Pedido de ajuda na leitura de assento

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Pedido de ajuda na leitura de assento

#337082 | peninha | 22 out 2013 09:34

Caros Confrades,

No assento de casamento, de 12.7.1762, de José Manuel Teixeira com Ana Margarida Rosa da Penha de França, da freguesia dos Anjos da cidade de Lisboa, assento a fols. 227 V.º do Livro de Casamento da freguesia dos Anjos 1754-1767 - Lisboa, Anjos, C7, fotograma 542, em Etombo - peço ajuda na leitura do ultimo nome do Pai da nubente, José da Costa Neves de …? , bem como, na leitura dos últimos nomes da testemunhas Tomé da Silva …?, e Joaquim Miguel …?

http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3649298

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda na leitura de assento

#337084 | roz | 22 out 2013 10:10 | Em resposta a: #337082

Caro Antonio

Aqui vai a minha leitura dos nomes:
Pai da noiva: Jose da Costa Neves de OLIVEIRA.
Testemunhas: Tome' da Silva BRIASA e Joaquim Miguel AMADO

As assinaturas das testemunhas estao mais claras do que a caligrafia do padre.
Boa sorte com a continuacao das pesquisas.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda na leitura de assento

#337092 | peninha | 22 out 2013 13:20 | Em resposta a: #337084

Cara Rosario

Muito obrigado pela sua leitura.

Espero não estar a abusar, com o pedido de ajuda na leitura do assento de casamento, 31.7.1762, de Manuel Lopes de Sequeira com D. Maria Inácia … ?, baptizada na freguesia de N. S. da Candelária, filha de Manuel Garcia ?...? e de D. Isabel da Conceição, viúva a Contratante do Capitão ? Salvador Rodrigues que faleceu na freguesia de N. S. da Conceição da Cidade e Bispado de Angra. Foram testemunhas António Rodrigues, morador em S. Miguel de Alfama, e Manuel Martins da Silva, morador ? …?

Lisboa, Anjos, C7, fotograma 544, em Etombo. As minhas dificuldades vão assinaladas com pontos de interrogação, e com reticências interrogadas.

O link é o mesmo, só muda o fotograma.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda na leitura de assento

#337100 | roz | 22 out 2013 15:12 | Em resposta a: #337092

Caro Antonio

Nao abusa nada! Desde que eu consiga ler, 'e um prazer. Este esta' mais "bicudo"!
A noiva acho que 'e D. Maria Inacia Joaquina (esta' Joachina) baptisada em N. S. da Candelaria, Ilha do Pico.
O ultimo apelido do pai dela parece-me ser Sarmento mas nao tenho a certeza.
Tambem acho que 'e Capitao (abreviado) antes do nome do 1.o marido da noiva.
Agora a morada da 2.a testemunha 'e que nao chego la!! Tomando em consideracao a caligrafia do padre as letras que me parecem nao fazem palavras "Sacassa / sacasta / salassa" da "..alla".
Pode ser que outra pessoa descubra.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda na leitura de assento

#337102 | peninha | 22 out 2013 15:53 | Em resposta a: #337100

Cara Rosario

Muito obrigado.

A referência no assento à Ilha do Pico tinha-me escapado, pelo que estava a pesquisar na Ilha do Pico, e na Ilha de S. Miguel…

Com o programa em

http://www.ghp.ics.uminho.pt/genealogias.html

Pesquisando no concelho da Madalena, da Ilha do Pico, por onde aliás comecei, devia ter resolvido algumas das questões que lhe coloquei. Infelizmente, assim não aconteceu.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda na leitura de assento

#337105 | roz | 22 out 2013 16:45 | Em resposta a: #337102

Caro Antonio

Os meus acorianos procurei-os atraves do sitio dos Acores http://www.culturacores.azores.gov.pt/ig/registos/Default.aspx

Nao comparei com o sitio da Universidade do Minho e por isso nao sei se tem mais registos ou nao, ou qual 'e mais facil de usar, mas deixo-lhe aqui o link caso ainda nao conheca.

Sempre ao dispor.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda na leitura de assento

#337107 | peninha | 22 out 2013 17:01 | Em resposta a: #337105

Cara Rosario

A pesquisa no referido programa, com os seus elementos introduzidos, é agora uma auto-estrada de informação, até parece fácil …

O nome da nubente é mesmo Maria Inácia Joaquina.

Por D. Maria Joaquina casada com Manuel Lopes de Sequeira, então moradores em S. Martinho da Anta, é identificada no testamento de 31.1. 1783 da irmã de Manuel Lopes de Sequeira, Joana Lopes de Sequeira, viúva de João Correia, a qual teve notícia da publicação dos banhos com vista ao casamento, no Brasil, do seu filho Joaquim Lopes de Sequeira, do qual não tinha noticias há mais de 9 anos (Livro de Testamentos de S. Martinho das Antas 1760-1807, fotograma 66 e seguintes, Etombo).

Mais uma vez o meu muito obrigado pela sua preciosa ajuda.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

PS: Tomei boa nota do site que indica, tanto mais que “ já agora…” gostava de saber das 3 filhas Marias, qual delas será a “nossa” Maria Inácia Joaquina.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 04:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen