Peixinho

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Peixinho

#337148 | JCatita | 23 out 2013 18:34

Boa tarde!

Também sou descendente de José Marques Peixinho.

Cumprimentos

Catita

Resposta

Link directo:

RE: Peixinho

#337157 | mfcr | 23 out 2013 21:06 | Em resposta a: #337148

Caro confrade Catita

Veja se o seu José Marques Peixinho, é este em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=124642

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Peixinho

#337163 | JCatita | 23 out 2013 22:02 | Em resposta a: #337157

Boa Noite

Penso que o link não está correto.

Obrigado na mesma

Catita

Resposta

Link directo:

RE: Peixinho

#337164 | mfcr | 23 out 2013 22:28 | Em resposta a: #337163

Caro confrade Catita

Não percebo o que se passou, mas o link é aquele por mim indicado. Fui ver agora, e confirmo que o link que aparece não é o do José Marques Peixinho.

De qualquer modo, o confrade pode visualizar a página, basta colocar o nome naquele quadrado superior do lado direito e clicar em pessoas. Também o pode fazer logo na página de entrada.

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Peixinho

#337167 | JCatita | 23 out 2013 22:45 | Em resposta a: #337164

Caro Manuel Rufino

Confirmo que este José Marques Rodrigues é meu avô de sétima geração.
Teve, além de outros, um filho António em 1764 do qual descendem alguns dos meus antepassados.

Muito obrigado pela atenção

Catita

Resposta

Link directo:

RE: Peixinho

#337170 | mfcr | 24 out 2013 00:05 | Em resposta a: #337167

Caro confrade Catita

Sendo este José Marques Peixinho, seu ascendente, somos parentes, pois eu também descendo dele.

As páginas constantes neste site, sobre estes ascendentes, não são minhas, embora tenha contribuído para elas. Se lhe puder ser útil, estou ao seu inteiro dispor no tópico Aldeia Galega do Ribatejo - Actual Montijo.


Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Peixinho

#383102 | JCatita | 24 jul 2017 12:22 | Em resposta a: #337148

Caro Manuel Rufino,

Estou às voltas com uma família Peixinho que vive no estrangeiro. Penso que os nomes lhe são familiares. Existem algumas trocas de nomes e apelidos.
Gostava de saber a sua opinião.
Não sei se serão considerados nossos parentes, ou não.
Talvez o senhor, tenho estudado este ramo dos Peixinho.

Armando José Marques Peixinho é um dos descendentes que está no estrangeiro.

Peço desculpa pelo incómodo.
Um abraço
José Catita

Armando Luís Peixinho, nascido em 18/7/1901, filho de João Luís e Ana Maria, neto paterno de Manuel Luís e Maria Rita, neto materno de Armando José Serra e Maria dos Santos.
Neste caso o Hermano, passou a Armando e a Maria dos Anjos passou a ser Maria dos Santos.

Maria (21-10-1899), filha de João Luís (exposto) e Ana Maria. Neta materna de Hermano José Serra e Maria dos Anjos.
Aqui já aparece o Serra, associado ao Hermano José.
Mas diz que o João Luís foi exposto.

Fernando (5/3/1897), filho de João Luís e Ana Maria. Neto paterno de Manuel Luís Peixinho e Maria Henriqueta e neto materno de Hermano José e Maria dos Anjos.

Victória (4/3/1895), filha de João Luís e Ana Maria, neta paterna de Manuel Marques Peixinho e Maria Rita e neta materna de Hermano José e Maria dos Anjos.
Aqui o Manuel Luís Peixinho, passou a Manuel Marques Peixinho. Seria Manuel Luís Marques Peixinho?
Também a Maria Henriqueta passou a Maria Rita.

Francisco (25/3/1892), filho de João Luís e Ana Maria, neto paterno de Manuel Luís Peixinho e Maria Henriqueta e neto materno de Hermano José e Ana Maria.
Neste caso a Maria dos Anjos, foi substituída por Ana Maria. Seria Ana Maria dos Anjos?

José (30/7/1884), filho de João Luís e Ana Maria, neto paterno de Manuel Luís Peixinho e Maria Henriqueta, neto materno de Hermano José e Maria dos Anjos.

João Luís (exposto) de 31 anos, casou em 25-12-1883 com Ana Maria, filha de Hermano José e Maria dos Anjos.

Não encontrei o assento de nascimento do João Luís.
- Será que foi exposto?
- Será que foi adoptado por Manuel Luís (Manuel Luís Peixinho, Manuel Marques Peixinho ou Manuel
Luís Marques Peixinho)?
- Serão famílias diferentes?

Um pouco confuso...

Resposta

Link directo:

Peixinho

#383113 | mfcr | 24 jul 2017 20:09 | Em resposta a: #383102

Parente José Catita

Tudo bem consigo ?. Antes de mais agradeço que retire o senhor e por outro lado não incomóda nada, o prazer é meu.

No FB, aparece um senhor com esse nome Armando José Marques Peixinho, de Montijo, mas que não tenho relação de amizade, é muito provável que ele seja nosso parente, porque os " MARQUES PEIXINHO " são mesmo os nossos.

Àcerca da filiação do João Luis, sendo ele exposto, eu não consideraria o Manuel Luis Peixinho ou Manuel Marques Peixinho, como seu pai.

Quanto aos " LUIS PEIXINHO " e os " MARQUES PEIXINHO ", poderão ter ligações colaterais, o que é natural, mas directos não encontrei e eu tenho os " MARQUES PEIXINHO " - que são os nossos - razoàvelmente estudados.

Grande abraço

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Peixinho

#383143 | JCatita | 26 jul 2017 13:33 | Em resposta a: #383113

Caro Manuel
Espero que esteja de boa saúde. Eu estou bem. Um pouco viciado nestas coisas da genealogia.

Muito obrigado pelo seu parecer.

Gostaria de lhe dar uma outra leitura sobre o assunto.

Manuel Luís Marques Peixinho (1824) - descendente de António Marques Peixinho (1692)
Casou com Maria Henriqueta,

E tiveram pelo menos os seguintes filhos:
Rufina, António, Mariana, José, Manuel, Francisco e Ana.

Até aqui parece que todos estamos de acordo.

Mas falta o João… do qual não encontrei registo de nascimento.

O João casa em 1883 Assento 40 (como exposto), mas a partir de 1844 começaram a nascer os filhos que já tem como avós paternos o Manuel Luís Peixinho e a Maria Henriqueta.

Terá sido adotado, ou aperfilhado?

Seguindo o estudo anterior:

Francisco (1892), PT-ADSTB-PRQ-PMTJ02-001-00047_m0071

José (1884), PT-ADSTB-PRQ-PMTJ02-001-00040_m0030

Fernando (1897), PT-ADSTB-PRQ-PMTJ02-001-00071_m0023

Victoria (1895), PT-ADSTB-PRQ-PMTJ02-001-00069_m0043

Armando (1901), PT-ADSTB-PRQ-PMTJ02-001-00076_m0056

Todos, filhos de JOÃO LUÍS e ANA MARIA e têm os mesmos avós (com algumas variações nos nomes).

Em 1899 nasce a Maria, PT-ADSTB-PRQ-PMTJ02-001-00074_m0150,
que só tem avós maternos, mas que são os comuns aos outros.

Parece-me que seriam todos irmãos.


Vou continuar a investigar.
Um grande abraço
Zé Catita

Resposta

Link directo:

Peixinho

#383166 | mfcr | 27 jul 2017 14:57 | Em resposta a: #383143

Parente Zé Catita

Quanto ao João Luis, no assento de casamento diz ser exposto ( TIF 39 ), e aqui começa as dificuldades.
O facto de alguns assentos de baptismo de seus filhos mencionarem avós, ainda que alguns diferentes, na minha opinião não deverá considerá-los. Encontrei situações idênticas com outros expostos.

Quem fez os assentos, deveria conhecer toda essa gente, o que era normal, mas não foi rigoroso. Tanto assim, que quem fez o assento do último filho a Maria, em 1899, não fez o registo dos " avós " paternos, por algum motivo o não fez.

Se tiver oportunidade, vá ( ou telefone ) ao Arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. ao Bairro Alto, e a partir dos anos de 1850 em diante, encontrará a entrada na Roda do João, onde entre outros pormenores, ficará a saber o nome da ama a quem foi entregue o João. A partir dos nomes das amas, que lá se encontrar, poderá fazer uma análise e esclarecer algumas dúvidas.

Quanto à possibilidade de perfilhação, talvez conste nos livros de notariado de Montijo, que se encontram no Arquivo Distrital de Setúbal.

O facto dos nomes dos " avós " constarem nos assentos, indica que o João Luis, " exposto ", acabou por ser criado pelo casal Manuel Luis Peixinho e Maria Henriqueta, até à maioridade. Esta situação também teve que ver com o facto de no inicio da década de sessenta, do século XIX, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, ter suspendido o apoio a estas amas, por falta de verba, eram cerca de 17.000 e a despesa elevada. Esta situação levou a que muitas crianças ficassem com as amas, como aconteceu com o meu Bisavô Luis Rufino.

Vá dando noticias deste processo.

Grande Abraço

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Peixinho

#383168 | JCatita | 27 jul 2017 16:13 | Em resposta a: #383166

Caro parente Manuel Rufino

Que grande lição sobre genealogia. Muito obrigado.
Vou seguir as suas instruções.

Também tenho um bisavô nestas condições. Talvez consiga descobrir alguma coisa.

Um grande abraço
Zé Catita

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 08:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen