Algarve

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Algarve

#16597 | josécyr | 03 fev 2002 09:47

Agradeço ajuda sobre os seguintes apelidos de família em meados e finais do sec. XVIII, nas freguesias de Moncarapacho, Quelfes e S. Bárbara de Nexe.
Moncarapacho e Quelfes:
Martins Contreiras, Mendonça Viegas (ou Viegas de Mendonça), Mendonça do Vale, Corrêa, Viegas de Ribeiro,Rodrigues Viegas,Mendonça Viegas Peleja.
S. Bárbara de Nexe e Conceição de Faro:
Martins Cavaco (da Palhagueira)e Assunção e Viegas Valente.

Resposta

Link directo:

RE: Algarve

#16598 | rafael mião | 03 fev 2002 10:50 | Em resposta a: #16597

Ex.mo Senhor
Tenho antepassados-Martins Cavaco-de Benafim e Alte e um antepassado de apelido-Pinheiro(1.ºquartel do séc.XVII)que era de Santa Bárbara de Nexe.Caso lhe interesse envio o meu end.º bdodegusmao@mail.telepac.pt
Os melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Algarve

#16608 | rafael mião | 03 fev 2002 16:07 | Em resposta a: #16597

Tive muito gosto em retomar o contacto consigo,porque poderemos ter antepassados que nos sejam comuns e também trocarmos informações sobre outras famílias a eles ligados.
Para isso,espero que me envie o seu mail a fim de desenvolver o assunto,sem prejuizo de eventualmente introduzir neste tópico algo que tenha interesse geral;aliàs,há mais pessoas que terão melhor conhecimento do que pretende,colaboradores do Forum,que lhe responderão também,não há atropelo nenhum ou"ultrapassagens"todas as informações correctas são bem- vindas.
Dar-lhe-ei,depois alguns contactos que lhe serão úteis.

Chamo-lhe a atenção que não uso o apelido-Mião-e gostaria imenso de usá-lo,porque é do meu 8.º e 9.º avô -Cap.ão Afonso Alvares Mião e de alguém muito ilustre do séc. XVI.O meu nome é Octávio Rafael Guerreiro Carvalho,daqui o-Rafael Carvalho-pelos meus avós mat.º e pat.ºresp.e.
Aguardo o seu mail.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Algarve

#16616 | josécyr | 03 fev 2002 19:09 | Em resposta a: #16608

Caro Rafael Carvalho,
Muito obrigado uma vez mais pela sua simpatia. O meu e-mail é jcabec@hotmail.com. Aguardo novas suas com muito interesse, pois sei que é um elemento de mais valia para este forum.Seu J. Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Algarve

#16634 | arezdasilva | 04 fev 2002 00:09 | Em resposta a: #16608

caro rafael se necontrar algum romeirão cortereal avise ok
um abraço jorge arez

Resposta

Link directo:

RE: Algarve

#16677 | rmfrp | 04 fev 2002 20:52 | Em resposta a: #16597

Caro J. Cabecinha:

Tenho alguns familiares de Moncarapacho, mas não dos apelidos que indicou. Relativamente a Quelfes (localidade) não conheço nenhuma ligação, mas tenho um considerável número de antepassados de Olhão desde a época em a actual cidade se constituiu como paróquia autónoma (pouco antes de 1700) - anteriormente Olhão pertencia exactamente a Quelfes. Nos meus familiares de Olhão incluem-se alguns Viegas, que durante os séculos XVII-XVIII usaram unicamente este apelido, aparecendo no início do século XIX um ramo "Viegas do Ó".

Espero que esta informação lhe seja útil.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Algarve

#16687 | josécyr | 04 fev 2002 22:35 | Em resposta a: #16677

Caro Rui Pereira,
Se lhe for possível, gostaria muito de ver os seus antepassados destas localidades. Sabe, sou assombrado pelo apelido Viegas em cerca de 50% dos meus ramos familiares, ligados a outros apelidos ou em solitário. Creio mesmo que deveria haver nestas localidades, muito perto umas das outras, um certo parentesco entre todos eles. De qualquer modo e aproveitando a sua colaboração, digo-lhe que em Quelfes os meus anteriores eram de apelidos, que não passaram às gerações seguintes Martins Contreiras, Sousas, Pereiras, Guerreiros e Oliveiras.
Em Moncarapacho, Sousas, Rodrigues Viegas, Viegas, Viegas de Mendonça, Viegas de Ribeiro, Mendonça Viegas e Viegas de Mendonça Peleja (este último por voltas de 1745/60). Creio que a minha dificuldade em deslindar tudo isto está no facto de ainda me encontar muito pouco recuado nos anos, mas as oportunidades de ir a Lisboa, onde estupidamente se encontram todos os livros paroquiais mais antigos, sem que tenham tido o cuidado de os microfilmar e enviar aos respectivos arquivos locais, tornam a tarefa quase impossível.
Desculpe o desabafo, mas é mesmo assim. Não há paciência que resista a esta falha de sentido prático.
Agradeço de todo o coração o que veja que me pode valer. Com um abraço J. cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Algarve

#16709 | rmfrp | 05 fev 2002 00:31 | Em resposta a: #16687

Caro J. Cabecinha:

Aqui ficam os dados que tenho relativamente às famílias que indicou. Curiosamente, apesar do grande número de ascendentes algarvios que tenho, não sou muito assombrado pelos Viegas. Para além dos de Olhão que de seguida indico, tenho apenas mais um, de Faro.

Espero que esta informação lhe seja útil.


=== VIEGAS, de Olhão ===

1. DOMINGOS VIEGAS, de Olhão. Casou com Maria Mendes, de Olhão. Tiveram:
- 2. Margarida Mestre, que segue.

2. MARGARIDA MESTRE, natural de Olhão. Casou em 05.01.1698 em Olhão com Francisco Pereira Calado, filho de Francisco Pereira e de M... Dias. Tiveram:
- 3. Timóteo Viegas, que segue.

3. TIMÓTEO VIEGAS, natural de Olhão. Casou em 01.04.1740 em Olhão com Ana Martins, natural de Olhão, filha de Manuel Dias e Luzia Martins. Tiveram:
- 4. Maria, nascida em 16.02.1744 em Olhão.
- 4. Timóteo Viegas, nascido em 08.12.1749 em Olhão. Casou com Ana Maria Lopes, natural de Olhão, filha de Lourenço Lopes e de Maria Teresa.
(Tiveram:
-- 5. Maria, nascida em 17.02.1780 em Olhão.)
- 4. Joaquim Viegas, que segue.

4. JOAQUIM VIEGAS, nascido em 15.10.1762 em Olhão. Mercador, participou na luta contra os invasores franceses em Olhão. Pelos seus serviços (cuja natureza desconheço) a sua viúva Rosa Maria e a sua filha Ana Joaquina tiveram uma tença de 40$000 réis. Casou em 24.12.1780 em Olhão com Rosa Maria, nascida em 30.11.1762 em Olhão, filha de Francisco José Lobo e de Josefa Maria. Tiveram:
- 5. Manuel, nascido em 03.12.1781 em Olhão.
- 5. D. Maria Teresa, nascida em 01.11.1783 em Olhão. Casou em 21.09.1800 em Olhão com o Capitão José Elisbão Monteiro, nascido em 01.01.1775 em São Pedro, Faro, filho de Manuel José Gomes Monteiro e de Gertrudes Maria. Com geração.
- 5. Ana Joaquina, que segue.

5. ANA JOAQUINA, natural de Olhão. Casou em 27.04.1811 em Olhão com o Alferes Lourenço do Ó, natural de Olhão, filho de Lourenço do Ó e de Maria do Rosário. Tiveram:
- 6. Joaquim Viegas do Ó, que segue.

6. JOAQUIM VIEGAS DO Ó. Casou com D. Gertrudes Magna Ferreira, filha de Domingos Ferreira e de Maria do Carmo. Tiveram:
- 7. Joaquim Viegas do Ó, nascido em 16.07.1847 em Olhão. Ingressou no Colégio Militar em 1857.


Outros Viegas de Olhão:

Manuel Viegas e Guiomar Gonçaloves - casaram em 19.05.1675 em Quelfes (Olhão ainda não era paróquia). Pais de Domingos Machado, que casou em 1702.

Manuel Viegas Correia e Maria do Carmo Lopes - pais de José Fernandes Lopes, que casou com D. Teresa Alexandrina Magna Quintino Travassos, de Tavira. Deste último casal foi filho Vítor, nascido em 1852 em Tavira.


Pereiras de Olhão:

Francisco Pereira e seu filho Francisco Pereira Calado - ver n. 2 da linha dos Viegas, acima.

Francisco Pereira (muito possivelmente um dos dois acima) - pai de Manuel de Jesus Pereira, que casou com Maria Mimoso, de Faro, filha de António Mimoso Jorge e de Leonor Fernandes (estes casaram em 1689). Manuel de Jesus Pereira e Maria Mimoso tiveram pelo menos duas filhas, Sabina Maria de Jesus e Brízida Maria.


Contreiras de Olhão:

Baltazar Contreiras e Maria do Rosário - pais de Maria do Rosário e avós maternos do Alferes Lourenço do Ó - ver n. 5 da linha dos Viegas, acima.


Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Algarve

#16778 | josécyr | 05 fev 2002 21:17 | Em resposta a: #16709

Caro Rui Pereira, muito obrigado. J. Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Algarve

#16795 | rmfrp | 06 fev 2002 01:58 | Em resposta a: #16778

Caro J. Cabecinha:

Aqui vão os dados referentes a um Familiar do Santo Ofício de Moncarapacho:


Brás Pereira de Andrade, FSO em 1777. Filho do Cap. José Pereira de Andrade e de Francisca de Jesus Maria; neto paterno de Brás Pereira e Maria Gonçalves; neto materno de João dos Santos e Maria da Conceição. Todos de Moncarapacho.

Irmão do Cap. José Pereira de Andrade, também FSO.

Casado com Maria Pereira Peleja, filha de Manuel Domingos Correia e de Maria Pereira, sendo esta última irmã do Cap. Manuel Viegas Pereira, também FSO.


Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Algarve

#200188 | hsantos | 12 jun 2008 15:07 | Em resposta a: #16597

Carissimos

Tenho avós vindos do Algarve.
Iniciei o pedido de assentos de baptismo destas gentes; tarefa complicada, os AD's algarvios são dificeis - referem que informação só até ao sec. XIX, dp já é muito dificil... enfim...

no entanto passo a referir estes meus familiares, na esperança de encontrar alguem com informação complementar directa ou indirecta, assim:

-------------------------------------------------------------------------
Manoel Viegas da Palma, nasce +- 1815
casa com
Maria da Boa Morte Baptista, nasce +- 1819
---- 4º Avós

têm um filho Manoel Viegas, nasce em Olhão, Nª Sª do Rosario em 1841
-----3º Avô
----------------------------------------------------------------------------

Manoel de Gouvêa, nasce +- 1826
casa
Francisca do Rosário, nasce +- 1831
----- 4º Avós

têm uma filha Anna do Rosário, nasce em Olhão, Nª Sª do Rosario em 1854
----3ª Avó

----------------------------------------------------------------------------

Manoel Viegas e Anna têm um filho

João dos Santos - Tavira, Santiago, nasce a 24.01.1876
casa com
Augusta das Dores dos Martyres, nassce em Tavira 1878
----2º Avós

------------------------------------------------------------------------------

Augusta das Dores dos Martyres
é filha de Francisco dos Martyres +-1847
e de Isabel da Conceição +- 1851

Desde já muito obrigado
Cumprimentos HSantos

Resposta

Link directo:

RE: Algarve

#200189 | hsantos | 12 jun 2008 15:08 | Em resposta a: #16677

Carissimos

Tenho avós vindos do Algarve.
Iniciei o pedido de assentos de baptismo destas gentes; tarefa complicada, os AD's algarvios são dificeis - referem que informação só até ao sec. XIX, dp já é muito dificil... enfim...

no entanto passo a referir estes meus familiares, na esperança de encontrar alguem com informação complementar directa ou indirecta, assim:

-------------------------------------------------------------------------
Manoel Viegas da Palma, nasce +- 1815
casa com
Maria da Boa Morte Baptista, nasce +- 1819
---- 4º Avós

têm um filho Manoel Viegas, nasce em Olhão, Nª Sª do Rosario em 1841
-----3º Avô
----------------------------------------------------------------------------

Manoel de Gouvêa, nasce +- 1826
casa
Francisca do Rosário, nasce +- 1831
----- 4º Avós

têm uma filha Anna do Rosário, nasce em Olhão, Nª Sª do Rosario em 1854
----3ª Avó

----------------------------------------------------------------------------

Manoel Viegas e Anna têm um filho

João dos Santos - Tavira, Santiago, nasce a 24.01.1876
casa com
Augusta das Dores dos Martyres, nassce em Tavira 1878
----2º Avós

------------------------------------------------------------------------------

Augusta das Dores dos Martyres
é filha de Francisco dos Martyres +-1847
e de Isabel da Conceição +- 1851

Desde já muito obrigado
Cumprimentos HSantos

Resposta

Link directo:

RE: Algarve

#200190 | hsantos | 12 jun 2008 15:10 | Em resposta a: #16709

Carissimos

Tenho avós vindos do Algarve.
Iniciei o pedido de assentos de baptismo destas gentes; tarefa complicada, os AD's algarvios são dificeis - referem que informação só até ao sec. XIX, dp já é muito dificil... enfim...

no entanto passo a referir estes meus familiares, na esperança de encontrar alguem com informação complementar directa ou indirecta, assim:

-------------------------------------------------------------------------
Manoel Viegas da Palma, nasce +- 1815
casa com
Maria da Boa Morte Baptista, nasce +- 1819
---- 4º Avós

têm um filho Manoel Viegas, nasce em Olhão, Nª Sª do Rosario em 1841
-----3º Avô
----------------------------------------------------------------------------

Manoel de Gouvêa, nasce +- 1826
casa
Francisca do Rosário, nasce +- 1831
----- 4º Avós

têm uma filha Anna do Rosário, nasce em Olhão, Nª Sª do Rosario em 1854
----3ª Avó

----------------------------------------------------------------------------

Manoel Viegas e Anna têm um filho

João dos Santos - Tavira, Santiago, nasce a 24.01.1876
casa com
Augusta das Dores dos Martyres, nassce em Tavira 1878
----2º Avós

------------------------------------------------------------------------------

Augusta das Dores dos Martyres
é filha de Francisco dos Martyres +-1847
e de Isabel da Conceição +- 1851

Desde já muito obrigado
Cumprimentos HSantos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 23:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen