Nomes próprios incompletos nos assentos assentos de batismo?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Nomes próprios incompletos nos assentos assentos de batismo?

#335496 | jmmoreira | 21 set 2013 16:18

Caros confrades,

Nas pesquisas que tenho feito deparo-me de quando em vez com a seguinte situação: procuro o nome de uma pessoa (por ex. Maria Josefa) mas não encontro nenhum assento de baptismo com esse nome mas sim só com parte do nome próprio. No exemplo, Maria. É isto comum? Será que o assento de baptismo desta Maria não é o da Maria Josefa?

Algumas situações em que verifiquei isso após consulta exaustiva dos registos paroquiais respectivos:
- Maria Joana da Silva filha de João da Silva e de Maria Joana: Será a Maria nascida em Vila Boa de Quires a 18-8-1743?
- Maria Josefa filha de Manuel Luís e de Catarina Barbosa: Será a Maria nascida em Vila Boa de Quires a 3-10-1698?
- Maria Joana filha de António Ribeiro e de Joana Maria: Será a Maria nascida em Vila Boa de Quires a 11-8-1700?
- Maria Josefa filha de Manuel do Couto e de Agostinha Correia: Será a Maria nascida em Rio de Galinhas a 3-2-1703?

Pergunto se já se depararam com situações idênticas e a que conclusão chegaram.

Cordiais cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Nomes próprios incompletos nos assentos assentos de batismo?

#335501 | PP | 21 set 2013 17:50 | Em resposta a: #335496

Caro confrade,

Da minha experiência, julgo que é o mais comum, quase diria regra: raramente aparecem dois nomes. Portanto, é bem possível que esse possa ser o assento da tal Maria Josefa.

Aconselho-o a ler tudo, pois pode haver mais assentos de filhas com o mesmo nome, dado que a anterior pode, entretanto, ter falecido.

Tenha em apreço a idade com que terão casado, atendendo à data de nascimento.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Nomes próprios incompletos nos assentos assentos de batismo?

#335521 | jmmoreira | 22 set 2013 00:02 | Em resposta a: #335496

Caro confrade PP,

Agradeço a opinião que corrobora a minha intuição.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Nomes próprios incompletos nos assentos assentos de batismo?

#365492 | lacardoso | 28 jan 2016 12:24 | Em resposta a: #335521

Caro Confrade jmmoreira

Procuro o casamento de Manuel Monteiro com Mariana Josefa, batizada como Mariana, nascida em Rio de Galinhas a 04.02.1708, fª de Manuel do Couto e Agostinha Correia e irmã da sua Maria Josefa nascida em Rio de Galinhas a 03.02.1703. Sabe onde casa esta Maria Josefa? Qualquer achega que me possa fornecer...
Muito obrigada, cumprimentos, Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

Nomes próprios incompletos nos assentos assentos de batismo?

#365498 | jmmoreira | 28 jan 2016 14:37 | Em resposta a: #365492

Boa tarde,

Dessa família tenho os assentos de baptismo de sete filhos de Manuel do Couto Álvares e de Agostinha Correia casados em Rio de Galinhas a 15-6-1699.
Casamentos dos filhos, só tenho o de Maria Josefa, de quem descendo.
Manuel e Agostinha são os meus fins de linha. Ainda não explorei esse ramo suficientemente. Acredito que seja possível evoluir na ascendência.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Nomes próprios incompletos nos assentos assentos de batismo?

#365503 | lacardoso | 28 jan 2016 16:29 | Em resposta a: #365498

Caro jmmoreira

Obrigada pela sua resposta.
Sabe me dizer em que terra é o casamento da sua Maria Josefa? Eu não encontrei casamento de filhos daquele casal em Rio de Galinhas. Penso que, após o nascimento de Sebastiana em 1714, foram morar noutra terra. Manuel do Couto faleceu em Vila Boa de Quires a 19.10.1744 e Agostinha Correia a 24.02.1744, mas também nesta terra não encontrei casamentos de filhos.
Mais uma vez obrigada.
Cumprimentos, Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

Nomes próprios incompletos nos assentos assentos de batismo?

#365511 | jmmoreira | 28 jan 2016 17:44 | Em resposta a: #365503

Boa tarde,

Casaram em Vila Boa de Quires a 3-4-1724.
Creio que tem razão. Diz nesse assento: "com Maria Josefa filha de Manuel do Couto Álvares e de sua mulher Agostinha Correia assistentes no lugar da Pedra de Buriz e seus pais foram de Rio de Galinhas sendo a tudo testemunhas presentes o mesmo Manuel do Couto e João de Oliveira ambos e todos do lugar de Buriz" [o lugar de Buriz fica em Vila Boa de Quires].

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 05:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen