Rendufe - Amares século XIX

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Rendufe - Amares século XIX

#337490 | Franciscobt | 31 out 2013 14:15

Boa tarde a todos

Ando em busca de dados referentes a dois casamentos ocorridos em rendufe entre 1870 e 1885 entre Domingos José Fernandes e Josefina
Também entre as mesmas datas entre Manuel Soares e Teresa MAria Pinto.

Obrigado
FBT

Resposta

Link directo:

RE: Rendufe - Amares século XIX

#337498 | AntonioGonçalves | 31 out 2013 17:00 | Em resposta a: #337490

Prezado FBT


Tente colocar na Google a frase - "Herois de Rendufe" - e provavelmente lá estarão ...


Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Rendufe - Amares século XIX

#337499 | Gil Campilho | 31 out 2013 17:01 | Em resposta a: #337490

Muito boa tarde,
Nada tenho quanto aos casamentos que referiu mas tenho elementos sobre pessoas com nomes semelhantes e do meso local, embora cerca de 100 anos antes, serão parentes?
Tenho a José Fernandes Dias Soares, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=287925, nascido em 12.9.1772, em Santo André de Rendufe, Amares, depois residente na Quinta de Rio Frio, em Miragaia, no Porto e que julgo - ainda não comprovado documentalmente - que terá sido Sargento Mor e familiar do Santo Ofício (http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2333970). Era filho de António Dias Soares, de Santo André de Rendufe, e de Antónia Maria, natural do lugar de Rio Tinto, em Rendufe, Amares; neto paterno de outro António Dias Soares e Maria Soares, de Santa Maria de Turiz; e materno de António Fernandes, morador no Lugar de Rio Tinto, Rendufe, Amares, e de Joana Antunes.
Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Rendufe - Amares século XIX

#337500 | AntonioGonçalves | 31 out 2013 17:11 | Em resposta a: #337499

Prezado Gil Campilho


Para os dados que colocou, apenas tenho este agregado familiar:



- Joana, n.18, b.21.12.1711, filha de Constantino de Araújo e Sousa e Angela Antunes de Carvalho, riotinto, P. Carlos de Araújo e Sousa, solteiro, filho de Antonio Francisco, riotinto e Joana de Faria dos Guimarães, mulher de João Antunes de Carvalho, Prozelo, T. Leonardo de Sousa e Azevedo, Lago e Joseph de Oliveira, riotinto, Padre Francisco Machado, cura. [Antonio Fernandes, filho de Manoel Fernandes, falecido e Senhorinha Francisca, igreja velha, Dadim, Nogueiró, Braga (casou, em 21.9.1733, com Joana Antunes Carvalho, filha de Constantino de Araújo, viuvo de Angela Antunes de Carvalho, falecida, riotinto)]
[Constantino de Araújo e Sousa, filho de Antonio Francisco e Thereza de Araújo, S. Trindade de Rendufe (casou, em 22.9.1709, com Angela Antunes de Carvalho, filha de Pedro Antunes e Mariana Vieira, porto, Prozelo]
[Antonio Francisco, riotinto - f. 5.5.1723 - h. filho Constantino de Araújo e Sousa]
2) Antonia, n.10, b.16.9.1714, filha de Constantino de Araújo e Sousa e Angela Antunes de Carvalho, riotinto, P. Serafim Pinheiro Leitão, filho de Sebastião Pinheiro Leitão, Carrazedo e Antonia, solteira, filha de Leonardo de Sousa e Azevedo, Lago, T. Antonio Francisco e Manoel de Oliveira, todos de riotinto, Padre Francisco Machado, cura
3) Ana Maria, n.22, b.26.7.1717, riotinto, P. Joseph Alvares Ribeiro, vila Viana e Maria, solteira, filha de Sebastião Pinheiro, Carrazedo, T. João Borges e Manoel da Silva, ambos de riotinto, Padre João Ribeiro Jacome, cura
4) Maria, n.12, b.20.5.1720, riotinto, P. Hieronimo de Andrade, Ferreiros e Ana Antunes, solteiro, filha de Antonio Lopes, falecido e Hieronima Antunes, Prozelo, T. Manoel da Cunha e Manoel da Silva, Padre João Ribeiro Jacome, cura
5) Angela, n.7, b.20.9.1723, riotinto, Madrinha Angela Antunes, solteira, Prozelo, somente, T. Francisco Lopes e Domingos de Sepúlveda, Padre Carlos de Araújo

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Rendufe - Amares século XIX

#337501 | Franciscobt | 31 out 2013 17:29 | Em resposta a: #337498

Muito grato

Grande ajuda, de facto. Estavam lá os casamentos e os baptismos!

Resposta

Link directo:

RE: Rendufe - Amares século XIX

#337503 | Gil Campilho | 31 out 2013 17:39 | Em resposta a: #337500

Meu Caro António Gonçalves,
Muito lhe agradeço pois de uma assentada deu-me a conhecer 8 "novos" antepassados, a saber, Manuel Fernandes e Senhorinha Francisco, Constantino de Araújo e Sousa (e seus pais António Francisco e Teresa de Araújo) e Angela Antunes de Carvalho (e seus pais Pedro Antunes e Mariana Vieira).
Já agora, quanto aos "Dias Soares" nada tem?
Tenho particular interesse neste ramo uma vez que a minha família tem casa em Vila Verde, de onde se vê perfeitamente Rendufe e o seu Mosteiro! No entanto, pelo casamento de José Fernandes Dias Soares este meu ramo ligou-se ao Porto e a Felgueiras, perdendo toda a ligação a Rendufe!
Muito agradecido pela simpática e enriquecedora resposta
Apresento os meus melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Rendufe - Amares século XIX

#337506 | Gil Campilho | 31 out 2013 18:19 | Em resposta a: #337503

Meu Caro António Gonçalves
Na sequência dos elementso que fez o favor de me transmitir resultam ainda mais informações, uma vez que Constantino de Araújo e Sousa e sua muler constam da basa de dados do geneall em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=325809 e http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=325810.
Mais uma vez muito lhe agradeço

Resposta

Link directo:

RE: Rendufe - Amares século XIX

#337511 | AntonioGonçalves | 31 out 2013 19:20 | Em resposta a: #337503

Caro Gil Campilho


Os elementos que encontrei em Turiz, que considero com algum interesse, são os seguintes:



- Angélica, n. 12, b. 16.1.1731, filha de António Dias, falecido e Maria Soares, cima vila, baptizado em casa por necessidade por António Jorge, cima vila que foi padrinho e Angélica, solteira, araújo, todos desta, Padre Gonçalo de Araújo, abade)
[António Dias, filho de António Lopes e Angela Rodrigues, cima vila (casou, em 23.5.1712, com Maria Soares, filha de Simão Fernandes e Ângela Soares, paço, todos desta, T. Padre Luís Baldaia, Domingos Alvares e Domingos Francisco, todos desta, Padre Francisco de Almeida, cura)]
[Joseph Carvalho, filho de Francisco Carvalho e Maria Francisca, falecidos, monte (casou, em 27.11.1741, com Rosa Soares, filha de António Dias e Maria Soares, falecidos, cortinha, T. Hieronimo de Araújo, penedos altos, Eusébio Soares, rego, Sabariz, Padre Gonçalo de Araújo, abade)]

- António Lopes, filho de Francisco Antunes e Maria Lopes ‘Ana Lopes’, barral, desta (casou, em 28.4.1670, com Ângela Rodrigues, filha de Francisco Dias e Ana Rodrigues, cortinha, T, com a presença dos fregueses na minha conventual, do Padre António de Magalhães, abade, o Padre Manoel de Abreu, coadjutor)


Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Rendufe - Amares século XIX

#337539 | Gil Campilho | 01 nov 2013 12:34 | Em resposta a: #337511

Caro António Gonçalves,
Mais uma vez lhe agradeço a simpatia das suas informações que me permitiram conhecer a ascendência de José Fernandes Dias Soares.
Relativamente a um dos antepassados agora revelados, António Fernandes, natural de Igreja Velha, Dadim, Nogueiró, Braga e filho de Manoel Fernandes e Senhorinha Francisca, tentei pesquisar no "Herois" mas nada encontrei, peço desculpe a minha ignorância, mas julgo que Nogueiró e Nogueira são freguesias distintas?

Entretanto, considerando a sua disponibilidade e grande conhecimento sobres as genealogias de entre homem e cávado, para perguntar se por acaso tem elementos que me permitam esclarecer uma família Sousa, da Lage, ascendente dos Sousa Lima, família do Comendador Sousa Lima, de Prado, dos Tasso de Sousa, dos Peixoto (da D. Xica, de Palmeira) etc.
Com efeito, temos que João Francisco (n. Prado em 6.6.1746, filho de Gonçalo Francisco e Teodósia Correia) casou em Soutelo a 8.1.1774 com Luisa de Sousa, nascida em 25 de Fevereiro de 1739 ou 1740 em Soutelo e falecido em 14.8.1814.
Ora, esta Luisa de Sousa era filha de Francisco Gomes (ou Francisco Pires), n. 22.12.1697 em Lagoa, Soutelo, falecido em 17.11.1759 em Lordeira, Soutelo (filho de José Pires, da Lage, e Isabel Gomes, de Lagoa, Soutelo) e de sua mulher, com quem casou a 8.5.1724, Maria de Sousa.
Continuando pelo ramo Sousa, esta Maria de Sousa era filha de João de Sousa, solteiro, de S. Julião da Lage, e de Custódia Francisca, solteira, de Lordeira, Soutelo, falecida como viúva em 14.9.1786, em Lordeira, Soutelo.
Ora, quanto ao referido João de Sousa, nada mais sei, tirando que já era falacido em 8.5.1724, data do casamento de sua filha Maria. Sucede que pesquisando no "Herois" encontrei, como testemunah de um casamento, referência a um João de Sousa, filho de Manoel Valério, de Vitorino das Dornas. http://origenshc.blogspot.pt/2011/11/vila-verde-lage-s-juliao-2-parte.html
Por sua vez este Manoel Valério aparece no geneall em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=109175 como tendo um filho João de Sousa, clérigo.
Assim, peço desculpe pelo abuso desta "consulta", mas se tivesse algum elemento sobre este João de Sousa, ficar-lhe-ia muito grato.
Na expectativa das suas notícias
Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Rendufe - Amares século XIX

#337559 | AntonioGonçalves | 01 nov 2013 22:41 | Em resposta a: #337539

Caro Gil Campilho



Só agora me foi possível dar resposta e assim tenho a dizer o seguinte:

1º - Há a freguesia de Dadim e Nogueiró, S. Salvador e Nogueira, S. João Baptista, ambas freguesias distintas, mas, muito próximas uma da outra. Ao contrário de Nogueira, tenho poucos elementos de Nogueiró, pois ainda a não escrevi na minha agenda, mas sera para breve.

2º - Quanto ao Segundo ponto e após uma pequena analise tenho a dizer, também, o seguinte:

- Joseph Pires, filho de Pedro Pires e Maria Francisca, falecida, S. Julião da Lage e de presente morador nesta (casou em Soutelo, a 14.1.1697, com Isabel Francisca, filha de Antonio Gomes e Ana Fernandes, falecidos, lagoa, T. Domingos Lopes, sampaio, Domingos Francisco e Domingos Dias, ambos de burgueiros, Padre Joseph da Costa, abade)
(CASAL QUE TEM A VER COM O CASAL A SEGUIR!)

- Francisco Gomes, filho de Joseph Pires, falecido e Isabel Gomes, lagoa (casou, em 8.5.1724, com Maria de Sousa, filha de João de Sousa, solteiro, falecido, S. Julião de Lage e Costodia Francisca, solteira, serdeira, desta, T. António Dias, serdeira e Paulo Gonçalves, celebrou o Padre João Domingues, cura)

[João de Sousa, solteiro, filho Manoel Valerio, Vitorino das Dornas]
(HÁ POUCOS ELEMENTOS, NA FREGUESIA DA LAGE, A RESPEITO DE JOÃO DE SOUSA, INCLUSIVÉ, NÃO TENHO O SEU FALECIMENTO, MAS TUDO LEVA A CRER QUE SEJA ESTE JOÃO DE SOUSA, PAI DA MARIA DE SOUSA, TAMBÉM NÃO TENHO O ASSENTO DO SEU NASCIMENTO)

- Costodia Francisca, solteira, serdeira, Soutelo – f. 8.1.1742
(NÃO TENHO O ASSENTO DE BAPTISMO DA FILHA MARIA)

- António, filho de Francisco Gomes e Maria de Sousa, serdeira – f. 8.3.1747
- João Ribeiro, viuvo de Vitoria Francisca, burgueiros, filho de Pedro Lopes e Maria Ribeiro, Lago (casou, em 26.11.1750, com Maria de Sousa, filha de Francisco Gomes e Maria de Sousa, serdeira, T. Joseph Soares e João da Silva, Padre António de Araújo, cura)
(DOIS FILHOS DO CASAL FRANCISCO GOMES E MARIA DE SOUSA)

SOBRE A COSTODIA, SOLTEIRA, CONSEGUI ISTO:
[Costodia, filha de António Gonçalves, serdeira]
[Serafina, b. 6.10.1658, filha de João Francisco e Escolástica Fernandes, P. António Gonçalves o chegador das rendas, S. André do Mosteiro de Rendufe e]
[Em Rendufe: 6) Antonio, b. 15.8.1657, P. Antonio Gonçalves, chegador do mosteiro, natural de S. Jorge Areosa, Barcelos e Angela de Araújo, mulher de Joseph de Araújo, Padre frei Joseph Ribeiro]
[Maria, b. 12.9.1656, mãe Angela de Araújo, P. Antonio Gonçalves, chegador do mosteiro e]
[Diogo Dias, filho de António Dias e Maria Gonçalves, S. Martinho do Lago (casou, em 22.2.1657, com Domingas Gonçalves, filha de Domingos Afonso, igreja, T. Pedro Gonçalves, padrão, António Gonçalves, serdeira, meirinho]
[Frutuozo Gonçalves, filho de António Gonçalves e Maria Francisca, S. Miguel de Soutelo (casou em Câmara de Moure, a 28.1.1686, com Andreza de Oliveira, filha de António de Oliveira e Sabina Alvares, desta, T. Francisco Gonçalves, Domingos Gonçalves, Francisco Coutinho, todos mesmo lugar, Padre Domingos Lopes de Passos, vigário)]
[Manoel Soares, filho de Matheos Gonçalves, falecido e Francisca Soares, larim (casou, em 12.1.1696, com Isabel Francisca, filha de António Gonçalves e Maria Francisca, serdeira, T. António de Araújo da Cunha, João Domingues Lima, Francisco Gomes, todos meus fregueses, Padre Joseph da Costa, abade)]
[António Gonçalves, serdeira – f. 15.1.1629]
[António Gonçalves, marido de Maria Francisca, serdeira – f. 27.2.1701]
[Maria Francisca, mulher de António Gonçalves o cerdeira, serdeira – f. 11.4.1705]

Bom fim de semana e melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Rendufe - Amares século XIX

#337572 | pachancho | 02 nov 2013 11:06 | Em resposta a: #337539

Caro Gil Campilho,
também descendo do casal Francisco Gomes e Maria de Sousa, pelo filho Estevão de Sousa, e infelizmente também não tenho mais dados para além dos pais de ambos. Confesso, que parei este lado das pesquisas, quem sabe se com os dados que António Gonçalves disponibilizou possamos avançar um pouco mais.

Cumprimentos,
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Rendufe - Amares século XIX

#337575 | Gil Campilho | 02 nov 2013 14:23 | Em resposta a: #337572

Caros António Gonçalves e Paula Peixoto,
Antes de mais muito obrigado por estes elementos.

Quanto a Costódia Francisca, eu tinha a referência (não sei de onde a retirei) que havia falecido, viúva, em 14.9.1786, em Lordeira, Soutelo, o que parece errado, considerando: 1) Esta referência que “Costodia Francisca, solteira, serdeira, Soutelo – f. 8.1.1742”, e que 2) é pouco provável que tivesse morrido 62 anos depois do casamento da filha que ocorreu em 1724,
Além do mais, se Costódia for mesmo filha de António Gonçalves e Maria Francisca, e como tal irmã de Frutuozo Gonçalves, casado em 1686, e de Isabel Francisca, casada em 1696, é mais provável a data da sua morte ser em 1742 do que em 1786.

No que se refere a Antonio Gonçalves, Pai de Costódia, parece-me mais provável pela análise das datas ser o António Gonçalves, marido de Maria Francisca, serdeira – f. 27.2.1701 do que o António Gonçalves, serdeira – f. 15.1.1629, pois nesta última data a própria Costódia certamente não era nascida!
Assim sendo, o seu Pai é o que aparece:
A) Em 12.9.1656 como chegador do mosteiro
B) Em 22.2.1657 como meirinho
C) Em 15.8.1657, como chegador do mosteiro e natural de S. Jorge Areosa, Barcelos
D) Em 6.10.1658 António Gonçalves como chegador das rendas, S. André do Mosteiro de Rendufe.
A este propósito consegue concretizar-me o que é um “chegador”? Será, tal como meirinho um cargo ou profissão relacionada com justiça?

Quanto a João de Sousa, considerando que não se encontra o seu óbito (apenas sabemos que era falecido na data do casamento de sua filha) nem o baptismo de sua filha Maria, vejo como difícil conseguir esclarecer este elo em falta, mas nunca se sabe!
Quanto a Estevão de Sousa, irmão de Luisa de Sousa e ambos filhos de Francisco Gomes e Maria de Sousa, tenho que nasceu em 7.2.1727, em Soutelo, e faleceu, casado, em 1.8.1799, tendo casado 15.2.1755 com Angélica Soares. Assim, será provavelmente deste casal que a Paula descende. Se tiver oportunidade de enviar a ligação, por aqui ou para o gcampilhoarrobahotmailpontocom, ficaria muito agradecido.

Refira-se ainda que, conheço os seguintes irmãos de Luisa e Estevão:
António * 1.8.1729 + solteiro 8.3.1747
Antónia de Sousa * 22.4.1742, casada com Manuel Rodrigues;
Francisco Gomes, casado em 18 Janeiro 1762 com Maria Soares;
João de Sousa* 7.7.1725 em Soutelo, casado em 17 Abril 1763 com Maria Francisca;
José Gomes de Sousa * 15.5.1736 Soutelo + 15.2.1812, casado em 25 Novembro 1793, em Soutelo, com Tomásia Maria;
Maria de Sousa, casada em 26.11.1750 com João Ribeiro (João Ribeiro, viuvo de Vitoria Francisca, burgueiros, filho de Pedro Lopes e Maria Ribeiro, Lago (casou, em 26.11.1750, com Maria de Sousa, filha de Francisco Gomes e Maria de Sousa, serdeira, T. Joseph Soares e João da Silva, Padre António de Araújo, cura);
Teresa de Sousa * 14.1.1738 + 31.1.1819, casada em Soutelo a 14 Fevereiro 1762 com Domingos Araújo.

Esperando que esta partilha de elementos nos permita conhecer melhor estas famílias de entre Homem e Cávado,

Apreesento os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Rendufe - Amares século XIX

#337579 | Gil Campilho | 02 nov 2013 16:36 | Em resposta a: #337575

Caro António Gonçalves,
Pedindo desculpa pelo abuso deste intensivo pedido de informações, venho pedir-lhe o favor de me informar se tem conhecimento se estão disponíveis on line dados relativos a ordenanças, vereações, etc de Prado, Soutelo, Vila Chã e Larim etc, para confirmar a eventual participação de algum dos membros da família que passarei a referir. Por exemplo, lembro-me de ter consultado no livro “As ordenanças e as milícias em Portugal” que em Prado houve um sargento ou capitão de ordenanças de nome Manoel Francisco, que pode ser da família do infra referido.
Com efeito, procuro informações sobre ascendentes dos irmãos (1) António José de Sousa Lima, * 13.12.1823 na Vila de Prado, comendador da Ordem de Cristo, em cuja homenagem existe nessa Vila o Largo e a Praça Comendador Sousa Lima, grande benemérito, tendo doado a escola, o cemitério etc etc que consta em http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=267551, (2) José António Ferreira de Sousa, antepassado da família Tasso de Sousa, e de (3) Luisa de Sousa, casada com António Peixoto e avós da D. Xica, dona do célebre Palácio, em Palmeira.
Como verá, já tenho vários elementos sobre a sua ascendência, muitos deles obtidos no seu excelente site, mas gostaria agora de conhecer mais destas pessoas.

Ora, os referidos irmãos tinham como Pai a José Francisco de Sousa * Prado a 26.11.1780, casado com Rosa Joaquina Ferreira * 3.8.1788 em S. Julião da Lage, irmã de João José Ferreira da Silva, Tesoureiro das Ordenanças e depois Alferes do Couto de Moure (conheço descendência designadamente os Peixoto do Rego, depois Costa Azevedo e Bourbon, das casas da Lage, em Ponte do Lima, e de Semelhe), e ambos oriundos da casa do Alferes, na Lage, filhos de Francisco José Ferreira * 10.6.1742 Lugar de Bouçós, Lage + 16.1.1822, e de sua mulher com quem casou a 14.7.1782, Maria Tersa da Costa * Lugar da Coja, freguesia da Lage. Sobre a ascendência de Rosa Joaquina Ferreira conheço pelo menos até -aos trisavôs.

O seu avô era João Francisco * Prado 6.6.1746 + 16.4.1813 casado em Soutelo a 8.1.1774 com a Luisa de Sousa, filha dos supra referidos Francisco Gomes e Maria de Sousa.

O seu bisavô era Gonçalo Francisco, julgo que do lugar do Pontido, em Prado, casado em 14.2.1734 com Teodósia Correia, do lugar da Ponte, em Prado, filha de Pedro Machado, do lugar da Ponte, falecido em 17.9.1726 (filho de Thome Gonçalves * 1648 em Souto, Prado e de sua mulher com quem casou em 30.3.1672, Madalena Pereira * Lugar da ponte; neto paterno de João Gonçalves e Maria Gonçalves; e materno de Gonçalo Pereira + 26.4.1672 no Lugar da Ponte, e de sua mulher com quem casou em 16.7.1671, em Prado, Serafina Machado + 16.7.1671 em Prado) e de Serafina Correia, (filha de Francisco Correia e Maria Francisca; neta paterna de Domingos Francisca e Catarina Correia e neta materna de Geraldo Luis e Isabel Francisca ou Gonçalves) de Sampaio da Ponte, Couto de Tibães, mesmo do outro lado do Rio Cávado. Por curiosidade, neste lugar da Ponte, em Prado, mais propriamente na Praça Comendador Sousa Lima, a minha família ainda hoje tem casa.

O seu trisavô era Manuel Francisco, do lugar do Pontido, casado com Ursula Francisca. Quanto a Manuel Francisco, tenho que já era falecido em 12.5.1727, data do casamento de seu filho Costódio. Poderá ser o Manoel, b. em 7.8.1651, filho de Manoel Francisco e Maria Fernandes? Estes Manoel Francisco e Ursula Francisca foram ainda pais de a) Costódio Francisco * Pontido, casado a 12.5.1727 com Serafina Correia, de Sampaio da Ponte, Couto de Tibães, viúva de Pedro Machado, de quem tinha tido Teodósia Correia, referida supra; e b) Maria Francisca, casada a 14.3.1741 com Agostinho de Carapous *S. Martinho de Loubia Soubiron, Bispado de Olerendo, Reino de França, filho de João de Carapous e de Joana “casa de baixo” (!).

Mais uma vez peço desculpa por estes sucessivos pedidos, mas de facto é dificil resistir a perguntar quando se está perante alguém que conhece tão profundamente estes assuntos e pode "numa penada" esclarecer tantos pontos!

Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Rendufe - Amares século XIX

#337583 | AntonioGonçalves | 02 nov 2013 20:52 | Em resposta a: #337575

Prezado Gil Campilho


Respondendo a este contacto, dei os dados que achei pertinentes, no entanto, há que ter ainda algumas cautelas, porquê?

O casal António Gonçalves e Maria Francisca, apesar de haver vestígios da sua presença em Soutelo, não temos os registos de nascimento de Frutuozo Gonçalves e Isabel Gonçalves, que poderiam dar mais luz a este caso.

Os únicos dados que tenho, que penso, referentes ao casal, são estes:


- Pedro, b. tantos de.10.1651, filho de António Gonçalves, P. Pedro Gonçalves, padrão e Ângela, filha de António Rodrigues, Padre Damião Francisco, cura
[António Gonçalves (casou, em 5.5.1646, com Catherina Francisca, moradores outeiro)] ????
2) João, b. 2.12.1652, filho de António Gonçalves, serdeira, P. Pedro Gonçalves, padrão e Francisca, filha de Francisco Lopes, burgueiros, Padre Damião Francisco, cura
3) Domingos, b. 17.9.1657, filho de António Gonçalves e Maria Francisca, P. Domingos Soares, palmeiro e Cecília, solteira, filha de Domingos Gaspar, Padre Domingos Ferreira Santarém, abade

Não existem mais assento de filhos de Antonio Gonçalves e Maria Francisca, apesar de sabermos e termos os assentos de casamentos do filho Frutuoso e Isabel, não esquecendo a Costodia.

Já procurei em todas as freguesias de Vila Verde e Amares, próximas de Soutelo e não localizei nada acerca dos mesmos.

Por isso é que enviei o falecimento de um Antonio Gonçalves, serdeira, falecido em 1624, precisamente, que havia aí uma grande coincidência de um Antonio Gonçalves, no mesmo lugar de serdeira. Também em simultâneo, há quatro Antonio Gonçalves, um morador em serdeira, outro em febros, um outro no outeiro e ainda o Padre António Gonçalves, como cura.

Sem dúvida, que a Costódia, é filha deste casal, no entanto, tenho dúvidas e muitas, se o casamento em 5.5.1646, diz respeito ao mesmo, pois é um Antonio Gonçalves, com uma Catarina e o certo é que devia ser, de um Antonio Gonçalves com Maria Francisca, como tal, onde casaram? Onde nasceram os filhos cujos assento não são localizados? Aqui estão as dúvidas que motivam quem anda nestas lídes ...estarei atento e não encerrei este assunto.


Melhores cumprimentos e bom fim de sermana

Resposta

Link directo:

RE: Rendufe - Amares século XIX

#337585 | AntonioGonçalves | 02 nov 2013 21:09 | Em resposta a: #337579

Caro Gil Campilho

No que respeita a este último contacto, não tenho muito a dizer, pois estou a essencialmente a utilizar a consulta a registos paroquiais, num período de tempo que idealizei, numa área geográfica que me diz muito.
Fiz um levantamento que considero como 1ª fase, em cada paroquia intervencionada, desde o primeiro livro, com terminus em 1750.
Ultimamente, estou a fazer o levantamento da geração pós 1900, com uma 'pincelada', entre 1800 e 1900.
Não tenho utilizado o Felgueiras Gaio, nem outras fontes de informação, embora as tenha em mente de futuro.
Tenho bastantes limitações, entre 1750 e 1900 e como política minha, não me convém dispersar do do que idealizei, que é fazer uma 'malha', onde de futuro, se procure alguém e se localize com facilidade.

É tudo, respeitante a este último contacto, agradecendo a divulgação da informação que me forneceu, mas que se encontra, naquele período que referi, que tenho limitações.

Um Bom Fim de Semena

Resposta

Link directo:

RE: Rendufe - Amares século XIX

#337627 | Gil Campilho | 04 nov 2013 12:35 | Em resposta a: #337583

Meu Caro António Gonçalves,
Muito obrigado pelas sempre prontas respostas e, já agora, pelo magnífico trabalho a que se dedica. Com efeito, a "malha" que está a construir é um objectivo ambicioso e de grande interesse para o conhecimento da nossa terra e das nossas gentes. Como é evidente, como Pradense e Vilaverdense (Barbudo), que também sou, irei acompanhar com interesse e gratidão!
Quanto ao seu homónimo e meu antepassado setecentista, vejo que apenas nos assentos de Frutuozo e Domingos consta o nome da mãe, Maria Francisca. No entanto, quer-me parecer que pela análise conjugada das datas, localidades e testemunhas, também Costodia, João, Isabel e Pedro deverão ser filhos deste casal.
Confeso, no entantro, que agora fiquei com dúvidas sobre o seu entendimento relativamente à coincidência entre o António Gonçalves que casou ou teve filhos de Maria Francisca e o António Gonçalves que aparece como chegadro e meirinho, e natural de S. Jorge da Areosa, Barcelos?
Por fim, julgo que no seu actual trabalho sobre o século XX se vai basear nas fontes primárias, mas relativamente ao meu ramo Pradense, se quiser que eu lhe envie algum elemento é só pedir.
Fico na expectativa de qualquer descoberta que venha a fazer!
Com os melhores cumprimentos
Gil Campilho

Resposta

Link directo:

RE: Rendufe - Amares século XIX

#337639 | AntonioGonçalves | 04 nov 2013 19:45 | Em resposta a: #337627

Caro Gil Campilho


De facto, fiquei inseguro em relação ao Antonio Gonçalves, casado com a Maria Francisca, pais de vários filhos que já falamos, entre eles a Costodia e o Antonio Gonçalves, chegador de rendas 'que penso que esta expressão, deve ser o mesmo que hoje em dia, se diz cobrador de rendas', pois em nenhum momento, nem mesmo no registo de casamento, do tal Antonio Gonçalves, se chega a uma conclusão, de ligação.

Assim, é melhor aguardar, até se ter uma confirmação, que poderia acontecer, no casamento dos dois ou nos assentos de casamentos dos filhos Frutuozo e Isabel.

Comigo, já tive um caso parecido, na freguesia de Figueiredo e posteriormente, fui esclarecer o caso, com um residente nos Pelames, D. Pedro V, Braga. São estas situações que nos motivam a continuar ...

Quanto a Prado e suas gerações, mais recentes, obrigado pela oferta, mas de momento, encontro-me, como um franco atirador, tanto pesquiso numa época recuada como numa recente ... o fundamental é motivação para essa localidade ...

Melhores cumprimentos


Nota: Estarei atento, se me cruzar com o seu Antonio Gonçalves, voltarei ao contacto ...

Resposta

Link directo:

RE: Rendufe - Amares século XIX

#337640 | AntonioGonçalves | 04 nov 2013 19:51 | Em resposta a: #337639

Desculpe, depois de enviar é que vi este lapso:




".... aAssim, é melhor aguardar, até se ter uma confirmação, que poderia acontecer, no casamento dos dois ou nos assentos de baptismo dos filhos Frutuozo, Costodia e Isabel, e ...."

Resposta

Link directo:

RE: Rendufe - Amares século XIX

#337664 | Gil Campilho | 05 nov 2013 12:40 | Em resposta a: #337640

Caro António Gonçalves,
Muito obrigado pela preciosa ajuda e fico então na expectativa que nas suas pesquisas se cruze com algum destes ramos que me interessam e que tenha a simpatia de me transmitir essas descobertas!
Peço desculpa de o incomodar mas gostava de lhe colocar uma questão de ordem mais prática, que é saber como é (se é que é) possível fazer "copy paste" das informações existentes em Herois do Homem e Cávado, para poder ir guardando no programa que uso (FTM) aos assentos que consulto?
Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Rendufe - Amares século XIX

#337692 | AntonioGonçalves | 05 nov 2013 23:54 | Em resposta a: #337664

Prezado Gil Campilho


Como já tinha referido, registei este caso e se porventura me cruzar com eles, conte com a minha informação e colaboração.

Quanto ao ser possível o 'copy paste', a segurança do blog não o permite, ja me pediram isso e já dei a resposta, que o próprio blog, tem um sistema que permite dar alguma segurança, que não é muita, aos trabalhos expostos. Assim sendo tem de compreende, não vou desativar aquilo que é uma prática de segurança.
Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Rendufe - Amares século XIX

#337762 | Gil Campilho | 07 nov 2013 18:18 | Em resposta a: #337692

Caro António Gonçalves,
Desconhecia que era uma prática de segrança, pensei que era "falta de jeito" minha!
Mais uma vez os meus agradecimentos e melhores cumprimentos
Gil Campilho

Resposta

Link directo:

Rendufe - Amares século XIX

#365932 | __Eagle__ | 09 fev 2016 18:41 | Em resposta a: #337490

Meus caros,

Tenho um antepassado cuja origem é a paróquia de Santo António de Rendufe.
P.F. confirmem-me se é uma paróquia desaparecida ou se coincide com a paróquia de Rendufe em Amares.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Rendufe - Amares século XIX

#365950 | joserocha | 09 fev 2016 21:42 | Em resposta a: #337490

Boa noite! Obrigado por ter recuperado este tópico. Tenho dois ramos de Rendufe (Amares) que vou tentar descrever e peçoa vossa ajuda na perspectiva de encontrar ascendentes:

-Maria Tereza Alves (dn provavel 1790) filha de António Alvares e Maria Antunes;

-Maria Tereza de Almeida (nascida a 16/4/1811) filha de Domingos José de Almeida e de Francisca Teresa de Almeida, neta paterna de Manoel de Almeida e Maria Ribeiro, e neta materna de João Fernandes e Quitéria Fernandes.

Se tiverem dados com os apelidos Almeida, Alves/Alvares, Antunes, Fernandes e Ribeiro, poderão ser do meu interesse.

Obrigado!

Resposta

Link directo:

Rendufe - Amares século XIX

#365954 | AntonioGonçalves | 09 fev 2016 22:37 | Em resposta a: #365932

Caro Eagle

A freguesia do atual concelho de Amares (outrora: Entre Homem e Cavado), chama-se S. Andre de Rendufe.
Esta freguesia também se chamou de freguesia de Capela, do couto e Mosteiro de Rendufe.

Penso que o que viu, provavelmente, S. Antonio poderá ser S. Andre, assim sendo, é possível que seja a freguesia de S. Andre de Rendufe.

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Rendufe - Amares século XIX

#365980 | __Eagle__ | 10 fev 2016 12:46 | Em resposta a: #365954

Caro António Gonçalves, muito obrigado pela resposta. De facto quando li Rendufe num dos registos associei a Rendufe em Amares, contudo o orago não bate certo.
A maior proximidade de outra paróquia com o mesmo nome em Guimarães (São Romão), levou-me a pensar que seria essa localidade, no entanto, o orago também não coincide. Existe ainda outro em Ponte de Lima, mas julgo que será de excluir.

Envio abaixo o link para o registo de batismo do neto (via materna) do individuo em causa.

http://s29.postimg.org/6iy5vs5g7/Jo_o_Lopes_de_Lemos.jpg

Muito obrigado!

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Rendufe - Amares século XIX

#391443 | Henrique1604 | 26 abr 2018 03:35 | Em resposta a: #337490

Prezados,
Sou brasileiro e busco dados e informações sobre minha família de origem Portuguesa, de Rendufe. Possuo alguns dados sobre meu bisavô José Joaquim Lopes de Almeida Fontes e sobre seus pais, que seriam António José Peixoto Fontes e Thereza Maria de Almeida Fontes.
Possuo mais dados sobre meu bisavô, que obtive de seu passaporte – disponível no site do Arquivo Distrital de Braga – quando de sua vinda ao Brasil. Os dados seriam:
REGISTO DO PASSAPORTE DE JOSE JOAQUIM LOPES ALMEIDA FONTES
Informação não tratada arquivisticamente.
NÍVEL DE DESCRIÇÃO
Documento simples
CÓDIGO DE REFERÊNCIA
PT/UM-ADB/AC/GCBRG/H-D/026/0005/15594
TIPO DE TÍTULO
Atribuído
DATAS DE PRODUÇÃO
1886-10-12 a 1886-10-12
ÂMBITO E CONTEÚDO
11 anos de idade. Filiação: Antonio Jose Peixoto Fontes. Natural de RENDUFE,Santo Andre-AMARES. Destino Rio de Janeiro.
COTA ATUAL
A - 7-557
COTA ANTIGA
A - 7-557
Sobre seus pais possuo poucos dados, somente de sua certidão de casamento no Rio de Janeiro, documento este que não consigo mais encontrar online. Após uma breve lida do fórum constatei diversas similaridades dos nomes que possuo com os nomes mencionados por outros membros, o que me leva a acreditar que posso ter algum dado errado e que algum de vocês possa ter os dados certos de meus trisavós. Nunca consegui encontrar mais dados sobre eles do que os que menciono acima. Fico na expectativa de que alguém aqui possa ter mais informações de meu interesse ou até mesmo ser um parente distante. Estou há anos buscando o passado de minha família e vejo aqui uma grande oportunidade de ampliar meus conhecimentos.
Agradeço desde já pela atenção de todos os membros!

Resposta

Link directo:

Rendufe - Amares século XIX

#391448 | AntonioGonçalves | 26 abr 2018 12:05 | Em resposta a: #391443

Prezado Henrique

De momento envio-lhe estes elementos da referida familia após 1900, depois verei o resto:

- Julia, nascida as 20H30, dia 25.12.1899 e b. 14.1.1900, filha de Manoel Joaquim Peixoto [neta paterna de Antonio Jose Peixoto e Thereza Maria Vieira] e Thereza Maria Antunes, natural de Barreiros, onde casaram [neta materna de Alexandre Jose Antunes e Thereza Maria Simões] e moradores rio tinto, Rendufe, P. Albino Joaquim Peixoto, morador no Brasil, representado pelo seu bastante procurador seu irmão Firmino Manoel Peixoto e Julia Maria Antunes, solteiros, ambos Barreiros, Padre Silvestre José Peixoto, reitor
[Julia, falecida em 20.3.1969, Rendufe (casou em 29.1.1926, com Antonio Luis Soares, neste posto de Rendufe, falecido em 18.11.1955)]
[138589 - Albino Joaquim Peixoto, Amares, filho de António José Peixoto e Teresa Maria Vieira – emigrante para o Brasil]
2) Clotilde, nascida as 18H00, dia 28.4 e b. 3.5.1902, filha de Manoel Joaquim Peixoto, Rendufe [neta paterna de Antonio Jose Peixoto e Thereza Maria Vieira] e Thereza Maria Antunes, Barreiros, onde casaram [neta materna de Alexandre Jose Antunes e Thereza Maria Simões], moradores na casa 118, rio tinto, Rendufe, P. Domingos Jose Antunes, solteiro, natural de Barreiros, representado pelo seu procurador Jose Joaquim Antunes, solteiro, proprietario e Thereza Pimenta, viuva, proprietaria, barral, ambos Barreiros, Padre Silvestre José Peixoto, reitor
[Clotilde, falecida em 4.12.1970, Rendufe (casou em 24.11.1921, com Jose Veloso, rio tinto, Rendufe)]
3) Delfim, nascido as 19H00, dia 12 e b. 18.1.1906, filho de Manoel Joaquim, rio tinto, Rendufe e Thereza Maria Antunes, Barreiros, onde casaram, moradores rio tinto, Rendufe, P. Delfim Jose Antunes e Julia Maria Antunes, solteiros, proprietarios, barral, Barreiros, Padre Silvestre José Peixoto, reitor
[Delfim, falecido em 16.2.1979, Rendufe (casou em 3.7.1931, com Julia de Jesus Ribeiro, 25 anos, Barreiros, filha de Avelino Jose Ribeiro e Rosa Joaquina da Silva, no posto rio tinto, Rendufe, assento de 26.10.1962)]
4) Thereza, nascida as 01H30, dia 5 e b. 14.6.1908, filha de Manoel Joaquim Peixoto, Rendufe e Thereza Maria Antunes, natural de Barreiros, onde casaram, moradores em rio tinto, Rendufe, P. Jose Joaquim Antunes, solteiro, proprietario, Barreiros e Thereza de Jesus Fernandes Simões, solteiro, familiar, Palmeira, Padre Silvestre José Peixoto, reitor
[Thereza, falecida em 18.5.1986, Sampaio de Vila Verde (casou em 6.10.1932, com Manoel Antonio Vilela de Sousa, neste posto de Rendufe)]
5) Orides, nascida as 12H30, dia 9 e b. 13.8.1910, filha de Manoel Joaquim Peixoto, Rendufe e Thereza Maria Antunes, natural Barreiros, onde casaram, moradores rio tinto, Rendufe, P. Delfim Manoel Peixoto, rua S. Cristovão, Rio de Janeiro, Brasil, natural Rendufe, represente pelo seu procurador Francisco Joaquim Ribeiro, monte e Dª Ana Joaquina da Costa, viuva, proprietaria, rio tinto, ambos Rendufe, Padre Silvestre José Peixoto, reitor
[Orides, falecida em 19.8.1979, Barreiros (casou em 13.4.1944, com Antonio de Barros, 40 anos, filho de Elias Jose de Barros e Olivia de Jesus Ribeiro, Barreiros, falecido em 7.10.1959, S. João do Souto, Braga)]

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Rendufe - Amares século XIX

#391450 | AntonioGonçalves | 26 abr 2018 12:09 | Em resposta a: #391448

Aproveito para lhe enviar o casamento:


- Manoel Joaquim Peixoto, 27 anos, natural Rendufe, filho de Antonio Jose Peixoto, Rendufe e Thereza Maria da Costa, Figueiredo (casou em 14.1.1897, com Thereza Maria Antunes, 20 anos ‘com alvara de 4.1.1897’, barral, filha de Alexandre Antunes, Barreiros e Thereza Maria Simões, Palmeira, T. Domingos Jose Antunes, Firmino Manoel Peixoto, solteiros, ambos Barreiros, Padre Francisco Jose de Barros, encomendado)


Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Rendufe - Amares século XIX

#391465 | Henrique1604 | 26 abr 2018 15:33 | Em resposta a: #337490

Prezado Antonio,
Quanta informação! Sou imensamente grato pelo auxílio. Presumo que Manoel Joaquim Peixoto seria um irmão de meu bisavô? Já que este veio cedo ao Brasil e aqui criou sua família, e não em Portugal. Você saberia se há alguém da família ainda vivo e contactável? Estive em Portugal em 2012, mas era muito novo à época e pouco sabia sobre como proceder sobre o assunto.
Obrigado pela atenção e pela resposta!

Resposta

Link directo:

Rendufe - Amares século XIX

#391466 | AntonioGonçalves | 26 abr 2018 15:43 | Em resposta a: #391465

Prezado Henrique !

Quero corrigir e dizer que as pressas não são boas conselheiras. De fato, pela semelhança de nomes foi levado ao engano, são na realidade parentes, mas não os que Você procura.

Sou de opinião, que os seus familiares não são de Rendufe, mas sim, de S. Martinho de Lago e a poder comprar estão estes elementos que transcrevo:

- Jose Guilherme de Campos, 34 anos, proprietario, Lago, filho de Domingos Jose de Campos e Maria da Costa, Lago (casou em Lago, S. Martinho, a 26.7.1899, com Maria Jose Lopes Peixoto, 28 anos, Rendufe, moradora Lago, filha de Antonio Jose Peixoto ou Antonio Jose Lopes da Ponte, Lago e Thereza de Almeida, Rendufe, T. Domingos Jose de Campos e Domingos Jose de Campos, ambos Lago, Padre Lucio Dias Correia Fanha, abade)
[Dissolvido pelo falecimento de Maria Jose Lopes Peixoto, em 24.9.1960, Lago, com despacho do Director da Conservatoria para corrigir data de dissolvido com Jose Guilherme de Campos, falecido em 29.1.1902, Manaus, Brasil, boletim 304, averbado em 8.3.1963]

- Jose, nascida as 06H00, dia 28 e b. 30.5.1908, filho natural de Maria Jose Lopes Peixoto, viuva, proprietario, ribeira, Lago [neto materno de Antonio Jose Lopes da Fonte e Thereza de Almeida], P. Jose Joaquim Pinheiro e Adelaide Lopes Peixoto, solteira, Lago, Padre Lucio Dias Correia Fanha, abade
[Jose ‘perfilhado, sendo pai Francisco Jose Pereira, filho de Jose Maria Pereira e Thereza Maria Alves Pereira, Lago, em 22.8.1931’, falecido em 24.1.1994, Lago (casou em 24.12.1967, com Virginia Gonçalves, Lago, falecida em 2.9.1982)]
2) Constantino, nascido as 15H00, dia 3 e b. 10.3.1910, filho natural de Maria Jose Lopes Peixoto, viuva, proprietaria, moradora ribeira, Lago [neto materno de Antonio Jose Lopes da Fonte e Thereza de Almeida], P. Jose Joaquim Pinheiro e Adelaide Lopes Peixoto, solteira, Lago, Padre Lucio Dias Correia Fanha, abade

De modo, que os seus familiares mais próximos estão entre estas duas freguesias. Como não resido, nem em Rendufe, nem em Lago, mas sim, em Braga, terei alguma dificuldade, dada a distância temporal, em lhe dar, de pronto, melhor informação.

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Rendufe - Amares século XIX

#391467 | Henrique1604 | 26 abr 2018 15:44 | Em resposta a: #337490

Gostaria de informar também que possuo a certidão de nascimento de meu bisavô, obtida do arquivo da Universidade do Minho. Por ser a cópia digitalizada do livro, é de difícil leitura. Farei a leitura mais completa possível ainda hoje e enviarei aqui o que encontrei.
Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Rendufe - Amares século XIX

#391468 | AntonioGonçalves | 26 abr 2018 15:44 | Em resposta a: #391466

errata:

comprar - comprovar

Resposta

Link directo:

Rendufe - Amares século XIX

#391521 | AntonioGonçalves | 27 abr 2018 11:48 | Em resposta a: #391468

Prezado Henrique


Aqui lhe envio dados da sua familia direta:


- Maria Jose, nascida as 12H00, dia 28 e baptizada em 30.10.1871, filha de Antonio Jose Lopes Peixoto [neta paterna de João Jose Peixoto e Maria Rosa Rodrigues, S. Martinho de Lago] e Thereza de Almeida [neta materna de Antonio Jose de Almeida e Maria Joana, Sanfins, Rendufe], moradores no lugar de Sanfins, S. Andre de Rendufe, onde se casaram, todos lavradores, P. Antonio Jose de Almeida e mulher, avós maternos, celebrou Padre Domingos Martins, reitor
[Jose Guilherme de Campos, 34 anos, proprietario, Lago, filho de Domingos Jose de Campos e Maria da Costa, Lago (casou em Lago, S. Martinho, a 26.7.1899, com Maria Jose Lopes Peixoto, 28 anos, Rendufe, moradora Lago, filha de Antonio Jose Peixoto ou Antonio Jose Lopes da Ponte, Lago e Thereza de Almeida, Rendufe, T. Domingos Jose de Campos e Domingos Jose de Campos, ambos Lago, Padre Lucio Dias Correia Fanha, abade)
[Dissolvido pelo falecimento de Maria Jose Lopes Peixoto, em 24.9.1960, Lago, com despacho do Director da Conservatoria para corrigir data de dissolvido com Jose Guilherme de Campos, falecido em 29.1.1902, Manaus, Brasil, boletim 304, averbado em 8.3.1963]
- Jose, nascida as 06H00, dia 28 e b. 30.5.1908, filho natural de Maria Jose Lopes Peixoto, viuva, proprietario, ribeira, Lago [neto materno de Antonio Jose Lopes da Fonte e Thereza de Almeida], P. Jose Joaquim Pinheiro e Adelaide Lopes Peixoto, solteira, Lago, Padre Lucio Dias Correia Fanha, abade
[Jose ‘perfilhado, sendo pai Francisco Jose Pereira, filho de Jose Maria Pereira e Thereza Maria Alves Pereira, Lago, em 22.8.1931’, falecido em 24.1.1994, Lago (casou em 24.12.1967, com Virginia Gonçalves, Lago, falecida em 2.9.1982)]
2) Constantino, nascido as 15H00, dia 3 e b. 10.3.1910, filho natural de Maria Jose Lopes Peixoto, viuva, proprietaria, moradora ribeira, Lago [neto materno de Antonio Jose Lopes da Fonte e Thereza de Almeida], P. Jose Joaquim Pinheiro e Adelaide Lopes Peixoto, solteira, Lago, Padre Lucio Dias Correia Fanha, abade
- Domingos Jose, nascido as 10H00, dia 13 e baptizada em 7.4.1873, filho de Antonio Jose Lopes Peixoto [neta paterna de João Jose Lopes Peixoto e Maria Rosa Rodrigues, S. Martinho de Lago] e Thereza Maria de Almeida [neta materna de Antonio Jose de Almeida e Maria Joana, Sanfins, Rendufe], moradores no lugar de Sanfins, S. Andre de Rendufe, onde se casaram, todos lavradores, P. Domingos Jose e Maria, ambos solteiros, filhos dos avós maternos, celebrou Padre Domingos Martins, reitor
- Jose Joaquim, nascido as 03H00, dia 11 e baptizada em 18.10.1874, filho de Antonio Jose Peixoto [neta paterna de João Jose Lopes Peixoto e Maria Rodrigues, S. Martinho de Lago] e Thereza Maria de Almeida [neta materna de Antonio Jose de Almeida Rolo e Maria Joana, Sanfins, Rendufe], moradores no lugar de Sanfins, S. Andre de Rendufe, onde se casaram, todos lavradores, P. Domingos e Maria, ambos solteiros, irmãos da mãe, celebrou Padre Domingos Martins, reitor
- Rosa Maria, nascida as 08H00, dia 7 e baptizada em 9.7.1876, filha de Antonio Jose Lopes Peixoto [neta paterna de João Jose Peixoto e Maria Rodrigues Marques, S. Martinho de Lago] e Thereza de Almeida [neta materna de Antonio Jose de Almeida e Maria Joana, Sanfins, Rendufe], moradores no lugar de Sanfins, S. Andre de Rendufe, onde se casaram, todos lavradores, P. Joaquim Jose Lopes Peixoto e Rosa Maria, ambos solteiros, tios da baptizada, celebrou Padre Domingos Martins, reitor
[Rosa Maria, falecida em 1.1.1953, registo 1]

É pena este programa não respeitar a formatação existente, mas os elementos são estes.

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Rendufe - Amares século XIX

#391578 | Henrique1604 | 28 abr 2018 19:28 | Em resposta a: #337490

Prezado Antônio,
Sou imensamente grato pela grande quantidade de informações que me passou. Os dados referentes ao meu bisavô, José Joaquim, são idênticos aos da certidão que obtive do Arquivo há quase um ano, quando requeri seu envio ao Brasil. Desconhecia o vínculo de minha família com a cidade de Lago, bem como desconhecia a existência da maioria das pessoas da lista, até mesmo do ente que veio a falecer em Manaus. Infelizmente todos da lista já vieram a falecer, esperava poder encontrar algum elo entre eles e um parente vivo para estabelecer contato (será que há algum descendente vivo?).
Gostaria ainda de lhe perguntar onde obteve tais dados em sua formatação original e se de alguma forma poderia obter-los também. Caso seja um site, peço o link para que eu possa ampliar minhas fontes. Pretendo viajar para Portugal para poder pessoalmente pesquisar mais informações de meus antepassados nas cidades referidas. Gostaria ainda de lhe perguntar se possui um e-mail de contato que possa utilizar? Me seria de enorme utilidade caso por ventura seja difícil de utilizar este fórum. Deixo aqui o meu caso seja útil: henriquecfda@gmail.com.
Muito obrigado por toda a ajuda.
Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 09:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen