Pedreira de Brito

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Pedreira de Brito

#341056 | mtekas | 16 jan 2014 12:48

Olá Caros genealogistas

Procuro elementos da minha ascendência, nomeadamente com o apelido PEDREIRA DE BRITO, a minha trisavó chamava-se Maria das Dores Pedreira de Brito, natural de Vila Nova de Cerveira, e nasceu no ano de 1841, filha de António Manuel Pedreira de Brito e de Umbelina Rosa Souza Coelho, seu pai era natural de Ferreira - Coura (Penso que seja Paredes de Coura) e sua mãe natural de Vila Nova de Cerveira.
A Maria das Dores casou com José Joaquim Martins Lima, natural de Campos, Vila Nova de Cerveira e tiveram três filhos, nascidos em Viana do Castelo, Ele era professor de gramática de latim e deu aulas em caminha, altura que se casou e depois deu aulas em Viana do Castelo.
Se alguém tiver conhecimento dos ascendentes da minha trisavó, agradeço toda a informação que me possam transmitir.

Cumprimentos


Teresa Sousa

Resposta

Link directo:

Pedreira de Brito

#350674 | Teresa Sousa | 28 set 2014 15:04 | Em resposta a: #341056

Caros confrades

Procuro elementos da Família apelido Pedreira e apelido Brito, desde que façam ligação com os elementos que possuo.
Vejo que já existe muita informação a Família "Pedreira", penso que dos elementos que li não tenham qualquer ligação com os meus ascendentes. apesar de serem do Minho.
A minha Trisavó chamava-se Maria das Dores Pedreira de Brito, era natural de Vila Nova de Cerveira e casou no dia 6 de Fevereiro de 1868, com José Joaquim Martins de Lima, que era natural de Campos, Vila Nova de Cerveira (Professor de Gramática e deu aulas em Viana do Castelo).
Os pais de minha trisavó chamavam-se António Manuel Pedreira de Brito e Umbelina Rosa de Sousa coelho, o seu pai natural de Ferreira, Concelho de Coura (penso que seja Paredes de Coura).

Se alguém me puder dar informações agradecia.

Teresa Sousa

Resposta

Link directo:

Pedreira de Brito

#351324 | Helena Brito | 17 out 2014 09:26 | Em resposta a: #341056

Teresa Sousa
Envio-lhe um abraço como parente. Os seus tetravós António e Umbelina são meus trisavós. Nos meus apontamentos ele foi cirurgião em Cerveira e faleceu em 1867. Filho de Francisco Bento Pedreira de Brito, também cirurgião. Não sei o nome da mãe mas talvez possa vir a descobri-lo. O casal António e Umbelina teve 14 filhos, a maioria morreu cedo, só 4 terão constituído família: a sua trisavó Maria das Dores nascida a 8 de Setembro de 1838, casou com José Joaquim Martins Lima; Matilde, n. 27 de Abril de 1840, c. com Francisco Vieira Alves Pereira (ou Silva Pereira), funcionário da Alfândega; José Tristão, professor primário, n. 7 de Outubro de 1848, c. com Zulmira Alfredo (ou Alfreda) da Cunha; a minha bisavó Erminda das Dores, professora primária, n. 25 de Outubro de 1850, c. com Manuel Francisco Fernandes Pereira (não Pedreira) de Brito.
Não sei a filiação de Umbelina Rosa de Sousa Carvalho (é este o nome que tenho). Teve duas tias freiras no convento de Santo António de Caminha, Rita (de Jesus?) e Maria das Dores, que terá sido abadessa. Foram das últimas freiras do convento.
Quando puder passo no Arquivo Distrital a ver o que encontro, mas os registos paroquiais antigos, se existirem, não costumam ter muita informação.

Resposta

Link directo:

RE: Pedreira de Brito

#351404 | Teresa Sousa | 19 out 2014 19:32 | Em resposta a: #351324

Boa noite Helena de Brito, fiquei muito feliz por encontrar alguém com ligação à família. Eu estou a fazer a árvore da família. De vez enquanto vou até ao Arquivo de Viana do Castelo. O que me tem dificultado de dar continuidade é viver longe, apenas vou a Viana quando estou de férias. A maioria da família é do Minho. Muito obrigada pela informação, eu pouco sei sobre esta linha que agora vou iniciar. Agradeço toda a colaboração.

Resposta

Link directo:

Pedreira de Brito

#351446 | Teresa Sousa | 20 out 2014 23:00 | Em resposta a: #341056

Boa noite Helena Brito

Fico feliz por saber que pertence à mesma linha que a minha, é sempre agradável conhecer pessoas da família.
Queria que me tirasse uma dúvida, eu tenho uma listagem de nomes da família que o meu avô deixou, e está escrito o seguinte: Bisavós paternos - Dr. José Luís Gomes de Brito Pedreira (médico da casa real), casado com a Baronesa de Santiago, D. Maria Teresa.
Tenho efetuado várias pesquisas e nunca encontrei nada sobre os mesmos.
Eu tenho o casamento da minha Trisavó com o meu trisavô e na realidade é António Manuel Pedreira de Brito, natural de Ferreira, (Coura), penso que seja de Paredes de Coura, penso que o meu avô escreveu mal os nomes dos bisavós.
Caso tenha mais informações sobre os mesmos, agradecia.
Quando for ao Arquivo de Viana do Castelo, vou procurar os nascimentos, pelas datas que me indicou, já me deu uma grande ajuda, apesar das indicações, junto sempre o documento comprovativo das datas.
Tenho dificuldades em me deslocar a Viana uma vez que vivo na zona do grande Porto, apesar de ter nascido em Viana do Castelo e, trabalho na cidade do Porto.
Dia 29 irei até Viana ao cemitério e sigo em direção a Campos, para ir ao cemitério à campa do meu trisavô José Joaquim Martins de Lima, onde estão sepultados os meus avós e vou aproveitar ir à Conservatória do Registo Civil para levar mais uns documentos.
Beijinhos

Teresa Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Pedreira de Brito

#351497 | Helena Brito | 22 out 2014 17:17 | Em resposta a: #351446

Boa tarde Teresa
Deve haver algum engano no apontamento do avô. O antepassado Francisco Bento teve também uma filha cujo nome desconheço e casou com um senhor de apelido Bacelar, sendo pais de José Avelino Pedreira Bacelar (casado em Paredes de Coura) e de Emília Pedreira Bacelar (casada com Mâncio Rosa Botelho, de Ponte de Lima que foi notário em Monção). Também me parece indispensável que apontamentos de família ou informações doutros lados sejam filtrados pelos registos, mas de momento estou com pouca disponibilidade para ir ao Arquivo.
Um abraço
Helena

Resposta

Link directo:

Pedreira de Brito

#351513 | Teresa Sousa | 23 out 2014 00:25 | Em resposta a: #341056

Boa noite Helena

Eu já tinha verificado que o nome estava errado, mediante o assento de casamento de minha Trisavó Maria das Dores, que obtive no Arquivo de Viana. No casamento refere a idade que tinha na altura e fiz as contas e lá fui ver mais ou menos pela data que eu julgava ser o nascimento, não o tendo conseguido, como me deu outra data, quando lá for a Viana vou verificar, apesar do livro já não se encontrar em condições de consulta, as funcionárias deixaram consultar. Já me deu uma valiosa informação e quando eu souber mais elementos, também irei transmitir à Helena
Quanto aos últimos nomes que referiu, já verifiquei que existem e como tenho pouco tempo, vou fazendo aos poucos as minhas pesquisas.
Agradeço toda a informação que me transmitiu
Beijinhos
Teresa Sousa.

Resposta

Link directo:

Pedreira de Brito

#355982 | Teresa Sousa | 21 mar 2015 15:46 | Em resposta a: #341056

Boa tarde Helena Brito

Dando continuidade à sua informação que para mim foi fundamental para dar continuidade às minhas pesquisas. Foi recentemente publicado um livro digitalizado em online de Vila Nova de Cerveira, onde encontrei elementos de interesse para a continuação de minhas pesquisas. Encontrei alguns filhos do casal ANTÓNIO MANUEL PEDREIRA DE BRITO E UMBELINA ROSA SOUSA COELHO. (Meus tetravós)
O ANTÓNIO MANUEL PEDREIRA DE BRITO era filho de Francisco Bento Pedreira de Brito e de Gertrudes da Cunha e a UMBELINA ROSA era filha de João Baptista de Sousa Carvalho e de Florência Arminda de Sousa Coelho. (Penso que seja este nome próprio, é um pouco difícil de se ler).
O Meu tetravô faleceu em Vila Nova de Cerveira em 27/12/1867, com 84 anos de idade.
Encontrei os seguintes filhos:
CÂNDIDA DE JESUS - 05/07/1943 - Faleceu em 21/01/1869
JOSÉ TRISTÃO - 07/12/1848
ARMINDA DO ROSÁRIO - 25/10/1850
EMÍLIA DAS DORES - 04/12/1841
JÚLIA CÂNDIDA - 17/02/1845
JOSÉ AUGUSTO - 17/09/1852
JÚLIA DAS DORES - 12/07/1854
GUILHERMINA - 08/09/1856
Por ora apenas tenho esta informação, vou dar continuidade às minhas pesquisas e vou informando.
Tenha um óptimo fim de semana.
Um abraço
Teresa Sousa

Resposta

Link directo:

Pedreira de Brito

#356061 | Teresa Sousa | 23 mar 2015 19:15 | Em resposta a: #351497

Boa tarde Helena Brito

Dando continuidade à sua informação que para mim foi fundamental para dar continuidade às minhas pesquisas. Foi recentemente publicado um livro digitalizado em online de Vila Nova de Cerveira, onde encontrei elementos de interesse para a continuação de minhas pesquisas. Encontrei alguns filhos do casal ANTÓNIO MANUEL PEDREIRA DE BRITO E UMBELINA ROSA SOUSA COELHO. (Meus tetravós)
O ANTÓNIO MANUEL PEDREIRA DE BRITO era filho de Francisco Bento Pedreira de Brito e de Gertrudes da Cunha e a UMBELINA ROSA era filha de João Baptista de Sousa Carvalho e de Florência Arminda de Sousa Coelho. (Penso que seja este nome próprio, é um pouco difícil de se ler).
O Meu tetravô faleceu em Vila Nova de Cerveira em 27/12/1867, com 84 anos de idade.
Encontrei os seguintes filhos:
CÂNDIDA DE JESUS - 05/07/1943 - Faleceu em 21/01/1869
JOSÉ TRISTÃO - 07/12/1848
ARMINDA DO ROSÁRIO - 25/10/1850
EMÍLIA DAS DORES - 04/12/1841
JÚLIA CÂNDIDA - 17/02/1845
JOSÉ AUGUSTO - 17/09/1852
JÚLIA DAS DORES - 12/07/1854
GUILHERMINA - 08/09/1856
Por ora apenas tenho esta informação, vou dar continuidade às minhas pesquisas e vou informando.
Tenha um óptimo fim de semana.
Um abraço
Teresa Sousa

Resposta

Link directo:

Pedreira de Brito

#356131 | Helena Brito | 25 mar 2015 20:07 | Em resposta a: #356061

Boa noite Teresa
Muito obrigada pelas notícias. Foi muito cómodo terem ficado acessíveis esses livros, de ruim leitura. Encontrei:
Nascimento de Matilde - 22/04/1840
Óbito de José Augusto - 17/12/1870
Óbito de Florência Herminda de Sousa Coelho - 18/02/1876 (identificada como filha de José Maria Coelho e de Umbelina Rosa, tendo deixado quatro filhos e netos doutra filha).
A Arminda do Rosário é a minha bisavó Erminda das Dores. Foi este o nome que me foi transmitido. Não sei como se deu a transformação, mas dada a relação com o nome de Florência Herminda, talvez tenha havido erro no registo do batismo e trataram de o corrigir no decurso da vida. No assento de casamento (15/12/1871) vi que assinou Erminda e no registo do 1º filho (Adriano Augusto, 28/11/1872) já no texto o pároco escreveu Herminda do Rosário. Os outros filhos nasceram em Coura.
Aparece também um padrinho, Frei Henrique José da Vitória Sousa, que deduzo fosse irmão da Florência e possivelmente das duas freiras do convento de Caminha.
Segundo os meus apontamentos,António e Umbelina antes da Matilde já teriam tido uma Benedita que faleceu de 11 dias, José de Aquino f. 7 anos e outra Benedita f. 13 anos. Entre a 1ª Júlia e o Tristão, Zulmira que durou 19 meses. Não tenho datas.
Um Abraço
Helena

Resposta

Link directo:

Pedreira de Brito

#356275 | Teresa Sousa | 29 mar 2015 22:50 | Em resposta a: #356131

Boa noite Helena

Obrigada pela informação, para mim é fundamental para dar continuidade às pesquisas.
Hoje andei a ver os livros e localizei o óbito de FRANCISCO BENTO PEDREIRA DE BRITO, faleceu em 15/09/1815.
Pena que ainda não estão digitalizados os livros de correspondentes ao que nos interessa, assim facilitava.
Desejo-lhe uma óptima semana e uma feliz Páscoa.
Um abraço
Teresa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jun 2024, 15:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen