Contagem genealógica

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Pessoas

Contagem genealógica

#336086 | vmo123 | 01 out 2013 04:55

Caros confrades,

há tempos li aqui no fórum um interessante tópico debatendo quantas vezes seria descendente D. Duarte de D. Afonso Henriques, no entanto me veio a dúvida que tenho há algum tempo, como é feita essa contagem para saber quantas vezes descendo de determinada pessoa? Poderá algum confrade explicar-me?

Agradeço, Vinícius.

Resposta

Link directo:

RE: Contagem genealógica

#336087 | Menarue | 01 out 2013 07:41 | Em resposta a: #336086

Just go to the person you are interested in on geneall and follow the blue dots, count how many and there is the answer. Any of the ancestors who have these blue dots will give you the answer you want. In our case it is 26 generations. D.Duarte 23 generations when I counted.

Menarue

Resposta

Link directo:

RE: Contagem genealógica

#336092 | abivar | 01 out 2013 10:15 | Em resposta a: #336086

Caro confrade,

O número de vezes que se descende de alguém é o número de linhas de ascendência que o ligam a essa pessoa. Por exemplo, se descender de dois filhos do senhor X, descende pelo menos duas vezes desse X, mas o número de linhas pode multiplicar-se se, por exemplo, de um dos filhos descender através de mais do que uma linha, etc. Este número de linhas pode tornar-se astronómico em certos casos, pois se descender, digamos 4 vezes de X e X descender 3 vezes de Y já vai descender pelo menos 12 vezes de Y (pode descender mais vezes, se descender de Y também sem ser através de X, mas nunca menos...). Fazendo umas contas rápidas com exemplos portugueses, em Portugal já existem diversas pessoas que descendem 4 vezes de D. João VI e D. Carlota Joaquina; sabe-se que D. João VI descendia uma vez de Luís XIV e a sua Mulher 4 vezes. Assim esses portugueses descendem pelo menos 20 vezes de Luís XIV. Luís XIV, segundo parece, descendia mais de 100 vezes do rei S. Luís (acho que até bastantes mais vezes, mas estou a citar de memória), pelo que os mesmos descendem pelo menos 2000 vezes de S. Luís, mas provavelmente muitíssimas mais vezes, pois descendem dele certamente muitas vezes sem ser através de Luís XIV. Se passarmos para Carlos Magno, por exemplo, entraremos certamente na ordem dos milhões de vezes. Isto é aliás inevitável pois o número dos nossos antepassados teóricos vai crescendo exponencialmente quando recuamos as gerações (multiplica por dois em cada geração) ao passo que as pessoas disponíveis para serem nossos antepassados decresce rapidamente à medida que recuamos. Assim é forçoso que muitos dos nossos antepassados o sejam muitas vezes. A contagem real relativamente a um antepassado concreto pode ser muito trabalhosa pois é necessário ir subindo "em árvore" pelas diversas linhas e voltando sistematicamente atrás quando há uma bifurcação. Pode tornar-se inexequível para certos casos, podendo apenas fazer-se informaticamente ou por estimativa.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Contagem genealógica

#336094 | abivar | 01 out 2013 10:20 | Em resposta a: #336087

Dear Menarue,

I think the question was about the number of lines of descent that links someone to an ancestor and not about the number of generations of a particular line of descent. D. Duarte, for instance, is certainly descended from D. Afonso Henriques thousands of times or even more, though the minimal number of generations of these lines is what you stated.

Yours sincerely,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Contagem genealógica

#336096 | Menarue | 01 out 2013 10:29 | Em resposta a: #336094

Now I understand. It sounds like an impossible question to answer as cousins married cousins etc etc especially amongst the aristocracy and even more among the royal families.
Thank you for explaining.

Resposta

Link directo:

RE: Contagem genealógica

#336122 | vmo123 | 01 out 2013 23:07 | Em resposta a: #336092

Caro confrade António,

grato pela sua resposta, é deveras complicado, vou te passar um caso que não recua muito no tempo, mas talvez assim eu entenda melhor:

Tenho um casal de trisavós que se chamavam José Pedro e Balbina, dentre os seu filhos descendo de 2:

1- Joaquim José que casou-se com Carmelita e tiveram minha avó:
1.1- Íris, que foi casado com seu primo Walter abaixo e tiveram minha mãe:
1.1.1- Ana Cristina abaixo

2- Lina que casou-se com Geraldo e tiveram 2 de meus avós:
2.1- Walter casado com Íris como dito a cima
2.2- José casado com Ivone, tiveram meu pai:
2.2.1- Marcos casado com Ana Cristina a cima são meus pais

Como vê, meus pais eram primos e meus avós maternos também, sendo assim quantas vezes descendo de meus trisavós José Pedro e Balbina?

Com os melhores cumprimentos, Vinícius.

Resposta

Link directo:

RE: Contagem genealógica

#336136 | Menarue | 02 out 2013 07:04 | Em resposta a: #336092

Just thinking about this made me "dizzy". All those cousins in the family who married cousins..... It reminds me of the old song "I am my own grandma".
I have a great-aunt who married as a second wife my great-great grandfather.....Oh dear. I think I will try to forget this I was never very good at math.
Thanks again.
Menarue

Resposta

Link directo:

RE: Contagem genealógica

#336137 | vmo123 | 02 out 2013 07:45 | Em resposta a: #336136

Caro/a Menarue,

não se assuste, a minha árvore genealógica é um verdadeiro quebra-cabeça rsrsrs, tudo pelos casamentos entre primos, para você ter uma idéia na minha 5ª geração ascendente ao invés de 32 pessoas, tenho apenas 18, mas tudo isso me fascina e amo genealogia.

Com os melhores cumprimentos, Vinícius.

Resposta

Link directo:

RE: Contagem genealógica

#336138 | Menarue | 02 out 2013 08:31 | Em resposta a: #336137

I was once told of a widow and her daughter marrying a widower and his son, complicated? No, unless you take into account that the Widow married the widower's son and her daughter married the widower. Enough for any genealogically minded person to get a headache. As the younger generation says - LOL.

Resposta

Link directo:

RE: Contagem genealógica

#336142 | abivar | 02 out 2013 11:05 | Em resposta a: #336122

Caro Vinícius,

O seu exemplo é muito interessante! A contagem não é difícil, mas julgo que é mais fácil proceder de si próprio "para cima"; das linhas de ascendência que conduzem a esse seus trisavós tem uma que passa pela sua Mãe e Avó materna Íris, outra que passa pela sua Mãe e avô materno Walter e finalmente uma terceira que passa pelo seu Pai e avô paterno José. Assim esses seus trisavós são seus ascendentes três vezes. Tenho um caso semelhante com um dos meus bisavós cujos pais tinham consanguinidade de 2º grau por uma linha ("primos direitos"), de 2º e 3º por outra ("primos segundos") e de 4º grau por mais duas ("primos quintos" duas vezes); os avós do noivo eram todos ascendentes da noiva e dos trisavós deste casal apenas um trisavô da noiva não era ascendente comum aos dois noivos, mas era mesmo assim também parente do noivo...

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Contagem genealógica

#336185 | vmo123 | 03 out 2013 04:31 | Em resposta a: #336142

Caro confrade António,

agora com essa nova explicação entendi melhor, para antepassados mais recentes fica fácil contar, agora para os medievais torna-se impossível, eu tive mesmo essa dúvida pelos casamentos entre primos na minha família, os meus pais são primos direitos, os meus avós maternos eram primos direitos, os meus bisavós eram primos direitos, os meus tetra-avós eram primos direitos e um de meus penta-avós foi casado com sua sobrinha, o que faz que seus pais, meus hexa-avós sejam ao mesmo tempo meus hepta-avós.

Com os melhores cumprimentos, Vinícius.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 19:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen