Arquivo do Paço Episcopal de Bragança

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Arquivo do Paço Episcopal de Bragança

#337526 | APRPatacas | 01 nov 2013 01:24

Caros Confrades,

Muitos dos livros mais antigos de assentos paroquiais do distrito de Bragança encontram-se no Arquivo do Paço Episcopal de Bragança, e não no Arquivo Distrital.
Assim, este Arquivo Distrital informou-me que estão naquele Arquivo os livros:

Poiares – Freixo de Espada à Cinta:
batismos – 1561-1839; casamentos – 1636-1823; óbitos – 1634-1829

Carviçais – Torre de Moncorvo:
livros dos séculos XVII e XVIII

E informou-me sobre estes, porque eram os que me interessavam.

A obtenção de informações directamente do Arquivo do Paço Episcopal é difícil, em particular para quem está longe como é o meu caso.

Algum confrade tem acesso a este Arquivo e disponibilidade/boa vontade para consultar estes livros?

Ficaria muito grato,

António Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo do Paço Episcopal de Bragança

#337645 | APRPatacas | 04 nov 2013 22:50 | Em resposta a: #337526

Caros confrades

Renovo o apelo.

António Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo do Paço Episcopal de Bragança

#337889 | arufino | 09 nov 2013 23:32 | Em resposta a: #337645

Caros confrades

Renovo o apelo.

António Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo do Paço Episcopal de Bragança

#339503 | APRPatacas | 13 dez 2013 23:36 | Em resposta a: #337889

Caros confrades de Bragança e arredores.

Renovo o apelo.

António Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo do Paço Episcopal de Bragança

#347050 | MMSA | 09 jun 2014 09:31 | Em resposta a: #339503

Já tentou o contacto com o Arquivo Diocesano?
Encontrei este endereço, depois de muita procura e no site da Conferência Episcopal Portuguesa

Arquivo Diocesano de Bragança tombo@iol.pt

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo do Paço Episcopal de Bragança

#347055 | APRPatacas | 09 jun 2014 16:14 | Em resposta a: #347050

Já, já, caro ou cara confrade, mas não respondem. É uma chatice, porque é muito longe, não dá para lá ir. Talvez com carta regista com aviso de receção respondam, ainda vou tentar.
Mas agradeço-lhe ter-se interessado.

António Rufino

Resposta

Link directo:

Arquivo do Paço Episcopal de Bragança

#347099 | flordeacacia1 | 11 jun 2014 08:15 | Em resposta a: #337526

O que necessita exactamente?

Resposta

Link directo:

Arquivo do Paço Episcopal de Bragança

#347118 | AlvesRF | 11 jun 2014 16:59 | Em resposta a: #337526

Caro Senhor,

Os livros paroquiais do Arquivo Diocesano de Bragança e Miranda, que estão no Paço Episcopal foram digitalizados pelo familysearch que entretanto já os disponibilizou online.

No entanto agrupou-os juntamente com os paroquiais que digitalizados no Arquivo de Bragança e deixaram-nos indisponíveis para o acesso comum (só membros). Desconheço a razão, pois deveriam ter ficado abertos ao público.

Com os melhores cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

Arquivo do Paço Episcopal de Bragança

#347234 | APRPatacas | 13 jun 2014 22:34 | Em resposta a: #347118

Caro Rui,

Muito obrigado pela informação.
Ainda bem que já digitalizaram, já é alguma coisa. Mas não entendo estas dificuldades de acesso, agora por outras razões que a razão também desconhece.

Os meus melhores cumprimentos

António Rufino

Resposta

Link directo:

Arquivo do Paço Episcopal de Bragança

#347238 | APRPatacas | 13 jun 2014 23:21 | Em resposta a: #347099

Caro confrade,

Se por acaso tem acesso a assentos que afinal já foram digitalizados, como nos diz o confrade Rui neste tópico, aqui lhe deixo o que pretendo:

O meu 4º avô – Rufino Tertuliano – nasceu em 21-6-1786 em Poiares, Freixo de Espada à Cinta,
filho de Manuel António da Fonseca e de Isabel Luís Baeta, que casaram
também em Poiares.

O assento de casamento do meu 5º avô – Manuel António da Fonseca – diz
que este era filho legítimo de António da Fonseca, natural de Carviçaiz,
Torre de Moncorvo, e de sua mulher Maria Martins Ramalha. Este assento
de casamento de Poiares, que o Arquivo do Paço Episcopal me enviou,, veio como extrato da
respectiva folha e não diz a data, referindo-se à data de assentos
anteriores que não mostra; deve no entanto ser anterior à data de
nascimento do filho Rufino Tertuliano. Apesar de eu ter tentado obter esta data, por e-mail, o Arquivo não me respondeu.

O que solicitei na altura, e lhe solicito agora a si, é o seguinte relativo a Poiares:

- a localização, de novo, do assento de casamento de Manuel António da
Fonseca, das folhas onde consta e, se necessário, da
anterior, por forma a ter indicação da respectiva data.

- o assento de baptismo de Manuel António da Fonseca, que, de acordo
com o seu assento de casamento, terá nascido em Poiares.

- o assento de casamento de António da Fonseca com Maria Martins
Ramalha, sendo esta, de acordo com o assento de casamento do filho
acima referido, também natural de Poiares, e que pode ter casado nesta
freguesia.

Fico-lhe muito grato se me puder ajudar.

Os meus melhores cumprimentos

António Rufino

Resposta

Link directo:

Arquivo do Paço Episcopal de Bragança

#347279 | flordeacacia1 | 15 jun 2014 14:22 | Em resposta a: #337526

Caro confrade,

Já tenho tudo que necessita pode enviar-me por favor um email para mfsadr@gmail.com, para lhe enviar as imagens.

Com os melhores cumprimentos,
Maria

Resposta

Link directo:

Arquivo do Paço Episcopal de Bragança

#352496 | Tago0 | 27 nov 2014 11:02 | Em resposta a: #337526

Bom dia

Remetendo ao tópico (http://geneall.net/pt/forum/167430/delgado-de-barreiros-valpacos/#a350698) descobri hoje que os assentos paroquiais de Barreiros se encontram neste Arquivo de Bragança.

De um registo de casamento de Agostinho Martins Delgado de 18/03/1790 em Rossas (https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16301-23253-3?cc=1913410&wc=9RGF-PT1:198760801,213111101,213333801,198760804,213372301 pág 251) vejo que o seu avô materno é Custódio Delgado e Catarina da Costa do lugar de Barreiros.

Algum confrade que costume passar por este arquivo episcopal de Bragança poderia tentar encontrar mais alguma informação sobre estes antepassados quando tivesse tempo?

Os meus agradecimentos


Tiago Alves

Resposta

Link directo:

Arquivo do Paço Episcopal de Bragança

#352497 | Tago0 | 27 nov 2014 11:03 | Em resposta a: #337526

Peço desculpa a página é a 253

Resposta

Link directo:

Arquivo do Paço Episcopal de Bragança

#380790 | cardosodoamaral | 09 mai 2017 13:24 | Em resposta a: #337526

Caro Confrade Tiago Alves

Poderá parecer descabido, mas encontrei este tópico que me mostrou algo que procuro, ou seja, estou a fazer a genealogia de um familiar e desembocou aqui no"seu" Agostinho Martins Delgado e sua esposa Maria Teresa de Luís.

Este meu parente também tem Delgado no nome e são de Tinhela - Valpaços, pertencentes ao Agostinho.

Pergunto - Tem algo mais sobre o dito Agostinho e sua ascendência?

Dá para continuar a ascendência dos Delgados além daquela que se nos depara?

Qualquer informação seria de extrema importância.

Agradeço desde já a atenção por si dispensada.

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

Arquivo do Paço Episcopal de Bragança

#380792 | EsmeraldoJR | 09 mai 2017 15:29 | Em resposta a: #337526

Eu tb estou procurando a certidão de batismo de meu bisavô que é de Bragança, tentei ir na igreja dos mórmons olhar esse arquivos do familysearch, mas eu ainda não obtive êxito.

Resposta

Link directo:

Arquivo do Paço Episcopal de Bragança

#380801 | cardosodoamaral | 09 mai 2017 21:39 | Em resposta a: #352496

Caro Confrade Tiago Alves

Poderá parecer descabido, mas encontrei este tópico que me mostrou algo que procuro, ou seja, estou a fazer a genealogia de um familiar e desembocou aqui no"seu" Agostinho Martins Delgado e sua esposa Maria Teresa de Luís.

Este meu parente também tem Delgado no nome e são de Tinhela - Valpaços, pertencentes ao Agostinho.

Pergunto - Tem algo mais sobre o dito Agostinho e sua ascendência?

Dá para continuar a ascendência dos Delgados além daquela que se nos depara?

Qualquer informação seria de extrema importância.

Agradeço desde já a atenção por si dispensada.

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

Arquivo do Paço Episcopal de Bragança

#384733 | Tago0 | 23 set 2017 11:44 | Em resposta a: #380801

Bom dia confrade Adelino

Peço desculpa mas só hoje vi esta mensagem.

Das informações que tenho do Agostinho Delgado sei que era filho natural de uma Teresa Delgado nascida no lugar da Cova, Vieira do Minho e esta era filha de Custódio Delgado natural dos Barreiros. Infelizmente não encontrei mais nada além da familia Delgado.

Quanto a Tinhela, o filho de Agostinho chamado Francisco José Delgado foi viver para Tinhela e lá nasceu o meu tetravô em 1839.

Resposta

Link directo:

Arquivo do Paço Episcopal de Bragança

#420596 | loms | 10 jan 2020 10:18 | Em resposta a: #347238

Bom dia António Rufino

Entro em contato a pedido de um parente seu (Nuno Marques Garrido), que não tem acesso ao geneall, com o intuito de aferir se pode partilhar as suas pesquisas relativas ao ramo Rufino.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Moura Serra

Resposta

Link directo:

Arquivo do Paço Episcopal de Bragança

#420896 | arufino | 21 jan 2020 22:55 | Em resposta a: #420596

Caro Luís Moura Serra,
Gostaria, antes de mais, de saber como é que Nuno Marques Garrido se relaciona com os meus Rufinos.
Terei depois todo o gosto em trocar informações com ele, por seu intermédio.
Os melhores cumprimentos de
António Rufino

Resposta

Link directo:

Arquivo do Paço Episcopal de Bragança

#421060 | loms | 27 jan 2020 20:36 | Em resposta a: #420896

Caro António Rufino

De acordo com o solicitado, transcrevo, infra, o email que me foi enviado por Nuno Marques Garrido.

"Olá Luís.
De acordo com o resultado das pesquisas genealógicas que efetuei, RUFINO TERTULIANO é meu 5º avô.
Descendo da sua filha Maria Arcângela Rufina, que julgo ter nascido em Escalhão, Figueira de Castelo Rodrigo, (ainda não consegui descobrir o registo do batismo), é filha de Rufino, de Poiares (Freixo de Espada à Cinta) e de Maria Martins, de Escalhão. Casou em 1848 em Escalhão e depois foi viver para Escarigo (também em FCR), terra do marido, onde faleceu em 1886.
O que pretendo é saber se o Sr. António Rufino tem estes ramos pesquisados e, se a resposta for afirmativa, se não se importaria de partilhar esses dados comigo, ajudando-me a completar dados que ainda me são desconhecidos.

Abraço e obrigado."

Com os melhores cumprimentos,
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

Arquivo do Paço Episcopal de Bragança

#421320 | arufino | 03 fev 2020 17:07 | Em resposta a: #337526

Caro Luís Moura Serra,
Pode informar o meu parente do seguinte:
1 - Rufino Tertuliano é meu 4º avô pelo filho José António Fonseca Rufino
2 - Identifiquei mais 5 filhos de Rufino Tertuliano que são Maria (*1814), Manuel António (*1816), Francisca (*1818), Ana do Anjo (*1821) e Francisco(*1823) e não sei se teve mais. Não sei se a sua antepassada Maria Arcângela é a Maria que refiro.
3 - Não estudei a descendência de nenhum destes filhos indicados em 2 , porque não estavam na minha ascendência.
4 - Consegui pela consulta dos assentos paroquiais chegar ao casamento dos trisavós de Rufino Tertuliano, Manuel da Fonseca e Maria Fernandes em Carviçais em 21-06-1702.
5 - O Sr Garrido pode pesquisar os assentos paroquiais em www.tombo.pt, o que é muito fácil, e também pode contactar-me directamente se me indicar o seu email.
Os melhores cumprimentos de
António Rufino

Resposta

Link directo:

Arquivo do Paço Episcopal de Bragança

#421346 | arufino | 04 fev 2020 15:35 | Em resposta a: #337526

Caro Luís Moura Serra,
A Maria filha de Rufino Tertuliano foi baptizada em Escalhão em 2-2-1814 e teve como madrinha Arcângela Maria Mendes.
António Rufino

Resposta

Link directo:

Arquivo do Paço Episcopal de Bragança

#422000 | loms | 24 fev 2020 10:39 | Em resposta a: #421346

Boa noite, Sr. António Rufino.
Como julgo que o meu amigo Luís lhe explicou, temos ascendentes em comum, a partir do famoso RUFINO TERTULIANO, que é meu 5º avô.
Gostaria de lhe agradecer a gentileza do seu contato.
Uma vez que depreendo que já fez essa pesquisa, também gostaria de lhe perguntar, perdoe-me a ousadia, se seria possível partilhar comigo os dados que já conseguiu descobrir dos nossos antepassados comuns, desde o casal Rufino-Maria (inclusive) para trás.
Do casal Rufino Tertuliano e Maria Martins e respetivos ascendentes conheço o seguinte, através da consulta dos livros paroquiais que estão online:
* Rufino Tertuliano nascido a 21-06-1786, em Poiares; filho de Manuel António da Fonseca e de Isabel Luís Baeta, ele de Carviçais e ela de Poiares, que se casaram em Poiares em 16-08-1784. Manuel António da Fonseca é filho de António da Fonseca (de Carviçais) e de Maria Martins Ramalho (de Poiares). Graças à sua resposta fiquei a saber que o António da Fonseca é filho de Manuel António da Fonseca e de Maria Fernandes e que estes se casaram em 21-06-1702, em Carviçais. A Isabel Luís Baeta é filha de Francisco Marco e de (outra) Isabel Luís Baeta, aquele de Poiares, esta de Freixo de Espada à Cinta.
* Maria Martins: apenas sei que nasceu em Escalhão, filha de Francisco Apolinário e de (outra) Maria Martins.
Estes são os exatos dados que conheço neste momento.
A partilha dos dados que o Sr. António Rufino já possui dos ascendentes que temos em comum iria permitir-me não só preencher os muitos espaços em branco que tenho nas minhas pesquisas bem como, certamente, conhecer mais ascendentes.
O meu email é nuno_mg@hotmail.com.
Mais uma vez, obrigado por tudo.
Cumprimentos,
Nuno Garrido

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 22:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen