Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#335711 | chardon | 25 set 2013 16:24

Caros confrades,

Alguém tem informação sobre todos os filhos do Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina? Além dos que constam aqui?
Ando especificamente em busca de uma D. Inês Francisca Xavier de Noronha, nascida nos Mártires em data incerta (imagino que entre 1743 e 1750), que desconfio ser filha dele. Esta D. Inês Francisca foi mãe em 1770, tendo tido um filho natural de Florêncio António Rademaker.

Atenciosamente,

R.

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#335735 | chardon | 25 set 2013 19:12 | Em resposta a: #335711

renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#335790 | chardon | 26 set 2013 09:19 | Em resposta a: #335735

renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#335836 | Jorge Resende | 26 set 2013 19:56 | Em resposta a: #335711

Nos batismos da Igreja dos Mártires, 1762-1772, corrido todo o índice que figura no final do livro, Inês Francisca Xavier, que surge como mãe de 3 filhos como poderá ver:

Na página 1 verso, José nascido em 1724
Na página 6 verso Rosa nascida em 1727
Na página 7 António nascido em 1728.

Lê-se que o pai destas crianças foi o Visconde de Barbacena, Luís Furtado de Castro Rio,e Mendonça natural de Penamacor (freguesia de São Tiago) , e que Inês Francisca Xavier Noronha foi batizada na paróquia de São Paulo Lisboa, cujos assentos não estão online.
Será esta Inês aquela que procura? Aguardo a sua informação Cpts Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#335838 | Jorge Resende | 26 set 2013 20:35 | Em resposta a: #335836

No livro de batismos 1740-1763 paróquia de São Paulo , Lisboa, página 131, encontrará o assento de batismo de Inês, ali batizada em 1698 mas esse registo só apare em 1762.

Espero ter ajudado Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#335846 | Jorge Resende | 26 set 2013 21:24 | Em resposta a: #335838

Na paróquia de S.Paulo, livro de casamentos 1757-1846, na página 58 encontra-se o assento de casamento de Inês Francisca com o Visconde Luís Xavier. Será que dei alguma ajuda ou estou a estragar a sua investigação? É que os livros antes do terramoto desapareceram e mais tarde, quem tinha massa, junto de cartórios repunham os assentos relativos às suas famílias.
Cpts Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#335855 | Jorge Resende | 26 set 2013 22:03 | Em resposta a: #335838

Na paróquia de S.Paulo, livro de casamentos 1757-1846, na página 58 encontra-se o assento de casamento de Inês Francisca com o Visconde Luís Xavier. Será que dei alguma ajuda ou estou a estragar a sua investigação? É que os livros antes do terramoto desapareceram e mais tarde, quem tinha massa, junto de cartórios repunham os assentos relativos às suas famílias.
Cpts Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#335861 | Jorge Resende | 26 set 2013 22:36 | Em resposta a: #335838

No livro S. Paulo, batismos, 1740-1763, pág 89 verso, o assento de batismo de Maria Joaquina Noronha, assento relativo ao batismo de Outº 1739 mas só transcrito em 28.6.1760. Filha de Francisco Xavier Noronha e Catarina Margarida.

Cpts Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#335862 | chardon | 26 set 2013 23:01 | Em resposta a: #335861

Caro Jorge Resende,

Muito obrigado pela ajuda. O que se passa é o seguinte:
Tenho um antepassado de seu nome Francisco António Rademaker que era filho natural de Florêncio António Rademaker e de D. Inês Francisca Xavier de Noronha. No registo de baptismo de Francisco, de 1770, não surgem os nomes dos avós. Do lado Rademaker sei bem quem são, a família está bem documentada. Em relação a esta D. Inês Francisca é que é um problema. Nesse assento diz que D.Inês Francisca Xavier de Noronha foi baptizada nos mártires. Tendo sido mãe em 1770, não pode ser a condessa de Barbacena. As minhas hipóteses neste momento são os Barbacenas, o marquês de Angeja (alguma filha não documentada?) ou este Dr. Francisco António de Noronha e Pina casado com Catarina Margarida Avondano. A família Avondano é bem conhecida, eram de origem genovesa e Pedro Jorge Avondano, pai desta Catarina Margarida, foi um dos principais músicos da corte, grande compositor que deixou obra que ainda se toca hoje. No registo de baptismo de Francisco António vem um padrinho, Frei João da Mata, que segundo investiguei foi um músico importante da mesma época, na composição de música sacra. Isto aponta para esta gente. Mas por outro lado, o nome ser igual ao da condessa de Barbacena é muito suspeito... para adensar a confusão, este Francisco António tem uma filha afilhada do conde de vimioso, que casou com D. Domingas Manoel de Noronha... sendo que não houve descendência deste casamento (que se saiba).
Resumindo... preciso de encontrar uma Inês Francisca Xavier de Noronha nascida entre 1740-1750, mais coisa menos coisa. Nos Mártires não encontrei nada, apesar de ter sido lá baptizada. Enfim... é um daqueles imbróglios. Talvez em S. Pauio?
Se tiver alguma informação que possa partilhar, ficar-lhe-ei muito grato.

Atenciosamente,
Ricardo Leitão.

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#335866 | Jorge Resende | 26 set 2013 23:53 | Em resposta a: #335862

Qual a data e paróquia do assento de Franc. António Rademaker? Vi 1770 Mártires nada encontrei. Nos Mártires nada em relação a Inês. Provavelmente foi batizada noutra paróquia ou então esta Ines não pediu reescrita do seu batismo, será?

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#335884 | chardon | 27 set 2013 09:34 | Em resposta a: #335866

Bom dia!

O assento de baptismo de Francisco António Rademaker está na freguesia de S. José, erradamente sob o nome Francisca, erro do pároco ao passar a limpo, provavelmente.
Talvez Inês tenha sido reescrita em S. Paulo? É possível?

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#335891 | ant.perestrelo | 27 set 2013 13:22 | Em resposta a: #335884

Caro Chardon,

O que tenho desse Francisco Xavier é o que segue em baixo, talvez lhe seja útil:

3.FRANCISCO XAVIER DE NORONHA E PINA Casou na freguesia dos Martires com D.CATARINA AVONDANO, natural da freguesia de Santa Catarina e tiveram:

4.LOURENÇO ANTÓNIO DE NORONHA. Casou com D. MARIA MADALENA GENS COUTO. S.g. Deixou como herdeiras suas sobrinhas, filhas de sua irmã D. Teresa Luísa de Noronha casada com José Salgado já falecidos.( RGT lv 354 fl 62)

4. D. MARIA, baptizada na freguesia de S. Paulo em 28 de Junho de 1760. Foi padrinho José da Silva Pessanha.

4.D.ANA MARGARIDA DE NORONHA, natural da freguesia de Santa Catarina. Casou duas vezes. A primeira na freguesia das Mercês em 22 de Maio de 1773 com BARTOLOMEU FERREIRA, filho de Luís dos Santos Ferreira e de Maximiana da Conceição, natural da freguesia de S. Julião. Foram testemunhas: Alberto Jacques de Sales e António Farinha Martins. Casou segunda vez com JOAQUIM JANUÁRIO CALDEIRA. Teve do primeiro casamento:

5.D.ANA, baptizada em Lisboa na freguesia das Mercês em 30 de Julho de 1773, nascida a 24 de Julho. Foi padrinho Joaquim José de Oliveira. Os pais moradores na Rua da Rosa.

4. D.JOAQUINA TERESA DE NORONHA, natural da freguesia de S. José. Casou na freguesia das Mercês em 11 de Março de 1771 com FRANCISCO XAVIER DE NEGREIROS, filho de Caetano Alberto de Negreiros, e de D: Ana Maria Cláudia, natural da freguesia das Mercês. Foram testemunhas o reverendo Padre Bento Barbosa Lima e António Farinha Martins, Tesoureiro desta Igreja.Faleceu em 27 de Fevereiro de 1820 na rua de S. Joaquim em Lisboa, na freguesia de Santa Isabel, já viúva. Deixou testamento sendo suas herdeiras as suas sobrinhas D. Ana Luísa de Noronha Salgado e D. Maria da Madre de Deus de Noronha Salgado.

4.D.TERESA LUÍSA DE NORONHA. Casou com o Dr. JOÃO SALGADO DA SILVA.
Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#335894 | chardon | 27 set 2013 14:43 | Em resposta a: #335891

Caro António,

Relativamente à informação que deixa, que, de resto, muito agradeço, a minha pergunta é: Alguma vez se cruzou com uma Inês Francisca? Suspeito que seja também filha deles.

Atenciosamente,

Ricardo Leitão.

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#335901 | ant.perestrelo | 27 set 2013 15:40 | Em resposta a: #335894

Caro Ricardo,

Certamente que não, pois se me tivesse deparado com ela a teria registada, o que não acontece. O interesse por estes Noronhas foi devido ao 2º casamento de D.Ana Margarida de Noronha com Joaquim Januário Caleira, meu parente colateral, de quemhouve geração.

Cumprimentos

António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#335902 | chardon | 27 set 2013 15:57 | Em resposta a: #335901

Caro António,

Nesse caso continuarei à procura. Ela existe, é contemporânea dos filhos de Francisco Xavier de Noronha e Pina, da mesma freguesia, mas também pode ser neta da Viscondessa de Barbacena, ou filha do 3º Marquês de Angeja. Com o nome registado assim "D. Inês Francisca Xavier de Noronha", só pode ser uma destas três hipóteses. Resta saber qual. Obrigado pelo contributo.

Atenciosamente,

R.

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#335907 | Samuel C O Castro | 27 set 2013 17:22 | Em resposta a: #335836

Prezado Jorge Resende,

Por acaso você tem anotado as datas completas dos 3 assentos de Batismo que referiste dos filhos do Visconde de Barbacena, Luís Xavier Furtado de Castro Rio e Mendonça; como também as datas completas do Batismo e do casamento da Inês Francisca Xavier Noronha? Que pudesse fazer a gentileza de disponibilizar-me? Se também constar as datas dos respectivos nascimento, também serão muito bem vindas.

Esses dados serão muito úteis para minha base dos Castros. Tentei ver no site do FamilySearch, mas notei que de Lisboa ainda não estão disponíveis.

Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#335927 | Jorge Resende | 27 set 2013 20:54 | Em resposta a: #335907

Casam. de Inês c/Luís Xavier Paróquia São Paulo livro casamts 1757-1846 pág. 58;
Batismo de Inês Francisca Noronha - Paróquia São Paulo, livro 1740-1763 pág. 131 (foi batiz. 1698 assento reescrito em 1762).
Batismo filhos de Inês e Luís Xavier - encontram-se no livro Paróquia Mártires 1762-1772 :
Pág 1 verso, José, nascido em 1724
Pág 6 verso Rosa, nascida em 1727
Pág 7 António, nascido em 1728.

Cpts Resende

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#335929 | Jorge Resende | 27 set 2013 21:05 | Em resposta a: #335884

Meu caro, vejo que está numa difícil encruzilhada, pois penso que a Inês, que tudo faz crer nasceu antes do terramoto, nos tempos que seguiram a 1755 nos Mártires não pediu reformulação do assento, em São Paulo nada existe.
O Francisco Rad., filho de Florêncio e Inês em 1770, foi filho natural porque os pais eram solteiros, como acredito que saiba, o mais que se poderia era tentar saber se Florêncio casou com Inês à posteriori, para isso ter-se-ia que correr todas as paróquias de Lisboa e são imensas como também sabe, mas nem mesmo o assento de Florêncio aparece em Mártires, caso igual ao de Inês.

O nome Inês é um nome que traz sempre mistério, parece. Tenho um amigo confrade, Paiva Manso,que também na família Paiva Manso tem um personagem de nome Inês Perpétua de Castro que casou com um Paiva Manso, mas não se sabe onde, nem tão pouco se sabe onde nasceu. Como vê, Inês, nome bonito, nestas coisas do passado parece representar mistério.

O casamento de Florêncio talvez exista se correr todos os casamentos das paróquias de Lisboa, o que é muito difícil. Cps Resende

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#335974 | Jorge Resende | 28 set 2013 19:45 | Em resposta a: #335929

Na paróquia de São José, em 1830, faleceu um Florêncio António, será o pai de Francisco? Morava na Rua do Cardal, era solteiro...
Consulte óbitos de São José, livro 1816-1832, pág. 208
Cpts Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#336008 | Samuel C O Castro | 29 set 2013 12:26 | Em resposta a: #335927

Prezado Jorge Resende,

Pela sua resposta, presumo que não tens as datas completas que solicitei.

De qualquer forma, o meu muito obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#336016 | Jorge Resende | 29 set 2013 16:59 | Em resposta a: #336008

Peço desculpa mas aqui vai a informação, só não a dei porque me convenci que o amigo tinha acesso aos livros paroquiais.
Assim:
Igreja dos Mártires:
ROSA 27.1.1727
António 11.9.1728
José 19.8.1724

Igreja de São Paulo:
Inês Xavier Noronha, nasceu 8.1.1698
Casamento Inês e Luis Furtado, Viscondes de Barbacena, ano de 1715
Cpts Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#336024 | Samuel C O Castro | 29 set 2013 22:29 | Em resposta a: #336016

Prezado Jorge Resende,

Como resido no norte do Estado de São Paulo, Brasil, não tenho acesso aos livros paroquiais de Lisboa.

Muitíssimo obrigado pelas informações. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#336026 | roz | 29 set 2013 22:34 | Em resposta a: #335902

Caro Ricardo Leitao

Acha que podera' ser um caso de "baptismo oculto" ou "matrimonio oculto" e por isso nao se encontra? Ate ha coisa de um ano eu nem sabia que isso existia mas encontrei um colateral nessas condicoes. Uns anos depois dos acontecimentos estes foram anotados nos livros paroquiais, assumo eu porque a razao do "oculto" se teria resolvido. Envio-lhe o link no caso de querer ver a que me refiro.
http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3648508 e clique em 0990.TIF , em nome de Alvaro Jose de Artiaga. Existe tambem o baptismo do 1.o filho nas mesmas condicoes.

'E so uma suposicao para o seu caso.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#336028 | Jorge Resende | 30 set 2013 01:16 | Em resposta a: #336024

Amigo Samuel Castro, envio-lhe este link para através da internet ter acesso à maioria dos Arquivos distritais de Portugal. Encontrará muitos lugares, muitas cidades em que os Arquivos Distritais ainda não digitalizaram os seus assentos paroquiais por isso não podem visualizar-se na Net, Coimbra, Porto e Lisboa estão a 100 por cento digitalizados. Oxalá lhe sirva para algumas pesquisas, essencialmente de Lisboa. Um abraço e muito prazer. Cpts Jorge Resende



http://www.quinta-do-mosteiro.com/linksparq.htm

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#336037 | Samuel C O Castro | 30 set 2013 12:22 | Em resposta a: #336028

Amigo Jorge Resende,

Muitíssimo obrigado pela indicação do interessante link.

Com certeza o acesso a paroquiais de algumas localidades me serão extremamente úteis.

Ótima semana para ti e familiares. Forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#336040 | Jorge Resende | 30 set 2013 12:34 | Em resposta a: #336037

Samuel, fiquei satisfeito por saber que vai fazer muito jeito o link que enviei. Sempre que entrares nos arquivos, tem em atenção que nas paróquias de Lisboa, quase sempre no princípio dos livros paroquiais ou no fim deles, existem índices o que facilita a pesquisa.

Uma pergunta: em 1911, 1912, um bisavô da minha mulher, de nome Miguel Alves Salgado, saíu de Lisboa para o Brasil e nunca mais deu à costa, ou seja, desapareceu para todo o sempre. Na net existem pessoas com esse apelido no Brasil, e pergunto onde poderei consultar listas de pessoas idas de Portugal para o Brasil naquela altura? Claro que não se sabe se para Rio, Santos, São Paulo, mas existem arquivos sobre emigração para Brasil? Um abraço JOrge Resende Se tiveres necessidade de ajuda em qualquer pesquisa desde que esteja digitalizada, estou ao dispôr.

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#336041 | Samuel C O Castro | 30 set 2013 13:17 | Em resposta a: #336040

Amigo Jorge Resende,

Para atender seu pedido, estou solicitando seu contato. Por e-mail lhe informarei o que localizei no site do Museu do Imigrante de São Paulo.

Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#336045 | Jorge Resende | 30 set 2013 14:14 | Em resposta a: #336041

jbgresende@gmail.com é o meu endereço email. Grato pela atenção Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#336047 | Jorge Resende | 30 set 2013 14:42 | Em resposta a: #336045

Acrescento de Miguel Alves Salgado ou Miguel Ferreira Alves Salgado nasceu em Massarelos, Porto, em 1866, e vivia em Lisboa quando em 1911-1912 emigrou para Brasil. Um abraço Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#341728 | chardon | 29 jan 2014 16:13 | Em resposta a: #336047

Caros confrades,

Parece que começa a vislumbrar-se uma solução para o caso da minha Inês Francisca Xavier de Noronha. Creio que se trata mesmo de uma filha do Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina de sua mulher D. Catarina Margarida Avondano. Acontece que, extraordinariamente, e enquanto folheava papéis antigos que vieram de casa do meu falecido avô, dei com um título do tesouro datado de 1821, original e com selo branco da casa real, em nome de... João Baptista Avondano. Chegou-me às mãos assim, sem querer, no meio dos papéis da família. Tendo em conta todas as peças do puzzle, é daqui que vem esta Inês Francisca, dos Avondano. Agora perfeito era encontrar o seu registo de baptismo, mas sendo anterior ao terremoto, não me parece fácil. Outra hipótese será o testamento do Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina, ou de sua mulher, ou então os registos dos sobrinhos, talvez apareça como madrinha ou coisa que o valha. Agradecia a qualquer confrade com informação adicional que me deixe aqui mais pistas.

Atenciosamente,

Ricardo Leitão.

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#342462 | Jorge Resende | 14 fev 2014 20:16 | Em resposta a: #336041

Estimado amigo Samuel Castro, volto a falar-lhe sobre Miguel Alves Salgado que em 1911-1912 emigrou para o Brasil. Conseguiu saber algo sobre essa emigração?
Um abraço, aguardo a sua boa colaboração - jbgresende@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina

#342464 | Samuel C O Castro | 14 fev 2014 20:48 | Em resposta a: #342462

Prezado Jorge Resende,

O que consegui, enviei para seu e-mail.

Ótimo fim de semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 07:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen