposta a: #445139

Chamava-se Honra de Ovelha do Marão e abrangia Aboadela.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 07:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen