Família Rua - Origem Castro Daire

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Família Rua - Origem Castro Daire

#335648 | AnaRua | 24 set 2013 17:53

Olá, chamo-me Ana Carina da Silva Rua e estou a começar a tentar formar a minha árvore e comecei com registos do meu bisavô .

Aqui vão alguns dados

Rufino da Rua ( 1879 - 1931 ) casado com Susana Carneiro Rua ( ... - 1938 )
Filhos
Maria Celeste Carneiro Rua - 1921 - ( pelo que consta ainda viva)
João Augusto Carneiro Rua - 1923 - 2002
José Augusto Carneiro Rua - 1925 - ( pelo que consta ainda vivo )
Jaime Augusto Carneiro Rua - 1927 - 1996 ( o meu avô ) - Filho - Carlos Manuel de Jesus Rua 1957- (...)

Todos eles nascidos em Castro Daire.

Eu sou filha de Carlos Manuel de Jesus Rua e tenho mais dois irmãos o Carlos Daniel e o Carlos Rafael da Silva Rua .
Somos residentes em Sintra.

Pelo que tenho reunido, o meu bisvô Rufino da Rua , combateu na Grande Guerra no Sul de África contra os alemães entre 7 de Janeiro de 1915 a 26 de Fevereiro de 1917 - Portaria Provincial nº1237 de 1914. Era 1º Sargento nº 352 da 3ª Divisão do Depósito Colonial.

Se Alguém souber alguma ligação, era bom partilharem!

Entretanto aguardo resposta do Arquivo de Viseu e da Liga dos Combatentes, pois ele era sócio deles.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rua - Origem Castro Daire

#335663 | HRC1947 | 24 set 2013 21:48 | Em resposta a: #335648

-
http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Família Rua - Origem Castro Daire

#335879 | rafael | 27 set 2013 03:16 | Em resposta a: #335663

Cara Senhora

A título de curiosidade,na ascendência de minha mulher aparece o apelido-RUA-mas em Almodôvar,Baixo Alentejo, de onde ela é natural.Mas,achei interessante esta sua informação,porque é apelido,penso eu, pouco vulgar e tb. há a variante-RUAS.

Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Rua - Origem Castro Daire

#335944 | AnaRua | 28 set 2013 00:18 | Em resposta a: #335879

Sr. Rafael, os Rua estão espalhados por muitos pontos do país e do mundo...

Fala-se que eram três irmãos Judeus, dois rapazes e uma rapariga, que viajaram e um ficou por Espanha e os outros dois vieram para Portugal. A partir daí começaram a espalhar-se.

Da minha parte sei que começou no Norte, mas até para o Algarve vieram.

Se quiser colocar as ligações da sua esposa, fico grata, assim pesquisarei se há alguma ligação :)

Obrigada!

Resposta

Link directo:

RE: Família Rua - Origem Castro Daire

#335969 | Maria Ribeiro | 28 set 2013 17:27 | Em resposta a: #335944

Confrade Ana Rua


Encontrei, a paroquiar na freguesia de Requeixo, concelho de Aveiro, entre os anos de 1731 e 1751, o dr. Francisco Xavier da Rua. Na mesma localidade, revelando notável longevidade, veio a falecer em 1784. Com ele, levou , para a mesma freguesia, outros elementos da família. Levou, pelo menos, um sobrinho, creio que também Francisco, que veio a paroquiar em Fermentelos, cuja igreja era, então, anexa da de Requeixo. Levou, também um elemento do sexo feminino, provavelmente também sobrinha, que casou noutra aldeia da freguesia.
O dr. francisco xavier da Rua era natural de Alverca, termo de Trancoso, onde nasceu em 1687. Recebeu os graus de mestre em Artes e bacharel na Faculdade de Direito Pontifício, vindo a ocupar os lugares de advogado da Casa da Suplicação, Protonotário Apostólico e, em simultâneo com o priorado de Requeixo, foi juíz conservador dos religiosos dominicanos do Convento de Aveiro. Na qualidade de secretário, acompanhou a embaixada enviada pelo rei ao imperador da China. Escreveu uma «Relação da Embaixada que por ordem del rei D. João V fez ao imperador da China Yum Chim, Alexandre Metello de Sousa e Meneses, no ano de 1725, com trinta caixões de presente. Acabado de escrever em 1722.» Não era, portanto, umj comum prior de uma freguesia rural.
Foi-lhe passada carta de Brasão a 12 de Julho de 1771 e registado no cartório da Nobreza, L. I, fl. 156 v. O brasão tinha forma ovada e era esquartelado. No 1º quartel tinha as armas dos Rua, no 2º as dos Fonsecas, no 3º as dos Pinheiros e no 4º as dos Gomes. Estas informações foramk colhidas nos registos paroquiais, no Tombo Velho da Igreja e na «Biblioteca Lusitana histórica, crítica e cronológica» de Diogo Barbosa Machado.
Espero que estas informações lhe sejam de alguma utilidade.

Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Rua - Origem Castro Daire

#335988 | AnaRua | 28 set 2013 23:26 | Em resposta a: #335969

Cara Maria Ribeiro, muito obrigada por estas informações :)

Eu como estou a iniciar as minhas pesquisas, ainda ando um pouco desorganizada de onde pesquisar. Já enviei email inclusive ao Arquivo de Viseu, que ficaram de me responder até agora, pois é me impossivel ir lá sendo eu de Sintra.
Tudo o que vier, para mim é útil, pois assim tenho sempre pontos aonde pegar e unir.

Muito obrigada mais uma vez!

Resposta

Link directo:

RE: Família Rua - Origem Castro Daire

#335992 | Maria Ribeiro | 29 set 2013 00:41 | Em resposta a: #335988

Cara Ana Rua

Aconselho-a a ler, aqui mesmo, o tópico padre agostinho José da Rua. É só preencher o tectângulo em branco, em cima e clickar em pesquisar. É provável que haja alguma relação familiar.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rua - Origem Castro Daire

#335993 | HRC1947 | 29 set 2013 00:59 | Em resposta a: #335992

-
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=325589&fview=e
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Família Rua - Origem Castro Daire

#336424 | AnaRua | 08 out 2013 01:44 | Em resposta a: #335993

http://pagfam.geneall.net/12972/pessoas_search.php

Aqui fica a minha página para quem quiser visitar, tem a minha arvore. Obrigada

Resposta

Link directo:

Família Rua - Origem Castro Daire

#390436 | Jpsrrua | 27 mar 2018 17:17 | Em resposta a: #335648

Olá,

O meu avô é o José Augusto Carneiro Rua, mencionado uns tópicos acima. Posso ajudar a reconstruir esse lado da familia.

Resposta

Link directo:

Família Rua - Origem Castro Daire

#413768 | crisemcasa | 08 abr 2019 19:16 | Em resposta a: #390436

Batismo de Diamantino, filho de José Maria Rua- Escarigo, Figueira de Castelo Rodrigo 1870
https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1193493

Resposta

Link directo:

Família Rua - Origem Castro Daire

#426028 | Jpsrrua | 29 jul 2020 12:41 | Em resposta a: #335648

Ana, o meu avô era o José Augusto Carneiro Rua. Lembro-me dele falar do Jaime, do João e da Celeste... posso ajudar a ampliar a árvore da familia. O meu avô teve dois filhos (o meu pai e o meu tio), e ambos tiveram também filhos, que têm já filhos também.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 12:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen