Ajuda em leitura de assento de Camila Velado, São Ildefonso, Porto, 1812, e confusão com avós

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões | Títulos

Ajuda em leitura de assento de Camila Velado, São Ildefonso, Porto, 1812, e confusão com avós

#336797 | NISGM | 15 out 2013 21:11

Caros confrades,

Pedia ajuda na clarificação de leitura de assento deste livro, de Santo Ildefonso Porto, http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=490367, referente a baptismo de Camila Afonso Velado a páginas 440 e 441. Como de costume não avanço o que leio, para não desviar leituras para o que me parece.

Peço ajuda para os troços que vão entre [...]

pais "moradores na rua do [...]"

"foi padrinho manuel pinto de Lima morador da rua de [...] e assistiu com sua procuração [...] Ribeiro Carneiro morador na Rua Chã."

e neta materna de "Joana maria de jesus da freguesia de nossa senhora de [...] do [...] de Vilar de Maçada da comarca de Vila Real e arcebispado de Braga".

Falha-me também o apelido do sacerdote que assina.

Esta Camilia era irmã do barão e visconde do Freixo e os irmão mais velhos vêm indicados como netos paternos de
Manuel Afonso Velado e Ana Martins de:

a) Lugar de Vilar Seco, Terra de Miranda, Bispado de Bragança
b) Lugar de Vilar Seco, Bispado de Bragança
c) Freguesia de Vilar Seco, Bispado de Bragança
d) Freguesia de Vilar Seco, Termo da cidade de Bragança
e) Freguesia de Vilar Seco, termo da Cidade de Bragança e bispado
f) s.n.
g) s.n.

h) Avô da Freguesia de Santo Estevão, comarca e bispado de Bragança e Avó da mesma, conforme se lê no batismo de Caetano - último assento das tif 191-192 em http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=490364. Tenho dúvidas quanto à naturalidade da avó paterna aí indicada.
i) A referida Camila: Avô da freguesia de São Gens da comarca de Bragança e Avó da freguesia de São Pedro, Comarca e bispado de Braga [sic].
j) António Afonso Velado, barão e visconde do Freixo: avós da freguesia de Vilar Seco, termo e bispado de Bragança

Dois dos três últimos assentos (de Santo Ildefonso) parecem conflituar com a origem indicada para os avós paternos de Camila nos primeiros assentos de a) a e), feitos na Sé, Porto. De onde parecem ser afinal os dois avós? E interessa-me particularmente o concelho, para saber para onde me voltar.

Noutro tópico já fiz um exercício quase igual a este da origem dos avós, mas queria reapreciar a conclusão da altura que nunca deu frutos.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em leitura de assento de Camila Velado, São Ildefonso, Porto, 1812, e confusão com avós

#336813 | mtt | 16 out 2013 06:18 | Em resposta a: #336797

Caro Nuno
1 – moradores na rua do Sol
2 – morador na rua do Postigo do Sol
3 – assistiu por procuração Januário Ribeiro
4 – da freguesia de Nossa Senhora da Assunção de Vilar de Maçada
5 – o Coadjutor Joaquim José da Assunção [d'Assumpção]
Manuel Cravo.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em leitura de assento de Camila Velado, São Ildefonso, Porto, 1812, e confusão com avós

#336816 | NISGM | 16 out 2013 08:26 | Em resposta a: #336813

Caro Manuel Cravo, Muito obrigado pela leitura.

Subsiste-me a estranheza com o orago de Vilar de Maçada. Documentação indica-me que é (seria) Nª Sra. sim, mas da Conceição, o que nem por mais voltas que dê consigo ler ali).

Mas também pela comparação com os assentos de vários irmãos, os sacerdotes de Santo Ildefonso, principalmente o coadjutor, soa-me a muito criativo diversificando as origens do pessoal todo.


Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 17:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen