Graus de Parentescos

Este tópico está classificado nas salas: Informática

Graus de Parentescos

#337476 | JFHPereira | 31 out 2013 10:51

Bom dia a todos,

Confesso que quando chego a graus de parentesco com Tio-Avô Sétimo, fico bastante confuso. Uma pessoa é meu Tio-Avô Sétimo, o que temos em comum? Alguém sabe dizer-me onde consigo encontrar uma tabela bem explicativa destes graus de parentesco tão complexos.

Obrigado pela vossa ajuda.

Abraços a todos.

Resposta

Link directo:

RE: Graus de Parentescos

#337478 | PP | 31 out 2013 11:59 | Em resposta a: #337476

Caro confrade,

O seu 7.º tio-avô é filho do seu 8.º avô, ou, se preferir, o seu 7.º tio-avô é irmão do seu 7.º avô.

Penso que esta tabela o pode ajudar um pouco: http://www.weber-ruiz.com/grau_parentesco2.jpg

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Graus de Parentescos

#337482 | JFHPereira | 31 out 2013 12:29 | Em resposta a: #337478

Caro PP,

Talvez não me tenho expressado da melhor forma.

O meu tio-avô sétimo (nomenclatura do Family Tree Builder) não pode ser filho do meu 8º avô.
O meu tio-avô sétimo nasceu em 1947 enquanto o meu 8º avô terá nascido por volta de 1780.

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Graus de Parentescos

#337486 | JCALD | 31 out 2013 13:05 | Em resposta a: #337482

Caro JFHPereira:

Tem toda a razão em estar confuso.
A única coisa que tem em comum com essa pessoa é um erro grosseiro de tradução.
Presumo que tenha colhido essa expressão num dos muitos pseudo-programas de genealogia que enxameiam a web.
Essa frase só faria sentido se o seu Avô tivesse um irmão chamado Sétimo, o que é inverosímil, pois esse nome (derivado do latim Septimus) caiu há muito em desuso.
Analisando melhor a expressão, as duas primeiras palavras fazem algum sentido: tio-avô = irmão do avô. Já o «sétimo» encontra-se manifestamente deslocado. «Avô sétimo» soa mal. Normal é dizer «sétimo avô». Logo: o irmão do sétimo avô será o «tio sétimo avô» ou o «sétimo tio avô». Para mim, prefiro a primeira, mas confesso que não sei qual será a mais correcta.

Depois de ter escrito esta mensagem, li a sua última resposta e cheguei à conclusão que a expressão ainda faz menos sentido. Poderia ser um irmão do seu avô, sétimo na ordem de nascimento, para o que era necessário que o seu Avô tivesse tido pelo menos 6 irmãos. Será?

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Graus de Parentescos

#337492 | JFHPereira | 31 out 2013 14:35 | Em resposta a: #337486

Caro José Caldeira,

Sobre a sua questão, não é com toda a certeza um irmão do meu avô.

Esse senhor que refiro ser "Tio-avô sétimo de João", o grau de parentesco que aparece no seu pai é "Tio-bisavô sexto de João", e os filhos deste Tio-avô sétimo de João" aparecem como "Tia Oitava de João". Ajuda?

Obrigado pela ajuda.

Com os melhores cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Graus de Parentescos

#337525 | Jpteixeira | 01 nov 2013 01:13 | Em resposta a: #337492

caro João Pereira:

Sobre a matéria em questão, trata-se da contagem dos graus segundo o parentesco civil e não canónico.
Neste caso, a contagem parte do João, pela linha reta ascendente deste até chegar ao progenitor comum, o tetravô, que não se conta neste grau de parentesco. Ao chegar ao seu tetravô passa para a linha colateral, com um irmão do trisavô (5º grau) e inicia-se a contagem descendente pela linha colateral.
Nesta contagem, quer na reta ascendente quer na colateral, cada geração corresponde a um grau.
Vamos então iniciar a contagem pelo João e pela linha ascendente deste, seguindo até ao progenitor comum e passando depois para a linha colateral:

Linha ascendente progenitor comum Linha colateral descendente
Tetravô do João
Trisavô do João - 4º grau Irmão do Trisavô -- 5º grau
Bisavô do João -- 3º grau filho ---- 6º grau ( ou tio 6º bisavô)
Avô do João ----- 2º grau neto ---- 7º grau ( ou tio 7º avô)
Pai do João ----- 1º grau bisneto --- 8ºgrau ( ou tio 8º)
João

Portanto, o tio 7º avô do João, é uma pessoa da mesma linha do avô do João; o tio 6º bisavô é uma pessoa da linha do bisavô do João e é pai do tio 7º avô do João; o tio (ou tia, tanto faz) 8º do João é uma pessoa da linha do pai do João e é filha do tio 7º avô do João.
Assim, em termos da idade do tio 7º avô do João, deveria ter , mais ou menos, a idade do avô do João já que o grau da linha colateral deste é equivalente ao grau da linha reta ascendente daquele.
Se tiver alguma dificuldade na interpretação desta mensagem, posso enviar um esquema em word, mas para tal preciso que me indique o seu email.

Cordiais cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Graus de Parentescos

#337533 | JFHPereira | 01 nov 2013 09:09 | Em resposta a: #337525

Caro Júlio Sousa,

O meu agradecimento pela resposta.
Então se puder, envie-me o esquema em Word, agradecia imenso. O meu email é ioannes@sapo.pt.

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Graus de Parentescos

#337574 | Jpteixeira | 02 nov 2013 13:01 | Em resposta a: #337533

Caro João Pereira:

Já lhe enviei o documento em Word para facilitar a interpretação dos graus de parentesco.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 04:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen