Obra 'Trancosanos - História & Genealogia - Séculos XVI-XIX'

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Pessoas | Regiões

Obra 'Trancosanos - História & Genealogia - Séculos XVI-XIX'

#336501 | pedrolx78 | 09 out 2013 16:42

Caros confrades,

Gostaria de obter informações acerca de Manuel de Sampaio Pacheco de Figueiredo, referido na página 165 do Vol . I da referida obra (§19º Fonseca Osório, de Almeida), para eventualmente confirmar se se trata da mesma pessoa que eu procuro.

Será que alguém me pode ajudar?

Obrigado,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Obra 'Trancosanos - História & Genealogia - Séculos XVI-XIX'

#336507 | NISGM | 09 out 2013 18:57 | Em resposta a: #336501

Caro Pedro Teles,

Se esperar daqui a uns que darei um salto à Biblioteca Nacional e tentarei ver isso, embora seja provável que lhe respondam antes.

Entretanto, talvez valha a pena olhar para o tópico www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=310023&fview=e dedicado às Famílias de "Almeida, Pinhel e F. de Castelo Rodrigo" onde se referem Sampaios cruzados com Teles e Fonsecas Osórios como padrinhos, sobretudo em Castelo Mendo.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Obra 'Trancosanos - História & Genealogia - Séculos XVI-XIX'

#336554 | pedrolx78 | 10 out 2013 19:07 | Em resposta a: #336507

Caro Nuno de M.

O Manuel de Sampaio Pacheco de Figueiredo que procuro era oriundo de Pinhel e terá nascido entre 1680-1700, e casou com Maria Teresa de Melo. Já ando há muito tempo para deslindar a sua ascendência. Foi com curiosidade portanto que também eu fui à BN pra consultar a referida obra e tentar encontrar este nome, que efectivamente lá está e poderá ser o mesmo. à página 161, vol I. só não indica com quem casou...

Curiosamente reparo que no link para o fórum que me envioou há muitos 'Teles', 'Teles de Sampaio' oriundos do Freixo que se cruzam com esta família... esta família 'Teles poderá ser aparentada com a família Homem Telles (de Sampaio) de Vouzela, não sei se já explorou essa possibilidade.

Cumprimentos,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Obra 'Trancosanos - História & Genealogia - Séculos XVI-XIX'

#336664 | NISGM | 12 out 2013 19:30 | Em resposta a: #336554

Caro Pedro Teles,

Li a sua primeira mensagem neste tópico no sentido de que desejaria que lhe transcrevessem o que na referida obra e página vem sobre o referido indivíduo. Sendo assim, de facto não lhe posso dar nenhuma ajuda.

Estes Teles de Sampaio que identifico no referido tópico sobre famílias de Almeida, Pinhel e Figueira, como reparou, surgem em meados do século XIX, pelo casamento de António Teles com Eulália Joaquina Sampaio.

O Teles, de António, vem-lhe do pai, filho de Francisco Teles da Costa, mas não topei com o apelido Teles nem nos avós, nem nos bisavós de António Teles.

Nota-se apenas que um dos pares de bisavós deste António Teles, Francisco João e Feliciana Vieira, gente que viveu cerca do primeiro quartel do século XVIII, vinham do Freixo, ali, junto a Castelo Mendo, onde havia Costas Teles de acordo com o que vem também dito no tópico em causa.

Imagino que será daí que chega o apelido Teles, eventualmente com as ligações referidas aos Figueiredos Teles e aos Costas Teles, morgados em Vilar Maior, ainda aos Sacaduras e eventualmente aos Teles Jordão, mas não encontrei - também pouca oportunidade tive de tentar procurar - documentação. Vouzela nunca pesquisei.

Quanto aos Sampaios que com os Teles se cruzam, sei que mais tarde, no XIX, descobri-o via tópico, uma sua linha se ligará aos viscondes de Castelo Branco e aos de Portalegre e no mais longe que remonto nestes Sampaios, o primeiro vem de Val de Madeira, Pinhel, mas nunca consegui dar com ele e ao que sei nos assentos onde o seu nome surgirá, por Castelo Mendo, Almeida, já existe aquele hábito de não indicar-lhe pais, pelo que é um tiro no escuro.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Obra 'Trancosanos - História & Genealogia - Séculos XVI-XIX'

#336831 | pedrolx78 | 16 out 2013 14:30 | Em resposta a: #336664

Caro Nuno de M.,

O que me chamou a atenção foi o facto de serem Telles e ainda de serem do 'Freixo' pois é referido em vários documentos que os Homem Telles foram Senhores da Quinta do Freixo, e do prazo de Valgodes este em Vouzela. A distância territorial parece desmentir uma possível ligação mas não deixa de ser curioso.

Relativamente a um casamento possível de Manuel de Sampaio Pacheco de Figueiredo, a questão mantém-se. Talvez outro confrande nos possa elucidar sobre o assunto.

Com os meus melhores cumprimentos,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Obra 'Trancosanos - História & Genealogia - Séculos XVI-XIX'

#336843 | NISGM | 16 out 2013 20:17 | Em resposta a: #336831

Caro Pedro Teles,

Mas este Freixo de onde provêm Francisco João e Feliciana Vieira serão de Freixo, mesmo junto a Castelo Mendo, de onde não dista grande distância em relação ao morgadio de São Pedro do Carril, que de acordo com outro confrade, no referido tópico, foi criado por um Costa Teles.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 16:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen