idade mínima para ser abade? (sec.XVI e XVII)

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Direito

idade mínima para ser abade? (sec.XVI e XVII)

#338823 | stamaro | 30 nov 2013 01:47

Caros confrades,

Algum confrade com conhecimentos de lei canónica sabe-me informar se um abade de uma igreja paroquial teria de possuir uma idade mínima antes a ser provido para o lugar? Se sim, qual? (creio que para o caso de bispos a idade mínima era de 30 anos).

Fico grato a quem puder ajudar.
Cumprimentos,
stamaro

Resposta

Link directo:

RE: idade mínima para ser abade? (sec.XVI e XVII)

#338833 | mila1000 | 30 nov 2013 16:29 | Em resposta a: #338823

Confrade Stamaro,

O que encontrei sobre abade :
Quando se abria uma vaga para o lugar de abade, por vezes, o bispo poderia eleger o novo dignitário de entre os monges da abadia, mas, segundo a regra de São Bento, seriam os próprios monges a elegê-lo, cabendo ao bispo apenas a confirmação e bênção. Em abadias isentas da jurisdição (arqui)diocesana, a confirmação e bênção do novo abade deveria recair sobre o próprio Papa, o que obrigava a uma viagem até Roma, às expensas da abadia. Era necessário que o abade tivesse mais de 25 anos, de nascimento legítimo, pertencente à sua casa. Se nenhum dos monges cumprisse estes requisitos, abria-se uma excepção para outro monge, de outro convento, que fosse digno de dirigir os outros, por ter praticado a regra da obediência. Em alguns casos excepcionais, um abade poderia escolher o seu próprio sucessor.

Meus cumprimentos.
Mila
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: idade mínima para ser abade? (sec.XVI e XVII)

#342844 | Jorge Resende | 22 fev 2014 17:38 | Em resposta a: #338823

Estimado Stamaro
Venho pedir-lhe um especial favor, mais um... O Arquivo do Porto não tem online assentos de Penafiel - Paredes-São Miguel de 1883. Venho pedir-lhe se me encontra no Family Search a que eu não tenho acesso o seguinte:

Assento de batismo de GASPAR Luís Vieira, nascido em 11.4.1883, filho de José Luis e de Margarida Rosa Rocha , em Porto-Penafiel-Paredes de São Miguel.

Fico-lhe muito grato e continuo ao dispôr
Amigo Jorge Resende

jbgresende@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: idade mínima para ser abade? (sec.XVI e XVII)

#342857 | Jorge Resende | 22 fev 2014 23:41 | Em resposta a: #342844

E também para ajudar um amigo brasileiro que recorreu a este forum, será possível isto:

Casamento em 15.6.1667 de António Alvares e Maria Pinto local: Moreira do Lima - Ponte de Lima - Viana do Castelo.

Creio que ele já pediu ao Arquivo de Viana do Castelo, mas não sabe como há-de pagar 1 euro que lhe é pedido pela fotocopia.
Se Stamaro encontrar assento, pode enviar para meu email. Um abraço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 16:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen