Pedido de opinião - Serão filhos do mesmo casal?!

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Pedido de opinião - Serão filhos do mesmo casal?!

#340936 | PP | 14 jan 2014 11:50

Caros confrades,

Gostaria de contar com a vossa opinião sobre a análise do seguinte:

Na freguesia de São Martinho de Recesinhos, Penafiel, em 1686, surgem dois assentos de baptismo seguidos, a saber:

Ângela, f.ª de Luís de Campos e de Ana de Sousa, moradores no Ribeiro, n. a 19.08.1686, e b. a 22.08.1686, sendo pp. André da Rocha, da freg.ª de S. Mamede

e Gregório, f.º de Luís de Campos e de Ana de Sousa, moradores no Ribeiro de Cima, n. a 03.09.1686, e b. a 08.09.1686, sendo pp. André da Rocha, da freg.ª de S. Mamede.

Serão mesmo dois casais distintos?!!

Haverá aqui algo estranho? Erro do pároco nos nomes... Ou será possível que fossem gémeos e nasceram em alturas diferentes?

É certo que os lugares são algo «diferentes»... Mas até o facto do padrinho de baptismo ser o mesmo, deixa-me algo «baralhado» e pleno de dúvidas.

Ver em: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=751677, ficheiro 0113.tif, fólio esquerdo, assentos n.ºs 2 e 3.

Agradeço a vossa opinião.

Grato, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de opinião - Serão filhos do mesmo casal?!

#340949 | tmacedo | 14 jan 2014 17:43 | Em resposta a: #340936

Caro confrade PP,

Só uma observação mais detalhada esclarecerá a sua dúvida. Pelo que vejo no assento, tenho dúvidas no nome da mãe do Gregório - não me parece claro que seja Ana de Sousa. A ser assim poderá ter existido um Luis de Campos casado com Ana de Sousa, morador no Ribeiro. E um homónimo casado no Ribeiro de Cima.

Veja que no 4º assento a mãe é uma Maria de Campos. Parece ser uma paróquia com muitos ... Campos.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de opinião - Serão filhos do mesmo casal?!

#340951 | PP | 14 jan 2014 17:58 | Em resposta a: #340949

Caro confrade António Taveira,

Muito obrigado pela sua atenção.

Também não me parece claro, mas julgo ler, salvo melhor opinião, «Anna d Souza».

Sim, há muitos Campos nesta freguesia.

O meu problema é que parece não existir os registos de casamento entre 1666 e 1680 na dita freguesia, que poderiam dissipar dúvidas.

Tenho que ler mesmo tudo... Talvez nos óbitos apareça, quem sabe, alguma indicação.

De momento, encontro 6 filhos de Luís de Campos e de Ana de Sousa, cujos pais são dados, ora do Lugar do Ribeiro, e outros do Lugar do Ribeiro de Cima...

Espero não ficar «encravado» neste ramo.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de opinião - Serão filhos do mesmo casal?!

#340960 | jaboo | 14 jan 2014 19:47 | Em resposta a: #340936

Caro PP,

Eu tamberm leio Anna de Sousa em ambos os registos. Se o Ribeiro e o Ribeiro de cima foram dois lugares diferentes nesta freguesia, entao a conclusao para mim sera que existiram dois casais "Luis de Campos e Ana de Sousa" um a viver no ribeiro e outro no ribeiro de cima. Casais tao homonimos como este sao raros ... razao pela qual a meu ver o padre referiu o lugar onde esses casais viviam para podermos diferencia-los.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de opinião - Serão filhos do mesmo casal?!

#340972 | PP | 14 jan 2014 21:24 | Em resposta a: #340960

Caro confrade João Braz,

Para mim também é inédito, e eu tenho por bom hábito ler tudo... E como se pode constatar, ainda bem que o faço.

Também considero significativa a distinção que o pároco fez quanto ao lugar, mas o facto de terem o mesmo padrinho de baptismo e, ainda por cima, ele ser de uma freguesia contígua, deixou-me cheio de dúvidas.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 02:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen