Pedido de Ajuda, leitura de processo digital de Henrique Mendes (Torre do Tombo)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Heráldica | Pessoas

Pedido de Ajuda, leitura de processo digital de Henrique Mendes (Torre do Tombo)

#336229 | PedroPires95 | 04 out 2013 00:01

Preciso de uma mãozinha na leitura deste processo:

http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2304284

Trata-se de Henrique Mendes, esposo de Violante Rodrigues.

Violante Rodrigues é a irmã de uma ancestral minha, chamada Branca Rodrigues, casada com Fernão Lopes, Alfaiate do Duque de Bragança, Todos Cristãos novos,

Gostaria de saber os pais de Violante Rodrigues, e se possível a naturalidade de Henrique Mendes, e o nome de seus pais.

Muito Obrigado, Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda, leitura de processo digital de Henrique Mendes (Torre do Tombo)

#336231 | HRC1947 | 04 out 2013 00:20 | Em resposta a: #336229

-
... Mais fácil ler:
http://digitarq.dgarq.gov.pt/vaultimage/?id=A88AB714897CB7178678F07D6EB57D25&r=0&ww=1000&wh=600&s=false
--
HRC
-

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda, leitura de processo digital de Henrique Mendes (Torre do Tombo)

#336255 | PedroPires95 | 04 out 2013 13:12 | Em resposta a: #336229

INÉDITO - Achei o provável processo da Torre do Tombo, de Fernão Lopes, pai de Maria Lopes e esposo de Branca Rodrigues:

http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2306367

No processo consta um Fernão Lopes, alfaiate, e morador de Lisboa.

Cheguei a conclusão que pode ser ele pois o dito Fernão Lopes, era morador de Lisboa, Tanto é que Branca Rodrigues e suas 5 filhas, fugiram da inquisição de lá, como demonstra documentos antigos de visitações do Santo Oficio a Bahia,

Fernão Lopes era Alfaiate do Duque de Bragança, e no processo diz ser alfaiate, com a data de 1544 correspondendo a data aproximada de que Branca Rodrigues fugiu com suas 5 filhas.

Gostaria de saber cerca desse processo cujo eu não entendo a grafia, mas alguém que entenda, por favor transcreva as seguintes perguntas:

No Processo:


Fernão Lopes era filho de quem?

ele era natural de Évora?

era solteiro em 1544?

possuía algum irmão?

Foi preso e passou quanto tempo nas mãos do Santo Oficio?

Att. Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda, leitura de processo digital de Henrique Mendes (Torre do Tombo)

#336262 | PedroPires95 | 04 out 2013 14:50 | Em resposta a: #336255

Alguém no Fórum, entende de paleografia? Ou será que eu devo pedir ajuda a própria torre do tombo, pedindo uma transcrição desse documento?

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda, leitura de processo digital de Henrique Mendes (Torre do Tombo)

#336267 | pedroacpinto | 04 out 2013 19:36 | Em resposta a: #336255

No início do processo, o dito FL é apresentado como cristão-novo, solteiro, alfaiate, morador em Lisboa e que andava com a corte, tendo de 25-30 anos. Trabalhara em casa de Manuel Fernandes, alfaiate que morava na Rua dos Confeiteiros. No interrogatório de 4.12.1543 disse que estando em Évora a última vez que o Rei lá estivera, sendo já publicada a Santa Inquisição, trabalhava em casa de um Jorge Fernandes, alfaiate da cidade, na R. dos Mercadores no Terreiro. Tinha uma prima Filipa Rodrigues e outra Guiomar de Oliveira, e um tio Francisco Lopes, almoxarife. Mesmo no final do processo refere ser casado com Joana Fernandes, em agosto de 1546.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda, leitura de processo digital de Henrique Mendes (Torre do Tombo)

#336273 | PedroPires95 | 04 out 2013 22:08 | Em resposta a: #336267

Olá, Muito obrigado Pedro, se não for um grande incomodo poderia me dizer o que consta na parte de genealogia? ou tudo que vc falou é um resumo do processo?

Eu achei o processo de Guiomar de Oliveira, o irmão de Fernão Lopes (Que foi citado na denunciação da Bahia por uma filha chamada Maria Lopes) se chamava Mestre Roque, ele se matou nos carceres da Inquisição, infelizmente não consegui ter acesso ao seu processo, Mas ele teve uma filha chamada Guiomar da Costa, e essa Guiomar da Costa teve um filho chamado Brás de Oliveira Pescoço, seria coincidência?

Mas aqui está o documento da dita Guiomar:

http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2307837

Se vc dispor de tempo, por favor me dê um resumo assim como aquele mas somente da parte de Genealogia.

Muitíssimo Obrigado!

Pedro Pires.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda, leitura de processo digital de Henrique Mendes (Torre do Tombo)

#336274 | pedroacpinto | 04 out 2013 22:28 | Em resposta a: #336273

Eu li o processo à procura dessa secção mas não a encontrei, se calhar vi depressa demais.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda, leitura de processo digital de Henrique Mendes (Torre do Tombo)

#336277 | PedroPires95 | 04 out 2013 22:42 | Em resposta a: #336274

o que diz o processo de Guiomar de Oliveira?

Consta o nome dos avós?

Consta o primo Fernão Lopes?

Att. Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda, leitura de processo digital de Henrique Mendes (Torre do Tombo)

#336278 | PedroPires95 | 04 out 2013 23:30 | Em resposta a: #336267

é esse Fernão Lopes, não é meu ancestral, Segundo seu processo é casado com Joana Fernandes, eu achei o processo dela na inquisição de Lisboa datada de 1544, lá consegui decifrar no final, o nome Fernão Lopes, Significa que esse Fernão Lopes citado no processo não é meu ancestral,

Alguém saberia me informar, como faço para obter um processo microfilmado? trata-se do processo de Mestre Roque, irmão de Fernão Lopes, Gostaria de saber como faço para pegar uma copia, ou pelo menos a transcrição deste documento.

A Torre do Tombo realiza este serviço?

Outra dúvida é em relação à Francisco Mendes Leão, esposo da filha de Fernão Lopes, com Branca Roiz, chamada Beatriz Mendes, Ele é procedente da Vila de Vidigueira - Beja, Segundo o visitador Heitor Furtado de Mendonça à Pernambuco, Ele é fugitivo desta vila quando estavam sendo presos cristãos novos por crime de judaísmo.

Alguém saberia me informar qual a procedência da família Mendes Leão da Vidigueira?

Att. Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda, leitura de processo digital de Henrique Mendes (Torre do Tombo)

#336291 | LProjecto | 05 out 2013 08:33 | Em resposta a: #336278

Caro Pedro,

Certamente não será novidade, pois presumo que nas suas pesquisas já se terá deparado com o sumário do processo de um Mestre Roque (possivelmente o mesmo ao qual se referiu), que consta em: http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2372169

Embora o processo se encontre em mau estado de conservação, parece que o mesmo já se encontra microfilmado, pelo que o acesso à versão digital não deverá ser complicada - é uma questão de entrar em contacto com a TT e perguntar.

Lamentavelmente, a maioria dos processos da Inquisição de Évora, pelo mau estado em que se encontram, não são disponibilizados para leitura. Para que possa ter uma ideia, poderei dizer-lhe que, numa média de 20 processos requisitados, apenas conseguimos consultar uns 3 ou 4. Era importante que esses documentos fossem todos microfilmados, mas julgo que a prioridade da TT vai para o restauro dos mesmos e só depois se desenvolve o processo de microfilmagem ou digitalização. Considerando a complexidade e morosidade da primeira fase, será difícil prever uma data para que possa ser disponibilizado para consulta.

Pessoalmente, também tenho vários processos relacionados com a minha ascendência, que poderiam contribuir para aprofundar o conhecimento daquelas linhas e que continuam, há muito tempo, interditos à consulta... há que ter paciência!

Cumprimentos,
Luís Projecto

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda, leitura de processo digital de Henrique Mendes (Torre do Tombo)

#336299 | PedroPires95 | 05 out 2013 14:14 | Em resposta a: #336291

Obrigado Luiz, Como faço para encomendar um microfilme da TT? Eles podem digitalizar (Eu pagando o serviço) e me mandarem o microfilme pelo Email? Outra dúvida, é se caso isso não seja possível, eu poderia encomendar uma transcrição do documento pela TT? Somente com a parte de genealogia contendo o nome dos pais de Mestre Roque?

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda, leitura de processo digital de Henrique Mendes (Torre do Tombo)

#336301 | pedroacpinto | 05 out 2013 14:59 | Em resposta a: #336299

Escreva para a TT: mail@dgarq.gov.pt e exponha a sua situação

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda, leitura de processo digital de Henrique Mendes (Torre do Tombo)

#336305 | PedroPires95 | 05 out 2013 17:26 | Em resposta a: #336301

Obrigado, pelo visto só vai encomendando o microfilme mesmo, Até la vai ser tarefa Impossível descobrir os pais os pais de Francisco de Leão ou Francisco Mendes de Leão, Que fugiu de Beja, da vila da Vidigueira quando estavam prendendo judeus nessa vila, tenho interesse em saber sobre esse Francisco Leão, mas parece-me impossível, melhor deixar de lado..


Att,


Pedro Pires

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda, leitura de processo digital de Henrique Mendes (Torre do Tombo)

#336389 | jataide | 07 out 2013 17:23 | Em resposta a: #336305

Caro Pedro,

Da pesquisa que faço nos paroquiais da Vidigueira, tenho duas pequenas notas relacionadas com o apelido "Leão".

Nos livros mistos de 1562/1569 imagem digital 4 folha do lado direito, num rol sobre distribuição de covas na igreja,

"#A cova de Francisco Baptista está na nave do meio ??? à cova de Luís Leão" - foi o que eu li mas convirá confirmar.

Nota: A data do livro não corresponde às datas dos óbitos, alguns dos arrolados terão morrido posteriormente a 1569.

Ainda no mesmo livro misto - óbitos i.d.45, anos de 1569, dois assentos, um a seguir ao outro:

Filipa Fernandes mulher de Pº. Galego e ela é cristã nova(...) na nave do meio na cova de seu marido e herdºs;

Pº. Estevens (1569) - este assento é feito e assinado por "Brás Lião"

Este Pº Estevens (ver óbitos i.d.44) era irmão de João Estevens de quem é TT, e este último cc Mª.? Cª.? Fernandes, que regista óbito na mesma folha.

Talvez nos paroquiais encontre algo mais. Se eu encontrar mais qualquer coisa, informá-lo-ei.

Se por acaso aí pelo Brasil, esbarrar com qualquer informação sobre um Estêvão Gomes Varela (pai de Francº.Macedo) morador na Baia de todos os Santos em 1618, viúvo de Maria de Goes, é meu antepassado e natural da Vidigueira:)

Cpts

Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda, leitura de processo digital de Henrique Mendes (Torre do Tombo)

#336394 | PedroPires95 | 07 out 2013 17:54 | Em resposta a: #336389

Como faço para pesquisar a paroquia da Vidigueira? No Digitarq de Beja não possui livros antigos, de 1562, e no Familysearch não aparece pois é restrito a Paroquia.

Cumprimentos, Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda, leitura de processo digital de Henrique Mendes (Torre do Tombo)

#336402 | PedroPires95 | 07 out 2013 18:55 | Em resposta a: #336389

Pessoal, Alguém teria o livro: "A Inquisição de Évora (1533 - 1668) de Antonio Borges Coelho, que possa olhar para mim na pág 107 (Vol.II) ?

Lá consta uma Guiomar da Costa, filha de Mestre Roque, se tiver a ascendência de Mestre Roque, cujo eu já tenho a informação que era "cirurgiam do cardeal" eu agradeço.. Até mais, Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda, leitura de processo digital de Henrique Mendes (Torre do Tombo)

#336421 | PedroPires95 | 08 out 2013 01:12 | Em resposta a: #336402

http://purl.pt/15393/1/cod-864/cod-864_item1/P59.html

Esse manuscrito tem um Francisco Mendes Leão, X.N. Natural de Portalegre, alguém poderia me esclarecer esse é esse meu ancestral? Pois em Beja na Vidigueira diz que ele era morador, mas eu penso que esse dito Francisco Mendes Leão pode ser o mesmo da Vidigueira, Já que eram X.N e os dois são da mesma época, o que torna mais estranho.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda, leitura de processo digital de Henrique Mendes (Torre do Tombo)

#336425 | jataide | 08 out 2013 02:51 | Em resposta a: #336394

É abrir e ler.


Veja:http://www.quinta-do-mosteiro.com/linksparq.htm#beja

ou http://genealogiasdoalentejo.blogspot.pt/2011/07/registos-paroquiais-disponiveis-online.html



Boa sorte

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda, leitura de processo digital de Henrique Mendes (Torre do Tombo)

#336510 | PedroPires95 | 09 out 2013 21:02 | Em resposta a: #336421

Boa noticia, entrei em contato com o pessoal da TT, e eles colocaram mais informações de Mestre Roque no processo, os pais dele não estão sendo referidos, mas sim os irmãos:

Mestre Duarte;

Catarina Fernandes;

Joana Fernandes;

Violante Rodrigues (Esta consta no arquivo de denunciações como sendo irmã de Branca Rodrigues, que fugiu junto com ela para a Bahia e era casada com Henrique Mendes);

Quem quiser basta procurar que o processo já está corrigido com novas informações.

Cumprimentos.

Pedro Pires.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda, leitura de processo digital de Henrique Mendes (Torre do Tombo)

#336516 | PedroPires95 | 09 out 2013 23:29 | Em resposta a: #336510

Alguém poderia me dar uma mãozinha novamente? estou com esse processo, que consta ser o de Catarina Fernandes irmã de Mestre roque moradora de Lisboa, vejam o processo e me digam os pais de Catarina Fernandes:

http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2308619


Muito obrigado.

Cumprimentos.

Pedro Pires

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda, leitura de processo digital de Henrique Mendes (Torre do Tombo)

#336521 | PedroPires95 | 10 out 2013 02:19 | Em resposta a: #336301

Caro Pedroacpinto, achei um processo referente a cunhada de Mestre Roque, casada com o irmão de Mestre Roque, chamado Mestre Duarte, Veja se consegue decifrar nesse processo o nome dos pais de Mestre Duarte:

http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=2307512

Att. Um Grande abraço!

Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda, leitura de processo digital de Henrique Mendes (Torre do Tombo)

#336552 | PedroPires95 | 10 out 2013 17:54 | Em resposta a: #336521

Estou tentando ler e decifrar o documento embora esteja muito difícil, Alguém poderia transcrever um resumo com o nome dos pais do Mestre Duarte, contido no documento do processo de Clara Fernandes?

Abs. Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda, leitura de processo digital de Henrique Mendes (Torre do Tombo)

#339088 | PedroPires95 | 06 dez 2013 12:43 | Em resposta a: #336552

Olá meus amigos, gostaria de pedir um favor, Eu depois de muitas pesquisas, descobri um sobrinho do dito Mestre Roque, que se chamava Jorge Dias, que era neto de outro Jorge Dias, casado com Leonor Dias, e irmão de Mestre Roque.

Eu achei na Inquisição de Lisboa, o processo digitalizado, de uma das filhas de Jorge Dias e Leonor Dias, chamada Grácia Fernandes, gostaria que algum de vcs lessem o processo (que eu não consigo ler por ser muito antigo) e me dissessem quem são os pais (No caso os avós de Grácia Fernandes) de Jorge Dias, que era o irmão de Mestre Roque.

Conto com vcs!

Link do Processo: http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2311305

Att. Pedro Pires.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda, leitura de processo digital de Henrique Mendes (Torre do Tombo)

#339132 | PedroPires95 | 07 dez 2013 13:54 | Em resposta a: #339088

Alguém se habilita? Quem entender da grafia antiga dos processos da TT, e quiser me ajudar por favor me mande um email ou envie por aqui o nome dos avós de Gracia Fernandes, que são consequentemente os pais de Mestre Roque e Branca Roiz (Minha ancestral), Gostaria de comunicar que achei no processo (Embora consegui ler com muito sacrifício) que a avó mãe do pai de Gracia Fernandes, portanto mãe de Mestre Roque, vivia em Ponte de Alcantara em Cáceres - Espanha.

Fora isso não deduzi mais nada; O numero da genealogia (Creio eu) está na pág. 11, Meu email é: pedroapires@globo.com

Att. Pedro Pires.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 09:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen