Conde da Esperança

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Direito | Famílias | Pessoas | Títulos

Conde da Esperança

#335842 | pedromab | 26 set 2013 20:59

Boa noite,

Deparei-me recentemente com um mistério da minha família, pelo que vim por este meio pedir auxílio em encontrar uma resposta.
É que tenho um documento da minha família, contendo uma referência a um antepassado meu, Francisco de Paula da Cunha Maldonado d'Athayde Barahona (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=603710), que diz que ele foi o 5º Morgado dos Barahonas e o 1º Conde da Esperança, título pelo Rei D. José I por carta de 16.06.1774.

No entanto não encontro, para além deste documento, qualquer referência a esse título de Conde. O dito documento refere:

Francisco de Paula da Cunha d'Athayde Maldonado de Barahona (12.02.1750, 5º Morgado Barahona e Conde da Esperança, título dado por D. José em 16.06.1774) + Luciana Joaquina Inácia (20.12.1754)

Marçal Pedro da Cunha Maldonado d'Athayde Barahona (30.06.1775, 6º Morgado Barahona e 2º Conde da Esperança) + Maria Madalena Lima da Fonseca Gutierrez Casassola e Navarete (20.08.1781)

Maria Amália da Cunha Maldonado Casassola d'Athayde Barahona (15.03.1806; O 7º Morgado Barahona e 3º Conde da Esperança, ficou na posse de seu irmão mais velho Francisco) + António Ribeiro da Costa (17.04.1800)

Ora, esse tal Francisco que ficou 7º Morgado dos Barahonas e 3º Conde da Esperança, foi pelo que percebi, o último Morgado dos Barahonas (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=641042). Teve duas filhas legítimas que não casaram (não constam no Geneall), pelo que o título devia ser posteriormente herdado pelo filho mais velho da tal Maria Amália (pois Francisco não tinha mais irmãos, só irmãs, e Maria Amália era a mais velha).

Pedia ajuda para:

1) Tentar perceber o que é que aconteceu ao Morgadio dos Barahonas (se foi, por exemplo, extinto devido à extinção da Lei do Morgadio) e se se pode pedir para ser representante do Morgadio.
2) Saber se o título Conde da Esperança existiu ou não e o que é que aconteceu a esse dito título.

Nota: Existe outro título Conde da Esperança decretado a outro Barahona quase 100 anos depois deste por outro rei (http://www.geneall.net/P/tit_page.php?id=471), mas que nada tem a ver com a minha família.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Telles d'Alegría Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Conde da Esperança

#335853 | HRC1947 | 26 set 2013 21:54 | Em resposta a: #335842

-
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_condados_em_Portugal
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Conde da Esperança

#335885 | GML | 27 set 2013 09:55 | Em resposta a: #335842

Caro Pedro,

Certamente não saberás quem sou, mas a tua mãe e tia conhecem-me bem. Estudei em tempos a família Barahona de Lisboa e nunca encontrei referência a que tivessem tido um título condal. Seria ainda mais estranho que fosse "da Esperança", já que este título evoca a Quinta da Esperança, em Cuba, propriedade dos Barahona alentejanos.

Um abraço,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Conde da Esperança

#335917 | J.G. | 27 set 2013 19:23 | Em resposta a: #335842

Olá Pedro, bôa tarde !!

Com referência ao doc.to que diz têr em posse, seria muito interessante sabêr a época e/ou data precisa em que o mêsmo
terá sido elaborado.,bem como de que mãos terá o mesmo saído...

Deverá tratar-se de uma grande confusão e/ou mistificação... pois os dois "ramos" a que se faz alusão nada têm de comum,
já que um provém da familia Varona que terão "adoptado" Barahona, já em Portugal por ventura sec.xviii.

Eventualmente, em época muito mais remota, talvez sec. xiii ou xiv, tenha havido alguma ligação o que documentalmente
não está provado.

O outro "ramo", dito do Alentejo, provém de Valencia (España), e chegaram em tempo de Filipe II, e só muito mais tarde,
sec xix, foi concedido o titulo de visconde e depois de conde da Esperança.

Daí que o doc.to a que alude seja mistificadôr ou até talvez forjado, com q.q. objectivo mênos claro, á semelhança de muitos e muitos
outros que proliferam e que são comuns a varias épocas incluindo a actual.

Melhores cumprimentos

J.G.

Resposta

Link directo:

RE: Conde da Esperança

#335918 | pedromab | 27 set 2013 19:34 | Em resposta a: #335917

Caros Gui Maia de Loureiro e JG,

Agradeço a rapidez e disponibilidade para responder à minha pergunta, quanto ao documento, tenho uma pasta com dezenas de documentos muitos quase a desfazer-se. O meu avô à uns anos esteve a investigar os ditos documentos e fez um documento do Word com inúmeros ramos da família Barahona assim como a sua história ao longo dos séculos. Irei procurar o dito documento, na tal pasta, para comprovar se se trata de um engano.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Telles d'Alegría Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Conde da Esperança

#335922 | J.G. | 27 set 2013 20:00 | Em resposta a: #335918

Caro Pedro

Seria deveras interessante e gratificante a informação contida no doc.to elaborado por seu Avô em Word,
bem de q.q. outros que eventualmente estivesse na disposição de facultar, com objectivo de estudo.

Qualquer via, mail directo, Geneall, ou presencial.

Meus cumprimentos

J.G.

Resposta

Link directo:

RE: Conde da Esperança

#336415 | pedromab | 07 out 2013 22:43 | Em resposta a: #335922

Caro J.G.,

Peço desculpa por só responder agora, mas só agora é que reparei que me tinha respondido. O documento feito pelo meu avô posso lhe enviar, se assim quiser e quando quiser, por e-mail. Quanto aos outros documentos, temo que seja mais difícil, porque muitos deles estão em mau estado e não tenho scanner para os digitalizar.

Quanto ao problema primeiramente posto aqui no fórum, deve-se em parte ao problema de eu não os conseguir ler a maioria dos documentos antigos, pois necessitaria de um curso de paleografia...

Fico à espera que me dê o seu e-mail para lhe enviar o dito documento.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Telles d'Alegría Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Conde da Esperança

#336423 | J.G. | 08 out 2013 01:27 | Em resposta a: #336415

Caro Pedro

Agradeçido por esta sua resposta.
Meu enderêço-mail---- jgvanzeller@netcabo.pt

e antecipo agradecimentos por têr a bondade de me enviar doc.to elaborado por seu avô.

Quanto aos outros doc.tos antigos,será mais um caso de se têr extrêma paciência e gôsto
e com auxilio de uma bôa lupa, aos poucos se ir decifrando. Tem sido dêste modo que decifrei algumas centênas
de doc.tos, e claro sempre existem os irrecuperaveis, manchados por excesso de humidade e/ou mau manuseamento, etc..

Se lhe puder sêr util na tarefa, podêmos combinar q.q. esquêma, e terei todo o gôsto em colaborar.

Aguardo então que me diga q.q. coisa

Meus cumprimentos

J.G.

Resposta

Link directo:

Conde da Esperança

#370703 | palmsprings | 13 jun 2016 15:44 | Em resposta a: #335885

Alguém me saberá dizer porquê da construção da quinta e palácio onde hoje funciona o Colégio da Imaculada Conceição em Cernache, Coimbra e que terá pertencido aos Condes da Esperança? Não é esta família do Alentejo?

Resposta

Link directo:

Conde da Esperança

#370705 | saintclair | 13 jun 2016 16:02 | Em resposta a: #370703

-

A Quinta era desse conde.
No início do século XX, a Quinta começou a entrar em decadência, tendo sido adquirida, no ano de 1944, pela Companhia de Jesus, para aí construir um Colégio.
Sc.

Resposta

Link directo:

Conde da Esperança

#370712 | J.G. | 13 jun 2016 18:00 | Em resposta a: #335842

É conveniente que não haja confusão !!! A quinta de Cernache só "entrou" na Casa "Esperança" por via de casamento entre a ultima Condessa de Condeixa-- Maria Terêza Caldeira Ottolini-- com o Conde da Esperança-- José Manuel Braamcamp de Barahona Fragôso.
Origem da Quinta está na família Colaço de Magalhães, e antecessôres nos vários ramos, que não irei aqui e agora descrevêr ao pormenor--- vide info. no Geneall( embora resumido, e com alguns êrros..)
É verdade que entrou a dita quinta em decadência em princípios do sec.XX-- e a situação se foi arrastando até que em 1944 se procedeu á venda-- Jesuitas-- e p'la quantia de 450 contos
o que para a época foi considerado preço abaixo do seu real valôr... mas têve que sêr assim...
Agradêço mais q.q. informação a êste respeito que porventura possa existir, e que não seja de meu conhecimento.
Cumprimentos
J.G.


..

Resposta

Link directo:

A Quinta Condes da Esperança

#370714 | saintclair | 13 jun 2016 18:42 | Em resposta a: #370712

-
"A Quinta onde hoje se insere o Colégio da Imaculada Conceição, foi fundada no século XIX, pelo Visconde de Condeixa, de nome João Maria Colaço de Magalhães Velasques Sarmento que, como demonstração da riqueza adquirida no comércio do Brasil, foi comprando terrenos na região de Cernache até adquirir a Quinta, que, depois, rodeou de muros.
Como um dos últimos proprietários tinha também o título de Conde da Esperança (Conde José Manuel Braacamp de Barahona Fragoso, 3.º Conde da Esperança) a propriedade acabaria por ficar conhecida como Quinta dos Condes da Esperança.
No início do século XX, a Quinta começou a entrar em decadência, tendo sido adquirida, no ano de 1944, pela Companhia de Jesus, para aí construir um Colégio."
http://www.museu-emigrantes.org/docs/titulados/visconde%20condeixa.pdf
Sc.

Resposta

Link directo:

Conde da Esperança

#370719 | J.G. | 13 jun 2016 20:39 | Em resposta a: #370714

Bom..... não sei de onde virá êste têxto.... mas o mêsmo careçe de rigôr, e/ou verdade...
A "quinta de Cernache" não foi fundada por João Maria... já vinha de trás em diversos ramos de família, com predominância, ou seja de raiz principal em Colaço de Magalhães, embora seja um facto que João Maria adquiriu algumas parcelas contíguas/adjacentes, bem como outras na, suponho que vizinha ,freguesia da Ega.
A quinta, nunca foi conhecida como do Conde da Esperança, embora a ultima dôna tenha sido com êle casada em 1914, e que veio a morrêr em 1957... etc...
É um facto que a decadência se vinha já acentuando nos princípios do secXX, e como escrevi atràs, a situação vinha arrastando-se, até á venda á Compª de Jesus, em 1944. De facto deixou de sêr habitada em permanência, dêsde finais do sec anterior, dadas circunstâncias de mortes muito precoces ocorridas na família, e outros factôres... etc....
Agradeço todo e q.q. tipo de informações adicionais, dado que se trata de meus avós, e o assunto chegou com alguma "frescura" á minha geração, e sôbre o qual me tenho debruçado e escrito--para memória futura--
Cumprimentos
J.G.

Resposta

Link directo:

A Quinta Cernache

#370737 | saintclair | 14 jun 2016 11:43 | Em resposta a: #370719

-
A Casa das Palmeiras [na fotografia] foi, originalmente, a casa do jardineiro da Quinta. De que país era natural o jardineiro que "obrigou" o proprietário da Quinta a construir tal casa?
http://maps.googleapis.com/maps/api/streetview?size=640x640&pano=-UKYHwITumQuHuqrTaQcdw&heading=313.7566172916607&fov=89.9998931023413&pitch=4.507801649395713&sensor=false
-
https://goo.gl/maps/CSd1YCJMmro
http://3.bp.blogspot.com/_4_RdMsTQKOQ/SsshtyWKWPI/AAAAAAAAC8Y/MeBIubBmmd0/s400/IMGP2212.JPG
Sc.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 23:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen