Apelido Montez

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Hispânia | Pessoas | Regiões

Apelido Montez

#341065 | Miguel Leal | 16 jan 2014 15:41

Caros confrades:

Em Portugal o apelido Montez não é muito generalizado. A maior dos que o possuem são provenientes da zona de Santarém, dos seus arredores, ou de aldeias do concelho de Rio Maior. Também no Norte, na zona do Douro - Mesão Frio - existe pelo menos uma família conhecida. Alguns destes Montez pensam ser originários de Espanha, outros talvez tenham o nome originado em alguma alcunha. Em Portugal o apelido tem pelo menos duas grafias: Montez, ou Montês. Contudo, em Espanha o apelido escreve-se "Montes", mas pronuncia-se "Montez". As minhas perguntas são: já algum de vós conseguiu fazer a ligação entre os Montez durienses e os ribatejanos? Parece-vos que o apelido é originário de Espanha, e a sua ortografia foi aportuguesada para "Montez", para assim estar mais perto da fonética original?. Sabemos que o escudo de armas desta família é de origem espanhola, e é muito semelhante ao dos Ayalas. O que os parece e que pistas sugerem?

Cumprimentos,

Miguel Leal

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Montez

#341067 | Miguel Leal | 16 jan 2014 15:47 | Em resposta a: #341065

Cometi duas gralhas na mensagem anterior. Quis dizer: "A maior parte dos que o possuem" (...) e "o que vos parece'?".

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Montez

#341068 | evieira | 16 jan 2014 16:25 | Em resposta a: #341065

O apelido Montez/Montês terá, de resto como a generalidade dos apelidos portugueses, várias origens. Ou seja, será erro fazê-las a todas descendentes de um só ramo.
Estudei o caso de uma família Montez/Montês de Valongo, cujo apelido surge a partir do final do sec.17. Neste caso, este originou-se provavelmente a partir da evolução da alcunha (Montanhão) usada pelos pais e avós dos primeiros montezes. Possivelmente adoptaram "Montez" por soar "melhor" que "Montanhão", quem sabe..
Cps.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Montez

#341071 | Miguel Leal | 16 jan 2014 16:54 | Em resposta a: #341068

Obrigado evieira. Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Montez

#341081 | CAPICUA | 16 jan 2014 20:38 | Em resposta a: #341065

Caro Miguel Leal

O seu tópico interessa-me particularmente, uma vez que carrego o apelido Montez (Santarém-Várzea)
Curiosamente é também o ramo de família de que disponho menos informação, uma vez que quase não encontros parentes! No entanto a grafia que tenho encontrado é sempre Montez.
Caso consiga desenvolver este assunto, agradeço que vá dando notícias aqui no fórum.
Cumprimentos,

Ana Montez de Moura

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Montez

#341082 | Miguel Leal | 16 jan 2014 20:56 | Em resposta a: #341081

Cara Ana Montez de Moura,


Eu também possuo, entre outros, o apelido Montez, que me vem de uma avó paterna. O meu bisavô Montez veio para o Cartaxo nos finais do século XIX, e era originário da aldeia de Outeiro da Cortiçada, concelho de Rio Maior.

Cumprimentos,

Miguel Leal

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Montez

#341133 | JCC | 17 jan 2014 23:48 | Em resposta a: #341082

Eu tenho vários Montez em meados do séc XVIII e anos seguintes, alguns baptizados em S. salvador de Santarém, não si se vos interessam.
Cumprimentos
João Cordovol Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Montez

#341224 | Miguel Leal | 20 jan 2014 09:27 | Em resposta a: #341133

Caro, João Cordovil Cardoso,

Eu tenho os Montez estudados até aos tetravós, inícios do século XIX, e não consegui remontar mais no tempo, pois para a freguesia em causa, não existem registos paroquiais anteriores. Sim, estou interessado em conhecer esses Montez, "alguns deles baptizados em S. Salvador de Santarém". Se fizer a amabilidade pode enviá-los para a direcção mnsml70@hotmail.com. Os meus Montez andaram por várias aldeias de Rio Maior e do concelho de Santarém. Pode ser que haja alguma coincidência e algum nome que se repita.


P.S. Parece que o mundo é de facto pequeno, e Portugal ainda mais. A minha madrinha de baptismo, Maria José de Matos Fernandes Duarte Silva, e minha prima, casada com o meu primo António Luís de Victoria Pereira Serzedelo de Almeida, é sua prima.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Montez

#341263 | MCNN | 20 jan 2014 20:21 | Em resposta a: #341224

Caro Miguel Leal


Se consultar a página da paróquia de Salvador (Santarém)

http://digitarq.adstr.dgarq.gov.pt/details?id=1005040

Poderá ler o seguinte:

"Existência e localização de cópias

...

Portugal, Arquivo Distrital de Lisboa, duplicados de registos de batismos, casamentos e óbitos, 1860-1910, microfilmes de originais de registos de batismos, casamentos e óbitos, 1625-1852 (rolo: SGU 1769-1772), microfilmes de duplicados de registos de batismos, casamentos, óbitos e legitimações, 1860-1910 (rolo: SGU 1910-1913)

Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, microfilmes de originais de registos de batismos, casamentos e óbitos, 1625-1852 (rolo: SGU1769-1772), microfilmes de duplicados de registos de batismos e casamentos, 1860-1910 (rolo: SGU 1910-1912)"


Da leitura deste trecho, quer-me parecer que encontrará registos anteriores ao séc XIX na Torre do Tombo em Lisboa.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Montez

#349292 | I Rodrigues | 15 ago 2014 17:40 | Em resposta a: #341224

Caro Miguel Leal

Também tenho Montez na família (ver post mais antigo) originários da freguesia das Abitureiras, Santarém, e gostaria de lhe perguntar se pode partilhar a sua recolha sobre esta família. O meu email é isabelbotelho.mo@gmail.com

Atentamente

Isabel Rodrigues

Resposta

Link directo:

Apelido Montez

#349295 | nfctf | 15 ago 2014 18:20 | Em resposta a: #341065

Boa tarde

por acaso não terá nenhuma referência a Feliciano Montez, natural de Abitureiras / Santarém e casado com Theresa Lourença? A referência que tenho é que foi pai de José Feliciano de Barros que casou em 1780 em Nossa Senhora do Pópulo /Caldas da Rainha..

Nuno

Resposta

Link directo:

Apelido Montez

#355821 | crismontez | 18 mar 2015 01:09 | Em resposta a: #341065

Sou da família Montez e tenho rastreio dos meus avós e bisavós às freguesias de Moçarria e Secorio em que eram trabalhadores rurais. Em Espanha para além das referências a origens no bispado de Tuy , encontram-se também referências a várias famílias Montez localizadas nas Astúrias.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 03:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen