Peña Rey. Espanha ao Brasil em 1913

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Hispânia | Brasil

Peña Rey. Espanha ao Brasil em 1913

#339828 | Peña Rey | 21 dez 2013 16:56

Comecei a pesquisar meus ancestrais antes de 2008 atraido por uma silenciosa mas fortíssima sensação de necessidade de conhecer a real origem do meu avô espanhol que veio da Espanha para o Brasil, solitário, menino, aqui chegando em 1913.

Pensava ser tarefa muito fácil chegar ao lugar onde nasceu meu avô. Não vou aqui relatar tudo o que fiz, além de ir pessoalmente até a Galícia/Espanha e vasculhar os arquivos de Vigo e vizinhanças na Província de Pontevedra. Vigo é a única referência formal que tenho por constar nos fichários de identificação de estrangeiros na polícia civil do Paraná. NUNCA CONSEGUI ACHAR ALGUM DOCUMENTO DELE OU DE FAMILIARES. Dados do meu avô::

.

Nome na Espanha: GONÇALO PEÑA REY

Nome no Brasil: GONÇALO PENA

Nascimento: 10/11/1894.

Nome do pai: Manuel Peña (falecido em 1900)

Nome da mãe: María Ventura Rey. (com 46 anos em 1918 segundo o registro de casamento de Gonçalo)

Chegada ao Brasil : agosto de 1913

Entrada no Brasil: porto desconhecido, não se excluindo Uruguay ou Buenos Aires

Natruralização: não a fez

Falecimento: Ponta Grossa, Paraná em 1959 - separado da esposa há muitos anos.

.

Centenas de possibilidades foram atentamente analisadas. Família mais próxima encontrada a de Manuel Peña Rey em Orense, Lugo, Galícia com muitas coincidências mas sem comprovação de vínculo.

Qualquer pista, agradeço imensamente.

.

Clovis Pena

Resposta

Link directo:

RE: PEÑA REY . Espanha ao Brasil em 1913

#339885 | mila1000 | 22 dez 2013 19:31 | Em resposta a: #339828

Confrade Clovis,
Todo estrangeiro com menos de 60 anos teve que se identificar na Policia Federal na década de 30-40 e,os mormons digitalizaram estes arquivos,não sei quanto ao Estado do Paraná ,mas,tente ver o site www.familysearch.org.
Eu encontrei um documento de um ancestral nesta semana,mas, era de SPaulo.
Entrei em Brasil,São Paulo,Cartões de Imigração e,procurei pelo sobrenome,foi demorado,mas, obtive sucesso.
Por favor,veja se há Cartões do Paraná,só não vou verificar para você porque toda vez que acesso do meu computador,diz que meu navegador não é compativel...
Mila
Brasil

ps.pesquisei no www.museudaimigraçao.org.br daqui de SP,mas,nada encontrei nos nomes que voce forneceu,o que sei é que de 1913 existem 2 livros que não foram digitalizados devido ao péssimo estado que se encontram,eu tambem procuro por chegada em abril/1913 e não nada encontro dos meus ancestrais.

Resposta

Link directo:

RE: PEÑA REY . Espanha ao Brasil em 1913

#339889 | mila1000 | 22 dez 2013 19:59 | Em resposta a: #339828

Confrade,
veja http://www.ahds.es arquivo historico de Santiago de Compostela,
http://www.ahds.es/emigracion.htm

Mila

Resposta

Link directo:

RE: PEÑA REY . Espanha ao Brasil em 1913

#339890 | Peña Rey | 22 dez 2013 20:12 | Em resposta a: #339885

Obrigado Mila 1000.
O que mais me deixa triste é não achar NADA na Espanha sobre minha bisavó MARÍA VENTURA REY e seus outros filhos Peña Rey, sendo que devem ter vivido até os anos 1960/1970. María ficou viúva com 28 anos aproximados e pode ter casado novamente mas não deve ter mudado de nome ! consultei arquivos de toda a ordem nos ministérios etc e não achei nada ! Onde foi parar ?
Dia destes vou atrás da sua dica ver os livros de 1913 no museu aí em SP, mas não sei se entrou por São Paulo.
Agradecido, envio-lhe votos de boas festas e de um ótimo 2014.
Clovis Pena

Resposta

Link directo:

RE: PEÑA REY . Espanha ao Brasil em 1913

#339891 | Peña Rey | 22 dez 2013 20:23 | Em resposta a: #339889

Estimada Mila. Informo que estive pessoalmente no arquivo histórico de Santiago de Compostela mas sua sugestão será levada em conta e vou entrar novamente. Lá eles me atenderam MUITO BEM. Estive em outros setores históricos e também em Pontevedra, capital da Província. Me emprestaram livros para consultar . Isto tambem nos cartórios, igrejas e NADA. Tenho anotados alguns achados MUITO PROVÁVEIS mas não pude provar a ligação com meu avô. Voltarei aos arquivos, pois eles vão sendo agregados sempre com novos dados. Mas estou com uma cisma danada de não encontrar nenhum registro de María Ventura Rey entre 1900 e 1960 !!!!
.
Grato !
Clovis Pena

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 13:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen