Joannes Prokop - Tajov, Banská Bystrica, Slovakia . 1842

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Joannes Prokop - Tajov, Banská Bystrica, Slovakia . 1842

#336103 | Peña Rey | 01 out 2013 15:13

Amigos e amigas.
Já procurei as origens do meu bisavô JOANNES (JOÃO) PROKOP em centenas de registros e referências estudadas em sites, documentos, arquivos, etc...
Selecionei este achado e preciso de ajuda para ver diretamente em TAJOV, Banská Bystrica, Slovakia se acho outros registros que sejam coincidentes como este. Por exemplo o casamento de João (Joannes) Prokop com Antonia Jagielski por volta de 1870 ou antes ou o batismo dos filhos Francisco e Albert.
ALGUEM PODE ME AJUDAR A FALAR EM IDIOMA ADEQUADO COM ARQUIVOS ECLESIAIS OU CENSOS DE TAJOV?
.
Este está plenamente na antiga Galicia. Entre Viena e Cracóvia. O lugar (Àustria, na época) confere com os registros do Brasil e os nomes do filho, de ambos os pais e as datas também.
Nome: Joannes Prokop
Tipo de evento: Baptism
Data do evento: 05 Jun 1842
Local do evento: Tajov, Banská Bystrica, Slovakia

Sexo: Male
Nome do pai: Josephus Prokop

Nome da mãe: Anna Hanusska

Número da página: 220
Número de entrada:
Número do filme: 2382440

Número da pasta digital: 005017035

Número da imagem: 00471
.

..............................................
Em Tajov: jaroslav.prokop @ chello.sk
Nome: Anna Hanusska
Tipo de evento: Baptism
Data do evento: 26 Dec 1819
Local do evento: Staré Hory, Banská Bystrica, Slovakia
Sexo: Female
Nome do pai: Antonius Hanusska

Nome da mãe: Anna

Número da página: 356
Número de entrada:
Número do filme: 2375875

Número da pasta digital: 005016911

Número da imagem: 00682

.
Grato,
Clovis Pena

Resposta

Link directo:

RE: JOANNES PROKOP - Tajov, Banská Bystrica, Slovakia . 1842

#336112 | HRC1947 | 01 out 2013 19:13 | Em resposta a: #336103

-
Caro Clovis;

O seu ancestral deverá ter o Apelido PROKOPIAK....!!

e não PROKOP, conforme indicação do nosso Confrade

Eduardo, [ Edek ].
...
" Eu, particularmente, estou convencido de que o sobrenome legítimo da sua família é Prokopiak. Muito provavelmente, essa é a razão pela qual você não conseguiu encontrar o registro de entrada de seu bisavô, nos portos brasileiros. Acredito que, você terá que refazer as buscas nos registros de chegada de imigrantes (portos e hospedarias). No Brasil, era muito comum o erro nas grafias dos sobrenomes estrangeiros, principalmente, polacos. Os cartorários ou padres escreviam conforme entendiam e como a maioria dos imigrantes era semi-analfabeta e sem instrução, para eles pouco importava como seus nomes eram escritos. O fato é que, depois de muitos documentos serem lavrados com a grafia errada, eles acabavam adotando a forma aportuguesada. Poucos deles, como o Félix, chamavam a atenção para a grafia correta do seu apelido familiar. Tanto é que no fim do termo de casamento, o cartorário retificou que o sobrenome do nubente é Prokopiak e o Félix assinou como Prokopiak. ".
HRC
-

Resposta

Link directo:

RE: JOANNES PROKOP - Tajov, Banská Bystrica, Slovakia . 1842

#336117 | Peña Rey | 01 out 2013 21:14 | Em resposta a: #336112

Caro HRC.
Obrigado pela lembrança. Ocorre que fiz uma revisão completa em todos os achados até hoje e há um único assento com "Prokopiak", de fato assinado por Félix, irmão do meu avô. Mas, Thomaz o irmão mais novo assinou o termo do casamento como "Procopio". E, meu avô, e outros "Prokop". Por outro lado, novas checagens tendo como base "Prokopiak" não resultaram em qualquer achado ao menos próximo de nomes, datas, e lugares comprovadamente ligados ao João Prokop.
Teria que achar um Prokopiak ligado a pelo menos 3 destes fatos: 1.- filho de José com Anna (considerando variações de grafia) 2.- idade bem próxima de 63 anos em 1905, isto é nascido entre 1840 e 1850, 3.- Casado com Antonia cerca de 1870, 4.- pai de pelo menos Francisco e Alberto e ...5.- orígem Austríaca (mesmo considerando variações territoriais históricas envolvendo a Galícia) .
Quero deixar claro que mantenho a consideração da conclusão a que chegou o caro Eduardo, a quem sou muito grato e a ela dou prioridade na expectativa de achar este sobrenome ligado a algum fato reconhecidamente familiar.
.........................
Aqui, dois documentos redigidos com dados passados por JOÃO PROKOP, de corpo presente:
CASAMENTO DE JOÃO PROKOP
Na igreja de Órlans , o casamento de JOÃO PROKOP com VITORIA NIEMIEC:
" Aos 27 de fevereiro do 1886, na capela de Santo antoniode Campo Comprido. .........casaram JOÃO PROKOP, viúvo, com Vitoria Niemiec, solteira , e para constar............". nomes das testemunhas do casamento de João Prokop com Victoria, conforme consegui ler, na hipótese de serem parentes:
ALBERTO KLISIEWICZ, casado e JOÃO KARACINSKI (TEM UM ACENTO AGÚDO NA LETRA N ) a parte do KARA escrevi o que achei mais provável podendo ser Kawacinski, algo assim.
.
"Aos vinte de fevereiro de 1881, na Igreja do Rosario em Curitiba, batizei solenemente a ANNA, nascida no Núcleo Órleans nodia 17 do mes corrente, filha legítima de JOÃO PROKOP e de ANTONIA PROKOP (JAGIELSKA)
........................................
O casamento de Felix na Igreja:
Casamento do irmão mais velho do meu avô Antonio:
Link do termo: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-15102-942-54?cc=2177282&wc=M97B-9KF:n930410984 :
• Nome
• .
• .Felix Prokop
• Data de nascimento1890
• Local de nascimento
• Idade25
• Nome do cônjugeFrancisca Sperandio
• Data de nascimento do cônjuge1892
• Local de nascimento do cônjuge
• Idade do cônjuge23
• Data do evento30 Jan 1915
• Local do eventoNossa Senhora Dos Remedios, Araucaria, Parana, Brazil
• Nome do paiJoao Prokop
• Nome da mãeVictoria Niemiec
• Nome do pai do cônjugeJoao Sperandio
• Nome da mãe do cônjugeJoanna Sperandio
No cartório o termo seguinte:
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-11801-65370-54?cc=2016194&wc=M97R-R1L:587140842.
...................................................................

Olha só o que apareceu no Cartório de Paula Freiras ....
O evento ocorre na residência de Pedro Winiarezyk (local denominado Carazinho).
Registro Civil nº 245 nas folhas 28v, 30 e 30v - (ver as Imagens 57 a 59 no site abaixo)
Casamento em 28/09/1929 - P.Freitas, Comarca de União da Vitória PR;
Nubentes:
Prokop, José c/26 anos, Lavrador (filho de João Prokop, falecido e Victória Prokop);
Winiarezyk, Estefânia; c/18 anos; (filha de Pedro Winiarezyk e Petronilla);
Entre as testemunhas está Félix Prokop c/30 anos;
........................................................
Estes registros forma feitos pelo pai João Prokop e ou pela mãe Victória, pois o casal morava em Araucária - districto de Contenda onde faleceu "João Procopio" nome anotado pelo filho Thomaz 20 anos após o óbito:
.
" Casamento – Tabelião Luciano Guimarães de Gracia. Antonio Prokop, solteiro
natural deste Estado onde nasceu em 23 de julho de 1896 filho de João Prokop e de
Victoria Nirmec, ambos naturais da Austria onde nasceram..............
...............................................................
Catharina Prokop
Brasil, Batismos, 1688-1935 batizado: 4 Dezembro 1898 Nossa Senhora dos Remédios, Araucária, Paraná, Brazil
residência: Araucária, Paraná, Brazil
• pai:Joao Prokop
• mãe:Victoria N.


Jose Prokop
Brasil, Batismos, 1688-1935 batizado: 2 Fevereiro 1901 Nossa Senhora dos Remédios, Araucária, Paraná, Brazil
residência: Araucária, Paraná, Brazil
• pai:Joao Prokop
• mãe:Victoria Niemiec
.....................................................................

.....................................................................
Desta forma, guardo todos, dando prioridade ao sobrenome Prokopiak mas esperando achar algo que o ligue à família além de um registro do casamento do Félix em cartório, onde seu pai é "Procopio".
......................................................................
Agradecido, envio um abraço.
Clovis Pena

Resposta

Link directo:

RE: JOANNES PROKOP - Tajov, Banská Bystrica, Slovakia . 1842

#336325 | Peña Rey | 06 out 2013 11:58 | Em resposta a: #336112

Caro Henrique.
Mais uma vez agradecendo pelo seu apoio, transmito a mensagem em que busco melhor esclarecimento de Filikowski e de Silvia em função de uma ajuda antiga deles. Se puder me brindar com alguma observação agradeço antecipadamente.
.
Prezados Silvia e Magroski :

Estou revendo tudo, por indicação do caro Eduardo "Edek", que gentilmente tem ajudado e observou um fato incomum em um registro onde Felix Prokop, nascido no Brasil em 1890, filho do segundo casamento de João com Vitoria no Brasil, assina, como correção, no casamento registrado em 1915 em cartório que seu sobrenome é Prokopiak.

A observação é digna do maoir crédito levando-se em conta a experiência privilegiada de Eduardo. Mas revisando outros registros e achados por recomendação de Eduardo, dúvidas surgem, pois neste mesmo registro em cartório o pai de Félix está como João Procopio; e, Thomaz, o filho mais novo assinou o proprio casamento como Procopio; e ainda como muitos anos antes, em 1886 ao casar com Victória João declarou e teve em Órleans seu nome anotado como "Prokop", estando evidentemente presente ao ato; e mais, que os filhos galicianos de João com Antonia (primeiro casamento ocorrido na Galicia) tanto Francisco - em seu casamento é Prokop e tem assentos de filhos como Procopio - , como Alberto do qual achei o casamento de ALBERTO PROKOP, solteiro, filho de JOÃO PROKOP e de ANTONIA JAGIELSKA realizado em 18 de setembro de 1899, na Capela de Santo Antonio em Campo Comprido. Aqui é bom observar que nas igrejas o padre também era natural das origens dos imigrantes, o mesmo não ocorrendo nos cartórios.

.

.

Tenho este achado importantíssimo de Filinkowski, em comunicado à Silvia .

"Sílvia.
Vejamos agora com as informações do censo de 1880 -
Que indica que ainda permaneciam na região de origem;
Agora João Prokop está casado com Anna n.1856;
Surgindo deste matrimônio o filho:
Francisco Prokop n. 30.12.1878;
Interessante não constar os demais filhos !!!! :
Alberto, Aniela, Victorio, Leonardo....???
(Período de nascimentos: 1876-188? )
Chegada estimada ao Brasil fica entre (1882-1886)
Novo casamento de João Prokop em 27.2.1886

Filinkowski "

.

Muito importante , pois coloca uma visão bem aproximada da data em que João Prokop e família vieram ao Brasil: o filho Francisco nasce na Galicia em 30.12.1878. E, encontrei em Órleans um registro de batismo onde João Prokop foi padrinho em 30/11/1879! Sinal que chegou um pouco antes de novembro e que saiu da Galicia logo após dezembro de 1878 !

Podemos então dizer que João Prokop chegou ao Brasil com Antonia e filhos em 1879 pouco antes de novembro.

.

Indagações em relação às quais peço a gentileza de uma ajuda :

E então, cadê o navio ???

Que conselho me dão, se penso POR UNS DIAS concentrar minhas buscas em fontes AUSTRÍACAS, já que os registros cartoriais que tenho de meu avô informam que o pai dele nasceu na Áustria ? Estavam João e Antonia vivendo então no território da Galícia , Império Austriaco e então meus focos em bases de dados da Polonia deveriam ser revistos para Áustria ??

.



Sinceramente grato, desejo-lhes um ótimo domingo .

Clovis Pena
.

.

Resposta

Link directo:

RE: JOANNES PROKOP - Tajov, Banská , Bystrica, Eslováquia 1842

#336326 | HRC1947 | 06 out 2013 12:32 | Em resposta a: #336325

-
Caro Clovis;
..." Houve mesmo transmissão de pensamento....";
Estava a rever o seu ultimo tópico, e pensava para
os m/ botões; { quando reparei na s/ mensgª }
-Tajov- Banská- Bystrica- ESLOVAQUIA, em 1842 como
seria o governo destas localidades àquela data?....
Fui buscar a respectiva explicação, e verifico que ;--

[Durante a revolução de 1848-49, os eslovacos apoiaram o imperador austríaco, com a intenção de desligar-se da Hungria (então parte do Império Austríaco), no que não lograram sucesso. Durante a Monarquia Austro-húngara (1867–1918), o governo húngaro impôs um processo de "magiarização" à população Eslovaca...].

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eslov%C3%A1quia

Bom, isto foi uma introdução que fiz, estou a analisar o processo, entretanto creio que à data de 1842,
o território estaria debaixo do domínio da Checoslováquia / Áustria....
Logo mais voltamos ao contacto.
Bom domingo para si também.
Cumprimentos
Henrique
-

Resposta

Link directo:

RE: JOANNES PROKOP - Tajov, Banská , Bystrica, Eslováquia 1842

#336327 | HRC1947 | 06 out 2013 13:13 | Em resposta a: #336326

-
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c1/Czechoslovakia.png
HRC
-

Resposta

Link directo:

RE: JOANNES PROKOP - Tajov, Banská , Bystrica, Eslováquia 1842

#336329 | HRC1947 | 06 out 2013 13:39 | Em resposta a: #336327

-
Caro Clovis;
Rectificação;
Onde se lê território estaria à data de 1842 debaixo domínio
da Checoslováquia, deve ler-se ...1918.
HRC

Resposta

Link directo:

RE: JOANNES PROKOP - Tajov, Banská , Bystrica, Eslováquia 1842

#336331 | Peña Rey | 06 out 2013 14:37 | Em resposta a: #336326

De nossa parte, a posição é calcada nos documentos:
Casamento de meu avô Antonio Prokop - o pai da Áustria e a mãe da Polonia (Victória) - eles vieram separados. Ela solteira.
Familias dos filhos de João com Antonia - os registros referem a eles como "galicianos".
Penso, como você, relacionando Galicia sem deixar de considerar ao mesmo tempo e na época o vículo ou domínio da ÀUSTRIA.
Então fica delimitado o território por este critério sob o qual NÃO HÁ DÚVIDA. O desafio é o mapeameto, como você disse , desta parte da Galicia dominada pela Áustria entre 1840 até 1880.
.
Quem sabe o episódio político dos eslovacos referido em sua mensagem tenha sido a causa da emigração ??
.
Sabe Henrique, tenho falado com os poucos mais antigos da família - tenho uma tia com 84 anos - para tentar achar uma explicação para o motovo que levou JOÃO PROKOP, mesmo depois de chegar no Brasil em 1879 foi sempre mudando para cada vez mais longe dos maiores povoados ??? Curitiba, Órleans 1879 > Araucária > Contenda e foi morrer no interior de Contenda onde fui dias atrás, em um lugar desabitado chamado "Serrinha " em 1905. Parece que o homem, querendo se afastar cada vez mais, era um "assustado". Minha avó contava que eles "deixaram tudo" na Áustria...........

----------------------------------------
Agradecido,
Clovis Pena

Resposta

Link directo:

RE: JOANNES PROKOP - Tajov, Banská , Bystrica, Eslováquia 1842

#336332 | Peña Rey | 06 out 2013 15:04 | Em resposta a: #336326

Caro Henrique.
Sabe o que é um PALPITE QUE NÃO SAI DA CABEÇA ???
.
Estou com algo que não me sai da cabeça e está no topo permanente da minha agenda de buscas. Preciso saber como chegar aos arquivos de censos e paroquiais de Staré Hory e de Tajov.:
.
Nome: Joannes Prokop
Tipo de evento: Baptism
Data do evento: 05 Jun 1842
Local do evento: Tajov, Banská Bystrica, Slovakia

Sexo: Male
Nome do pai: Josephus Prokop

Nome da mãe: Anna Hanusska

Número da página: 220
Número de entrada:
Número do filme: 2382440

Número da pasta digital: 005017035

Número da imagem: 00471
.

.
Em Tajov: jaroslav.prokop @ chello.sk
Nome: Anna Hanusska
Tipo de evento: Baptism
Data do evento: 26 Dec 1819
Local do evento: Staré Hory, Banská Bystrica, Slovakia
Sexo: Female
Nome do pai: Antonius Hanusska

Nome da mãe: Anna

Número da página: 356
Número de entrada:
Número do filme: 2375875

Número da pasta digital: 005016911

Número da imagem: 00682

...............................

Abraço !!
Clovis Pena

Resposta

Link directo:

RE: JOANNES PROKOP - Tajov, Banská , Bystrica, Eslováquia 1842

#336335 | HRC1947 | 06 out 2013 15:23 | Em resposta a: #336332

-
Caro Clovis;
... Lendo a sua mensagem, -----
Pergunto; com todos esses dados, por que motivo não aparece
o registo?.......paroquiais de Staré Hory e de Tajov.:??
Caro Clovis, escreva o que for necessário, não tenha problema,
o que importa é nós nos entendermos.....
Se for necessário, entre em contacto com a Embaixada da Eslováquia
no Brasil, para lhe darem alguma orientação no caminho a seguir.....
Não desista, vá sempre em frente, só com perseverança se consegue chegar
ao objectivo....
Fico no aguardo das suas notícias.
HRC
-

Resposta

Link directo:

RE: JOANNES PROKOP - Tajov, Banská , Bystrica, Eslováquia 1842

#336337 | Peña Rey | 06 out 2013 15:37 | Em resposta a: #336335

Caro Henrique.
Peço à Deus que lhe retribua muito, pelo seu gesto de compreensão e solidariedade. Obrigado amigo.
Clovis Pena

Resposta

Link directo:

RE: JOANNES PROKOP - Tajov, Banská , Bystrica, Eslováquia 1842

#336338 | HRC1947 | 06 out 2013 16:07 | Em resposta a: #336337

-
Caro Clovis;
... Veja bem o que são as coisas....
Só agora às 15h: 55 m, hora de Portugal, me dei conta da sua mensagem;

" Sabe Henrique, tenho falado com os poucos mais antigos da família - tenho uma tia com 84 anos - para tentar achar uma explicação para o motivo que levou JOÃO PROKOP, mesmo depois de chegar no Brasil em 1879 foi sempre mudando para cada vez mais longe dos maiores povoados ??? Curitiba, Órleans 1879 > Araucária > Contenda e foi morrer no interior de Contenda onde fui dias atrás, em um lugar desabitado chamado "Serrinha " em 1905. Parece que o homem, querendo se afastar cada vez mais, era um "assustado". Minha avó contava que eles "deixaram tudo" na Áustria..........."
... Caro Clovis, para podermos entender o que ia na " cabeça " dos nossos ancestrais, temos antes de mais
entender a " história " do País ou Países onde viviam etc.
Estas coisas não é só encontrar o lugar onde nasceram viveram e morreram..... a História como um todo faz
parte integrante da Genealogia de cada um dos nossos antepassados.... portanto temos que entender as causas
e os efeitos etc.....
Só com uma grande dose de humanismo se pode mesmo entender os nossos antepassados...." tudo o resto é
pura demagogia ".......
Caro Clovis, quer parecer-me que vc. a partir desta altura começa a " interiorizar " as várias personagens dos
seus ancestrais, e sendo assim, a meu ver vai ter o sucesso que bem merece.
Logo mais voltamos ao contacto.
Henrique
.

Resposta

Link directo:

RE: JOANNES PROKOP - Tajov, Banská , Bystrica, Eslováquia 1842

#336339 | Edek | 06 out 2013 16:09 | Em resposta a: #336337

Caro Clóvis,

Essa região da atual Eslováquia não era habitada por polacos, embora seja próxima do território polonês.

Você conseguiu com o cartório cópia do processo de habilitação do Félix Prokopiak e a naturalização daquele Prokopiak que morava, em Curitiba? Geralmente, nos processos de habiitação de casamento constam todos os documentos apresentados pelos nubentes para poderem se casar, além de declarações transcritas feitas pelos mesmos. Nem todas as informações do processo constam no registro em livro. Por via das dúvidas, seria interessante ver no processo de naturalização daquele senhor Prokopiak, para saber de onde veio. Como já tinha lhe explicado, anteriormente, o sobrenome Prokopiak é quase 11 vezes menos comum que Prokop. Por esse motivo, as chances de parentesco entre os portadores desse sobrenome são maiores. Vale ressaltar que Prokop serve tanto como nome próprio como apelido (sobrenome familiar). Outrossim, Prokop é a forma eslava do nome grego Prokopios. Você encontrará Prokop como nome é sobrenome em todos os países de população eslava, como a Polônia, Eslováquia, Rep. Tcheca, Ucrânia, Rússia etc.

Eu lhe dei dicas importantes para facilitar as suas buscas e para que você não perca tempo e paciência, de forma desnecessária. Mas, fica a seu critério fazer o que lhe convêm.

Saudações Cordiais,

Edek

Resposta

Link directo:

RE: JOANNES PROKOP - Tajov, Banská , Bystrica, Eslováquia 1842

#336342 | HRC1947 | 06 out 2013 17:18 | Em resposta a: #336339

-
Caro Clovis:
Entre Bystrica - //- e Tajov-Banská.... são 130 Km.
http://goo.gl/maps/FPSVG
---
HRC
-

Resposta

Link directo:

RE: JOANNES PROKOP - Tajov, Banská , Bystrica, Eslováquia 1842

#336346 | Peña Rey | 06 out 2013 17:57 | Em resposta a: #336339

Caro Eduardo.
Agradeço mais uma vez pela gentileza de sua mensagem que sempre me esclarece mais e me ajuda muito. Não sabia que a região de Tajov não era habitada por polacos.
Porém não sei se estou cometendo alguma falha, pois nunca pesquisei nada naquela região, mas não estou considerando que João Prokop era polaco. Tudo o que tenho de formal dele refere que era natural da Áustria e que seus filhos Alberto e Francisco eram galicianos.
Da parte de João o referencial biográfico dele deve considerar fatos entre 1840 e 1879 - tempo de vida dele na Europa. E, embora com reconhecida dificuldade estou me pautando dentro do possível na geografia daqueles anos.
................
Muito esclarecedor isto :
"Outrossim, Prokop é a forma eslava do nome grego Prokopios. Você encontrará Prokop como nome é sobrenome em todos os países de população eslava, como a Polônia, Eslováquia, Rep. Tcheca, Ucrânia, Rússia etc. "
................
E muito mais se considerarmos que se os meus vieram por Joinvile, a exemplo dos Kowalski, lá segundo me informei, as listas eram traduzidas duas vezes - para o alemão e depois para o português !!!
..................
Quanto aos proclamas dos casamentos tenho travado uma batalha pois os cartòrios resistem absurdamente sequer para dizer se tem os anexos guradados e falam até em necesidade de ordem judicial para isto. Mas lembro que dos filhos europeus de João com Antonia voltei a perguntar mas nada achei além dos registros de igreja e nada em cartório.
.
Eduardo : estou há mais de dois meses TENTANDO OBTER cópia literal deste casamento no Cartório de Campo Largo:
Segundo registro que achei na Igreja de Órleans, Anna filha de João Prokop e de Antonia nasceu no nucleo Órleans em Curitiba em 17 de fevereiro de 1881............:
.
Nome: Heitor Soarez Da Silva

Data de nascimento: 1882
Local de nascimento:
Idade: 23
Nome do cônjuge: Anna Antonia Procopio
Data de nascimento do cônjuge: 1882
Local de nascimento do cônjuge:
Idade do cônjuge: 23
Data do evento: 12 Mar 1905
Local do evento: Nossa Senhora Da Piedade, Campo Largo, Paraná, Brazil
Nome do pai:
Nome da mãe: Francisca Baptista

Nome do pai do cônjuge: Joao Procopio

Nome da mãe do cônjuge: Antonia Procopio (JAGIELSKA)

O termo não diz mais nada:
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-15676-8873-51?cc=2177282&wc=M97B-9XQ:1125677055 . Convém tentar no cartório
.

...............
Eduardo - estou há alguns anos nisto. Já fiz viagens, foi à Espanha e Portugal atrás de registros do meu lado paterno e quero lhe dizer que pelo meu sangue polaco dos Kowalski ou dos espanhois Peña Rey ou dos portugueses NÃO VOU DESISTIR e conto com a sua importantíssima ajuda, até porque minhas ambições não são muitas. Quero só conhecer os lugares onde estão os umbigos dos meus bisavós !
...................
Quero em breve poder contar-lhe que achei por aqui ou na Europa alguns PROKOPIAK, além de Félix, relacionados com João Prokop.
Obrigado e um grande abraço.
Clovis Pena

Resposta

Link directo:

RE: JOANNES PROKOP - Tajov, Banská , Bystrica, Eslováquia 1842

#336381 | Edek | 07 out 2013 14:11 | Em resposta a: #336346

Caro CLóvis!

Achei estranho essa informação que você passou sobre os cartórios se negarem a responder se têm ou não os processos de habilitação de casamentos, nos arquivos documentais. Mais absurdo ainda de que seria necessário uma ordem judicial. Os documentos dos cartórios são de domínio público e abertos a qualquer pessoa. Tenho vários processos de habilitação dos meus bisavôs que se casaram, no Brasil. Talvez alguma pessoa com má vontade tenha lhe passado uma informação errada.

Liguei, aqui da Polônia, para o cartório de registros civis de Araucária, onde possivelmente foi lavrado o casamento do Félix. Pois, esse cartório era o único da época, na cidade. Eles, também, confirmaram que a informação que você tem é descabida. O cartório de Araucária tem muitos processos de habilitação armazenados nos arquivos. Qualquer pessoa pode fazer vistas dos tais processos e/ou solicitar cópias dos mesmos. Para isso, você deve pagar uma taxa de R$10,00 (dez reais) para que efetuem as buscas.

Você pode ligar para o cartório de Araucária e solicitar os dados para depósito e busca. Eu falei com Cristiane. O telefone do cartório é (41) 3642-8182

Tenho prazer em ajudar no que for possível, mas é preciso que você se baseie em informações concretas e não em meras suposições, como já comentei em outra postagem.

Bom dia,

Edek

Resposta

Link directo:

RE: JOANNES PROKOP - Tajov, Banská , Bystrica, Eslováquia 1842

#336383 | Peña Rey | 07 out 2013 15:25 | Em resposta a: #336381

Caro Eduardo.
Se é assim vou novamente até Araucária. As dificuldades de retorno maiores estão em Campo Largo e as condições de autorização me foram passadas no Cartório do Taboão onde casou o meu avô Antonio Prokop informações ditas há mais de um ano - quem sabe informação errada ou as regras mudaram. Mas isto é assim. Tenho todo o processo de casamento, com as declarações pessoais do meu avô espanhol, que casou em Irati, em 1918. Lá sem problemas. A propósito: em minhas pesquisas nunca usei meras suposições, especialmente quando envolvem terceiros, a quem tenho profundo respeito e cuidado pela gratidão que lhes devo.
Bom dia,
Clovis Pena

Resposta

Link directo:

RE: JOANNES PROKOP - Tajov, Banská , Bystrica, Eslováquia 1842

#336404 | Edek | 07 out 2013 19:20 | Em resposta a: #336383

Caro Clóvis,

As regras nesse sentido sempre foram as mesmas para os cartórios. Nenhum deles pode se negar a fornecer e liberar dados ou documentos. Pelo meu lado, tenho 3 casamentos antigos realizados no cartório Taboão, em Curitiba. E, possuo cópias dos respectivos processos de habilitação de casamento. O primeiro foi solicitado em 2001, o segundo em 2005 e o terceiro em 2009. De repente, a pessoa que o atendeu não percebeu o que você queria solicitar.

Espero que você não tenha interpretado mal o que eu quis dizer sobre se basear em meras suposições. Mas, o fato é que você não tem dados suficientes sobre os seus antepassados para fazer uma busca, além de desconhecer qual eram as suas nacionalidades. No Brasil, o conceito de cidadania e nacionalidade são interpretados como sinônimos, quando, na verdade, existe uma diferença substancial entre elas. Os seus bisavós chegaram ao Brasil como cidadãos austríacos (Galícia) porém, os seus sobrenomes nos levam a crer que eram de nacionalidade polaca. A grosso modo, cidadania está ligada à região em que se nasce, mora e onde se tem o direito de residir. Já, nacionalidade está, diretamente, ligada ao povo do qual uma pessoa descende. Eu tento explicar isso, para que você tenha uma visão melhor das coisas e poupe tempo. Eu, próprio, sei como é desgastante e, muitas vezes, frustrante quando se procura, procura e nada se encontra. Visto que você possui poucos dados para realizar uma pesquisa mais concreta, os melhores passos, como tinha sugerido no seu caso, são: pedir a cópia do "processo de habilitação de casamento" do Félix Prokopiak no cartório de Araucária, para ver se pode encontrar alguma informação adicional; entrar em contato com o Arquivo Nacional no Rio de Janeiro e pedir cópia do processo de naturalização daquele homem de sobrenome Prokopiak, o qual morava em Curitiba, para descobrir de que localidade ele era, e então, vermos se podemos encontrar registros de batismos ou casamento dos seus bisavós ou trisavós nessa localidade; refazer a pesquisa nas listas de entrada no portos brasileiros à procura de Prokopiak; ir ao Arquivo Público do Paraná e pedir fazer vistas dos registros da Secretaria de Segurança Pública (Instituto de Identificação) e verificar se um dos seus familiares estrangeiros tirou documento de identificação; ver, igualmente, no AP-PR se eles tem guardados os processos de naturalização, pois como seu tio-bisavô foi encontrado em listas de eleitores, ele deve ter se naturalizado; tentar entrar em contato com os Prokopiak de SC, e averiguar se, de repente, seus ancestrais não eram primos etc.. Esses passos são básicos e imprescindíveis para que você possa encontrar alguma informação mais concreta ou adicional sobre os seus familiares.Não existe outra forma. Eu me referi às meras suposições, nos casos em que você se baseia em homônimos dos seus ancestrais encontrados na internet, em que o nome do filho e dos pais coincidem, datas similares, não levando em consideração outros importantes pormenores. Você poderá encontrar vários homônimos, com filiação e datas de nascimento e matrimônio próximas, mas jamais conseguirá uma confirmação, se você se basear apenas em suposições ou semelhanças. Você tem que esgotar todas as possibilidades e rastros que eles deixaram no Brasil para tentar chegar à cidade-natal (região, vilarejo) dos seus bisavós.

Voltei a frisar esses pontos nas melhores das intenções, sempre com o objetivo de lhe facilitar as buscas.

Resposta

Link directo:

RE: JOANNES PROKOP - Tajov, Banská , Bystrica, Eslováquia 1842

#336405 | Peña Rey | 07 out 2013 20:08 | Em resposta a: #336404

Caro eduardo.
Obrigado mais uma vez.
Falei hoje com o cartório de Araucária. A Cristiane não estava mas anotaram tudo e amanhã à tarde falarei com ela esperando ter uma prévia informação pois pedi TODO o processo incluindo habilitação do casamento de Felix.
.
Adianto que estive na diretoria do Instituto de Identificação do Paraná e pessoalmente também no arquivo público do Paraná. Fizemos pesquisa "in loco" incluindo as possivilidades de busca com apenas a indicação das primeiras letras: Prok...Proc..... apareceu o José Procopio de Cruz Machado. Mas não me custa e voltarei nos dois lugares. Naturalização para o Felix não é o caso pedir pois nasceu no Brasil, filho do segundo casamento. Em todo o caso tornarei com pedido que não custa nada, para os que vieram da Europa, mesmo já tendo resposta curiosamente negativa de naturalização para Francisco e Alberto que vieram da Europa com João e Antonia. Hoje esta resposta vem de imediato por e-mail automaticamente , quase não requerendo espera.
.
Eduardo: a sua convição e firmes colocações me proporcionam não uma contrariedade, muito pelo contrário, deposito nelas minha sincera confiança e respeito. E me confortam muito, por estar autorizado a dispensar o clássico processo de qualquer pesquisa onde formulam-se alguns pressupostos ou hipóteses, para a definição da linha ou das linhas de investigação e dentre elas as prioritárias. Mas isto são padrões de procedimentos acadêmicos e o que vale no caso é a pré definição de uma hipótese que resultou da análise de um critério de especialista na área. Por isto sou muito grato. Vamos então avançar mais ou rever fontes em termos de PROKOPIAK.
Preciso apenas de algum tempo para ver direitinho as coisas conforme suas recomendações.
Grato e um abraço.
Clovis Pena

Resposta

Link directo:

RE: JOANNES PROKOP - Tajov, Banská , Bystrica, Eslováquia 1842

#336427 | Edek | 08 out 2013 05:27 | Em resposta a: #336420

O cartorário pouco letrado escreveu naturais da Ponia, mas acredito querer ter escrito naturais da Polônia. Note que ele escreveu hoje sem H. No mais, Poniatów não fazia parte da Galícia. Quanto à mensagem anterior, eu me referí à naturalização de Jacob Prokopiak, filho de Daniel Prokopiak e Maria. Ele se naturalizou no fim da década de 40, sendo morador de Curitiba. Já, sobre o acervo do Instituto de Identificação do Paraná, que se encontra no AP-PR, é uma coleção em alguns volumes, que vai de 1914 ao fim da década de 30. Não existe índice nominal e você tem que pesquisar folha por folha. Foi essa material que você pesquisou no AP-PR?

Resposta

Link directo:

RE: JOANNES PROKOP - Tajov, Banská , Bystrica, Eslováquia 1842

#336439 | Edek | 08 out 2013 11:55 | Em resposta a: #336434

Clóvis,

O fato de estar escrito no documento Polônia não significa que eles fossem de uma parte da Galícia que, atualmente, pertence â Polônia. É por esse motivo que lhe expliquei a diferença entre cidadania e nacionalidade. Pelos documentos de viagem, eles seriam considerados austríacos ou (galicianos), pois a região onde moravam pertencia, na época, ao Império Austro-Húngaro. Porém, com 100% de certeza, se lhes perguntassem quem eles eram (por nacionalidade) eles diriam ser polacos. A Polônia inexistiu politicamente por 123 anos devido às invasões russas, prussas e austro-hungáras. Mas, o povo polaco sempre existiu e se identificavam como tais. Uma parte da minha família, também, era da Galicia. E nos documentos como nascimento e matrimônios lavrados no Brasil, eles apareciam como austríacos. Pois nessas situações eram obrigados a apresentar documentos (caso possuíssem). Já, em óbitos constam como polacos, pois o óbito se dava por declaração da própria família. E, eles eram da província de Tarnopol que, hoje em dia, pertence à Ucrânia.

Acredito que você, também, deveria entrar em contato com o Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. Lá, é que está armazenada a maioria dos processos de naturalização. Como exemplo, encontrei no AN as naturalizações de um tio-trisavô e de uma prima da minha trisavó (todos naturalizados na década de 40).

Bom dia!

Resposta

Link directo:

RE: JOANNES PROKOP - Tajov, Banská , Bystrica, Eslováquia 1842

#336445 | Edek | 08 out 2013 14:06 | Em resposta a: #336440

Caro Confrade Clóvis,

Antes de mais nada, gostaria de saber se não há como você editar sua última mensagem e apagar seus dados pessoais como nº de CPF, endereço residencial, telefone etc. Do jeito que o banditismo está no Brasil, considero muito perigoso divulgar tais dados na internet. Tente re-editar a mensagem ou entrar em contato com a administração do geneall.net e solicite que apaguem a sua última postagem do sistema, por motivo de segurança.

Se entendi corretamente, você solicitou CERTIDÃO NEGATIVA DE NATURALIZAÇÃO. Mas, isso é outro documento e não serve para os fins que você quer. A certidão Negativa de Naturalização apenas atesta se uma pessoa se naturalizou ou não. Por favor, entre em contato com o Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro ou acesse o sítio virtual www.arquivonacional.gov.br para requerer buscas do PROCESSO DE NATURALIZAÇÃO do Jacob Prokopiak. No seu lugar, no formulário, eu teria deixado os espaços referentes ao nascimento e a chegada ao Brasil do Jacob Prokopiak em branco. Pois, você não sabe precisar o ano correto, apenas estimado.

Powodzenia! (Sucesso)

Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: JOANNES PROKOP - Tajov, Banská , Bystrica, Eslováquia 1842

#336456 | HRC1947 | 08 out 2013 15:39 | Em resposta a: #336453

-
Caro Clovis;
Veja a sua caixa correio electrónico.
Henrique
-

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 08:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen