Famílias Travassos e McCormick , da Ilha Grande de Fora, termo de Angra dos Reis

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Regiões

Famílias Travassos e McCormick , da Ilha Grande de Fora, termo de Angra dos Reis

#335153 | Gil Campilho | 14 set 2013 00:09

Caros Confrades,

Agradeço elementos que possam disponibilizar sobre os Travassos, da Ilha Grande de Fora, termo de Angra dos Reis.

Com efeito, sou sexto neto do Capitão Pedro José Travassos e de sua mulher D. Francisca Joaquina da Conceição. Ora, pesquisando na net, encontro várias referências a Pedro José Travassos, como proprietário na Ilha Grande de Fora, em Angra, e Major e depois Coronel de Estado Maior em Angra dos Reis, onde é referido que tinha descendência de Emília Júlia Travassos http://www.cbg.org.br/novo/guarda-nacional-rio-de-janeiro-1856/ . Aliás, de entre os seus filhos consta Joaquim Carlos Travassos http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Carlos_Travassos

Ora, sucede que minha 4º avó não era neta de Emilia Júlia mas sim de “D. Francisca Joaquina da Conceição”. Assim, ou Pedro José foi casado duas vezes ou estamos perante diferentes pessoas com o mesmo nome e certamente da mesma família, como passarei a expor.

Acresce que na tese de Marcia Cristina Roma de Vasconcellos , na página 248, http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8137/tde-19072007-103137/pt-br.php, é referido não apenas Pedro José Travassos como proprietário e senhor de escravos, como também uma D. Francisca Joaquina Travassos Mc Cormick, que, pela coincidência de nomes pode ser a mesma ou então uma filha de Pedro José e sua mulher, com o mesmo nome, D. Francisca Joaquina.

Com efeito, por informação do Senhor Eduardo Schnorr, fiquei a saber que um Pedro Travassos adquiriu a sesmaria da Longa na Ilha Grande de Fora em 1807, que ao que parece, trata-se da Praia da Longa. A sesmaria tornou - se a fazenda da Longa e ela ia de mar a mar (da baía até o mar de fora). Ainda segundo Eduardo Schnoor, este Pedro Travassos teve um filho homónimo que se casou com uma Mc Cormick.

Em suma, tenho conhecimento de:

- Capitão Pedro José Travassos casado com Francisca Joaquina da Conceição, que foi pai de Maria Joaquina da Conceição que por sua vez casou com Fernando José da Rocha de quem teve a minha 4ª avó Teresa da Rocha, nascida em 1831. Ora, considerando as datas, uma vez que tem uma neta nascida em 1831, imagino que o Capitão Pedro José Travassos tenha nascido entre 1750 e 1785.

- Coronel Pedro José Travassos, casado com Emilia Julia e pai do Dr. Joaquim Carlos Travassos. Ora, como este Joaquim Carlos nasceu em 1839, o seu Pai Pedro José terá nascido entre 1780 e 1819 pelo que dificilmente será o mesmo referido em 1, supra, mas sim, eventualmente, o seu filho!

Refira-se ainda consultando na internet encontro referências a Pedro José Travassos: Padrinho de baptismos entre 1807 e 1850; Fazendeiro de café e fabricante de aguardente entre 1856 e 1860; Vereador da Câmara de Angra em 1822; Coronel da Guarda Nacional do Rio de Janeiro em 1856; parte de um processo fiscal em 1878, enquanto herdeiro de Maria Joaquina Leal Travassos, juntamente com João Raymundo da Câmara Barreto Sobrinho e João Caetano Travassos.

Ora, assim sendo, seria até possível a existência não de dois mas sim de 3 Pedro José Travassos, a saber:

1. Pedro José Travassos que comprou fazenda em 1807 e que terá sido vereador em 1822.
2. Pedro José Travassos, filho do anterior, casado com Francisca Joaquina Travassos Mc Cormick, de quem teria tido a minha 5ª avó Maria Joaquina da Conceição e o Pedro José que segue:
3. Pedro José Travassos, casado com D. Emilia Julia e pai de Joaquim Carlos Travassos.

Infelizmente, não tenho conseguido provas documentais no Brasil sobre este ramo, pelo que estou limitado à certidão obtida na Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro que refere que minha 4ª avó D. Teresa Maria da Rocha, batizada a 2.8.1831 na Matriz da freguesia de S. Ana da Ilha Grande de Fora, termo de Angra dos Reis, era filha de Fernando José da Rocha, n. em Paranagua, e de Maria Joaquina da Conceição, n. da Ilha Grande de Fora, neta paterna de João José da Rocha, n. da Ilha de S, Miguel, e de Ana Ribeiro da Silva, n. de Paranagua, e materna do Capitão Pedro José Travassos, n. da Ilha de S. Miguel, e de D. Francisca Joaquina da Conceição, bem como algumas pesquisas na net e informações avulsas.

Face a estes elementos (poucos) e deduções (muitas) fico muito grato a quem me poder esclarecer ou pelo menos trazer mais alguma informação sobre estes Travassos da Ilha Grande de Fora.

Com os melhores cumprimentos
GC

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Travassos e McCormick , da Ilha Grande de Fora, termo de Angra dos Reis

#335353 | Gil Campilho | 18 set 2013 15:56 | Em resposta a: #335153

Caros Confrades,
Relembro pedido
Muito obrigado
GC

Resposta

Link directo:

Famílias Travassos e McCormick , da Ilha Grande de Fora, termo de Angra dos Reis

#353390 | rtfaria | 05 jan 2015 17:20 | Em resposta a: #335153

Prezado Gil Campilho,

Você é português?

O Pedro José Travassos também é meu sexto avô.

Acredito que ele tenha nascido no final do século XVIII. Ele veio da Ilha de São Miguel.

Segundo as informações que possuo, a minha árvore que chega até ele é constituída da seguinte forma:
Renato (eu) - 1975
Mauro (pai) - 1948
Marina (avó) - 1918
Mário (bisavô) - 1891
Silvestre (trisavô) - 1848
Joaquim José -
Pedro José

Pedro José era casado com Francisca Joaquina. Sua quarta avó era irmã de do meu quarto avô Joaquim José. É possível que ele tenha tido segundas núpcias e que Joaquim Carlos Travassos seja filho da segunda mulher dele. Pedro José teria por volta de 50 anos quando Joaquim Carlos Travassos nasceu.

Vou pesquisar mais informações e te transmito.

Um abraço fraternal do Brasil,
Renato Travassos

Resposta

Link directo:

Famílias Travassos e McCormick , da Ilha Grande de Fora, termo de Angra dos Reis

#353407 | Gil Campilho | 06 jan 2015 12:41 | Em resposta a: #353390

Caro Renato,
Muito agradeço a sua resposta, que me abre uma janela de esperança em conhecer melhor este meu ramo brasileiro.
Com efeito eu sou português, da cidade do Porto.
Pelo que percebo o Renato é quinto neto de Pedro José Travassos e D. Francisca Joaquina da Conceição, ao passo que eu sou sexto neto. A minha quarta-avó Teresa era filha de Maria Joaquina da Conceição Travassos, que por sua vez era filha dos referidos Pedro José e Francisca Joaquina e, pelo que me diz, irmã de seu quarto avô Joaquim José.
Imagino que, até pelas referências que encontrei na internet e que identifiquei na minha anterior mensagem, haverá muito informação documental, quer na Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro (por exemplo no processo de casamento de minha quinta avó Maria Joaquina com Fernando José da Rocha, - que embora nascido em Paranaguá viveu em Angra, pois ali foi eleitor em 1833, e na tese de Márcia Vasconcelos "Família Escravas em Angra dos Reis" entre 1801 e 1888, aparece referido nas páginas 246 e 248 na listagem de senhores e respectivos números de propriedades, tendo ainda sido administrador da mesa de rendas de Angra dos Reis em 1845- poderemos conhecer mais uma geração; no processo fiscal que referi será possível obter informação de ascendentes e colaterias etc, mas o certo é que, a esta distância não me tem sido fácil avançar...
Fico então na expectativa das suas prezadas notícias, para ver se conseguimos conhecer melhor estes nossos Travassos.
Um abraço
Gil

Resposta

Link directo:

Famílias Travassos e McCormick , da Ilha Grande de Fora, termo de Angra dos Reis

#353550 | Gil Campilho | 11 jan 2015 20:00 | Em resposta a: #353390

Meu Caro Renato,
Fico na expectativa das suas prezadas notícias.
Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Famílias Travassos e McCormick , da Ilha Grande de Fora, termo de Angra dos Reis

#362812 | Luciana Paladini | 27 out 2015 18:28 | Em resposta a: #335153

Boa tarde a todos!

Minha bisavó nasceu na Ilha Grande e também com o sobrenome Mac Cormick (como está na certidão).
Onde posso ter mais informações e/ou pesquisar sobre os meus ancestrais de lá?
Ela nasceu em 1910.
Gostaria de rastrear a família até a Irlanda.

Agradeceria qualquer ajuda, se possível!

Obrigada,
Luciana

Resposta

Link directo:

Famílias Travassos e McCormick , da Ilha Grande de Fora, termo de Angra dos Reis

#373119 | rtfaria | 12 ago 2016 05:08 | Em resposta a: #353407

Prezado Gil Campilho,

Peço desculpas pela longa demora na resposta. Preciso fazer esta pesquisa. Estive ocupado, vou me organizar.

Se quiseres, meu e-mail particular é renatotravassosfaria@gmail.com.

Com os melhores cumprimentos,
Renato

Resposta

Link directo:

Famílias Travassos e McCormick , da Ilha Grande de Fora, termo de Angra dos Reis

#429263 | elis crokidakis | 01 dez 2020 13:07 | Em resposta a: #335153

Rio de Janeiro 1 \12\2020,
Ola Gil, Rtfaria, Luciana,

Meu nome é Elis, estou também procurando a história da família, sou neta de Antonia Mc Cormick Crokidakis, cujo avô era Thomas Henrique Mc Cormick( casamento em 8\11\1883- já tinha filhos antes do casamento) casado com Antonia Hermelinda, ele era filho de Henry McCormick( Irlandês) e dona Francisca Joaquina Travassos Mc Cormick ( Maria Joaquina Travassos Mc Cormick (???)) conforme inventário do Henry.
Venho buscando principalmente a história deste HENRY mC CORMICK que era Médico e já em 1825 aparece na história da Ilha Grande.
Thomas Henrique Mc Cormick teve 8 filhos.Dentre eles Octavio Norval Mc Cormick que se casou com Sebastiana Airosa e teve minha avó Antonia.

O que se complica em toda essa história é que Travassos e Mc Cormick foram se casando em várias gerações e possuem o hábito de repetir os nomes da família, logo temos vários nomes iguais. Também negociam terras entre si.
No family search eu consegui achar vários registros escritos nos livros da Igreja e por ali fui seguindo a pista. Também busco pelas teses escritas, jornais da época que aparecem no acervo da biblioteca nacional, já livre para consulta on line, Almanaque Lamaert e aguardo ansiosa para consulta no museu da justiça onde aparece o inventário dos proprietários. O senhor Snoor( historiador) ficou de me passar alguns dados. Agradeço quem tiver algo para compartilhar.
atenciosamente, elis

Resposta

Link directo:

Famílias Travassos e McCormick , da Ilha Grande de Fora, termo de Angra dos Reis

#429296 | rtfaria | 01 dez 2020 21:42 | Em resposta a: #429263

Boa tarde Elis,

Infelizmente não tenho mais informações. Caso saiba de alguma coisa, peço a gentileza de que compartilhe aqui conosco. Muito obrigado!

Atenciosamente,
Renato

Resposta

Link directo:

Famílias Travassos e McCormick , da Ilha Grande de Fora, termo de Angra dos Reis

#430253 | Anapimentelrattes | 08 jan 2021 05:21 | Em resposta a: #429263

Oi, temos estes ancestrais em comum. Estou procurando mais informações sobre eles. Minha trisavó é filha de Thomas Henrique Mccormick e Maria Ermelinda. Encontrou algo a mais dos ancestrais deles? Essa Francisca era portuguesa ou brasileira?

Resposta

Link directo:

Famílias Travassos e McCormick , da Ilha Grande de Fora, termo de Angra dos Reis

#430262 | rtfaria | 08 jan 2021 16:52 | Em resposta a: #430253

Boa tarde Elis,

Não sei se consegue visualizar todas as conversas acima.

Vou colar o que sei com certeza.

Segundo as informações que possuo, a minha árvore que chega até ele é constituída da seguinte forma:
Renato (eu) - 1975
Mauro (pai) - 1948
Marina (avó) - 1918
Mário (bisavô) - 1891
Silvestre (trisavô) - 1848
Joaquim José -
Pedro José

Pedro José era casado com Francisca Joaquina, que foi mãe do meu 5o avô Joaquim José. Pedro José veio da ilha dos Açores e possivelmente Francisca Joaquina também. Eles se estabeleceram no começo do século XIX na localidade da Ilha Grande, município de Angra dos Reis, estado do Rio de Janeiro.

Um abraço,
Renato

Resposta

Link directo:

Famílias Travassos e McCormick , da Ilha Grande de Fora, termo de Angra dos Reis

#432001 | eliscastro | 16 mar 2021 22:34 | Em resposta a: #430262

OI Renato,

Pelo que você colocou a Francisca Joaquina Travassos McCormick foi a mulher de meu tataravô, Henrique Mc Cormick, mãe deThomas Henrique Mccormick.
O Henrique, (Doutor Henrique, Médico, como era chamado) faleceu por volta de 1846 ou 5, pois seu inventário data de 1847, finalizando em 1863( se não me engano).
A Francisca Joaquina Travassos Mc Cormick pode ter contraído novas núpcias, não descarto essa possibilidade e a mesma pode ter sido com um primo. Não sei a nacionalidade dela. Mas como já disse, os Travassos e Mc Cormick foram se casando, embora, o Henrique, pelo que descobri até agora só tivesse tido um filho e uma filha que morreu jovem.
Seus netos e bisnetos todos tiveram muitos filhos.

O inventário do Henrique já está disponível no acervo do museu da justiça do Rio foi digitalizado, eu tive acesso, mas não consigo decifrar as letras. SE alguém por aqui quiser ajudar, seria otimo. Ali encontramos os Travassos e Mc Cormick.

Meu email para facilitar a conversa: eliscrokidakis@yahoo,it
um abraço, Elis

Resposta

Link directo:

Famílias Travassos e McCormick , da Ilha Grande de Fora, termo de Angra dos Reis

#434362 | elis crokidakis | 10 jun 2021 18:41 | Em resposta a: #335153

Olá a todxs,

Espero que estejam bem com essa pandemia.
Tenho algumas novas informações.
Encontrei o inventário de Henrique Mc Cormick e a maioridade de Thomas Henrique Mc Cormick seu filho.
Henrique era casado com Francisca Joaquina Travassos( filha de Pedro Travassos e Francisca Joaquina- Ele da ilha de São Miguel Açores ela da Ilha grande) Pedro e Francisca colocaram nos 2 filhos os seus próprios nomes: Ou seja, Francisca e Pedro. Francisca ( filha casa-se com - Henrique Mc Cormick e tem Thomas e uma menina que faleceu) e Pedro terá vários filhos dentre eles Joaquim Carlos Travassos médico e espírita( sua história está no livro " Ouro , Incenso e mirra".

Thomas Henrique Mc Cormick casado com Antonia Ermelinda teve 8 filhos ( Seu inventário ainda está no arquivo) . filhos : Rinalda Arabela Mc Cormick, Francisca Joaquina McCormick, Laura McCormick, Otilia McCormick, Eponina McCormick, Antonia McCormick, Orlando McCormick, e Octavio Norval McCormick..

Pelos documentos é visível a repetição de nomes em homenagem.

No processo de maioridade de Thomas tive acesso aos seus avós irlandeses e português e brasileira.

Se alguém quiser meu contato eliscrokidakis@yahoo.it.

Resposta

Link directo:

Famílias Travassos e McCormick , da Ilha Grande de Fora, termo de Angra dos Reis

#434363 | elis crokidakis | 10 jun 2021 18:43 | Em resposta a: #430253

A mulher de Thomas era Antonia Ermelinda e não Maria.

Resposta

Link directo:

Famílias Travassos e McCormick , da Ilha Grande de Fora, termo de Angra dos Reis

#434392 | Gil Campilho | 11 jun 2021 22:48 | Em resposta a: #335153

Meus Caros,
Analisando todos os contributos aqui prestados julgo que poderemos concluir que o Capitão Pedro José Travassos (que terá nascido em 1759 na Ilha de S. Miguel, Açores, uma vez que tinha 70 anos quando morreu, em 8.11.1829, com testamento, no Convento de São Bernardino, Angra dos Reis, Brasil) e sua mulher D. Francisca Joaquina tiveram pelo menos 4 filhos:

1. D. Maria Joaquina Travassos, casada com Fernando José da Rocha, provavelmente natural de Paranaguá, que foi Eleitor na freguesia da Ilha Grande em 1833, administrador da mesa de rendas de Angra dos Reis em 1845, e que é referido na listagem de senhores e respectivos números de propriedades na tese de Márcia Vasconcelos "Família Escravas em Angra dos Reis". Eu descendo deste casal.

2. Pedro José Travassos, Coronel, anteriormente Major do Estado Maior e ajudante de ordens do XIV Comando Superior dos Municípios de Angra das Reis e Paraty, Cavaleiro da Ordem da Rosa, Cavaleiro da Oordem de Cristo, etc casado com D. Emília Rita e pai pelo menos do Dr Joaquim Carlos Travassos; Este Pedro José Travassos, morreu em 18.4.1871 e conheço esta notícia: "D. Rita de Castro Rosa, D. Leonor Joaquina de Castro e Mello e irmã, João Baptista de Oliveira, João Carvalho de Souza e Mello e irmão, rogam a todos os seus parentes e amigos, e aos parentes de seu prezado genro, cunhado e tio o Major Pedro José Travassos, fallecido em Angra dos Reis no dia 18, para assistirem à missa de sétimo dia, hoje, 24 do corrente, às 8 1/2, na Igreja de S. Francisco de Paula"

3. Francisca Joaquina da Conceição Travassos casada com o Dr. Henrique Mc Cormick, como referido em anterior intervenção;

4. Joaquim José Travassos, referido pelo nosso confrade Renato Faria na sua intervenção de 8 de Janeiro deste ano.

Um abraço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 00:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen