Parroquia deTortoreos- Galiza "Ajuda "

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Parroquia deTortoreos- Galiza "Ajuda "

#339216 | badim | 09 dez 2013 19:06

Caros Confrades
Peço a vossa ajuda para saber a quem foi atribuido o brasão " blasonne " que se encontra no Pazo de Monterreal na paroquia de Tortereos, que tem as armas de Castro-Ozores-Sotomayor e Puga, no lado Português Monção- Messegães na quinta de Santo Antão, tem quase as mesmas armas Castro- Sa- Sotomaior e Puga, este penso que foi Afonso Castro Ozores Sotomaior, que fez o pedido de cota de armas, mas não tenho a certeza, no ano 1670 este Afonso era o senhor da quinta de Santo Antão e sei que tinha familia na paroquia de Tortereos, sobre tudo um irmão Francisco que era cura, gostava de saber quem teve direito ao brasão que se encontra no Pazo de Monterreal, penso que o pai de Afonso e Francisco, era Bartolomeu Ozores Sotomayor, mas a mãe ???, a solução encontra-se na Paroquia de Tortoreos, por isso peço a vossa ajuda.

Cumprimentos

Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Parroquia deTortoreos- Galiza "Ajuda "

#339281 | natercia7 | 10 dez 2013 17:01 | Em resposta a: #339216

Caro Primo Victor,
Nao posso ajuda-lo em nada do que diz respeito aos brazoes, mas como deve saber melhor que eu, ambas as quintas, ou seja o Pazo de Monterreal em Tortoreos, na Galiza e a Quinta de Santo Antao, em s. Miguel de Messegaes, Valadare, Monçao, faziam parte do morgadio transfronteiriço dos CASTRO OZORES de SOTOMAYOR, senhores de FEARDOS, na Galiza.

-Em 1621, o licenciado Alonso de PUGA y JUNQUERAS e sua esposa e prima Catalina SOARES mandaram construir MONTERREAL. Ambos os conjuges descendiam dos ABREUS de Regalados, dos SOARES de TANGIL e dos TELLES de MENESES, condes de Barcelos. Ora, uma filha deste casal, Emerenciana SOARES de PUGA y BRITO casou com Gregorio de CASTRO e ARAUJO, da Quinta de Santo Antao em Valadares, Monçao.

Nas minhas humildes pesquisas sobre o ramo da minha 6a Avo paterna, Caetana de CASTRO SOARES, e servindo-me dos dados da ADVCT, daqueles que o primo Victor me enviou, sobre os assentos em MESSEGAES, e nos dados generosos do Samuel de CASTRO, chego à situaçao sseguinte :

-Caetana de CASTRO SOARES, *em 1705, em Mouro Jusao, em Ceivaes, Monçao, filha de Manuel de CASTRO e ARAUJO e de Ana SOARES de BRITO ou Ana ROIZ SOARES
- Manuel de CASTRO e ARAUJO, * nascido em Santo Antao era filho de Domingos de CASTRO e de Domingas PEREIRA (2° casamento), casados em 30-10-1669
- Domingos de CASTRO era filho do Amaro de CASTRO, casado em 31-01-1636 com Ana de ARAUJO. As testemunhas do casamento foram Gregorio de CASTRO e ARAUJO, Joao BARBOSA de SA ( CEA !) e Pallos FERNANDES VILARINHO de BADIM.
-Pelo assento do obito do Amaro, em 2-05-1639, temos o nome do seu Pai, executor test. Joao ESTEVES BESTEIRO
Talvez uma ajuda possa chegar da Galiza, sobre os de Monterreal, que possuiam também os Pazos do Barreiro e da Inquisiçao. e ligados à Merced. Desejo-lhe muita coragem para continuar. Obrigada. Sua prima Natércia

Resposta

Link directo:

RE: Parroquia deTortoreos- Galiza "Ajuda "

#339286 | badim | 10 dez 2013 17:44 | Em resposta a: #339281

Cara Natércia
Ao ler os assentos de Messegães, encontra-mos o Afonso de Castro Ozores Sotomaior e sua irmã Guiomar esta casada com o capitão João Lobato Abreu, irmão da esposa do Afonso, Ana Lobato Abreu, a viverem na Quinta de Santo Antão, mas sabemos que outros irmãos ficaram a viver em Tortoreos, o padre Francisco de Castro Ozores Sotomaior e aparece um D. Alvaro de Tortoreos a ser padrinho de alguns filhos do Afonso e Ana.

Como se pode ler no documento sobre o pazo de Monterreal, a filha de Alonso e Catalina, casou com um Gregorio de Castro e Araujo, da quinta de Santo Antão em Portugal, se estes dados são certos; a filha de Gregorio de Castro e Araujo e de Emerenciana, é que foi a esposa de um Bertolomeu Ozores Sotomaior, este pai de Afonso, Guiomar e o padre Francisco, mas tudo isto com pouca certeza: por isso peço ajuda aos genealogistas Galegos.

Cumprimentos

Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Parroquia deTortoreos- Galiza "Ajuda "

#339334 | natercia7 | 11 dez 2013 11:22 | Em resposta a: #339286

Caro Victor,

O que viria ajudar-nos muito nesta Quinta de Santo Antao, seria de saber efectivamente quem pediu a carta de brasao para o Pazo de Monterreal, em TORTOREOS , Galiza. Penso que os confrades galegos, entre eles a Millafre, vao poder indicar-nos o "bureau" onde se faziam os pedidos e como eram esses pedidos despachados. Talvez Valladolid ? E em Portugal onde era? Na T.T. ? Ai, penso que o primo Antonio pode ajudar, ja que o interesse dele esta là também. Até breve. Abraço Natércia

Resposta

Link directo:

RE: Parroquia deTortoreos- Galiza "Ajuda "

#339414 | natercia7 | 12 dez 2013 17:04 | Em resposta a: #339334

Caro Victor,

O acaso fez que ao percorrer o forum de xenealoxia galega encontrei talvez uma parte da resposta à nossa pergunta. Em 2008, no topico dos "Apelidos galegos", lendo o que diz respeito aos FAXARDO ( FAJARDO), que temos com os MOGUEIMES em Paderne, a nossa amiga Millafre repondeu que os libros de Tortoreos se encontram no AHD de TUI e que as datas consultaveis sao :
B. 1604 até 1888
C. 1602 até 1851
D. 1603 eté 1938

E vi também um casamento em 28-03-1685 de uma D. Ana Maria RIVERA y PUGA, com os pais ja falecidos, mas oriundos de TORTOREOS. O nubente era um D. Jacinto SUAREZ FAJARDO. O assento esta referido no libro 1 de Sta Ma de Ribadavia.
A Millafre deve poder ajudar-nos, ela fê-lo sempre. Um abraço Natércia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 08:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen