vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#336365 | aapamp | 07 out 2013 00:55

caros confrades
alguem tem informações sobre este casal? no geneall aparecem
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1564244
mas nos paroquiais das freguesias perto não encontro este casamento,embora não tenha qualquer duvida de que casaram,a minha duvida prende-se é com os pais de domingos ribeiro.
Gostaria que quem colocou estes dados no geneall colocasse as bases onde foi buscar os ascendentes do Domingos Ribeiro,pois sou descendente da filha Maria Ribeira de Aguiar casada com João Dias , e estou bastante ceptico da ascendencia desta minha antepassada.Agradecia ajuda a ligar o Domingos Ribeiro a sua ,no geneall, presuntiva mãe.
Cumprimentos
Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#336373 | joham_mac | 07 out 2013 12:03 | Em resposta a: #336365

Caro António Mendes

Também sou descendente de Domingos Ribeiro/Maria de Aguiar, através da sua filha Maria (e de João Dias) e, também, do filho Cristóvão (de Aguiar).
Veja a inquirição de génere do padre Bernardo Ribeiro de Aguiar, no Arquivo Distrital do Porto (imagem 54)
http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=482906
Domingos Ribeiro era, então, natural do lugar da Ribeira (Croca) e Maria de Aguiar do lugar da Portela (Vila Boa de Quires). Portanto o que está na base de dados do Genea está errado.
Em Vila Boa de Quires, em 1649, depois de 5 casamentos em Janeiro/Fevereiro, só há mais um casamento em Maio, seguindo-se, apenas, 2 casamentos em 1650. Há portanto, claramente, algumas lacunas nesses 2 anos. Como o 1º filho do casal Domingos Ribeiro/Maria de Aguiar, Cristóvão, nasceu em 8/12/1650, eles teriam, certamente, casado no período indicado, provavelmente no 2º semestre de 1649.
Por outro lado, na Croca (onde Domingos Ribeiro nasceu), encontra-se um casamento, em 20/11/1645 (veja a imagem 688 do livro paroquial correspondente, porque, as imagens dos anos 40 aparecem antes de algumas imagens dos anos 30), de Domingos Ribeiro, da aldeia do Ribeiro, com Maria João. Acontece que esta faleceu em 25/1/1649 e, por isso, Domingos Ribeiro teria casado novamente (com Maria de Aguiar).
Os pais de Domingos Ribeiro (nascido no Ribeiro-Croca em 11/12/1617) eram Baltazar Brás (filho de Pedro Brás e Madalena Anes, do Bustelo) e Catarina Antónia (filha de Fernão António e Maria Pires, da Croca).
Os pais de Maria de Aguiar (nascida na Portela-Vila Boa de Quires em 24/3/1623) era filha de Baltazar Pires (filho de Baltazar Pires e Maria Fernandes, da Portela) e Margarida Fernandes (filha de Pedro Fernandes e Margarida Gonçalves, de Vila Cova).
São os dados que tenho.

João Machado

Resposta

Link directo:

RE: vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#336379 | aapamp | 07 out 2013 13:56 | Em resposta a: #336373

Caro João Machado
Muito obrigado pelos seus dados,estes sim crediveis.
Desculpe importuna-lo mais mas se tiver algo do João Dias também agradecia,pois ainda não encontrei o casamento dele com a Maria Ribeiro de Aguiar e descendo do filho deles Tomás casado com Custodia Maria da Mota(desta também foi uma complicação andar para traz por causa dos crismas com mudança de nome).
Cumprimentos
Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#336387 | joham_mac | 07 out 2013 16:36 | Em resposta a: #336379

Caro António Mendes

Sou descendente de Maria (Ribeiro de Aguiar, também), filha de João Dias e Maria Ribeiro de Aguiar, que casou em Constance em 1722, com Manuel Ferreira.
No assento de casamento de João Dias com Maria de Aguiar (Vila Cova, 13/5/1687) o padre acrescentou-lhe o apelido Magalhães. No entanto não encontrei nenhum seu antepassado com esse apelido. Como se vê nesse assento, João Dias era filho de Francisco Fernandes e Maria Francisca, do Sobreira (Constance), que aí casaram em 2/12/1651.
No assento deste casamento, verifica-se que Francisco Fernandes era filho de António Fernandes e Isabel Fernandes, da quinta das Oliveiras (Vila Caiz) e nada mais consegui obter para este ramo, porque, nessa freguesia, não há livros de baptismos e casamentos anteriores a 1663. De qualquer forma, como Isabel Fernandes faleceu em 5/10/1622, Francisco Fernandes nasceu antes dessa data.
Nesse mesmo assento, encontram-se os pais de Maria Francisca: Luís Fernandes e Catarina Francisca, da Sobreira, que casaram em Constance em 22/11/1621 (Luís era da Sobreira e Catarina era de S. Mamede, ambos lugares de Constance).
Luís Fernandes era certamente o Luís, filho de Baltazar Fernandes, da Sobreira, e de Francisca Dias (daí o apelido Dias do João?), que nasceu em 6/1/1592.
Catarina Francisca seria filha de Sebastião Gonçalves (faleceu em 29/9/1595), de S. Mamede, e de Catarina Francisca (faleceu em 11/10/1600). Nasceu, certamente, antes de 1590 (não existem livros anteriores a esse ano), mas duas irmãs suas nasceram depois desse ano: Antónia (6/1/1591) e Graça (21/3/1593). Esta Graça, juntamente, com a Catarina (e outra irmã, Isabel), já órfãs, foram crismadas em Constance em 1603.
É tudo. Cumprimentos.

João Machado

Resposta

Link directo:

RE: vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#337220 | aapamp | 25 out 2013 02:20 | Em resposta a: #336387

Caro João Machado
Por acaso vi em "Gente d´ Algo" na pag 489 o resumo da carta de armas atribuida a Manuel José Ribeiro de Aguiar abade de Espanedo ,trineto tanto por pai como pela mãe dos "nossos"João Dias e Maria Ribeiro de Aguiar e nada fala na descrição genealogica de Ferraz e Mota ou Vieira o que seria estranho se deles descendesse ,sendo-lhe atribuidas as armas dos Sanches,Ribeiros,Silvas e Aguiares
Cumprimentos
Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#337224 | joham_mac | 25 out 2013 11:05 | Em resposta a: #337220

Caro António Mendes

Esse padre Manuel José Ribeiro de Aguiar era trineto de João Dias/Maria Ribeiro de Aguiar, ou de Domingos Ribeiro/Maria de Aguiar (pais de Maria Ribeiro de Aguiar)? Já agora agradecia-lhe que, no caso de ter essa informação, me descrevesse os ascendentes do dito padre, pelo lado dos "Ribeiros de Aguiar", até aos trisavós nossos antepassados.

Obrigado

João Machado

Resposta

Link directo:

RE: vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#337227 | joham_mac | 25 out 2013 11:40 | Em resposta a: #337220

Caro António Mendes

Acabo de encontrar a informação que referiu na sua mensagem anterior. Efectivamente o padre era, como eu deduzi, neto de Manuel Ribeiro de Aguiar e Maria de Oliveira (meus antepassados), sendo Manuel Ribeiro de Aguia neto de Domingos Ribeiro e Maria de Aguiar.

João Machado

Resposta

Link directo:

RE: vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#337228 | aapamp | 25 out 2013 11:44 | Em resposta a: #337224

Bom dia
O padre é este
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2146322 embora na carta de armas os avós maternos sejam diferentes
Manuel José Ribeiro de Aguiar da Silva Sanches abade de Espadanedo,natural da casa e quinta do Bairro
Filho de Manuel Teixeira Sanches Monteiro e Rosa Maria Ribeiro de Aguiar,neto paterno de Manuel Teixeira Ribeiro e de Escolastica Bernarda da Silva Sanches Monteiro bisneto de Manuel Sanches Monteiro e de Catarina da Silva ,neto paterno de Manuel Ribeiro de Aguiar e Maria de Oliveira bisneto de Cristovão Ribeiro e de sua mulher Maria de Aguiar ....o mesmo suplicante ser descendente das ilustres familias de Sanches de Castela,cuja familia tem a sua casa e solar neste Reino junto à ponte da vila de Canavezes,como também dos Ribeiros,Silvas,Aguiares.....23 fevereiro 1796
Isto é o que consta da carta que na parte materna não bate muito com o geneall,no geneall o avô paterno é filho de Catarina Ribeiro de Aguiar,portanto trineto pelo pai e mãe de Domingos Ribeiro e de Maria de Aguiar.
Já agora tem data e local do casamento do João Dias e Maria Ribeiro de Aguiar?
Cumprimentos
Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#337241 | joham_mac | 25 out 2013 15:02 | Em resposta a: #337228

O que está na carta de armas, no que respeita aos ascendentes maternos está correcto. Como já escrevi numa mensagem anterior eu também sou descendente de Cristóvão Ribeiro, o filho mais velho de Domingos Ribeiro e Maria de Aguiar.
João Dias e Maria Ribeiro de Aguiar, casaram em Vila Cova de Vez de Aviz, em 13/5/1687.

João Machado

Resposta

Link directo:

RE: vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#341505 | vmo123 | 25 jan 2014 04:52 | Em resposta a: #337228

Caro confrade António,

pergunto-lhe se o senhor sabe quem foi que pesquisou a ascendência de Custódia Luís, que casou-se em Galegos em 14 de abril de 1784 com José Monteiro de Aguiar 8º Senhor da Casa do Bairro?

Descendo de um irmão de Custódia Luís, António Luís de Sousa, ambos filhos de Manuel de Sousa e de Helena Maria (ou Luís), que casaram-se em Boa Vista, Penafiel em 1739.

Com os melhores cumprimentos,
Vinícius.

Resposta

Link directo:

RE: vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#341509 | aapamp | 25 jan 2014 12:02 | Em resposta a: #341505

Caro confrade Vinicius
Não imagino quem tenha feito o estudo,mas eu no seu caso era um pouco critico no que lá está,pois cruzei-me com umas linhas que esse senhor pôs e estavam cheia de erros.
Tinhamos o caso da anterior ascendencia de Domingos Dias que foi o caso acima descrito e que foi já corrigido.
Tinhamos igualmente o caso da ascendencia da Maria da Mota casada com Jerónimo Fernandes que também já foi corrigido.
E ainda sem estar corrigida está a ascêndencia da presuntiva filha do anterior casal que nunca poderá ser aquela,embora tenham tido realmente uma filha chamada Maria da Mota,o problema é que a Maria da Mota http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2171128
casou com Jerónimo Fernandes http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2171127 em 19.8.1640 e o casal Maria da Mota-Francisco Teixeira casa em Quires em 11 de Novembro do mesmo ano,que agora já não aparece essa data no geneall mas dantes aparecia com data,e quem colocou resolveu que os pais dessa segunda Maria da Mota eram Jerónimo Ferreira e Maria da Mota e não Jerónimo Ferreira e Maria da Mota que é o que está no assento(igualmente o nome do pai do Francisco Teixeira parece-me estar errado e ser Francisco Teixeira de Banho,freguesia e não Francisco Teixeira de Basto).
Ou seja estão ambos os casamentos na mesma pagina http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=479018 tif 502 ,mãe e "filha".
Eu descendo de Tomás Ribeiro de Aguiar e portanto só me preocupei com o que estava acima ...e estava mal.
Descendo igualmente de Pedro da Mota irmão da Maria da Mota "mãe" que lhe puseram uma descendência que não tem.
Em relação aos seus ascendentes não tenho qualquer entroncamento e portanto não o posso ajudar,mas é melhor confirmar um a um os ascendentes, pois pela amostra pode ter muitos erros.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Francisco de Aguiar e Cristina da Silva da Portela, VBQ

#341512 | jmmoreira | 25 jan 2014 12:32 | Em resposta a: #336373

Caros confrades,

Pergunto se têm informação de um Francisco de Aguiar cc Cristina da Silva que terão falecido na Portela, VBQ a 21-1-1697 e a 10-7-1681, respectivamente. Tiveram seis filhos nascidos em 1654, 1657, 1660, 1663, 1666 e 1669.
Pelos padrinhos dos filhos suspeito que o Francisco estará relacionado com uns Pires de Abragão e a Cristina com gente da freguesia de Nogueira, Lousada.
Parece-me muito provável que o Francisco seja irmão, filho ou sobrinho da Maria de Aguiar que referem. Pergunto se têm informação sobre esse casal.

Cordiais saudações,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Aguiar e Cristina da Silva da Portela, VBQ

#341513 | PP | 25 jan 2014 13:03 | Em resposta a: #341512

Caro confrade,

Se interessar/ou ajudar: tenho uma Maria de Aguiar c.c. João Pinto, residente no Lugar da Devesa, freguesia de Vila Boa de Quires.

E uma Maria de Aguiar c.c. André Moreira, ela da freguesia de Abragão, f.ª de Manuel Fernandes e de Isabel Vieira.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Aguiar e Cristina da Silva da Portela, VBQ

#341515 | aapamp | 25 jan 2014 13:18 | Em resposta a: #341513

Caro confrade PP
Descendo da Maria de Aguiar casada com André Moreira,pela filha Francisca Vieira casada com Manuel Vieira de Castro.
Desta Maria de Aguiar só tenho os pais,do André Moreira tenho pais e avós maternos.Seria optimo se soubesse igualmente algo do André Vieira de Castro,tabelião de Portocarreiro que era o sogro da Francisca.
Agradeço qualquer ajuda que me possa dar.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Aguiar e Cristina da Silva da Portela, VBQ

#341521 | PP | 25 jan 2014 14:47 | Em resposta a: #341515

Caro confrade António Mendes,

Lamento não conseguir ajudar, mas nada tenho sobre a Francisca, excepto o seu assento de baptismo.

Já tentou procurar a inquirição de genere do Pedro Aguiar, padre cura de Abragão, irmão da Francisca?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Aguiar e Cristina da Silva da Portela, VBQ

#341530 | jmmoreira | 25 jan 2014 19:17 | Em resposta a: #341513

Caro confrade PP,
Agradeço a ajuda.
Se me puder dar mais dados sobre a Maria de Aguiar de Abragão, agradeço.
No entanto, ainda desconheço a existência de relação entre Francisco de Aguiar e qualquer Maria de Aguiar, apesar de desconfiar que a Maria de Aguiar da Portela seja irmã de Francisco. O que me faz desconfiar mais é o facto de ambos serem da Portela e o facto de as datas serem próximas.
Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Aguiar e Cristina da Silva da Portela, VBQ

#341547 | jmmoreira | 26 jan 2014 01:41 | Em resposta a: #341530

Boa noite,

Francisco de Aguiar cc Cristina da Silva a 29-7-1652 em Nogueira, Lousada.
Creio ser a este casal que se refere Felgueiras Gayo em Farias, parágrafo 168, N14. Se assim for, há um erro em Felgueiras Gayo ao indicar que Francisco de Aguiar era senhor da quinta do Portelo em vila Boa do Bispo. Seria, antes sim, senhor da quinta da Portela em Vila Boa de Quires. É a informação que se encontra em Felgueiras Gayo que consta aqui no geneall http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=466707 sobre esse casal.
Ainda não consegui confirmar se o Francisco de Aguiar é irmão da Maria de Aguiar cc Domingos Ribeiro, apesar da fortíssima suspeita.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Aguiar

#341553 | PP | 26 jan 2014 10:38 | Em resposta a: #341530

Caro confrade,

Se interessar, aqui ficam alguns dados:

Francisco Gomes de AGUIAR c.c. Mariana de Campos: casaram em 1724, em Croca;

João de Aguiar c.c. Susana Mendes, ambos do Lugar de Portela de Cima, freguesia de Vila Boa de Quires;

Quanto a Maria de Aguiar c.c. André Moreira, sei que tem uma irmã de nome Margarida, para além destes apontamentos que retirei, a saber:

1648-09-06 - Era da freguesia de «S. Pedro de Abregão[sic]» (São Pedro de Abragão), São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel). Apadrinha Maria, filha de Francisco Teixeira e de Maria Fernandes, residentes no Lugar de Ribaçais da dita freguesia (Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Batismo de Abragão - Penafiel (1586-06-29 a 1670-05-07) (Abragão, Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Abragão, 1586-06-29 a 1670-05-07), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/1/6 - 22.3, fólio 102, assento de 1648-09-06).

1650-08-08 - Era do Lugar da Devesa, freguesia de Vila Boa de Quires, Marco de Canaveses.

1657-11-18 - Era «da Devesa» (Lugar da Devesa), freguesia de Vila Boa de Quires, Marco de Canaveses.

1678-09-29 - Residente «na Devesa» (Lugar da Devesa), freguesia de Vila Boa de Quires, Marco de Canaveses.

1679-06-29 - Baptiza a sua neta Maria Pinta, filha de João Pinto e de Maria de Aguiar, sua filha, do Lugar da Devesa, freguesia de Vila Boa de Quires, Marco de Canaveses, por esta correr perigo de vida aquando do nascimento (Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Baptismo de Vila Boa de Quires - Marco de Canaveses (1646-02-17 a 1692-09-14) (Vila Boa de Quires, Marco de Canaveses, Porto, Portugal, Paróquia de Vila Boa de Quires, 1646-02-17 a 1692-09-14), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/12/8/6 - 24.2, fólio 93v, assento de 1679-06-29).

Quanto aos pais de Maria de Aguiar, em:

1648-09-06 - Era de «São mil»[sic] (Lugar de Samil), freguesia de «S. Pedro de Abregão[sic]» (São Pedro de Abragão), São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel). A sua filha Maria de Aguiar apadrinha Maria, filha de Francisco Teixeira e de Maria Fernandes, residentes no Lugar de Ribaçais da dita freguesia (Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Baptismo de Abragão - Penafiel (1586-06-29 a 1670-05-07) (Abragão, Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Abragão, 1586-06-29 a 1670-05-07), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/1/6 - 22.3, fólio 102, assento de 1648-09-06).

1649-06-13 - Residente em «Sãmil»[sic] (Samil], freguesia de São Pedro de Abragão, São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel) (Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Casamento de Abragão - Penafiel (1586-09-21 a 1670-07-10) (Abragão, Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Abragão, 1586-09-21 a 1670-07-10), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/1/6 - 22.3, fólio 174, assento de 1649-06-13).

Tenho ainda conhecimento que viveram algumas pessoas com este apelido Aguiar na freguesia de Salvador de Gandra.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Aguiar e Cristina da Silva da Portela, VBQ

#341554 | joham_mac | 26 jan 2014 10:46 | Em resposta a: #341547

Caro jmmoreira

Esse Francisco de Aguiar é efectivamente irmão da Maria de Aguiar, casada com Domingos Ribeiro (meus antepassados). O assento de óbito do seu pai, Baltazar Pires (VBQ-7/6/1660), refere o seu nome e o do seu irmão António Pires que casou em Abragão em 14/2/1639. Um filho deste, Manuel Monteiro de Aguiar, casou em VBQ em 25/9/1695. Um irmão de Francisco de Aguiar, Manuel Monteiro, foi padre e foi o padrinho da sua filha Maria nascida em 16/2/1654.
Francisco de Aguiar, nasceu em VBQ em 8/6/1625 e os seus pais casaram em 19/2/1618.

Gostaria era de saber donde apareceram estes apelidos Aguiar e Monteiro…

João Machado

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Aguiar e Cristina da Silva da Portela, VBQ

#341701 | jmmoreira | 28 jan 2014 23:31 | Em resposta a: #341554

Caro João Machado,

Muito agradeço a ajuda.
Aproveito para perguntar se são cinco os filhos de Baltasar Pires e de Margarida Fernandes que encontrou (nascidos em 1619, 1623, 1625, 1628 e 1632).
Houve um Belchior Pires que com sua mulher viveu na Portela, VBQ. Faleceu a 16-6-1627.
Tiveram pelo menos duas filhas: Maria Pires (cc Gonçalo Jorge em VBQ a 22-9-1586 e faleceu a 26-1-1638, viveu na Portela) e Francisca (f. 12-10-1625 na Portela). Pela idade de casamento, a Maria Pires terá nascido entre 1560 e 1570.
É de crer que fossem irmãs do Baltasar Pires mais velho (do qual não tenho ainda nenhum assento).
Mas faltam provas documentais.

Houve um outro Belchior Pires da Portela, Vila Boa de Quires que foi pai de:
- Isabel, n. 25-1-1588 (Fl. 7)
- Pedro, n. 3-3-1590 (Fl. 17)
- Catarina, n. 25-11-1591 (Fl. 25)
- Pero, n. 5-3-1595 (Fl. 34v)
- Catarina, n. 7-8-1596 (Fl. 38v)
- Margarida, n. 4-9-1598.
- Maria, n. 22-1-1601.
- Santos, n. 26-5-1602.

Ou seja, houve pelo menos 2 Belchior Pires que moraram na Portela. O mais novo seria filho do mais velho (sem prova documental), ou seja irmão de Maria Pires, de Francisca e, provavelmente, do Baltasar Pires mais velho (também sem prova documental).
Pergunto se tem informações que possa esclarecer estas dúvidas.

Também nada sei sobre sobre a origem dos nomes Aguiar e Monteiro.

Ao confrade PP, agradeço os dados mas, de facto, o que procuro são informações para trás (finais do sé. XVI, início do XVII) ... o que está difícil.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Aguiar e Cristina da Silva da Portela, VBQ

#341718 | joham_mac | 29 jan 2014 12:10 | Em resposta a: #341547

Caro jmmoreira

Também só encontrei esses 5 filhos de Baltazar Pires/Margarida Fernandes.
Como está escrito no assento do casamento de Baltazar Pires e Margarida Fernandes (19/2/1618), os pais de Baltazar Pires eram Baltazar Pires (que faleceu em 2/12/1628) e Maria Fernandes (que faleceu em 27/11/1628). Não encontrei os nascimentos dos filhos deste casal. No entanto uma das filhas, Maria Fernandes, faleceu em 27/3/1652 e outra, Marta Fernandes, foi madrinha em Abragão, em 18/10/1622.
Em Santo Isidoro, um Sebastião, filho de Gonçalo Pires, da Portela (VBQ), foi padrinho em 3/10/1540. Este Gonçalo Pires seria, provavelmente, o avô do Baltazar Pires-pai, admitindo que este nasceu cerca de 1550 (tendo em conta o ano da sua morte). O pai deste Baltazar Pires poderia, então ser o dito Sebastião ou, então (mais provável), um António Pires, da Portela, que faleceu em 24/9/1590, sendo Baltazar Pires o testamenteiro.
Teríamos então: Gonçalo Pires (* cerca de 1490) - António Pires (* cerca de 1520) – Baltazar Pires (* cerca de 1550) – Baltazar Pires (* cerca de 1585).
Quanto aos Belchiores Pires, da Portela, terei que rever alguns dados de que disponho. Mas serão, provavelmente, também descendentes do tal Gonçalo Pires.

É tudo, para já

João Machado

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Aguiar e Cristina da Silva da Portela, VBQ

#341737 | joham_mac | 29 jan 2014 17:16 | Em resposta a: #341547

Caro jmmoreira

Vamos, então, aos Belchiores Pires, da Portela (VBQ).

Sou descendente de um Belchior Pires, que casou, em Bustelo (Penafiel), com Isabel Jorge, em 21/1/1596. Este Belchior Pires era filho de Belchior Pires e Catarina Manuel, da Portela (VBQ).
Tendo em conta esta data de casamento, ele seria irmão da tal Maria Pires, por si referida, e que casou em VBQ em 22/9/1596 (e não 1586, como escreveu por lapso). Como está escrito no assento do casamento desta, ela era filha de Belchior Pires e da sua 1ª mulher (certamente a sobredita Catarina Manuel).
O Belchior Pires que teve filhos entre 1588 e 1601, e faleceu em 16/6/1627, seria certamente o viúvo de Catarina Manuel e esses filhos seriam do 2º casamento.
Este Belchior Pires poderia ser irmão, cerca de 2 ou 3 anos mais novo, do Baltazar Pires-pai.

Por curiosidade: Isabel Jorge, referida no 1º parágrafo, minha antepassada, faleceu na Portela, mas teve cerimónias fúnebres repartidas por VBQ e Bustelo.

João Machado

Resposta

Link directo:

Pires de Vila Boa de Quires, séc. XVI e XVII

#345184 | jmmoreira | 17 abr 2014 05:55 | Em resposta a: #341737

Caro João Machado,

Só agora respondo por só agora ter conseguido recolher a informação necessária sobre os Pires de Vila Boa de Quires na transição entre os séculos XVI e XVII. Após vasculhar os primeiros livros de assentos de baptismo, casamento e óbito de VBQ, concluo o seguinte com a preciosa ajuda das informações que me deu e que muito agradeço.

Baltasar Pires (pai) da Portela era irmão de Sebastião Pires da Devesa (ver casamento em VBQ a 03-02-1599). Também sou da opinião que Belchior Pires seria também irmão, todos filhos de António Pires (f. em VBQ a 24-09-1590) e de Catarina Pires (f. em VBQ a 28-01-1591).

1. Belchior Pires da Portela (f. 16-06-1627 em VBQ) cc Catarina Manuel tendo tido os seguintes filhos:
1.1. Belchior Pires cc Isabel Jorge Em Bustelo a 21-01-1596;
1.2. Maria Pires cc Gonçalo Jorge em Vila Boa de Quires a 22-09-1596; (de quem descendo)
1.3. Francisca "filha familiar de Belchior Pires" que faleceu em Vila Boa de Quires a 12-10-1625. Não sei o significado de filha familiar ...
- Belchior casou 2ª vez com Maria Francisca (madrinha a 12-01-1604; referida no assento de casamento da sua filha Beatriz Francisca). Tiveram os seguintes filhos:
1.4. Beatriz Francisca cc Jorge ? em VBQ a 14-06-1621
1.5. Isabel, n. 25-1-1588 (Fl. 7)
1.6. Pedro, n. 3-3-1590 (Fl. 17)
1.7. Catarina, n. 25-11-1591 (Fl. 25)
1.8. Pero, n. 5-3-1595 (Fl. 34v)
1.9. Catarina, n. 7-8-1596 (Fl. 38v)
1.10. Margarida, n. 4-9-1598 (Fl. 42v)
1.11. Maria, n. 22-1-1601 (Fl. 46v)
1.12. Santos, n. 26-5-1602 (Fl. 48)

2. Baltasar Pires da Portela (f. em VBQ a 02-12-1628) cc Maria Fernandes tiveram os seguintes filhos:
2.1. Baltasar Pires cc Margarida Fernandes em VBQ a 19-02-1618 (de quem descendo)
2.2. Maria madrinha em VBQ vária vezes (06-05-1599, 30-08-1600, 22-01-1601 e outra ocasiões)
2.3. Marta madrinha em VBQ (15-02-1605)
2.4. Francisco padrinho em VBQ 13-12-1605
2.5. Domingos padrinho em VBQ dezembro de 1607
2.6. Catarina madrinha em VBQ a 31-08-1611
2.7. Francisca madrinha em VBQ a 12-01-1616
2.8. Brites/Beatriz madrinha em VBQ a 04-12-1617
2.9. Pedro padrinho em VBQ a 07-04-1619
2.10. Margarida madrinha em VBQ a 14-01-1622

3. Sebastião Pires da Devesa (f. em VBQ a 29-09-1611) cc inês Gonçalves. Tiveram os seguintes filhos (posso dar mais informações se houver interesse):
3.1. Maria
3.2. Sebastião
3.3. André
3.4. Pedro

Seria este Sebastião Pires da Devesa o Sebastião filho de Gonçalo Pires da Portela que foi padrinho em 1540? Não creio ... podia ser um tio ...

Descendo ainda do Gonçalo Pires da Torre que foi o segundo marido de Briolanja Gonçalves. Suspeito que este Gonçalo Pires seja filho de Gonçalo Pires o velho da Torre (f. em VBQ a 12-05-1590) cc Maria Gonçalves, mas não tenho prova documental. Não me espantaria que fossem familiares dos Pires da Portela (ver casamento em VBQ a 03-02-1599).
Por hipótese: o António Pires cc Catarina Pires e presumível pai de Baltasar Pires da Portela e de Sebastião Pires da Devesa, podia ser irmão deste Gonçalo Pires o velho da Torre. E ambos filhos do Gonçalo Pires da Portela referido no assento de Santo Isidoro.

Ainda sobre os Pires, descendo de um Aleixo João cc Maria Gaspar que viveram na Gena de Buriz e que tiveram filhos a partir de 1615. A 10-04-1606, 28-01-1607 e a 01-02-1607 foi padrinho um Aleixo filho de João Pires do Eido de Buriz, este último f. em VBQ a 30-03-1605, casado duas vezes a 2ª das quais com Maria Ferreira. Não encontro provas documentais de que este Aleixo seja o Aleixo João cc Maria Gaspar. Mas tenho forte suspeita. Se alguém tiver informação que esclareça esta suspeita, agradeço a partilha.

Ainda sobre os Pires de VBQ deixo a seguinte correcção: os pais do Padre António Gonçalves e de André Pires de Caniva cc Margarida de Almeida eram André Pires e Isabel Gonçalves também de Caniva. No geneall (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2116353) aparecem como sendo de Vilarelho o que é errado. Havia um André Pires de Vilarelho mas era outro.

Caso precisem de alguma informação sobre Pires de VBQ do período referido, creio poder ajudar.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Pires de Vila Boa de Quires, séc. XVI e XVII

#345190 | joham_mac | 17 abr 2014 11:34 | Em resposta a: #345184

Caro jmmoreira

Agradeço as informações.
Falta acrescentar aos filhos de António Pires e Catarina Pires a Briolanja, referida como testamenteira da mãe.

Cumprimentos

João Machado

Resposta

Link directo:

RE: Pires de Vila Boa de Quires, séc. XVI e XVII

#345342 | jmmoreira | 21 abr 2014 21:43 | Em resposta a: #345190

Caro João Machado,

Agradeço a correcção.
Como adenda:
É possível que haja mais filhos de Belchior Pires da Portela.
(b-Fl. 54v), 1609/08/01, António filho de Jorge Francisco e de sua mulher de São Cristovão. Padrinho: Domingos filho de Melchior Pires da Portela e madrinha Isabel filha de Fernão Pires de Avessões.
(b-Fl. 54v), 1609/08/15, André filho de Gonçalo Gonçalves de Sampaio o mais velho e de sua mulher. Padrinho: Francisco filho de Melchior Pires da Portela.

São as únicas referências que encontro a este Melchior Pires. Nem no livro de casamentos nem no de óbitos é referido. Assim, depreendo que o Belchior Pires da Portela e o Melchior Pires da Portela sejam a mesma pessoa. Ou seja, o Belchior Pires terá mais dois filhos: Domingos e Francisco.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Pedro Fernandes e Margarida Gonçalves

#349776 | jmmoreira | 31 ago 2014 21:43 | Em resposta a: #336365

Caros confrades,

Encontrei os seguintes assentos de casamento que podem ser do vosso interesse:
Pedro Fernandes filho de Gonçalo Afonso [?] de ??? e de sua mulher Eva Fernandes com Margarida Gonçalves filha de Gonçalo Anes do Bairral e de sua mulher Maria Bráz todos moradores na dita freguesia [de São Romão de Vila Cova de Vez de Aviz]. Casaram em Vila Cova a 23-3-1585.
Tiveram os seguintes filhos (lista possivelmente incompleta):
- Gonçalo, n. 15 Jun 1586 (fl. 4v)
- Margarida, n. 23 Mar 1589 (fl. 7)
- Maria, n. 4 Mar 1600 (fl. 19v)

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#366971 | pefebe | 13 mar 2016 19:25 | Em resposta a: #341515

António Mendes,

Descendo também de Maria de Aguiar c.c. André Moreira e da sua filha Francisca Vieira c.c. Manuel Vieira de Castro.
Só agora é que estou a tentar obter mais informações deste ramos familiar. Tem mais alguns dados que me possa dar?

Desde já o meu agradecimento

Manuela Castelão

Resposta

Link directo:

vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#366983 | aapamp | 14 mar 2016 11:14 | Em resposta a: #366971

Manuela Castelão
Deste ramo tenho apenas o que está o geneall.
Não consigo descobrir quem é o André Vieira de Castro.
Se por acaso descender da filha Margarida casada com João da Mota,deste João da Mota é que tenho bastante mais do que está no geneall.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#366993 | jmmoreira | 14 mar 2016 15:59 | Em resposta a: #366983

Caros confrades,

Caso haja nteresse. Houve nos finais do século XVII inícios de XVIII um Padre Lourenço Vieira de Castro que foi pai de um João nascido a 30-7-1721 em VBQ sendo mãe Mariana de Magalhães viuva, à data, de Álvaro de Sousa. Pode ser que seja uma pista ...

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#366994 | aapamp | 14 mar 2016 17:13 | Em resposta a: #366993

Caro Jmmoreira
São familiares,mas o que fala penso que é trineto do outro
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#366995 | Samuel C O Castro | 14 mar 2016 17:25 | Em resposta a: #366983

Prezado António Mendes,

Em minhas pesquisas não tenho o André e nem o Lourenço Vieira de Castro.

Neste link https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#tbm=bks&q=%22andr%C3%A9+vieira+de+castro%22 aparece os pais de um André Vieira de Castro, de Vila Boa de Quires, mas a página não abre mostrando o conteúdo do link.

Também tenho interesse na ascendência tanto do André, quanto do Lourenço, pois gostaria de ver a possibilidade de entroncamento junto aos demais Castros de minhas pesquisas.

Desejo-lhe boa sorte nas buscas. Abraço fraterno.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#367003 | pefebe | 14 mar 2016 21:02 | Em resposta a: #366983

Boa Tarde António Mendes,

Descendo sim, do João da Mota c.c. Margarida, que me apareceu como Margarida Moreira, mas também Margarida Vieira.

Fico-lhe eternamente grata por toda e qualquer informação que me possa dar.

A minha ascendência segue pelo Lourenço (fº do João da Mota) que c.c. Mariana Luiza (do Corcovido), seu filho
Custódio Luiz Vieira c.c. Quitéria Maria Moreira, sua filha
Maria Joaquina Moreira c.c. Bento Teixeira Marques (de Abragão),e seu fº, meu trisavô João Teixeira Moreira da Casa e Quinta do Corcovido, em Vila Cova

Cordiais cumprimentos,

Manuela Castelão

Resposta

Link directo:

vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#367007 | PP | 14 mar 2016 22:02 | Em resposta a: #366983

Caro confrade António Mendes,

Por gentileza podia indicar de quem é filho o dito João da Mota?

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

António Vieira de Castro

#367008 | PP | 14 mar 2016 22:09 | Em resposta a: #366995

Caro confrade Samuel Castro,

Se interessar, tenho conhecimento de um António Vieira de Castro, filho de António de Almeida, natural do Lugar de «Sampayo»[sic] (Sampaio), freguesia de «Villaboa de Quires»[sic] (Vila Boa de Quires), Marco de Canaveses, e de Mariana Vieira, natural do Lugar da Torre da dita freguesia.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#367010 | aapamp | 14 mar 2016 22:32 | Em resposta a: #336365

Caro confrade PP
João da Mota é filho de João Alvares e Maria da Mota.
Que datas tem para esse António Vieira de Castro?O André Vieira de Castro casou em 23 jan 1651,mas no assento não aparecem os pais.
Aparece em vários assentos como sendo tabelião em Portocarreiro e morador na Nogueira.
Em relação ao livro que o Confrade Samuel Castro cita,é uma habilitação para o Santo Oficio
de um seu filho ou neto,e as pessoas que aparecem na discrição são os pais da mulher deste André,Maria de Sampaio.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#367011 | aapamp | 14 mar 2016 22:43 | Em resposta a: #336365

Cara Manuel Castelão
O João da Mota é filho de João Alvares e Maria da Mota,casaram em Quires 11 mar 1672
A Maria da Mota (*28 fev 1648,+5 dez 1678 em Quires) é filha do Padre António da Mota de Lordelo e de Ana(filha de André Fernandes).
Padre António da Mota é filho de António da Mota e Maria Alvares e neto paterno do padre Pedro da Mota Geraldes morgado de Penidos (está na base de dados do geneall)e de Joana André,e materno de Gonçalo Dias de Lordelo e de Maria Alvares
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#367015 | PP | 14 mar 2016 23:26 | Em resposta a: #367010

Caro confrade António Mendes,

Grato pelas informações.

A data que tenho é de 1772-09-06 - Natural da freguesia de «S.to Andre de Villa Boa de quires»[sic] (Santo André de Vila Boa de Quires), Marco de Canaveses, «deste Bispado e Assistente na Sid.e[sic] (cidade) do Porto».

António Vieira de Castro é irmão de Teresa Maria, que, em 1759-06-02, é dada como do Lugar de «Riobom»[sic] (Rio Bom), freguesia de São Martinho de Recesinhos, Vila de São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel). Teresa Maria c.c. José Teixeira.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#367034 | pefebe | 15 mar 2016 18:40 | Em resposta a: #367011

Caro António Mendes,

Muitíssimo obrigada pelas suas informações. Se eu puder ajudar nalguma coisa relacionada com os familiares dos vários ramos desta família, estou ao dispôr.

É demais perguntar-lhe de que ramo derivou a sua família descendente do João da Mota c.c. a Margarida?

Cordiais cumprimentos,

Manuela Castelão

Manuela Castelão

Resposta

Link directo:

vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#367039 | Samuel C O Castro | 15 mar 2016 22:25 | Em resposta a: #367008

Prezado PP,

Sim, tenho interesse na ascendência do Antônio Vieira de Castro que referiste. Além dos pais que citaste, por acaso tens os avós dele, que pudesse fazer a gentileza de me disponibilizar?

A data (1772-09-06) que referiste ao colega Antônio Mendes, trata-se do nascimento ou do batismo dele?

Fico-lhe muito grato no que for possível informar. Muito obrigado. Abraço fraterno.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#367079 | PP | 16 mar 2016 19:34 | Em resposta a: #367039

Caro confrade Samuel,

Infelizmente, só tenho esse dado.

A data é de um assento paroquial e não de nada relacionado com ele.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#367102 | pefebe | 17 mar 2016 02:16 | Em resposta a: #366995

Caros António Mendes e Samuel Castro,

Através de um amigo de um grupo de genealogia, consegui ter acesso às pag. 204 e 205 de uma publicação do Arq. Dist. de Aveiro, que nos são remetidas pelo link partilhado pelo Samuel Castro e que se refere a uma Carta de Familiar de 23.Out.1731 e que aqui partilho.

Então, temos de forma sucinta:

"Gastão Vieira de Brito, de Stª Mª de Fagim, Concº de Stª Cruz de Riba Tâmega, morador no Porto, Fregª de S. Nicolau, filho de Domingos Vieira de Castro de VBQ da Casa chamada de Nogueira, concº de Porto Carreiro e de Mariana Monteiro de Brito de S. Nicolau no Porto e nela moradores na Rua da Fonte Taurina; neto paterno de André Vieira de Castro, natural de VBQ, filho de Pedro Nogueira e Maria Vieira, da mesma freguesia, e de Maria de Sampaio, igualmente de Quires, da Casa de Nogueira, filha de Domingos Fernandes de Sampaio, e materno de..."


Cordiais cumprimentos,

Manuela Castelão

Resposta

Link directo:

vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#367103 | aapamp | 17 mar 2016 03:35 | Em resposta a: #367102

Cara Manuela Castelão
Obrigado pela transcrição...mas não resolve o assunto.
Só com o original da carta de F.S.O. se conseguirá concluir alguma coisa,pois os paroquiais vão contra esta genealogia apontada nesse livro.
Nos paroquiais aparece o Pedro Nogueira,da casa da Nogueira, a casar em Oliveira a 28 de janeiro de 1618 com Ana de Sampaio,(depois de viuvo volta a casar em 1659 em v.b. Quires com Isabel Fernandes).
E muito importante para este caso é a morte de Ana de Sampaio em Vila Boa de Quires em 2 agosto de 1654 onde diz expressamente que lhe fará os bens de alma seu genro André Vieira de Castro.Ou seja os pais de Maria de Sampaio são Pedro Nogueira e Ana de Sampaio,e deverá ter havido lapso na transcrição da Carta de FSO para o livro.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#367104 | aapamp | 17 mar 2016 04:04 | Em resposta a: #367103

Cara Manuela Castelão
A ultima minha ultima mensagem tem erros.
Assim no obito de Ana de Sampaio diz que era casada com Pedro Nogueira,no obito de Pedro Nogueira em Quires a 18 setembro de 1671 é que diz que estão obrigados aos bens de alma seu filho Francisco Nogueira e seu genro André Vieira de Castro,logo pai de Maria de Sampaio
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#367117 | pefebe | 17 mar 2016 11:49 | Em resposta a: #367104

Caro António Mendes,

Então, voltamos ao mesmo... vou tentar obter a carta de F.S.O.. Dar-lhe-ei notícias logo que as tenha.

Cordiais cumprimentos,

Manuela

Resposta

Link directo:

vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#367748 | pefebe | 31 mar 2016 20:07 | Em resposta a: #367104

Caro António Mendes,

Feito o pedido à TT, para acesso ao processo de Habilitação de Familiar do Stº Ofício do Gaspar Vieira de Brito, recebi esta resposta. Portanto, temos que aguardar, pois nem sequer é possível o envio em papel ou CD, contra pagamento.

"Na sequência do seu email, informamos que o documento solicitado está em processo de transferência de suportes, no âmbito de um Projecto de digitalização sistemática que está em curso nesta Direção-Geral. Prevemos que as imagens estejam disponíveis num prazo estimado de 3 meses e online ainda este ano, no seguinte endereço:

http://digitarq.arquivos.pt/"

Cumprimentos,

Manuela

Resposta

Link directo:

vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#368114 | aapamp | 10 abr 2016 16:03 | Em resposta a: #367748

Cara Manuel Castelão
Já está online a habilitação que pretendíamos
http://digitarq.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=2329045
e o que lá diz é exatamente o que se encontrava na sua transcrição.
Ou seja estamos com um problema,o que lá diz vai totalmente contra os paroquiais.
Nos paroquiais estão perfeitamente identificados os pais de Maria de Sampaio,e não são quem a habilitação diz,e os país que na habilitação diz serem de André também não é possível pois o pai que lhe colocam é seu sogro!
Ainda pensei que poderia haver troca de pais e ser a Maria de Sampaio filha de Pedro Nogueira e e o André do Domingos Fernandes,e embora sem ter aprofundado muito não me parece ser o caso.
Acho que o Gastão 100 anos depois saberia apenas vagamente quem eram os avós e foi aos batismos procurá-los e baralhou tudo....
Por exemplo a avó que ele escolheu a nascer em 8 set 1639 teria casado a 23 janeiro de 1651 com a bonita idade de 11 anos,e o André já com 13 anos a uns dias de fazer 14!
Só com outros documentos poderemos descobrir quem é o André.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#368156 | pefebe | 12 abr 2016 00:51 | Em resposta a: #336365

Caro António Mendes,

Não estou a conseguir aceder ao link que publica, vou tentar amanhã. Fico tão decepcionada, como certamente o António Mendes ficou. No ano passado, pedi à TT o envio de uma Habilitação para Familiar do Santo ofício de um 6º avô. Enviaram-me em CD, foi caro, e a partir daí ficou online. Foi interessante pelo conteúdo, mas não consegui ir mais longe do que o que já tinha. Não eram muito exigentes quanto à limpeza do sangue, bastava-lhes a 3ª geração.
Isto, para dizer que, no processo, estão transcritos tal e qual estão nos livros, os assentos de baptismo e casamento dos pais, avós e trisavós. E era essa a minha esperança, desempatar o que está empatado através dessas transcrições. Há realmente casos "bicudos" de difícil se não impossível solução...

Cordiais cumprimentos,

Manuela

Resposta

Link directo:

vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#368197 | pefebe | 13 abr 2016 18:18 | Em resposta a: #368114

Caro António Mendes,

Em 1º lugar, quero rectificar a minha informação. As transcrições feitas no procº do meu antepassado, são somente dos baptismos e casamentos dos pais e avós, não dos trisavós. O processo é muito mais completo que este, em relação às informações colhidas no local.
Quanto ao do "nosso" Gastão pelo que li, o inquisidor foi a VBQ, não conseguiu saber mais do que nós, e diz a determinado ponto que não conseguiu "descortinar qual era a sua mulher" (sou-lhe franca que lendo, não consegui perceber a que mulher de quem, ele se referia). É confrangedor ler aqueles assentos de baptismo e de casamento, feitos por padres preguiçosos com pouca vontade de escrever...
É um facto, que se formos aos registos mencionados no processo, eles estão lá:
no livro de 1634, pág. 124 diz "André, fº de Pedro Nogueira e Maria moça solteira"
no livro de 1639, pág. 130, diz "Maria, filha de Domingos Fernandes de S. Payo e s/ mulher"
no entanto, estou como diz o António Mendes, merecem-nos mais credibilidade os assentos de óbito. Encontram-se vários Pedro Nogueira noutras localidades, e nada nos diz que os referidos no processo, sejam os que nos interessam.

Assim sendo, ficamos por aqui. Não há mais nada a fazer.

Cumprimentos,

Manuela Castelão

Resposta

Link directo:

vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#389011 | abribas | 04 fev 2018 17:48 | Em resposta a: #336379

Caro António Mendes, boa tarde
Sabe por acaso me dizer em que freguesia nasceu Tomás Ribeiro de Aguiar, filho de João Dias e de Maria Ribeiro de Aguiar?
Já o procurei por Constance, Vila Cova (Penafiel) e Vila Boa de Quires, cerca de 1690 mas não encontrei.
Obrigado
António

Resposta

Link directo:

vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#389014 | aapamp | 04 fev 2018 20:09 | Em resposta a: #389011

Caro confrade
Nasceu em Constance a 7 março de 1703,tif 247
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

vila cova de vez de aviz domingos ribeiro e maria de aguiar.....brites ferraz

#389022 | abribas | 05 fev 2018 01:01 | Em resposta a: #389014

Caro confrade, muito obrigado
Nasceu um pouco mais tarde do que eu previra.
Estou a seguir uma linha de descendência de um neto, Custódio Ribeiro de Aguiar
Cmpts
Antonio

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 01:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen