Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#339346 | PP | 11 dez 2013 15:49

Caros confrades,

Gostaria de saber se alguém pesquisa sobre o casal Pêro Gaspar de Cárcere e Adriana de Sequeiros Dias, da Casa de Cáscere, freguesia de Nespereira, Lousada.

Necessitava de trocar informações com alguém que se interesse por esta família e esteja disponível para trocar dados sobre a ascendência e descendência do dito casal.

Grato, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#339351 | abribas | 11 dez 2013 16:56 | Em resposta a: #339346

Caro confrade PP
Respondi directamente para o seu email.
Cumprimentos
A

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#339363 | PP | 11 dez 2013 21:36 | Em resposta a: #339351

Caro confrade Abribas,

Obrigado pelos dados enviados e pelo artigo.

De facto já o tinha, e por isso quero partilhar as minhas descobertas e trocar informações.

Assim, vejamos:

Nada ainda encontrei sobre o tal Gonçalo Gaspar (note que ele não aparece como herdeiro de sua mãe Adriana - só os filhos João e Domingos...pode ter entretanto falecido...);

No dito artigo consta: "Pêro Gaspar de Cárceres e Adriana Dias casaram em Lodares mas foram morar para o Casal do Cárcere, como o comprovam os registos de baptismo de seus filhos.", porém, tal não é inteiramente correcto: casaram de facto a 31.07.1594, em Lodares, mas Domingos de Cáceres (era mais conhecido por este nome) nasceu em 01.09.1603, Lodares, Lousada (Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Batismo de Lodares (1587 a 1679-07-13) (Lodares. Lousada. Porto, Portugal, Paróquia de Lodares, 1587 a 1679-07-13), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/12/2/6 - 22.1, fólio 14, assento de 1603-09-07);

Encontrei um assento onde consta o nome Adriana de Sequeiros Dias;

Julgo que o padrinho de batismo da Maria, n. em 1605, é Afonso Enes e não Álvaro Enes (mas posso estar errado);

Também julgo que o nome da filha é Camília, tal como está no assento de batismo, e não Camila. Embora o nome pareça não existir, como há mais «Camília» nesta família, e já o encontrei noutras paragens, adoptei-o como correcto.

Sabe alguma coisa sobre um tal capitão Gonçalo Nunes de Sequeiros?

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#339368 | abribas | 11 dez 2013 22:41 | Em resposta a: #339363

Caro PP
O unico "de Sequeiros" que tenho é o pai de Pero Gaspar de Caceres, Domingos Gaspar de Sequeiros, do lugar de Sequeiros, Lodares, Lousada.
Não tinha a data de nascimento de Domingos, obrigado.
O Gonçalo não sei de onde o tirei.
Sabe onde casou (21.8.1652) e morreu (1682) João de Cascere herdeiro da Casa de Cascere, casado com Ana de Bessa natural de Penafiel?
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#339370 | PP | 11 dez 2013 22:59 | Em resposta a: #339368

Caro Abribas,

Eu julgo que deverá haver mais filhos do dito casal. Repare que entre o casamento dos ditos e o nascimento de Domingos vão quase 10 anos... Ou casaram muito novos ou andaram por outras bandas.

Desconheço as datas que apontou. Se João casou a 21.08.1652, então já tinha 44 anos de idade... Talvez um segundo casamento.

Vou procurar em Penafiel.

Não sei se reparou, mas acho que Melícia e Sabina devem ser a mesma pessoa: no assento de baptismo de Melícia, no lado esquerdo, consta: «Sabina, f.ª de P.º G.ar». E, de facto, aparece um óbito de uma Sabina de Cáceres, filha de Pedro Gaspar de Cáceres.

Quanto mais investigo, mais tenho a certeza que o apelido é «Cáceres».

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#339372 | PP | 11 dez 2013 23:11 | Em resposta a: #339368

Caro Abribas,

João de Cáceres casou na freguesia de Nespereira, Lousada, e faleceu a 05.05.1682 na dita freguesia (já encontrei os assentos).

Agradeço as datas que me enviou.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#339377 | abribas | 12 dez 2013 00:05 | Em resposta a: #339370

Caro PP
Só conheço Melícia nascida a 14.12.1606 e b. a 18.12 tendo por padrinhos a Gonçalo filho de Antª Gonçalves das Quintãs de Lodares e Maria Vieira mulher de Domingos André de Nevogilde. Sabina será eventualmente anterior, entre 1595 e 1602 tal como Gonçalo, a existir.
Tenho também um outro apontamento que retirei não sei agora de onde, e não sei se interessa:
# Gaspar André vai marcar a passagem para uma nova fase na evolução histórica do casal do Outeiro, uma vez que o vai vender a Pêro Gaspar de Cárceres, capitão-mor de Lousada, a 31 de Agosto de 1626 (CVSSPS, K/18/7-3). #
Como vê tenho Cárceres, Cáceres, Cáscere, Cásceres e sei lá que mais.
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#339379 | abribas | 12 dez 2013 00:11 | Em resposta a: #339372

Caro PP
Sobre Ana de Bessa não sei se já reparou nesta mensagem:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=141031#lista
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#339403 | PP | 12 dez 2013 14:51 | Em resposta a: #339377

Caro António,

Repare com atenção no assento de baptismo de Melícia: se observar, no lado esquerdo, onde consta, em resumo, o nome da baptizada e de quem era filha, está grafado: «Melícia [...] de p.º g.ar», ou seja, Melícia, [filha] de Pêro Gaspar. Todavia, o pároco riscou o nome Melícia e escreveu por cima deste o nome «Sabina».

O apontamento que apresenta está na revista Oppidum, n.º 2, 2007, pág. 155.

De facto eu não tenho absoluta certeza quanto ao apelido, todavia, nas fontes primárias que até hoje encontrei, só me apareceu estas variações: Cácere; Cáceres; Cárceres e Cársseres. Só tenho um assento onde se lê, e se certezas, «Cásceres». Assim, embora eu possa estar errado, inclino-me mais para Cáceres, apenas por ser o que me aparece mais vezes.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#339406 | PP | 12 dez 2013 15:37 | Em resposta a: #339379

Caro António,

Obrigado pela referência que desconhecia e muito me interessa.

Grato, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#339410 | PP | 12 dez 2013 16:06 | Em resposta a: #339377

Caro António,

Existiu um padre Gonçalo de Cácere... será o tal Gonçalo?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#339417 | PP | 12 dez 2013 18:51 | Em resposta a: #339368

Caro António,

Domingos Gaspar de Sequeiros faleceu em 1616, em Lodares; sendo que neste assento constam os seguintes filhos, a saber: Gonçalo Gaspar; Camília Gaspar; Pantaleão Gaspar e Pedro Gaspar do «Carcere».

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#339512 | PP | 14 dez 2013 10:12 | Em resposta a: #339368

Caro António,

Gonçalo Gaspar aparece no assento de óbito de sua mãe Maria Gonçalves. Segundo consta, era «de cacavellos[sic?]», que pode ser o actual Lugar de Carcavelos, freguesia de Lodares, Lousada.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#339515 | abribas | 14 dez 2013 11:34 | Em resposta a: #339417

Já deve saber mas aqui vais: Melicia, moça solteira filha de Domingos Gaspar de Sequeiros falece a 21.4.1609 com 20 anos em Lodares.
Cmpts, A

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#342996 | PP | 26 fev 2014 23:00 | Em resposta a: #339515

Caro confrade António,

Num assento de 1608, em Lodares, consta: «foram padrinhos Domingos Gaspar de Sequeiros e Milícia sua filha».

Ver em: fólio 16, assento n.º 36.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#342999 | Al.Cunha | 27 fev 2014 10:17 | Em resposta a: #342996

Caro confrade PP

Bom dia

Confesso que não consigo ler a palavra filha e a letra que toma por *f* é muito diferente de qualquer *f* deste ou qualquer outro assento.

Parece-me importante ligar esta letra às duas palavras seguintes. Não consegui fazer a leitura.
Abraço
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#343012 | PP | 27 fev 2014 16:27 | Em resposta a: #342999

Caro confrade Al.Cunha,

Se se refere ao assento de Antónia, 1608, no meu entendimento está lá escrito: «d.ºs g.ar de Seq.ros e milicia sua f.ª soltr.ª» (Domingos Gaspar de Sequeiros e Milícia sua filha solteira).

No caso em apreço não deve ser muito considerado a caligrafia do pároco. E há uma razão para esta minha «estranha» afirmação.

Veja com atenção o assento do fólio esquerdo, no assento n.º 29, de Maria. Note que os «f» são todos diferentes... veja onde está «foi baptizada» e logo por baixo «forão[sic] padrinhos» ... e repare bem no que está nesse mesmo assento: «milicia f.ª de d.ºs g.ar»... os três «f» são bem diferentes.

Não tenho dúvidas, mas outros interessados poderão dar a sua opinião.

Ver em: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=540106, imagem 945.tif, fólio 16, assento n.º 36.

Abraço, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#343014 | Al.Cunha | 27 fev 2014 16:46 | Em resposta a: #343012

Caro confrade PP

O assento nº 29 convence-me e não tenho qualquer dúvida de Milicia ser filha de Domingos Gaspar, de Sequeiros.

Quanto ao nº36, se não tivesse visto o nº29, não tomava leitura como certa.

Abraço Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#343031 | abribas | 27 fev 2014 23:53 | Em resposta a: #342996

Caro confrade PP
Tenho anotado que Milicia, filha de Domingos Gaspar de Sequeiros e de Maria Gonçalves, faleceu solteira a 21 de Abril de 1609 em Lodares, tendo nascido cerca de 1589.
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#356199 | PP | 27 mar 2015 16:14 | Em resposta a: #339346

Caros confrades,

Se interessar, Camília de Cárceres faleceu a 17.04.1654, em Nespereira, Lousada. É f.ª de Adriana Dias, viúva.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#356201 | abribas | 27 mar 2015 17:30 | Em resposta a: #339346

Subsiste a duvida quanto ao nome de família. Neste assento é claramente Cárceres, quer dela quer do irmão João, seu herdeiro.
Mas a Casa é de Cáscere.
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#453503 | Domingos Rios | 13 abr 2024 14:10 | Em resposta a: #339512

Caro PP,

Bom dia! Vc tem a data e freguesia deste assento de óbito de Maria Gonçalves?

Cumprimentos,

Domingos Rios

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#453505 | PP | 13 abr 2024 15:13 | Em resposta a: #453503

Caro Domingos Rios,

Maria Gonçalves faleceu em 24.12.1622 em Lodares, Lousada.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#453506 | Domingos Rios | 13 abr 2024 15:43 | Em resposta a: #453505

Caro PP,

Muito obrigado! Eu encontrei um ascendente meu chamado P.o (Pero/Pedro) Gaspar do lugar das Arcas em São Vicente de Boim, casado com Maria Fernandes I (filha do Abade Gonçalo Fernandes, cura em São Vicente de Boim entre 1607-1634, abade de São Lourenço de Pias entre 1637-1658). Pedro/Pero Gaspar e Maria Fernandes foram pais de André Fernandes (futuro padre), este último nascido em São Vicente de Boim, Lousada, em 30/11/1632, e de Maria Fernandes II mulher de Domingos Jorge, casados em São Lourenço de Pias em 23/02/1653, dos quais eu descendo. Estou em busca do casamento de Pero/Pedro Gaspar com Maria Fernandes I, mas há uma falha de cerca de cinco anos nos assentos de Boim, no período anterior ao 1632. Acredito que este Pero/Pedro Gaspar seja ligado a Pero Gaspar de Cásceres, suspeito que seja um sobrinho dele, filho de seu irmão Gonçalo Gaspar. Encontrei um registro de batismo de um Pedro filho de Gonçalo Gaspar e Maria Duarte em Silvares, Lousada, em 18/10/1609. Mas na falta dos casamentos, é apenas uma hipótese. Vc teria alguma informação que pudesse me ajudar?

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#453514 | PP | 13 abr 2024 18:51 | Em resposta a: #453506

Caro Domingos Rios,

Aqui ficam possíveis pistas que o poderão ajudar, a saber:

No supracitado Lugar de Arcas, viveu o casal André Nunes e Maria Gaspar (séc. XVII), que tiveram o Manuel Gaspar Nunes; António Gaspar Nunes e Maria Gaspar Nunes.

Em que data casaram Pêro Gaspar e Maria Fernandes?

Em Pias, tenho referenciada uma Maria Ribeiro Fernandes, que c. c. Luís José Gaspar de Campos (1733).

Conheço um Pedro Gaspar, que era irmão de Pantaleão Gaspar, da Quinta de Sequeiros, Lodares, Lousada. Porém, a fonte é esta: "N 3 M.ª GASPAR MOREIRA f.ª de Gervazio Gaspar Moreira N 2. Casou na q.ta da Magdalena q consta de vários cazaes com Pantalião Gaspar n.al da q.ta de Sequeiros freg.ª de S. Marinha de Lodares Con.lo de Louzada ao qual deixou Amaro Moreira Ab.e de Ermelho[sic] (Ermelo) hum cazal o qual era Irmão inteiro de Pedro Gaspar Cap.am Mor de Louzada pessoas m.to principaes (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXI, § 26, pág. 64).

Tenho identificado um Gonçalo Gonçalves Gaspar, filho de Domingos Gaspar de Sequeiros e de Maria Gonçalves, que viveu no Lugar de Carcavelos, Lodares, Lousada; mas nada mais sei sobre ele (excepto que era irmão de Pêro Gonçalves Gaspar, Camília Gonçalves Gaspar e de Pantaleão Gonçalves Gaspar.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#453516 | Domingos Rios | 13 abr 2024 19:14 | Em resposta a: #453514

Caro PP,

O casal Pero/Pedro Gaspar e Maria Fernandes estimo que devam ter se casado por volta de 1630, pois o primeiro registro de um filho deles, André, aparece em Boim em 1632. A Maria Fernandes do lugar de Arcas morreu em 16/06/1636 em São Vicente de Boim. Você teria alguma fonte do casal André Nunes e Maria Gaspar de Arcas do século XVII? Eles se ligam aos Gaspar de Sequeiro e Cásceres? É possível que estejam relacionados ao Pero/Pedro Gaspar de Arcas de minha árvore!
Muito grato pelas informações!

Cordialmente,

Domingos Rios

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#453533 | PP | 14 abr 2024 17:28 | Em resposta a: #453516

Caro Domingos Rios,

André Nunes faleceu antes de 28.07.1704 e Maria Gaspar faleceu após esta data.

O seu filho Manuel Gaspar Nunes c. c. Teresa Borges Coelho em 06.05.1704, em Cristelos, Lousada;
Maria Gaspar Nunes c. c. António Borges Coelho em 28.07.1704, em Boim, Lousada.

Desconheço qualquer ligação destes aos que refere.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#453539 | Domingos Rios | 14 abr 2024 23:12 | Em resposta a: #453533

Caro PP,

Muito obrigado pelas informações!

Cordialmente,

Domingos Rios

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#453546 | Domingos Rios | 16 abr 2024 00:25 | Em resposta a: #453533

Caro PP,

Descobri também uma outra localidade de onde pode ter vindo o Pedro Gaspar de minha árvore. No batismo de sua filha Maria, ele é citado como sendo do lugar de Sedouras, em Boim. Você tem alguma informação da família Gaspar nesta localidade?

Cordialmente,

Domingos Rios

Resposta

Link directo:

Pedido de colaboração - «A Casa de Cáscere», freg.ª de Nespereira, Lousada.

#453548 | PP | 16 abr 2024 09:50 | Em resposta a: #453546

Caro Domingos Rios,

Não tenho referenciado nenhum Gaspar no Lugar de Sedoura, em Boim.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 21:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen