Gouvaes do Douro, pedida de documentacao

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Gouvaes do Douro, pedida de documentacao

#335158 | LPCT | 14 set 2013 11:26

Bom dia a tudos,

Eu sou francêsa. Meu pai é português. Me desculpe, eu não falou Português. Sou capaz de ler, mas não escrever. Então, eu vou escrever em Inglês. Mais uma vez desculpe.

The mother of my father was born in Gouvaes do Douro in 1917, daughter of Maria and unknown father. The parents of Maria were Luiz d'Assompçao and Maria da Luz, both "jornaleiros". On the side of Maria da Luz, i can't find many people, as i can't even find her (she is supposed to be from Covas do Douro, but i suspect her parents, who came from Sao Diniz to have moved after she was born). On the Luiz de Assompçao side, he was also born of unknown father, i managed to find relatives until 1712, always in Gouvaes do Douro (some far relatives came from Vilella, Paços). Two of the four brothers of Maria moved to Brasil before 1929 (we have few letters they wrote to their mother Maria da Luz), but i can't find them in the Sao Paulo or Rio registers. I can't find when Luiz died, he's not in the "obitos" registers, but the letters from Brasil never mention him. Is he dead, has he left ?

Now, i wish i knew more about Gouvaes, about the life in the village.
Does anyone of you have pictures, photographs of Gouvaes by the time ? I went to the village this summer, and even found the house, thanks to indication i had, but i'd like to know more.

Muito obrigada pela ajuda.
Comprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Gouvães do Douro, pedido de documentacão

#335160 | HRC1947 | 14 set 2013 11:47 | Em resposta a: #335158

-
Gouvães do Douro, pedido de documentacão 14-09-2013, 11:26
Autor: LPCT [responder para o fórum]

"A mãe do meu pai nasceu em Gouvães do Douro, em 1917, filha de Maria e pai desconhecido. Os pais de Maria eram Luiz d'Assompçao e Maria da Luz, ambos "jornaleiros". No lado de Maria da Luz, não consigo encontrar muitas pessoas, como eu não posso mesmo encontrar... [ela é suposto ser de Covas do Douro, mas eu suspeito que seus pais, que vieram de São Diniz terem mudado depois dela nascer]. No lado do Luiz de Assompçao, ele também nasceu de pai desconhecido, consegui encontrar parentes até 1712, sempre em Gouvães do Douro [alguns parentes distantes vieram Vilella, Paços]. Dois dos quatro irmãos de Maria se mudaram para o Brasil antes de 1929 [temos algumas cartas que escreveu à sua mãe, Maria da Luz], mas eu não encontro os registos em São Paulo ou Rio . Eu não consigo encontrar quando Luiz morreu, ele não está nos registos "Óbitos", mas as cartas do Brasil nunca o mencionam. Será que ele está morto?

Agora, eu gostaria de saber mais sobre Gouvães, sobre a vida na Aldeia.
Alguém de vocês tem quadros, fotografias de Gouvães pelo tempo? Eu fui para a Aldeia neste Verão, e até encontrei a casa graças à indicação que eu tinha, mas eu gostaria de saber mais..."

Muito obrigada pela ajuda
Cumprimentos
Ana
--------
HRC
-

Resposta

Link directo:

RE: Gouvães do Douro, pedido de documentacão

#335161 | HRC1947 | 14 set 2013 11:58 | Em resposta a: #335160

-
https://www.google.pt/search?q=gouv%C3%A3es+do+douro&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=W0A0Us6SMLCB7Qb1vICwCQ&sqi=2&ved=0CDcQsAQ&biw=853&bih=575&dpr=1.5
--
http://goo.gl/maps/aW5rU
---
Cumprimentos
HRC
-

Resposta

Link directo:

RE: Gouvaes do Douro, pedida de documentacao

#335171 | MCNN | 14 set 2013 17:07 | Em resposta a: #335158

Bom dia Ana

Sabe se algum dos irmãos de Ana que foram para o Brasil se chamava Baldemar/Valdemar ?

Se sim, então no link seguinte pode visualizar o pedido de passaporte de Valdemar da Assunção, filho de Luis da Assunção, natural de Sabrosa. É o registo número 809 e contém fotografia

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=411685

(tem de seleccionar a imagem 274.tif)

Este pedido foi feito em 27 de Setembro de 1918. Como o Valdemar tinha 12 anos, deve ter nascido perto de 1906.

Experimentei procurar o baptismo de Valdemar e encontrei-o em Gouvães do Douro

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR03-001-028&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR03-001-028/PRTC0808D_ADVRL-PSBR03-001-Lv028_M_00135.jpg

Como pode ver, a mãe chamava-se Maria da Luz Pereira Epinhosa. Mas o pai, Luis da Assunção, não era filho de pai incógnito.

Será que são as mesmas pessoas de que falou ? Os nomes e os locais são os mesmos ...

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Gouvaes do Douro, pedida de documentacao

#335173 | LPCT | 14 set 2013 17:31 | Em resposta a: #335171

Bom dia Mario e muito obridaga pelo su mensagem,

Si ! es o mesmo Waldemar/Baldemar ! A coisa mais estranha es que Luiz de Assompçao e de pai incognito en os baptimos dos prmeiros filhos, e de pai conhecido en os baptimos dos filhos mais joven ( o pai de Luiz se chama Francisco Pereira o Jose Pereira secondo os filhos mais jovens ! Pode ser que este Jose (francisco) Pereira era casado cuando naceu Luiz, e depuis, cuando a sua mulher falleceu, decido reconhecer a su filho ?).

O primer tio de mi avo que foi para Brasil, se chama Joaquim e naceu en fevreiro 1895. Tinho cartas de el que falla de la crise economica en Brasil en 1929. Entao, penso que o pequenho Waldemar foi sozinho a Brasil para ficar con su irmao.

Otra vez muito muito obridaga por tudo issou e desculpe otra vez por mi portuguez horrivel.

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Gouvães do Douro, pedido de documentacão

#335174 | LPCT | 14 set 2013 17:41 | Em resposta a: #335161

Obrigado por o link ! Pero como foi en Gouvaes do Douro en agosto, pensava mais em fotografias antiguas.

Cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Gouvaes do Douro, pedida de documentacao

#335175 | LPCT | 14 set 2013 17:51 | Em resposta a: #335171

Uma questao : como o que voce consegue encontrar Waldemar ? Existe um indice ?

Muito obrida otra vez
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Gouvaes do Douro, pedida de documentacao

#335176 | MCNN | 14 set 2013 18:27 | Em resposta a: #335173

Olá Ana

Pode ter sido isso mesmo que sucedeu, ou então quando o pai do Luís faleceu o filho entendeu que já não havia problema em identificar o pai.

A razão pela qual tinha conhecimento do passaporte deste Valdemar prende-se com o facto de, há algum tempo, ter feito uma recolha mais ou menos exaustiva dos passaportes entre 1915 e 1920 de pessoas oriundas do concelho de Sabrosa, porque estava à procura do passaporte do avô de uma amiga minha que era natural de Celeirós (esse passaporte nunca apareceu).

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Gouvaes do Douro, pedida de documentacao

#335214 | LPCT | 15 set 2013 13:22 | Em resposta a: #335176

Ola,

Voce ja viu Joaquim de Assumpção em sua busca para sua amiga ? En 1915, Joaquim tinha 20 anos, pode ser que ja havia ido para Brasil.

Vo a ver os arquivos antes de 1915 !

Obrigada e até logo,

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Gouvaes do Douro, pedida de documentacao

#335469 | MCNN | 20 set 2013 21:18 | Em resposta a: #335214

Olá Ana

Infelizmente não encontrei nada com o nome de Joaquim Assunção.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Gouvaes do Douro, pedida de documentacao

#335488 | LPCT | 21 set 2013 10:57 | Em resposta a: #335469

Bom dia Mario César,

Obridaga pela sua pesquisa. Do meu lado, ainda nao encontrei nada em 1914. Vou continuar no tempo.
Em sua experiencia, e possivel que um irmao pide su passaporte no Porto, e outro irmão em Coimbra (por exemplo) ?

Em una carta de Waldemar, escrita a partir de Rio de Janeiro, falla de su padrinho que nao le ajuda cuando ele precisa ajuda. Entao, pode ser que foi para Brasil a 12 anos, nao para juntarse com su irmao, pero com su padrinho. Você pensa que e uma boa hipotese ?

Cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Gouvaes do Douro, pedida de documentacao

#335542 | MCNN | 22 set 2013 20:54 | Em resposta a: #335488

Boa noite Ana

Claro que o Waldemar pode muito bem ter ido ter com o seu padrinho.

Sobre o local onde o Joaquim terá pedido o passaporte,´apesar dele ter no distrito de Vila Real, nada o impedia de ter pedido o passaporte noutro lado.

Eu procurei o passaporte do Joaquim em Vila Real mas não encontrei nada. Mas, por exemplo, encontrei o pedido de passaporte do padrinho do Waldemar e da esposa, o quais se chamavam Manuel de Barros Veiga e Francisca da Conceição, feito em 07/04/1906.

Encontra o pedido de passaporte neste link:

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/viewer?id=1040062

(tem de seleccionar a imagem 845.tif)

Sobre o Joaquim, sabe quando é que ele foi para o Brasil ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Gouvaes do Douro, pedida de documentacao

#335570 | LPCT | 23 set 2013 16:17 | Em resposta a: #335542

Bom dia Mario César,

Voce e de uma grande ajuda ! Você tem um grande conhecimento dos registros, ou uma grande técnica para busca. Muito obrigada pela ajuda. No pedido de passaporte dos padrinhos do Waldemar, você pode decifrar os "signaes particulares"? Estou curiosa para saber, mas eu nao posso ler!
Eu nao tenho nenhuma pista sobre a data de chegada ao Brasil do Joaquim. A carta mais antigua que temos dele e de 1929.

A parte de issou, consegui finalmente encontrar informações sobre Maria da Luz, sua mãe. Os batismos dos seus filhos dizem que é de Covas do Douro, mas eu não encontrei o seu batismo. No entanto, encontrei o casamento de seus pais. Eles se casaram 31 ​​de agosto de 1857 em Covas do Douro e são ambos nascidos nesta cidade. A familia do pai de Maria da Luz é de São Dinis. E um mistério nesta família! porque não consigo encontrar o nascimento de Maria da Luz o do seu pai, Constantino Alves Martins ? Tenho su certidao de óbito e de casamento, tenho a certidão de nascimento de seu pai e do casamento de seus pais, mas eu não posso encontra-lo!

Genealogia arece uma investigação policial!

Cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 05:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen