Ajuda na leitura de assento de baptismo em Vila Boa de Quires, 1606

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Ajuda na leitura de assento de baptismo em Vila Boa de Quires, 1606

#340074 | jmmoreira | 28 dez 2013 00:24

Caros confrades,

Peço ajuda na leitura do assento de António fº de Beatriz, 4º assento do lado direito a contar do fim, ficheiro 367 de http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=478961
A única dúvida é o significado do que aparece entre a palavra "outro" e "fª". Creio que me permitirá esclarecer se António Gonçalves é pai de Beatriz ou apenas marido da mãe, Francisca Gonçalves.
O mesmo termo aparece na imagem seguinte, ficheiro 368, também no 4º assento do lado direito a contar do fim referente a uma Maria irmã do anterior António.

Agradeço antecipadamente,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de baptismo em Vila Boa de Quires, 1606

#340081 | roz | 28 dez 2013 08:45 | Em resposta a: #340074

Caro/a jmmoreira

Eu leio o seguinte: Antonio filho de Beatriz mulher solteira outro sim (?) filha de Francisca Goncalves mulher de Antonio Goncalves da Carreira do lugar de Vila Boa o pai do dito Antonio menino disse (dice!) ser Gaspar da Costa (?) mancebo solteiro filho de Antonio Pi.... (?) de Sao Pedro da freguesia de N.a Sr.a de sobre Tamega de Canaveses nasceu em cinco dias digo em cinco dias do mes de Junho da era de seiscentos e seis foi baptisado nesta igreja donde a dita Beatriz 'e freguesa em 9 dias do dito mes e ano de minha licenca por o padre Antonio Goncalves desta freguesia. Foi padrinho ...... Soares de Quires e madrinha Francisca moça solteira filha de Maria Joao do dito lugar de Quires e por assim ser fiz esta e assinei em o dito dia mes e ano em que o dito menino Antonio foi baptisado. -

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na interpretação de assento de baptismo em Vila Boa de Quires, 1606

#340257 | jmmoreira | 02 jan 2014 00:42 | Em resposta a: #340081

Cara Rosário,

Agradeço a ajuda.
No entanto, a minha dúvida não se prende tanto com a leitura do assento (a que erradamente fiz alusão no tópico) mas sim à sua interpretação.

A maior parte dos assentos do livro em análise tem a seguinte forma:
No caso de ser filho legítimo: [nome da criança] filho de [nome do pai] de [local] e de suma mulher
No caso de ser filho natural: [nome da criança] filho de [nome da mãe] moça solteira de [local] [eventualmente com o nome dos avós maternos da criança e com informação do pai da criança]
Nos casos em apreço: [nome da criança] filho de [nome da mãe] mulher solteira outro sy [?] filha de [nome da avó materna] mulher de [nome do avô materno] de [local] [eventualmente com o nome do pai da criança]
O significado da sigla "sy" [se leio bem] é que não sei interpretar. Seria a mãe da criança filha natural da avó materna da criança? Não tenho por certo quem é o pai de Beatriz, a mãe da criança. Há vários assentos com esta sigla "sy" sempre associado a casos onde não é claro o pai da pessoa em causa, neste caso, da Beatriz.
Qual o significado concreto de "outro sy"?

Agradeço qualquer ajuda,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na interpretação de assento de baptismo em Vila Boa de Quires, 1606

#340261 | LPinho | 02 jan 2014 01:08 | Em resposta a: #340257

Qualquer coisa como "por sua vez"...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 16:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen