Família Ribeiro, Nunes, Ferreira, Monteiro - São Pedro da Ponte e Sta. Eul. Fermentões

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Ribeiro, Nunes, Ferreira, Monteiro - São Pedro da Ponte e Sta. Eul. Fermentões

#338999 | Tgalvao | 04 dez 2013 12:12

Boa tarde caros confrades, vou postar aqui as pesquisas que fiz sobre alguns dos meus antepassados e gostaria por eventualidade de tentar entroncar com antepassados de outros confrades, agradeço qualquer ajuda e informação que me possam dar.

MANUEL JOSÉ RIBEIRO GUIMARÃES nascido a 14 de Setembro de 1782, em Santa Eulália de Fermentões, Guimarães, filho de José Ribeiro e Thereza Maria Francisca. Manuel residiu em S. Simão de Azeitão.
MARIA IZABEL NUNES nascida a 12 de Novembro de 1797, em São Simão, Azeitão, filha de Joaquim Nunes e Maria Thereza. Foi baptizada a 16 de Novembro de 1797, em São Simão, Azeitão.
Manuel José Ribeiro Guimarães casou-se com Maria Izabel Nunes a 19 de Março de 1814 em São Simão, Azeitão.

JOSÉ RIBEIRO nascido a 27 de Fevereiro de 1744, em São João da Ponte, filho de João Ribeiro e Catharina Francisca Ferreira. Foi baptizado a 5 de Março de 1744, em São João da Ponte. Morreu em 2 de Junho de 1818 em Santa Eulália de Fermentões, Guimarães.
THEREZA MARIA FRANCISCA nascida em Veiga, Fermentões filha de Micael da Rocha e Jerónima Francisca. Thereza morreu em 31 de Dezembro de 1818 em Santa Eulália de Fermentões, Guimarães.
José Ribeiro casou-se com Thereza Maria Francisca a 22 de Dezembro de 1764 em Santa Eulália de Fermentões, Guimarães.

JOÃO RIBEIRO nascido a 28 de Outubro de 1710, em São João da Ponte, filho de António Monteiro e Maria Ribeiro. Foi baptizado a 2 de Novembro de 1710, em São João da Ponte. Trabalhava à jorna.
CATHARINA FRANCISCA FERREIRA nascida em São João da Ponte filha de António Ferreira e Maria Gonçalves.
João Ribeiro16 casou-se com Catharina Francisca Ferreira em 16 de Setembro de 1737 em São João da Ponte.

MICAEL DA ROCHA nascido em Veiga, Fermentões filho de Domingos Rodrigues e Maria Martins. Micael morreu a 30 de Agosto 1762 em Santa Eulália de Fermentões, Guimarães. Foi enterrado No adro da igreja de Santa Eulália de Fermentões
JERÓNIMA FRANCISCA nascida a 10 de Outubro de 1694, em Veiga, Fermentões, filha de Pedro Martins e Ângela Francisca. Jerónima morreu a 27 de Julho de 1768 em Santa Eulália de Fermentões, Guimarães. Foi enterrada no Adro da Igreja de Fermentões.
Micael da Rocha casou-se com Jerónima Francisca a 29 de Março de 1715 em Santa Eulália de Fermentões, Guimarães.

ANTÓNIO MONTEIRO morador no Casal do Ribeiro, São João da Ponte
MARIA RIBEIRO moradora no Casal do Ribeiro, São João da Ponte.
António Monteiro casou-se com Maria Ribeiro

ANTÓNIO FERREIRA. (Tinha por alcunha: "O gordo").
MARIA GONÇALVES
António Ferreira casou-se com Maria Gonçalves. (Eram caseiros na Fazenda do Miogo (Actual Quinta do Miogo))

DOMINGOS RODRIGUES nascido em Santa Maria de Bela, Monção
MARIA MARTINS nascida em Santa Maria de Bela, Monção.
Domingos Rodrigues casou-se com Maria Martins

PEDRO MARTINS morreu a 17 de Junho de 1727.
ÂNGELA FRANCISCA nascida a 15 de Outubro de 1656. Ângela morreu a 5 de Outubro de 1729.
Pedro Martins casou-se com Ângela Francisca em 20 de Janeiro de 1675.

Desde já muito obrigado!

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro, Nunes, Ferreira, Monteiro - São Pedro da Ponte e Sta. Eul. Fermentões

#339007 | lacardoso | 04 dez 2013 14:45 | Em resposta a: #338999

Caro confrade TGalvão

Penso que a sua Catarina Francisca Ferreira é a que nasce em São João de Ponte a 09.09.1716 e irmã Maria Ferreira nascida a 08.04.1721 em São João de Ponte onde casa em 28.01.1743 com Bernardo Ribeiro.
Ainda não aprofundei este ramo mas penso que os pais delas são os que casam em Silvares:
António Ferreira, fº de João Ferreira e Domingas Mendes, moradores em Vila Nova de Sande, casa em Silvares a 16.06.1715 com Maria Gonçalves fª Jerónimo Carvalho e Madalena Gonçalves, moradores em Silvares.

Com os meus cumprimentos,
Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro, Nunes, Ferreira, Monteiro - São Pedro da Ponte e Sta. Eul. Fermentões

#339008 | Tgalvao | 04 dez 2013 14:48 | Em resposta a: #339007

Cara Lúcia,

Muito Obrigado pela sua informação.

São seus antepassados?

Muito Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro, Nunes, Ferreira, Monteiro - São Pedro da Ponte e Sta. Eul. Fermentões

#339010 | lacardoso | 04 dez 2013 14:54 | Em resposta a: #339008

Caro TGalvão

São de um ramo colateral à minha árvore, são antepassados de uma tia.

Melhores cumprimentos,
Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro, Nunes, Ferreira, Monteiro - São Pedro da Ponte e Sta. Eul. Fermentões

#339011 | Tgalvao | 04 dez 2013 15:29 | Em resposta a: #339010

Não sei se lhe é útil, mas tenho a descendência deste ramo até aos dias de hoje. Passando por Setúbal e Lisboa.

Atenciosamente
Tiago Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro, Nunes, Ferreira, Monteiro - São Pedro da Ponte e Sta. Eul. Fermentões

#339014 | lacardoso | 04 dez 2013 18:40 | Em resposta a: #339011

Caro Tiago Galvão

Este ramo vem também até aos dias de hoje, um descendente é Eduardo de Sousa Guimarães (avô da minha tia) que consta da base do Geneall, sem ascendência e só com um filho mas teve mais. Casou em 1907 em Frankfort e tem descendentes no grande Porto e Alemanha.
Neste momento a minha tia está na Alemanha mas assim que regressar colocar-lhe-ei a questão.

Tenho outros ramos de Fermentões e São João de Ponte, da árvore do meu marido, mas não encontrei os nomes que menciona. Se encontrar alguma ligação comunico.

Com os meus cumprimentos,
Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro, Nunes, Ferreira, Monteiro - São Pedro da Ponte e Sta. Eul. Fermentões

#339030 | Tgalvao | 04 dez 2013 22:33 | Em resposta a: #339014

o descendente mais próximo que tenho deste ramo é fausto josé de guimarães matias, foi gerente do banco nacional ultramarino e fundador do rotary club de tavira. Nasceu em setúbal em 1920. Morreu em tavira em 1993.

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro, Nunes, Ferreira, Monteiro - São Pedro da Ponte e Sta. Eul. Fermentões

#339032 | Tgalvao | 04 dez 2013 22:45 | Em resposta a: #339030

cara lúcia, peço desculpa pela brevidade das minhas mensagens, mas estou a escrever do meu telemóvel. Diga-me uma coisa, tem alguma informação dos ramos que falei no primeiro tópico, em relação a inquiriçoes de genere? Muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro, Nunes, Ferreira, Monteiro - São Pedro da Ponte e Sta. Eul. Fermentões

#339043 | lacardoso | 05 dez 2013 10:37 | Em resposta a: #339032

Caro Tiago

Estive a rever e não tenho referência a Inquirições de Genere dos nomes que refere.

Com os meus cumprimentos,
Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro, Nunes, Ferreira, Monteiro - São Pedro da Ponte e Sta. Eul. Fermentões

#339046 | lacardoso | 05 dez 2013 10:58 | Em resposta a: #339032

Caro Tiago

Encontrei em Azurém o casamento de Pedro Martins, fº de Domingos Martins de São Lourenço do Selho com Ângela Francisca fª de João Gonçalves e Ângela Francisca, de Azurém a 20.01.1675 (livro de casamentos de 1573-1683, i.33/44)

Cumprimento,
Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro, Nunes, Ferreira, Monteiro - São Pedro da Ponte e Sta. Eul. Fermentões

#339048 | Tgalvao | 05 dez 2013 11:24 | Em resposta a: #339046

Prezada parente Lúcia Cardoso,

Muito Obrigado por todas as informações que me tem prestado ao longo deste tópico.
Gostava porém de lhe perguntar uma coisa, qual é o seu palpite para o sobrenome Guimarães na actualidade, visto que nenhum dos antepassados tem esse sobrenome? Na árvore que estou a elaborar o nome Guimarães só me aparece em registos do séc. XIX, mais precisamente com Manoel José Ribeiro Guimarães que nasce em São Sebastião, Setúbal em 20 de Março de 1821 e é baptizado nessa mesma freguesia em 15 de Abril de 1821.

Muito Obrigado!
Tiago Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro, Nunes, Ferreira, Monteiro - São Pedro da Ponte e Sta. Eul. Fermentões

#339059 | Tgalvao | 05 dez 2013 14:55 | Em resposta a: #339046

Permita-me também, cara Lúcia Cardoso, perguntar-lhe se já encontrou alguma ligação deste ramo dos Ribeiros/Guimarães com famílias das "velhas casas" de guimarães ou com algum nome presente nos nobiliários.

Peço imensa desculpa pela demanda constante de informações, mas é a primeira vez que de facto consigo entroncar antepassados aqui no Geneall.

Desde já o meu muitissimo obrigado
Tiago Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro, Nunes, Ferreira, Monteiro - São Pedro da Ponte e Sta. Eul. Fermentões

#339069 | lacardoso | 05 dez 2013 19:53 | Em resposta a: #339059

Caro Tiago Galvão

Quando conseguimos alguém com quem trocar dados e progredir é uma maravilha …

O apelido Guimarães surge neste ramo com o pai do referido Eduardo de Sousa Guimarães:
António José de Sousa Guimarães que nasceu em 1826 em Azurém, Guimarães e que pelo menos nas 5 gerações anteriores ninguém tem o apelido Guimarães.
Segundo a minha tia veio para o Porto trabalhar e casou em VNGaia em 1871 e no seu registo de casamento já surge como António José de Sousa Guimarães.
Penso que seria conhecido como "o de Guimarães", "o Guimarães" e que terá adotado como apelido.

Neste ramo ainda não consegui ligação nenhuma com as famílias das "Velhas Casas de Guimarães" nem com Nobiliários mas grão a grão …

Não sei se já tem conhecimento mas também encontrei o casamento de António Monteiro, fº de Manuel Monteiro e Mª Gonçalves, do Eido de Cima, São Nicolau a 24.11.1700 em São João de Ponte (i.30/33) com Mª Ribeiro fª de Francisco Gonçalves e Catarina Ribeiro, da Casa Nova, São João de Ponte.

Se encontrar mais dados darei conhecimento.

Com os meus cumprimentos,
Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE:família Nunes Pissarra, ou Piçarra

#345030 | mhsandin | 12 abr 2014 21:09 | Em resposta a: #339069

Procuro descendentes dos Nunes Pissara da freguesia de João Antão/Balsemão na Guarda. Meu avô foi Manuel Nunes Pissarra casado com Carolina d'Assenção, pelos idos de 1864.
Desde já, obrigada.
Maria Helena

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 23:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen