Ajuda Interpretação Assento de Batismo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Ajuda Interpretação Assento de Batismo

#338004 | JFHPereira | 12 nov 2013 09:21

Bom dia a todos,

Podiam ajudar-me na interpretação do assento de batismo do José. Ele foi batizado em 13 de Novembro de 1804, mas mais à frente diz que foi batizado a 13 de Abril do mesmo ano...Qual a data em que foi batizado? Ele nasceu em Setembro ou Outubro? O assento também refere 2 padrinhos e 2 testemunhas, porque? É a priemeira vez que me aparece assim...E quem eram as testemunhas? Não consigo perceber a primeira... O pai é Leonardo António e o avô paterno é António Tavares, correcto?
É normal não aparecer númeração nos assentos?

http://img841.imageshack.us/img841/1054/knyj.jpg
http://img849.imageshack.us/img849/9350/rklb.jpg

Obrigado pela vossa ajuda.

Cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Interpretação Assento de Batismo

#338007 | Chantal | 12 nov 2013 10:15 | Em resposta a: #338004

Bom dia João Pereira,

Na minha opinião, José nasceu no dia 31 de Outubro e foi batizado no dia 13 de Novembro. Após a data de nascimento lê-se que foi batizado a 13 de Outubro, mas eu acho que isso é um engano do pároco (ia embalado com a data de nascimento). Concordo consigo quanto aos nomes do pai e avô.
Os padrinhos são Manuel Pereira de L???a e de Serafina solteira.
Noss assentos que e tenho pesquisado, a maioria não tem numeração.
Se reparar, os assentos anteriores e posteriores aos do José também têm dois padrinhos e duas testemunhas. No caso do José a seguir ao seu, as testemunhas são as mesmas: Padre Lopo e Padre João. Não me parece que isso seja indicador de nenhuma situação fora do normal. A esse respeito, no entanto, outras pessoas saberão mais que eu :)
Espero que ajude.

Cumprimentos,
Chantal Florentino

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Interpretação Assento de Batismo

#338008 | roz | 12 nov 2013 10:27 | Em resposta a: #338004

Caro Joao

Aqui vai o que leio :
Em os treze dias do mes de No.bro (Novembro) do ano de mil oitocentos e quatro anos baptisei solenemente e pus os Santo Oleos a Jose filho de Leonardo Antonio e de sua mulher Sancha (?) Martins naturais desta mesma freguesia nasceu a trinta e um de 8tubro (Outubro) foi baptisado a treze de 9bro (Novembro) do dito ano. 'E neto paterno de Antonio Tavares natural da freguesia de Cederim e de Francisca de Bastos desta freguesia e neto pela materna de Joao Martins e de sua segunda mulher Maria de Bastos todos desta freguesia. Foram padrinhos Manuel Pereira de Lima do lugar de Nogueira e madrinha Sarafina, solteira, filha de Damiao de Bastos do lugar da Ermida freguesia de Sever e testemunhas o P.e Lopo de Rivello e o P.e Joao Lima de Nogueira todos desta freguesia.

Ter a data do baptismo duas vezes foi despiste do padre! e como ve 'e a mesma data mas escrito de modo diferente. Terem testemunhas foi uma "moda que houve em certa altura.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Interpretação Assento de Batismo

#338009 | fsrogeiro | 12 nov 2013 10:31 | Em resposta a: #338004

Batizado em 13 de Novembro. Mais à frente não é Abril mas sim 9bro (nove+bro).
Nascido em 31 de Outubro - 8tubro.
Pai e avô paterno como refere.
Testemunhas: Pe. Lopo de Revella e Pe. João Lima.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Interpretação Assento de Batismo

#338012 | JFHPereira | 12 nov 2013 10:37 | Em resposta a: #338008

Agradeço a ajuda de todos vós...A madrinha Serafina eu pensava ser filha de Damiana, mas como disse roz, será Damião!

O meu muito obrigado. Sois fantásticos...:)

Cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 21:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen