Ascendência brasileira: Almeida Lara / Gonzaga de Sottomaior

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões

Ascendência brasileira: Almeida Lara / Gonzaga de Sottomaior

#335977 | 6099 | 28 set 2013 20:21

Caros Confrades:

Na conhecida obra "Genealogia Paulistana" de Luís Gonzaga da Silva Leme, aparecem algumas pessoas com os sobrenomes compostos Almeida Lara. Tenho antepassados com estes apelidos e o mais antigo que conheço é António Bernardo de Almeida Lara (ou apenas Bernardo de Almeida Lara), que terá nascido por volta de 1730, não sei se no Brasil , se em Portugal. Viveu em Tondela, no Distrito de Viseu, Portugal, casado com Maria Pereira, de quem teve geração conhecida. Diz-se dele nalguns escritos que foi "notável homem de foro". Sabe-se ainda que era filho de Manuel de Gonzaga de Sottomaior, natural do Brasil, eventualmente da cidade do Rio de Janeiro, mas pode ser de outra qualquer região ou cidade brasileira. Não tenho o nome da Mãe, ou seja, a suposta mulher de Manuel de Gonzaga de Sottomaior. Também não sei qual deles poderá ter ascendência Almeida Lara.
Procuro informação junto dos estudiosos de genealogias brasileiras, sobre os pais de Bernardo de Almeida Lara e sobre as suas ascendências.

Cumprimentos,

José Paulo de Figueiredo

Nota: a grafia do apelido Sottomaior, como se sabe, pode ser diversa: Soutomaior, Souto Maior, Sotto-Mayor, Sottomayor, Sotomaior, Souto Mayor, Sotomayor e ainda Soutomayor.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência brasileira: Almeida Lara / Gonzaga de Sottomaior

#337314 | 6099 | 27 out 2013 09:11 | Em resposta a: #335977

Renovo este assunto

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência brasileira: Almeida Lara / Gonzaga de Sottomaior

#340027 | 6099 | 27 dez 2013 00:45 | Em resposta a: #337314

Renovo este assunto

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência brasileira: Almeida Lara / Gonzaga de Sottomaior

#340030 | vmo123 | 27 dez 2013 01:21 | Em resposta a: #335977

Caro confrade José,

infelizmente nada posso fazer para lhe ajudar, no entanto, se sabes que seu antepassado era natural do Brasil, muito provavelmente ele terá ligação aos Almeida e Lara. Essas duas famílias tem origem em São Paulo no português Antônio Rodrigues de Almeida e no espanhol Diogo de Lara. Vários descendentes dessas duas pessoas espalharam-se pelo Brasil, descendo de um ramo que passou ao estado de Minas Gerais. Espero que consiga descobrir maiores informações deste seu antepassado e possa confirmar nosso parentesco.

Lhe desejo um próspero Ano Novo para o Sr. e sua família.

Com os melhores cumprimentos,
Vinícius.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência brasileira: Almeida Lara / Gonzaga de Sottomaior

#340034 | 6099 | 27 dez 2013 10:33 | Em resposta a: #340030

Muito obrigado. Um Ano bom para si e para a sua Família.
José Paulo Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 18:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen