Protecção de dados

Este tópico está classificado nas salas: Informática

Protecção de dados

#336944 | pedromvrebelo | 18 out 2013 15:27

Boa tarde,
Os meus filhos menores estão registados no site sem minha autorização. Já tentei remover fazendo um pedido de actualização de acordo com as regras, mas nada foi feito.
Alguém me pode ajudar ou indicar o procedimento correcto para este fim?
Obrigado pela atenção dispensada.
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Protecção de dados

#336974 | josesilva1 | 19 out 2013 08:26 | Em resposta a: #336944

Bom dia,
Acabei de fazer a mesma descoberta, que obviamente me desagradou. Não só estão os meus filhos menores, como estão dados meus e da minha família que não sei como foram obtidos e que prefiro que não estejam num local público.
Como faço para remover estes dados e para saber qual a sua proveniência?
Obrigado,

Resposta

Link directo:

RE: Protecção de dados

#336990 | Tiago R de Andrade | 19 out 2013 16:31 | Em resposta a: #336974

Boa tarde,

Penso que o melhor será contactar o moderador, caso pretendam efectivamente remover os dados em questão. Relativamente a esta situação, e espero que não me levem a mal a minha opinião, mas muitos dos dados existem neste site, tal como poderão existir em livros, através de informações dadas por familiares, parentes, amigos ou simples conhecimento geral. A informação aqui existente em nada se prende com o objectivo de "bisbilhotar" a vida de ninguém, mas meramente como informações históricas. A genealogia é um mundo em que apenas se pretende descobrir quem são os antepassados e descendentes de uma forma meramente histórica ou a título de curiosidade. Isto apenas para que, mesmo não sendo do agrado de todos, os possa deixar mais tranquilos relativamente à gestão destes dados.

Cumprimentos,

TRA

Resposta

Link directo:

RE: Protecção de dados

#337004 | JCC | 19 out 2013 23:47 | Em resposta a: #336990

Em complemento do que atrá se disse gostaria de destacar que o Registo Civil é um registo público a que qualquer cidadão pode ter aceso, ao que creio, pelo que os dados relativos às famílias podem ser obtidos livremente por qualquer interessado.

Peço também que não levem a mal esta mensagem que apenas pretende retirar a carga "perigosa" da genealogia.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Protecção de dados

#337015 | Geneall | 20 out 2013 11:16 | Em resposta a: #336944

Pedro Rebelo,

Já retirámos os seus filhos, atendendo ao seu pedido aqui no Fórum, ainda que o mesmo foi feito em lugar impróprio: nestes casos deveria na própria página dos seus filhos indicar que pretendia que fossem removidos e não, como fez, indicar que eles não existiam. Isto porque essa informação é falsa e foi confrontada com a informação anterior que tinhamos, enviada pelo seu pai, com os dados dos seus próprios netos.

Tratando-se de uma obra com caráter científico, este site está registado junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados. Não necessitamos de autorização prévia dos próprios ou dos seus representantes para editarmos os seus nomes na respetiva árvore genealógica mas, a seu pedido, deveremos retirá-los como fizémos.

Pode sempre dirigir-se-nos sobre este assunto através do link "Moderador" presente nesta mesma página.

Os nossos cumprimentos

Geneall

Resposta

Link directo:

RE: Protecção de dados

#337056 | pedromvrebelo | 21 out 2013 11:05 | Em resposta a: #337015

Obrigado pela atenção.

Obrigado pela resposta de todos. Apenas uma consideração final relativamente a este assunto: Eu sei que o meu nome e dos meus filhos estão em outras publicações. Contudo tantos os registos civis como outras publicações são de acesso mais restrito em comparação com o site Geneall. Isto acontece porque os meios de comunicação são diferentes: internet é muito mais global e generalizada do que aceder a um registo civil ou uma publicação especializada de genealogia.
As intenções da Geneall são perfeitamente válidas para quem tem a paixão pelo estudo da genealogia. Contudo o seu acesso, na minha opinião é demasiado aberto para todo o mundo, expondo informação de uam forma demasiado fácil e gratuita, para quem não tem interesse em genealogia e que não consegue interpretar esta paixão com os mesmos objectivos, correndo o risco de detorpar o verdadeiro interesse deste estudo. Quanto à paixão sei do que falo porque o meu pai é uma dessas pessoas. No entanto, também conheço o oposto e sendo eu o responsável pelos meus filhos, realizei este pedido.
Garanto que dificilmente faria este pedido se o site fosse de acesso mais restrito, mediante um pagamento por exemplo.
Respeito e aprecio esta paixão, mas através deste meio de comunicação, a internet, não concordo com a exposição gratuita e desprotegida dos conteúdos.
Cumprimentos,
Pedro Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Protecção de dados

#337058 | pedromvrebelo | 21 out 2013 11:15 | Em resposta a: #337056

Só um pequeno complemento técnico à minha última resposta: Sei que existe uma anuidade que restringe o acesso à informação. Mas quando acedemos pela primeira vez de um computador que nunca acedeu ao site, a informação em cauda fica disponivel.

Resposta

Link directo:

RE: Protecção de dados

#339887 | josesilva1 | 22 dez 2013 19:57 | Em resposta a: #337015

Gostava de saber duas coisas:
1 - porque colocam publicamente dados relativos a menores de idade?
2 - porque não colocam um link ou outra forma expedita de pedir a remoção desses dados?

Já pedi por duas vezes a remoção dos dados relativamente à minha filha e agradecia que retirassem também os meus e da minha esposa. Não fui eu que os forneci, não dei permissão a ninguém para os fornecer, e agradecia que fossem eliminados da vossa base de dados.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 11:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen