Machado Riconado - Guimarães

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Machado Riconado - Guimarães

#339922 | lacardoso | 23 dez 2013 15:54

Caros confrades

Maria Machado casa em Silvares a 11.12.1637 com Pedro Gonçalves fº de Gonçalo João "do Passo" e ela fª de Tristão Machado "todos desta freguesia" e tendo por testemunhas "Cristóvão Machado Ricunado", Manuel de Melo da Silva e Bastião Gonçalves, da Baralha.

Tenho como hipótese que este Cristóvão Machado Riconado seja tio paterno de Maria Machado mas em Silvares não encontrei nenhum registo de batismo nem de casamento possível para esta família. Tanto no NFG como na Pedatura Lusitana dão a Cristóvão Machado Riconado um irmão Tristão Machado Riconado - será este o pai da Maria Machado?

Algum dos confrades tem mais dados destes Riconado que me permita progredir?

Desde já muito obrigada.
Votos de um Santo Natal a todos,
Lúcia cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Machado Riconado - Guimarães

#339997 | lacardoso | 26 dez 2013 09:00 | Em resposta a: #339922

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Machado Riconado - Guimarães

#340018 | ruifaria3 | 26 dez 2013 18:03 | Em resposta a: #339997

Cara Lúcia Cardoso,

Embora sem outros dados que o confirmem, devo dizer que a sua hipótese poderá estar correta. A família Machado Riconado, embora residisse nas suas nobres casas da Rua de Santa Maria, possuía propriedades em Silvares. Veja-se este excerto de um testamento:

«(...) Declaro que tenho e possuo a quinta do Passo sita na freguesia de Santa Maria de Silvares de herdade de dízimo a Deus a qual meus avós deixaram por encargo de vinte missas para sempre em cada um ano e junto à dita quinta comprei aos herdeiros de Mateus Machado Riconado catorze medidas outrossim de herdade de dízimo a Deus (...)»

Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Machado Riconado - Guimarães

#340020 | lacardoso | 26 dez 2013 21:44 | Em resposta a: #340018

Caro confrade Rui Faria

Muito obrigada.
É um dado que vem fortalecer a minha suspeita pois penso que Mateus Machado Riconado será o pai de Tristão e Cristóvão.

Encontrei o batismos de 3 filhos de Mateus Machado Riconado e Margarida Pacheco, um em Braga, Cividade (Beatriz em 1586) e 2 em Guimarães, Oliveira (Maria em 1594 e João em 1597) e um óbito em Silvares em 1658 de uma Bárbara Machado, solteira, que também poderá ser filha deste casal.

Vou continuar a juntar os dados que conseguir para tentar provar a minha hipótese.

Mais uma vez obrigada,
com os meus melhores cumprimentos,
Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 17:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen