Leal Nunes em SC e PR

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Leal Nunes em SC e PR

#335390 | Edek | 19 set 2013 11:04

Estou tentando levantar uns dados sobre meu ancestral que era natural de Santa Catarina.

Meu tetravô JOSÉ LEAL NUNES migrou de Santa Catarina para a cidade de Morretes - Paraná, provavelmente, em meados de 1830 e faleceu, nessa cidade em junho de 1889. Ele é encontrado pela primeira vez nos maços populacionais (censo realizado pelos padres) da cidade de Morretes-PR, no ano de 1836, com as seguintes descrições: "28 anos, branco, solteiro, lavrador, natural de SC, tem engenho de socar erva-mate que fazem 150$000; sabe ler, escrever e pode exercer qualquer emprego. Junto com o meu tetravô, morava outro catarinense chamado José António dos Santos, com as seguintes descrições: 24 anos, branco, solteiro, lavrador, natural de SC, tem engenho de de socar erva-mate que fazem 150$000. Tinham, ao todo, 13 escravos. Acredito, por essas informações, que eles foram sócios e quem sabe podem até ter migrado juntos de SC para o PR. Em 1850, José Leal Nunes foi vereador suplente na Câmara de Morretes. Num livro chamado Caminho das Comarcas de Curitiba e Paranaguá ele é citado como "excelente funcionário exator da barreira do Rio do Pinto, o qual cobrava 10 réis por arroba de erva-mate exportada".

Infelizmente, ainda não foi possível localizar o seu matrimônio nos livros paroquiais morretenses ou qualquer pista que leve à sua ascendência. Porém, não sei se ele se casou, pois existe uma lenda na família de que ele teria tido todos os seus filhos com uma de suas escravas, chamada Maria Modesta.

Gostaria muito de poder localizar a cidade-natal do meu tetravô José Leal Nunes e saber mais sobre o seu ramo familiar, principalmente, por ele ser meu ancestral por linhagem paterna direta. Porém, desconheço sua filiação para poder realizar uma busca concreta. Sei que no litoral catarinense existiam duas famílias LEAL NUNES, uma originária de Coimbra e a outra dos Açores. Acredito que o meu ramo vem dos açorianos.

Coincidentemente, foi localizado nos registros paroquiais, em Morretes-PR (datado de 20-10-1860), o matrimônio de Joaquim Leal Nunes Júnior com Teolinda Ricardina dos Santos, sendo o noivo natural de Porto Belo, SC, filho de Joaquim Leal Nunes e Genoveva Antónia dos Santos e a noiva natural de Morretes-PR. Descobri, posteriormente, aqui no fórum, que os pais do Joaquim Leal Nunes Júnior foram encontrados em um dos censos da cidade de Porto Belo e redondezas, do ano de 1832 "Joaquim Leal Nunes, 46 anos, casado natural de Itapocoroy,sua mulher Genoveva Antônia dos Santos, 28. Filhos: Joaquim 2 anos e Maria 1 ano". Penso que, talvez, esses Leal Nunes possam ser parentes do meu tetravô José. Caso contrário, seria muito coincidência, dois Leal Nunes migraram de SC para a mesma cidade de Morretes, no Paraná, num período, relativamente, próximo. Porém, não encontrei nada que pudesse confirmar essa teoria. Pelos dados desse censo de Porto Belo e redondezas, de 1832, comparando a idade do Joaquim Leal Nunes com a da Genoveva, a diferença entre eles é de +/- 18 anos. Então, ocorreu-me que, também, existe a possibilidade do meu tetravô José ser filho do Joaquim Leal Nunes, só que de um primeiro matrimônio. O Joaquim pode ter ficado viúvo e, então, ter contraído segundas núpcias com a Genoveva. Mas, novamente, isso cai para o campo das probabilidades.

Ficarei muito grato se, de acordo com o que relatei acima, vocês pudessem me dar alguma informação, dica ou sugestão que me possam levar à família do meu tetravô, em SC.

Agradeço, antecipadamente, pela sua atenção e ajuda.

Edek

Resposta

Link directo:

RE: LEAL NUNES em SC e PR

#339916 | robsonlealnunes | 23 dez 2013 08:57 | Em resposta a: #335390

Tenho informação sobre um Jose leal nunes.
Robson tijucas sc
faça contato
48 99056055

Resposta

Link directo:

RE: LEAL NUNES em SC e PR

#339917 | robsonlealnunes | 23 dez 2013 09:11 | Em resposta a: #335390

Tenho informação sobre um Jose leal nunes.
Robson tijucas sc
faça contato
48 99056055

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 set 2024, 09:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen