Anomalias de funcionamento no DIGITARQ?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Informática | Pessoas

Anomalias de funcionamento no DIGITARQ?

#338742 | MariaDavid | 27 nov 2013 22:55

Caros confrades

Deparei-me há cerca de meia hora com o seguinte: consultava um processo do santo ofício e já me encontrava na imagem 21 quando, ao pretender passar para a 22 fiquei bloqueada. Pensando tratar-se de um problema de net, fui verificar as ligações e constatei que estava tudo bem. Pensei, então, "estarão, possivelmente, em manutenção, vou aguardar algum tempo". Desliguei o acesso à digitarq e fiz outras coisas. Neste momento, ao tentar entrar de novo no dito processo, apareceu uma janela dizendo:


Resultados de pesquisa
Ocorreu um erro ao efetuar a sua pesquisa. Tente refinar a pesquisa especificando alguns filtros ou tente pesquisar usando outros termos


A que se pode dever esta informação? Voltei a colocar os códigos certos mas a verdade é que não acedi ao processo que consultava. Alguém consegue ver se tem acesso ao DIGITARQ?
Grata por qualquer informação.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Anomalias de funcionamento no DIGITARQ?

#338751 | MariaDavid | 28 nov 2013 01:07 | Em resposta a: #338742

Caros confrades, a normalidade foi reposta. Continuo sem perceber o que aconteceu mas o importante é que o DIGITARQ voltou a funcionar correctamente.

Uma boa noite para todos!

Maria

Resposta

Link directo:

Anomalias de funcionamento no DIGITARQ?

#347419 | Incognitus | 18 jun 2014 23:04 | Em resposta a: #338742

As anomalias regressaram ou meu pc anda com problemas?

Isto é constrangedor... E depois dizem que o pessoal não quer trabalhar ou é caprichoso!

Cumps.
José Loureiro

Resposta

Link directo:

Anomalias de funcionamento no DIGITARQ?

#347421 | MariaDavid | 19 jun 2014 00:02 | Em resposta a: #338742

Caro confrade

Efectivamente, tenho notado nos últimos dias dificuldades no acesso à informação mas resolvi não criar mais stress para mim mesma e aguardo com paciência de Job. Constatei que são periódicas estas falhas e atribuo a manutenção. Será isso?

Vamos esperar....
Lá que é constrangedor, é.....por isso, aqui lhe deixo os meus cumprimentos"solidários"...

Maria

Resposta

Link directo:

Anomalias de funcionamento no DIGITARQ?

#347512 | Incognitus | 21 jun 2014 09:14 | Em resposta a: #338742

Mais um fim de semana sem acesso!?... Eu já não sei desde quando é que esta situação se verifica, já lhe perdi a conta, mas fica o alerta, e espero que em breve haja um esclarecimento.

P.S.: Ao menos informem os dias e o respectivo horário em que não é possível ter acesso. Vai ser útil ter um post-it no pc.

Resposta

Link directo:

Dificuldades de pesquisa no DIGITARQ

#347560 | MariaDavid | 22 jun 2014 15:33 | Em resposta a: #338742

Caros confrades

Venho uma vez mais solicitar a vossa ajuda sobre o funcionamento do DIGITARQ.
Passo a explicar:

1- Dantes, quando tinha um nome sobre o qual suspeitava que pudesse ter processo do SO, bastava chegar à janela de dados, colocava o dito nome seguido da terra/povoação donde seria plausível a pessoa ser natural e dava ENTER. Logo aparecia uma lista imensa de pessoas, podendo estar relacionadas ou não, que, ao clicar num dos nomes, (no caso presente Maria Nunes) tínhamos acesso a um pequeno sumário sobre esse processo, tal como este exemplo:

Processo de Maria Nunes
Datas 11/10/1675 - 08/10/1692
NívelDescrição Documento Composto
DimensãoSuporte 32 fl.; papel
CotaAntiga Auto 47, maço 8, nð 12
CódigoReferAlternCota Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, proc. 3659
ÂmbitoConteúdo Estatuto social: 1/2 cristã-nova
Idade: 40 anos
Crime/Acusação: judaísmo
Naturalidade: Fundão
Morada: Fundão
Pai: Gaspar Mendes, cristão-novo, barbeiro
Mãe: Mécia Rodrigues, cristã-nova
Estado civil: casada
Cônjuge: Tomé da Silva, cristão-novo, sapateiro
Data da apresentação: 11/10/1675
Sentença: auto-de-fé privado de 04/09/1692. Abjuração em forma, instrução na fé católica, penitências espirituais, pagamento de custas.
EntidadeDetentora ANTT

O sistema permitia mais celeridade na investigação, permitia uma investigação mais profunda e um cruzamento de dados mais facilitado. Através desse sistema, conseguiam-se apanhar, às vezes, famílias inteiras passadas pela inquisição. O que noto agora é bem diferente. Parece que cortaram com as ditas listas de nomes (são muito mais curtas as listagens), os sumários existem mas demora-se mais tempo a chegar lá e, embora junto do nome apareçam os nomes dos pais...nem sempre estão totalmente visíveis, a não ser que se abra o dito sumário, como podem facilmente constatar.
Como devo proceder para ter acesso ao tipo de informação dantes disponibilizada? Ou já não é possível?

Quando se tinha apenas um nome e se pedia que fosse mostrada a lista, tanto podiam aparecer processos da inquisição de Lisboa, como de Coimbra, Évora...Isso era uma mais valia pelo controlo que representava de situações que fugiam ao esperado.Sabendo-se que Fundão aparecia na inquisição de Lisboa, pela lógica os naturais do Fundão só apareciam em IL/028/*****; com o sistema antigo conseguia-se apanhar uma ou outra pessoa que, embora fosse natural do Fundão, tinha processo em Évora ou Coimbra. Aconteceu-me isso por diversas vezes.
Como contornar o problema?

2- Quando se introduzia na pesquisa avançada, por exemplo, PT/TT/TSO-IL/028/03659, aparecia o nome de Maria Nunes. A seguir ao código de Lisboa -IL/028/-se o processo do SO tivesse quatro algarismos, colocava-se um 0 antes deles para totalizar cinco dígitos; se, como no caso deste processo de Manuel de Sousa ou Silva (proc. 11606), a seguir ao tal IL/028/11606; num caso de processo com dois dígitos, ficava IL/028/00029 ( o caso de Ana da Silva). Há pessoas que aparecem referenciadas no mesmo processo -89- a que dantes se podia aceder, bastando para tal escrever PT/TT/TSO-IL/028/00089.
A minha questão é: porque não se acede agora? Em caso de inabilidade da minha parte, como devo proceder?

Esta mudança do DIGITARQ já me enerva há bastante tempo pois considero que foi um retrocesso, para não falar das imensas falhas existentes, sobretudo, aos fins de semana que é quando mais tempo temos para investigar mais.
Desculpem maçá-los com coisas que vos podem ser já corriqueiras ou banais mas gostava que me ajudassem. Pensem que estão a escrever um dos livros "Digitarq para Tótós"....ehehehe

Muito Obrigada! Bom domingo para todos!
Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 08:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen