Bispo de Olinda / João da Purificação Marques Perdigão / Coimbra

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Cargos | Famílias

Bispo de Olinda / João da Purificação Marques Perdigão / Coimbra

#335537 | jamador | 22 set 2013 17:25

Boa tarde,
Procuro a genealogia de João da Purificação Marques Perdigão, nascido em Viana do castelo em 1779, filho de João Marques Perdigão e Catarina Rosa Marques Perdigão.
Veio a ser Bispo de Olinda no Brasil.
Tanto quanto sei formou-se e ordenou-se em Coimbra.
Caso alguém já tenha visto o respectivo processo de genere ou possa algum dia vir a vê-lo, ficar-lhe-ia grato se me passasse qualquer informação.

Muito obrigado
Cumprimentos
J. Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Bispo de Olinda / João da Purificação Marques Perdigão / Coimbra

#335538 | HRC1947 | 22 set 2013 19:20 | Em resposta a: #335537

-
Caro J. Rodrigues;
Conforme deverá ser do seu conhecimento, existem estes elementos na net.
Chama-se a atenção para o caso das " Fontes "....
[ Este artigo não cita as suas fontes ou referências...]

"Nascido a 4 de março de 1779, em Viana do Castelo, Portugal, faleceu, a 30 de abril de 1864, em extrema pobreza, porque distribuía pelos pobres todos os seus recursos. Filho de João Marques Perdigão e Catarina Rosa Marques Perdigão, ele ingressou no Mosteiro de Santa Cruz, dos agostinianos, em Coimbra, e foi ordenado padre a 12 de agosto de 1801. Foi transferido para o Brasil, em 1809, a fim de ocupar o cargo de Tesoureiro-mor do Bispado de São Sebastião do Rio de Janeiro. Nessa cidade ele ficou até passar-se para Pernambuco, por ter sido nomeado Bispo de Olinda, por Dom Pedro I, a 18 de outubro de 1829. Mas, só chegou a Olinda/Recife a 4 de agosto de 1830, ficando à frente daquela diocese como Administrador, no aguardo da confirmação da Santa Sé, que só aconteceu em 1833 - sua ordenação episcopal e posse solene se deu a 29 de setembro desse ano. O seu episcopado foi o mais longo da história da Diocese de Olinda, hoje Arquidiocese de Olinda e Recife, estendendo-se até falecer. Figura marcante como bispo, de espírito missionário, mudou-se do palácio de Olinda para o Palácio da Soledade, em Recife, de onde empreendeu cinco visitas pastorais, a cavalo, visitando todo o sertão abrangido por sua diocese, que se estendia, no seu tempo, pelas províncias que hoje contituem os estados de Pernambuco, Alagoas, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte."
--
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2144338
-
João Purificação Marques Perdigão
Filho de;- Marques Perdigão
e de Francisca Xavier R. Páris
Avós maternos;-
Bento José R. Páris Cavalão
e Joana Maria Silva
-
http://saber.sapo.pt/wiki/Jo%C3%A3o_da_Purifica%C3%A7%C3%A3o_Marques_Perdig%C3%A3o
--
Cumprimentos
Henrique
-

Resposta

Link directo:

RE: Bispo de Olinda / João da Purificação Marques Perdigão / Coimbra

#335539 | HRC1947 | 22 set 2013 19:31 | Em resposta a: #335538

-
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_da_Purifica%C3%A7%C3%A3o_Marques_Perdig%C3%A3o
Henrique
-

Resposta

Link directo:

RE: Bispo de Olinda / João da Purificação Marques Perdigão / Coimbra

#335551 | jamador | 22 set 2013 23:52 | Em resposta a: #335539

Caro Henrique,
Muito grato pelas suas informações. Parte delas já conhecia mas ignorava por exemplo o livro a que se faz referência. Tentarei consultá-lo sem dúvida.
Contudo o que motiva a investigação é a informação genealógica e não a biográfica, ainda que tenha curiosidade também por esta.
Investigo os Marques Perdigão em Coimbra e pretendo também confirmar a relação de alguns Marques perdigão do Brasil com os primeiros.
João da Purificação Marques Perdigão, ainda que nascido em Viana do Castelo, provém de família de Coimbra mas não tenho tido sucesso em encontrar os seus ascendentes.

Quanto ao outro homónimo que aqui referencia, do Geneall de resto, é seguramente outro.
Agradece e cumprimenta
Jorge Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Bispo de Olinda / João da Purificação Marques Perdigão / Coimbra

#335552 | HRC1947 | 23 set 2013 00:15 | Em resposta a: #335551

-
Caro Jorge;
OK.
Verificando que o Confrade "presta atenção ao que
o rodeia", resolvi enviar este link que tinha ficado
pendente, aquando da " busca anterior "...
http://bibliot3ca.wordpress.com/a-presenca-de-clerigos-catolicos-na-maconaria/
Boa sorte.
Melhores cumprimentos
Henrique
-

Resposta

Link directo:

RE: Bispo de Olinda / João da Purificação Marques Perdigão / Coimbra

#335553 | jamador | 23 set 2013 00:26 | Em resposta a: #335552

Caro Henrique,
Esta sim é para mim completa novidade.
Li em diagonal amanhã vou reler com mais tempo.
Obrigado pela pista.
Cumprimentos
Jorge Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Bispo de Olinda / João da Purificação Marques Perdigão / Coimbra

#335654 | Casimiro | 24 set 2013 19:22 | Em resposta a: #335553

Caro J. Rodrigues,
Se ainda lhe interessa, mando-lhe o teor do assento de nascimento de João:
"João, filho de João Marques Perdigam e Catarina Rosa Marques, moradores na Rua de Santiago e fregueses desta Igreja Colegiada da Matriz da vila de Viana, neto paterno de Francisco Marques Perdigão e Joana Maria, naturais da cidade de Coimbra e freguesia de Santa Cruz e materno de Maria Josefa, solteira, desta vila. Nasceu aos quatro dias do mês de Março do ano de mil setecentos e setenta e nove e aos doze do mesmo mês e ano, nesta Igreja e por mim o Padre Jerónimo Martins, coadjutor dela, foi baptizado e dos santos óleos administrado. Foram seus padrinhos João Gaspar Rego e Josefa Teresa e para constar fiz este assento, que assinei. Viana, ut supra. o Padre Jerónimo Martins."

Espero ter sido útil.
Melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Bispo de Olinda / João da Purificação Marques Perdigão / Coimbra

#335675 | jamador | 25 set 2013 00:04 | Em resposta a: #335654

Boa noite,
Agradeço reconhecidamente a boa vontade mas na verdade já conhecia o registo.
No entanto, tentando seguir as pistas que o mesmo deixa, nomeadamente em relação ao ramo Marques Perdigão que me interessa em particular, não encontrei o rasto do pai e avós paternos. Os livros de Viana do Castelo creio não estarem ainda na internet e as tentativas feitas nos livros de Santa Cruz foram infrutíferas.
Estou convencido de que neste registo poderá haver alguma incorrecção.
Daí o meu particular interesse em conhecer a Inquirição de Genere do João da Purificação Marques Perdigão que não só poderia esclarecer estes aspectos como outros de interesse ao fim em vista.
Obrigado pela colaboração.
Cumprimentos
Jorge Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Bispo de Olinda / João da Purificação Marques Perdigão / Coimbra

#335702 | HRC1947 | 25 set 2013 13:53 | Em resposta a: #335675

-
Caro Jorge;
.... Verificados os ficheiros do A. U. C.- Ordenações Sacerdotais,
e Inscrições de alunos, não se encontrou nada do seu ancestral;
João Purificação Marques Perdigão.
Apareceu sim uma ficha de Canones, inscrição de aluno; anos
1767, 1768, 1769, em nome de João Marques Perdigão, residente
em Coimbra, consultadas as três pastas "na diagonal " nada apareceu.
o que não quer dizer que não exista.
Este Perdigão poderá ser familiar do Bispo de Olinda, existe uma
diferença de [ +/- ] 30 anos entre eles.... talvez um tio, no entanto
não passa de uma hipótese!
Sendo o que se me oferece, subscrevo-me
Henrique
-

Resposta

Link directo:

RE: Bispo de Olinda / João da Purificação Marques Perdigão / Coimbra

#335706 | HRC1947 | 25 set 2013 15:04 | Em resposta a: #335702

Caro Jorge;
Em aditamento ao que foi escrito;
... Este João Marques Perdigão, Natural de Coimbra,
inscrito em Cânones; anos 1763, 1767, 68, 69 e 1776:
Curioso que em 1779 nasce V. Castelo o Bispo.

" Ordem de Santo Agostinho (OSA), em latim Ordo Sancti Augustini, cujos membros são denominados frades agostinianos ou agostinhos, é uma ordem religiosa católica de frades mendicantes que seguem a linha de pensamento de Santo Agostinho.

Na ordem, há frades ordenados sacerdotes... e há os que não são, fazendo apenas os votos de profissão religiosa."
Henrique
-

Resposta

Link directo:

RE: Bispo de Olinda / João da Purificação Marques Perdigão / Coimbra

#335769 | jamador | 25 set 2013 22:19 | Em resposta a: #335706

Caro Henrique,
Essa informação é muito interessante.
Olhando para os dados que tenho sobre os Marques Perdigão encontro vários de nome João.
No entanto só há um que se situa nessas datas.
Quem anda metido nestas coisas sabe que não deve rejeitar à partida nenhuma hipótese mesmo que à primeira vista possa parecer descabida. É o caso.
O João Marques Perdigão que tenho nesta época e local é de facto o pai do bispo.
Se assim for isso poderia explicar o facto de ter ido para Viana do Castelo.
Será que nessa documentação não diz nada sobre a filiação deste João ?
Vou reler e reflectir nos dados que tenho para ver se me escapou algo.
Obrigado também por esta.
Jorge Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Bispo de Olinda / João da Purificação Marques Perdigão / Coimbra

#335777 | HRC1947 | 25 set 2013 23:43 | Em resposta a: #335769

-
Caro Jorge;
Na primeira mensagem, li nas entrelinhas que haveria qualquer coisa fora do habitual.
Como o Confrade já em tempo tinha solicitado ajuda para obtenção da I. G. e o assunto
não teve seguimento, logo verifiquei que este caso devia ser difícil.
Se analisar a pequena estória contada neste tópico, ficamos com a seguinte sensação:
João Marques Perdigão, [ o que hoje encontrei ], deve ter tido aproveitamento em Cânones,
naquela época para alguns a " coisa " era fácil! ....
Quando voltar ao Arquivo, vou analisar tudo ao pormenor, desta vez não houve tempo para
mais, mas estou em crer que irei encontrar a estória deste aluno que frequentou Cânones uns
5 anos. Falta verificar outras fichas de cartolina sobre Cânones, e pode ser que encontre a
sequência.
Partindo do principio que o pai do bispo foi colocado em V. Castelo, com a influência que tinha,
mais tarde teria conciliado as coisas para o filho ir para o Brasil, tanto mais que este seguiu vida sacerdotal.
Sou de opinião que João Purificação M. Perdigão, só teria feito os votos de profissão religiosa.....
O pai deve ter tido muita influência no desenrolar da vida futura do filho.
Repare que a situação no Brasil, naquela época era complicada, o João Purificação chegou a terras de Vera
Cruz como padre, mais tarde D. Pedro o indicou como Bispo, tendo uns anos depois vindo a autorização
Papal etc....
Depois é só ler a história deste homem no Brasil como Bispo, visitou muitas localidades em cima de um
cavalo, fez bem a muita gente , e manteve-se como bispo por longo tempo.
Envio uma relação de assinantes p.b.i. Distrito Coimbra, e existem 17 apelidos " Perdigão ". Claro que
isto é uma gota de água em relação ao numero total de apelidos Perdigão.
Outro pormenor; Encontrei um número elevado de apelidos Perdigão nas fichas de antigos alunos Univ.

http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Distrito%20de%20Coimbra/who/Perdig%C3%A3o/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true

http://www.ez-team.com/turismo/coimbra/
--
Melhores cumprimentos
Henrique
-

Resposta

Link directo:

RE: Bispo de Olinda / João da Purificação Marques Perdigão / Coimbra

#335784 | HRC1947 | 26 set 2013 02:00 | Em resposta a: #335777

-
... Esta lista já a tinha enviado em tempo à Confreira Klo.
Estava a dar uma vista de olhos, e reparei neste " Júnior ".

João Marques Perdigão Júnior, 50 anos, Casado, Escrivão, Rua Cândido dos Reis, Sé Nova-Coimbra.
-http://jamador.6te.net/list/list.html
Henrique
-

Resposta

Link directo:

RE: Bispo de Olinda / João da Purificação Marques Perdigão / Coimbra

#335785 | HRC1947 | 26 set 2013 02:11 | Em resposta a: #335784

-
Possivelmente este será o " Júnior " ?...
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=60101
Henrique

Resposta

Link directo:

RE: José Bonifácio Andrade e Silva

#335859 | HRC1947 | 26 set 2013 22:28 | Em resposta a: #335785

-
Caro Jorge;
Sugiro, se assim o entender, que faça uma análise ao tempo deste José Bonifácio,
Lente da Univ. Coimbra, e do pai do Bispo, João Marques Perdigão.
Naquela altura poderiam ter sido bons amigos! ...

http://dererummundi.blogspot.pt/2012/08/jose-bonifacio-de-andrada-e-silva-1763.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Bonif%C3%A1cio_de_Andrada_e_Silva
Cumprimentos
Henrique
-

Resposta

Link directo:

RE: Bispo de Olinda / João da Purificação Marques Perdigão / Coimbra

#335863 | jamador | 26 set 2013 23:38 | Em resposta a: #335785

Caro Henrique,
Só agora vi as suas mensagens que não foram avisadas para o mail.
O Perdigão 'Junior' que refere e o que refere são primos direitos, ambos netos de um homónimo deles.
Faz de facto confusão, e daí a dificuldade - mais uma - de relacionar estes (ou não) com os da família do Bispo e outros do Brasil.
A lista que refere e onde e onde aparece o João Marques perdigão Júnior tem-me sido de grande utilidade e por isso a divulguei na internet no meu site.
Quanto ao José Bonifácio Andrade e Silva cuja biografia desconhecia é bem possível que pudesse haver alguma proximidade dada a contemporaneidade e o eventual relacionamento com o imperador. Conhecidos era mais que provável que o fossem.
Hei-de-ler mais sobre o assunto.
Agradeço por tudo.
Cumprimentos
Jorge Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Bispo de Olinda / João da Purificação Marques Perdigão / Coimbra

#335868 | jamador | 27 set 2013 00:09 | Em resposta a: #335777

Caro Henrique,
Também esta me escapou.
A sua teoria faz de facto sentido.
Posso acrescentar ainda que o Bispo tinha um irmão Manuel Marques Perdigão que também foi para o Brasil. Era cavaleiro da Ordem de Cristo.
Ao que parece, não confirmei, netos pela via materna do Dr.Feliciano Marques Perdigão, tanto quanto julgo saber Guarda da Biblioteca Real do Rio de Janeiro e perceptor do príncipe.
Preciso de ler bastante mais para perceber mas vislumbra-se aqui bastante matéria.
Não obstante não me posso perder nauqle que é o meu primeiro objectivo, de ordem genealógica, que é o de saber se os Marques Perdigão entroncam todos na mesma raíz em Coimbra como acredito que seja.
Daí que todos os que forem Marques Perdigão me interessam, ou filhos de outros Marques Perdigão.
No entanto não convém confundir com Perdigão apenas, que é um apelido mais comum e aparece em muitas famílias com origens também muito diversas e que pode não ter nada a ver com aqueles de falamos.
Cumprimentos
Jorge Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Bispo de Olinda / João da Purificação Marques Perdigão / Coimbra

#335872 | HRC1947 | 27 set 2013 00:41 | Em resposta a: #335868

-
Caro Jorge;
As coisas começam a fazer sentido.
Aquando dos preparativos da Indep. Brasil, muita coisa se passou, a ida da Maçonaria, e outros factos etc.
A História por vezes ajuda a perceber todo o desenrolar dos n/ ancestrais em Terras V. Cruz.
Envio um endereço electrónico, onde pode visualizar uma [ casa antiga, alta e vistosa] , imagine foi onde
viveu enquanto esteve em Coimbra, o Lente Univ. José Bonifácio.

... Acresce que por lapso não lhe falei neste seu ancestral, que trabalhou na U. C.
Bom, por hoje é tudo,
melhores cumprimentos
Henrique
---------
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=42652
O Francisco Marques Perdigão (filho) é pois irmão da minha trisavó Emília da Conceição M. P.
O Francisco Marques Perdigão (filho) trabalhava na Universidade de Coimbra.]
---
RE: Os fundidores Levache e José Levache no concelho de Alvaiázere. 27-04-2013, 23:52
Autor: HRC1947 [responder para o fórum] Henrique Dias;
Obrigado pelo link.
Entretanto envio endereço da casa Senhorial onde o José Bonifácio viveu, aquando da sua
permanência em Coimbra etc.
O segundo endereço, está com problemas de leitura, porém as fotos estão boas, sugiro que
veja as 2 da pág.10: {para + imagem [ Ctrl + em simultâneo ]
Os m/ melhores cumprimentos
Ana
-
http://goo.gl/maps/0YQhd
http://gch.cm-coimbra.pt/wp-content/uploads/2012/10/3-Divulga%C3%A7%C3%A3o-An%C3%A1lise-t%C3%A9cnica_%C3%81guas-de-Coimbra-v%C3%A1rias-art%C3%A9rias-5-Fase.pdf
--
.

Resposta

Link directo:

RE: Bispo de Olinda / João da Purificação Marques Perdigão / Coimbra

#335878 | HRC1947 | 27 set 2013 02:06 | Em resposta a: #335872

-
"João Marques Perdigão – Decreto nomeando-o Moço da Imperial Câmara, dado no Palácio do Rio de Janeiro, a 02.12.1840 – Livro 7.º da Casa Imperial, fl. 139.
Nota: João Marques Perdigão, nascido em 1805¸ no Rio de Janeiro, e falecido em 13.11.1870, no Rio de Janeiro, na rua São Clemente 49 – sepult. no Cemitério de São João Batista. Moço da Imperial Câmara [02.12.1840]. Filho de Manuel Marques Perdigão e de Ana Peregrina Rangel de Caldas Telo – descendente de família de povoadores da Cidade do Rio de Janeiro.
Casou duas vezes, a primeira, em 1827, no Rio de Janeiro, com Carolina Micaela de Guimarães, falecida antes de 1838, filha de Francisco Antonio de Guimarães e de Maria Angélica do Amor Divino; e, a segunda, em 15.04.1838, no Rio de Janeiro, com Candida Augusta de Lima, natural do Rio de Janeiro, onde faleceu em 26.04.1863, filha de Antonio Francisco de Lima."
http://www.cbg.org.br/novo/mocos-da-real-e-imperial-camara/
Henrique
-

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 12:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen