4 - Fotocópia simples da Certidão de Nascimento do ascendente português (avô ou avó) ou qualquer out

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

4 - Fotocópia simples da Certidão de Nascimento do ascendente português (avô ou avó) ou qualquer out

#339298 | cccarvalhaes | 10 dez 2013 19:24

Boa tarde, gostaria muito de saber como encontrar as certidões de nascimento de meus avós(Joaquim Martins Carvalhaes e Maria Martins Fernandes) para que eu possa requerer minha cidadania Portuguesa junto a Embaixada Portuguesa n Rio de Janeiro;sei o nome deles e de seus pais (meus bisavós)
Avós - Joaquim Martins Carvalhaes e Maria Martins Fernandes
Bisavós Paternos - José Martins e Anna Maria Joaquina
Bisavós maternos - Manoel Martins Fernandes e Maria da Piedade Fernandes.
Obrigado.

Resposta

Link directo:

4 - Fotocópia simples da Certidão de Nascimento do ascendente português (avô ou avó) ou qualquer out

#339301 | small | 10 dez 2013 21:48 | Em resposta a: #339298

Boa noite

Faltou dizer a localidade de onde eram naturais, sem isso nada feito.
Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

4 - Fotocópia simples da Certidão de Nascimento do ascendente português (avô ou avó) ou qualquer out

#339305 | MCNN | 10 dez 2013 22:12 | Em resposta a: #339298

Boa noite

Os seus avós eram com toda a certeza naturais da paróquia de Carvalhais, concelho de São Pedro do Sul, distrito de Viseu.

Aliás, o "Carvalhais" que consta quer no nome do seu avô quer no nome do pai dele deve ter origem toponímica, e deve ter sido acrescentado ao nome deles já no Brasil.

Consultando a base de dados do Cepese, encontramos estes dois pedidos de passaporte que, salvo melhor opinião, devem corresponder aos pedidos de passaporte dos seus avós:

http://www.cepese.pt/portal/investigacao/bases-de-dados/emigracao/pesq_titulares?nome=%25joaquim+martins%25&naturalidade=carvalhais&pai=jos%C3%A9+martins&mae=&SUBMIT=Pesquisar

http://www.cepese.pt/portal/investigacao/bases-de-dados/emigracao/pesq_titulares?nome=%25maria+martins+fernandes%25&naturalidade=carvalhais&pai=&mae=&SUBMIT=Pesquisar


Sabe as datas de nascimento dos seus avós ? Dependendo da data de nascimento deles, encontrará os seus assentos de nascimento (ou assentos de baptismo, caso tenham nascido antes de 1911) ou no Arquivo Distrital de Viseu ou na Conservatória do Registo Civil de São Pedro do Sul.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

4 - Fotocópia simples da Certidão de Nascimento do ascendente português (avô ou avó) ou qualquer out

#339319 | cccarvalhaes | 11 dez 2013 00:26 | Em resposta a: #339305

DESCULPE O INCÔMODO , MAS COMO CONSEGUIR TAIS ASSENTOS DE NASCIMENTOS POIS NÃO SEI IDADE DELES E COMO LOCALIZAR EMAILS OU TELEFONES DO ARQUIVO DISTRITAL DE VISEU E DA CONSERVATÓRIA DO REGISTRO CIVIL DE SÃO PEDRO DO SUL OU DESPACHANTES QUE POSSA VER E CONSEGUIR TAIS DOCUMENTOS E ME ENVIAR ,EU ASSUMINDO CUSTOS .
OBRIGADO MAIS UMA VEZ.
CCCARVALHAES

Resposta

Link directo:

4 - Fotocópia simples da Certidão de Nascimento do ascendente português (avô ou avó) ou qualquer out

#339339 | small | 11 dez 2013 12:48 | Em resposta a: #339319

Boa tarde

Com a ajuda que já teve, faça um esforço no sentido de saber a idade de seus avós quando chegaram ao Brasil, por exemplo. Ou o óbito, aí é sempre mencionada a idade da pessoa, que presumo tenham falecido no Brasil. Com esses dados já será mais fácil encontrar os assentos de nascimento.
Espero ter ajudado

Stella

Resposta

Link directo:

4 - Fotocópia simples da Certidão de Nascimento do ascendente português (avô ou avó) ou qualquer out

#339360 | cccarvalhaes | 11 dez 2013 19:43 | Em resposta a: #339339

CRCPCom S. Pedro do Sul (crcpcom.spedro-sul@dgrn.mj.pt)
Adicionar aos contatos
10:16
[Manter esta mensagem na parte superior de sua caixa de entrada]
Para: Carlos Cesar Carvalhaes
Imagem de CRCPCom S. Pedro do Sul

Vistos os anos de 1894 a 1910, na referida freguesia de Carvalhais, não foram localizados os assentos de nascimento das pessoas referidas.

Cumprimentos

F.Pinto

Resposta

Link directo:

4 - Fotocópia simples da Certidão de Nascimento do ascendente português (avô ou avó) ou qualquer out

#339365 | MCNN | 11 dez 2013 21:57 | Em resposta a: #339360

Caro Carlos César Carvalhaes


Pelo que vejo, contactou a Conservatória do Registo Civil de Sao Pedro do Sul.

Atendendo à resposta da dita Conservatória, e partindo do princípio que os seus avós são naturais de Carvalhais, pode-se concluir que eles não nasceram entre 1894 e 1910.

Sendo assim, se nasceram antes de 1894, o seu registo de baptismo estará no Arquivo Distrital de Viseu.

Se nasceram depois de 1910, o seu assento de nascimento estará na Conservatória do Registo Civil de São Pedro do Sul.

Mas decerto que conseguirá ter uma ideia sobre a época em que nasceram os seus avós (presumo que paternos).

Em que ano é que nasceu o seu pai ? O seu pai teve irmãos mais velhos do que ele ? Se sim, em que ano nasceu o irmão dele mais velho ?

E em que data e local é que nasceu o seu pai ?

E sabe onde e quando é que faleceram os seus avós ?

A resposta a qualquer destas perguntas poderá dar pistas para o que pretende.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

4 - Fotocópia simples da Certidão de Nascimento do ascendente português (avô ou avó) ou qualquer out

#339367 | cccarvalhaes | 11 dez 2013 22:35 | Em resposta a: #339365

ANTES DE MAIS NADA AMIGOS E AMIGA QUE TÊM ME AJUDADO , MUITO OBRIGADO.
VOU TENTAR LOCALIZAR O QUE ME PEDEM . MEU PAI NASCEU EM 28 ABRIL DE 1925 E TEVE 5 IRMÃOS MAIS VELHOS QUE ELE . 3 IRMÃS ,EUGÊNIA , DESNA (FALECEU NO NAVIO VINDO DE PORTUGAL) IRENE ( acho que nascida em 1913) e JOAQUIM , O MAIS VELHO .DESCOBRI HOJE QUE MEU AVÔ ERA UM COMERCIANTE BEM SUCEDIDO EM JUIZ DE FORA -MG- E QUE EM 1943 ELE AINDA ERA VIVO E APÓS SEU FALECIMENTO É QUE MUDARAM PARA O ESTADO DO RIO DE JANEIRO. VOU PROCURAR DADOS DELE EM JUIZ DE FORA .
. SEI QUE CONHECI MINHA AVÓ MATERNA QUANDO CRIANÇA , MAS NÃO LEMBRO DATAS E MEU AVÔ PROVAVELMENTE JÁ ESTAVA FALECIDO . TENHO HOJE 56 ANOS .
VOU A JUIZ DE FORA LEVANTAR DADOS .
OBRIGADO MAIS UMA VEZ.

Resposta

Link directo:

4 - Fotocópia simples da Certidão de Nascimento do ascendente português (avô ou avó) ou qualquer out

#339376 | MCNN | 11 dez 2013 23:39 | Em resposta a: #339367

Caro Carlos César Carvalhaes

Atendendo a esta sua mensagem, parece-me evidente que os seus avós nasceram antes de 1894 logo, caso sejam naturais de Carvalhais, os seus assentos de baptismo estarão à guarda do Arquivo Distrital de Viseu.

Ora aparentemente os seus avós casaram ainda em Portugal. Pode pedir à Conservatória de São Pedro do Sul que procure, em Carvalhais, o casamento deles (se procuraram os baptismos decerto que irão procurar os casamentos, pois é muito mais fácil).

Mas tenha em atenção que muito provavelmente o seu avô não usava o apelido (sobrenome) Carvalhais, pelo que deverá pedir-lhes que procurem o casamento de um Joaquim Martins com uma Maria Martins Fernandes. Devem ter casado antes de 1913.

Se eles encontrarem o casamento, esse assento deve muito provavelmente conter a idade dos noivos, o que lhe permitirá deduzir o ano aproximado em que nasceram e solicitar ao Arquivo Distrital de Viseu que procure os seus assentos de baptismo.

Experimente isso e depois diga como é que correu.

Boa sorte

Mário César Navarro

P.S. - Outra hipótese será recorrer ao Cepese, mas isso será bem mais demorado.

Resposta

Link directo:

4 - Fotocópia simples da Certidão de Nascimento do ascendente português (avô ou avó) ou qualquer out

#339378 | cccarvalhaes | 12 dez 2013 00:07 | Em resposta a: #339376

VOU FAZER ISTO .
VOCÊ É MUITO PRESTATIVO E GENEROSO , AGRADEÇO DE CORAÇÃO SEU EMPENHO.
SE ME PERMITE , VOU COPIAR SUA MENSAGEM E ENCAMINHAR AO ARQUIVO DISTRITAL DE VISEU .

Resposta

Link directo:

4 - Fotocópia simples da Certidão de Nascimento do ascendente português (avô ou avó) ou qualquer out

#339380 | MCNN | 12 dez 2013 00:25 | Em resposta a: #339378

Tenha em atenção que a busca do casamento dos seus avós deve ser pedida à Conservatória de São Pedro do Sul, o baptismo dos seus avós é que estará no Arquivo Distrital.

No seu lugar eu aguardava pela resposta da Conservatória antes de contactar o Arquivo, pois será preferível contactar o Arquivo tendo já uma ideia precisa sobre os anos a pesquisar. Se a Conservatória encontrar o casamento isso facilitará muito a sua vida pois saberá com muito maior previsão quando é que os seus avós nasceram.


Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

4 - Fotocópia simples da Certidão de Nascimento do ascendente português (avô ou avó) ou qualquer out

#339385 | cccarvalhaes | 12 dez 2013 01:35 | Em resposta a: #339380

Farei isto , ficarei no aguardo .

Resposta

Link directo:

4 - Fotocópia simples da Certidão de Nascimento do ascendente português (avô ou avó) ou qualquer out

#339412 | cccarvalhaes | 12 dez 2013 16:42 | Em resposta a: #339385

Ex.mo Senhor

Carlos Cesar Carvalhaes



Em resposta ao pedido de 2013-12-11, informo V.ª Ex.ª que, pesquisados os livros de registo de baptismos da freguesia de Carvalhais, concelho de São Pedro do Sul, nos anos de 1890 a 1894, não foram localizados os registos de batismo de Joaquim, filho de José Martins e de Annna Maria Joaquina, nem o de Maria Martins, filha de Manoel Martins Fernandes e Maria da Piedade Fernandes.

Mais informo V.ª Ex.ª que, da dita freguesia e concelho, o Arquivo Distrital de Viseu, apenas tem livros de registo de batismos até ao ano de 1894. Os livros com datas posteriores ainda se encontram na Conservatória do Registo Civil de São Pedro do Sul, para onde poderá dirigir o pedido através do email: crcpcom.spedro-sul@dgrn.mj.pt



Com os melhores cumprimentos,





Maria das Dores Almeida Henriques

Diretora/Arquivo Distrital de Viseu

Resposta

Link directo:

4 - Fotocópia simples da Certidão de Nascimento do ascendente português (avô ou avó) ou qualquer out

#339420 | cccarvalhaes | 12 dez 2013 19:03 | Em resposta a: #339412

Sr. Carlos:
>
> Informo V. Exª que localizei o casamento de seus avós, Joaquim Martins e Maria Martins Fernandes - assento de casamento nº 7 do ano de 1910, desta Conservatória.
> Pelos cálculos da idade do seus avós à data do casamento, o ano de nascimento de seu avô Joaquim Martins, filho de José Martins e de Ana Joaquina, terá sido por volta de 1885, em Mourel, Carvalhais e o de sua avó Maria Martins Fernandes, filha de Manuel Martins Fernandes e de Maria da Piedade, por volta de 1884, em Carvalhais.
> Sr. Carlos, os livros referentes ao anos indicados já se encontram no Arquivo Distrital de Viseu, pelo que deve enviar estes dados, para eles poderem localizar os referidos assento de nascimento.
> O e-mail do Arquivo Distrital de Viseu é: advis@ad-viseu.com
>
>
> Cumprimentos
>
> F.Pinto

Resposta

Link directo:

4 - Fotocópia simples da Certidão de Nascimento do ascendente português (avô ou avó) ou qualquer out

#339422 | MCNN | 12 dez 2013 19:13 | Em resposta a: #339420

Caro Carlos César Carvalhaes

Mas que excelente notícia !!! Os seus avós eram mesmo naturais de Carvalhais.

Agora já pode pedir com toda a segurança os baptismos dos seus avós ao Arquivo Distrital de Viseu, uma vez que já sabe em que anos é que eles nasceram.

Se só necessita de uma fotocópia simples mencione isso no pedido.

E confirma-se que o seu avô não usava o "Carvalhais" no nome enquanto estava em Portugal. Só o deve ter acrescentado ao nome já no Brasil.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

4 - Fotocópia simples da Certidão de Nascimento do ascendente português (avô ou avó) ou qualquer out

#339423 | cccarvalhaes | 12 dez 2013 19:15 | Em resposta a: #339420

MUITO ,MAS MUITO OBRIGADO MESMO A TODAS AS PESSOAS ENVOLVIDAS NESTA PESQUISA QUE ACREDITO TER SIDO UM SUCESSO . AGRADEÇO DE CORAÇÃO ,
E PARABÉNS A ESTE SITE POIS SEM ELE NÃO CONSEGUIRIA DAR INÍCIO A ESTA PESQUISA.
CARLOS CÉSAR CARVALHAES

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 out 2024, 07:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen