II-Judeus em Portugal: Cristãos-novos em Lisboa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

II-Judeus em Portugal: Cristãos-novos em Lisboa

#16600 | valadares | 03 fev 2002 11:05

Funcionou em Lisboa, na década de quarenta, uma associação judaica chamada Comunidade Judeo-Marana de Lisboa (Kehilat Israel Bené Anussim Belisboa), cuja junta governativa era formada pelo: Dr. HAMILCAR DA SILVA LOBO (ALVITO), JOÃO LUIS DA SILVA RAMOS, S.S. CARDOSO DE ALMEIDA, ABEL DE SOUSA MORÃO, DR. BARRETO DE ATALAYÃO e EMA DE ALMEIDA. Tenho procurado estes personagens em dicionários e enciclopédias portuguesas, sem acha-los. Agradeço qualquer informação biográfica sobre os mesmos.
Muito obrigado,

PAULO VALADARES

Resposta

Link directo:

RE: II-Judeus em Portugal: Cristãos-novos em Lisboa

#16658 | JTaval | 04 fev 2002 15:32 | Em resposta a: #16600

Caro Paulo valadares:

Sou primo do Luís Bivar Guerra pelo lado Bivar de Sousa.
Por razões familiares interesso-me muito pela questão dos cristãos-novos.
Em relação ao Dr. H. Silva Lobo queria perguntar-lhe porque é que em todas as referências surge sempre "(Alvito)"? Será da família dos Barões de Alvito?
Já agora peço-lhe o favor de partilhar comigo o resultado das suas pesquisas.

Muito obrigado,
José Maria Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: II-Judeus em Portugal: Cristãos-novos em Lisboa

#16803 | valadares | 06 fev 2002 10:27 | Em resposta a: #16658

Caro Tavares Almeida:
Saudações ! Sou historiador e minha preocupação são os descendentes de cristãos-novos portugueses. Como genealogista procuro caminhar na trilha do BIVAR GUERRA. Mande-me a sua morada (endereço) que eu lhe mando tanto o material sobre o seu primo genealogista, como outro material sobre o tema dos cristãos-novos pesquisados por mim. Faço parte de uma sociedade - a SOCIEDADE GENEALOGICA JUDAICA DO BRASIL (faiguen@attglobal.net) cujo principal foco de pesquisa é este. Sei que existiu uma família TAVARES de origem cristã-nova em Castelo Branco. Creio que o Dr. Silva Lobo pertencia aos barões de Alvito.
Um abraço,

PAULO VALADARES

Resposta

Link directo:

RE: II-Judeus em Portugal: Cristãos-novos em Lisboa

#16898 | Maria da Conceicao | 07 fev 2002 22:31 | Em resposta a: #16803

Caros Srs, gostaria imenso tambem de obter informacoes sobre o assunto em questao. Ha nos Estados Unidos uma pagina fascinante com referencias sobre nomes da Peninsula Iberica.
Sphardim.com alem das referencias a musica e tambem lindissima. Obrigada Ma. da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: II-Judeus em Portugal: Cristãos-novos em Lisboa

#16996 | valadares | 10 fev 2002 11:23 | Em resposta a: #16898

Sra. Conceição:
Bom dia ! Sou co-editor de um boletim genealógico sobre este tema. Caso tenha interesse, posso lhe mandar um exemplar. Mande o seu endereço (morada) para o faiguen@attglobal.net
Atenciosamente,

Paulo Valadares

Resposta

Link directo:

RE: II-Judeus em Portugal: Cristãos-novos em Lisboa

#339981 | rosa filipe | 25 dez 2013 13:21 | Em resposta a: #16803

Boa tarde Sr Valadares, sei que estou a intrometer-me num topico que aparentemente não me diz nada. Existe informações que desconhecemos, por este assunto ainda ser muito recente no forum das gerações. Como ouve um historiador que num debate na RTP fez frente com bastante impacto a um padre sobre este preciso assunto o terrorismo feito pela igreja católica em portugal aos judeus. Aparentemente, nos dias que correm, achamos que estamos imunes a essa realidade que já ocorreu para ai á um seclo, mas a realidade é que existe a erança genética aos nossos descendentes, mas mais importante é e sempre será a erança pesicológica. Eu sou uma dessas pessoas que erdou a carga pesicológica de vários equivocos que passou de geração em geração.
Se nínguem se opuser a desmascarar a realidade que ao longo das decadas as pessoas tem encarado seja a nível de côr de etania ou de nacionalidade, que estes tenham sentimentos e dores como um todo, nunca saberemos o que nos reserva o futuro dos nossos filhos.
A minha filha chama-se Beatriz Sofia Costa Carvalho-----A mãe do meu avõ materno chamava-se Teresa da Costa.

Agora pergunto. Quem me certificará que as familias da geração que ajudei a crescer no meu presente , não irão ter o seu caminho cruzado como aconteceu entre mim e o pai dos meus filhos?

Resposta

Link directo:

II-Judeus em Portugal: Cristãos-novos em Lisboa

#385297 | MRD | 12 out 2017 03:43 | Em resposta a: #16803

Abri um tópico CRISTÃOS NOVOS e FERNANDES FARIA.
Caso possa ajudar, agradeço.

Resposta

Link directo:

II-Judeus em Portugal: Cristãos-novos em Lisboa

#385310 | Belafilipe | 12 out 2017 18:37 | Em resposta a: #16600

Olá boa noite, peço que me contacte

Resposta

Link directo:

II-Judeus em Portugal: Cristãos-novos em Lisboa

#385327 | miguelmonteiro | 13 out 2017 17:45 | Em resposta a: #16600

Caros confrades:

Uma pessoa minha amiga, residente em Portugal, pediu-me para anunciar que tem estes livros, como novos, para venda:

- O Brasonário e a Cultura Hebraica de Moisés Espírito Santo.

- Anuários da Nobreza de Portugal, de 1985, tomos I e II.

(Os interessados deverão contactar com gel(arroba)sapo.pt.)

Cumprimentos,

Miguel

Nota: arroba significa @.

Resposta

Link directo:

II-Judeus em Portugal: Cristãos-novos em Lisboa

#385615 | miguelmonteiro | 20 out 2017 17:38 | Em resposta a: #385327

Pediram-me para informar de que o tomo I já foi vendido.

Resposta

Link directo:

II-Judeus em Portugal: Cristãos-novos em Lisboa

#410043 | SarahDavid | 29 nov 2018 01:55 | Em resposta a: #16600

Senhor Paulo Tavares.
Boa noite!

A última informação sobre minha avó portuguesa foi dada pela minha mãe, praticamente no seu leito de morte é, que, na verdade, a mesma era judia; filha do judeu David Lopes da Silva e Amélia Lima da Silva (1800-1900), morador em Lisboa e era chamado de Capitão David. Gostaria muito de ter informações mais concretas sobre tais fatos. Achei coincidência os nomes das pessoas de sua postagem. Seria uma esperança?

Resposta

Link directo:

II-Judeus em Portugal: Cristãos-novos em Lisboa

#425865 | luisdaparede1 | 24 jul 2020 02:01 | Em resposta a: #16803

sou descendente de cristao novos que tiveram entre 1900 e 1700 em Lumiar e Carnide. Tem alguma pesquisa feita neste sentido? obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 09:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen