Capelo e Saraiva – São Pedro do Jarmelo - Ajuda no AD da Guarda

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Capelo e Saraiva – São Pedro do Jarmelo - Ajuda no AD da Guarda

#338851 | GoldenDays | 01 dez 2013 11:50

Caros Confrades,

A fim tentar encontrar outros ascendentes de ANA SARAIVA

- nascida na Pereira, São Pedro do Jarmelo, em 11 de Março de 1885, filha de um Joaquim Capelo e Isabel Saraiva e neta paterna de Manuel Capelo e Mariana Dinis e materna de Joaquim Matias e Isabel Saraiva

necessito da preciosa ajuda de algum Confrade que se desloque habitualmente ao AD da Guarda para tentar encontrar os seguintes assentos e averiguar as situações abaixo indicadas pois o nome de Joaquim Capelo é frequentemente referido na mesma freguesia em diversos assentos contemporâneos da época em que viveram os Pais da referida Ana Saraiva.
As situações para as quais necessito de ajuda são as seguintes:

a) Com quem casou, quando e em que local JOAQUIM CAPELO, filho de Manuel Capelo e de Ana Joaquina (ou Ana Joaquina de Figueiredo),neto paterno de Francisco José de Pina e Clara João e materno de Manuel Rodrigues e Maria de Figueiredo, nascido em 10 de Outubro de 1841, batizado a 19 do mesmo mês (Batismos, Folha 102) em Pomares, Jarmelo?

b) Quem eram e de onde eram os ascendentes de sua mulher (pais e eventualmente avós se constar e for encontrado o respetivo assento de casamento)?

c) JOAQUIM MONTEIRO CAPELO casou em data desconhecida com Hermínia de Jesus Trindade que faleceu em 2 de Fevereiro de 1954 em Urgueira, São Pedro do Jarmelo de onde era natural. Em que data teriam casado, onde e quem eram os ascendentes de Joaquim Monteiro Capelo, e de que Lugar eram oriundos? Este casal teve diversos filhos com os apelidos Trindade, Trindade Capelo, Trindade Monteiro.

d) Houve um casal JOAQUIM CAPELO + MARIA CATARINA que teve um filho com o nome de Manuel Capelo, nascido em São Pedro do Jarmelo cerca de 1878 e que faleceu em Valdeiras, São Pedro do Jarmelo, em 6 de Julho de 1943 no estado de casado com Rosa Maria.
O que pretendo apurar é se o referido casal (Joaquim Capelo + Maria Catarina) teve outros filhos entre 1875 e 1885, nomeadamente um JOÃO CAPELO que veio a casar com Maria Isabel e uma ANA cujo apelido desconheço, mas que poderia ser a ANA SARAIVA que procuro caso algum dos ascendentes de Maria Catarina tenha esse apelido.
João Capelo (e sua mulher Maria Isabel) foi padrinho de batismo da Ana Saraiva cujos ascendentes procuro. Poderia portanto ser um tio (visto ser Capelo o apelido do Pai de Ana) ou eventualmente um irmão mais velho, mas o assento de batismo nada refere sobre parentesco.

Aguardo que algum Confrade tenha a oportunidade e disponibilidade de tempo para me ajudar no AD da Guarda visto que não me desloco frequentemente à cidade e os assentos que pretendo ver ainda não se encontraram online.
Com os meus antecipados agradecimentos.

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Capelo e Saraiva – São Pedro do Jarmelo - Ajuda no AD da Guarda

#351636 | saraivagagos | 27 out 2014 23:33 | Em resposta a: #338851

tenho na minha árvore genealógica uma ana saraiva ( nascida por volta de 1883), minha tia avó, natural dos gagos, casada com manuel marques mocho e filha de José saraiva e maria isabel capelo. devemos ter dados que se cruzam, a qual teve 7 filhos

Resposta

Link directo:

Capelo e Saraiva – São Pedro do Jarmelo - Ajuda no AD da Guarda

#352546 | GoldenDays | 29 nov 2014 19:49 | Em resposta a: #338851

Caro Confrade (saraivagagos),

Apresento as minhas desculpas pelo atraso da minha resposta à sua mensagem de que só agora tomei acidentalmente conhecimento dado não ter recebido notificação automática do Geneall.

Dada a coincidência de lugares e apelidos não tenho dúvidas de que algures no passado as suas linhas se cruzam com as de minha mulher cujo apelido de solteira é Saraiva.

Não encontrei, contudo, nos meus apontamentos qualquer referência à ANA SARAIVA que indica, filha de JOSÉ SARAIVA e MARIA ISABEL CAPELO e casada com MANUEL MARQUES MOCHO. A minha mulher tem ascendentes SARAIVA e CAPELO dos Gagos, pelo que não tenho dúvidas de que terão parentes comuns.

Descrevo-lhe, em seguida, alguns casais com aqueles apelidos para que verifique o conhecimento de alguma relação do seu lado:

1. JOÃO CAPELO casado com ROSA MARIA. Tiveram, pelo menos, uma filha JOAQUINA MARIA CAPELO que nasceu em 13 de Dezembro de 1925 e casou com MANUEL FONSECA SARAIVA. Este último casal esteve no Brasil (São Paulo) para onde emigraram em 1953 tendo posteriormente regressado a Portugal. Deixaram descendência na zona da Amoreira (Estoril).

2. MANUEL CAPELO, do Lugar da Urqueira, S. Pedro do Jarmelo, casado com MARIANA DINIS, dos Gagos. Tiveram, pelo menos, um filho JOAQUIM CAPELO nascido em 1 de Outubro de 1849 nos Gagos.

Este JOAQUIM CAPELO faleceu em 14 de Maio de 1908 tendo sido casado (6 de Fevereiro de 1878) com ISABEL SARAIVA, nascida cerca de 1856 na Quinta da Pereira, S. Pedro do Jarmelo, e falecido após 1915. Era filha de JOAQUIM MATIAS, da referida Quita da Pereira, e de MARIA SARAIVA, dos Donfins, S. Pedro do Jarmelo, que nasceu cerca de 1815 e faleceu em 20 de Janeiro de 1901 na Quinta da Pereira.


JOAQUIM CAPELO e ISABEL SARAIVA tiveram pelo menos a:

a) ANA SARAIVA, nascida em 19 de Março de 1885 na Quinta da Pereira e falecida em 17 de Fevereiro de 1957 nos Gagos. Casou em 13 de Fevereiro de 1915 com JOSÉ FONSECA DA SILVA, dos Gagos, filho de JOAQUIM DA SILVA (de Guilhafonso, Pêra do Moço) e MICAELA DOS SANTOS do Salgueiral, Lamegal), neto paterno de JOÃO DA FONSECA e MARIA DOS SANTOS e materno de MIGUEL MARQUES e Maria JÚLIA.
b) HORTENSE SARAIVA


ANA SARAIVA e JOSÉ FONSECA DA SILVA tiveram após 1915:

a) MARIA DOS PRAZERES SARAIVA
b) JOAQUIM FONSECA SARAIVA
c) MARIA DE LURDES SARAIVA
d) MANUEL FONSECA SARAIVA (casou com JOAQUINA MARIA CAPELO anteriormente referida)
e) MARIA CÂNDIDA SARAIVA

Espero que algum dos nomes indicados possa eventualmente ser do seu conhecimento o que nos permitiria desde já tentar entroncar os respetivos ramos.

Se quiser poderá contactar-me por e-mail através do seguinte endereço golden(ponto)days(arroba)sapo(ponto)pt dando-me alguns nomes do seu lado para que possa também tentar averiguar se já me deparei com eles.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 set 2024, 21:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen