viscondessa do Tortuzendo, descendência

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Famílias

viscondessa do Tortuzendo, descendência

#16609 | 1947 | 03 fev 2002 16:10

Maria do Resgate Esteves da Fonseca e Carvalho Freire Pignatelli, vincondessa deste títº,nasceu no Fundão a 13-12-1829, fª do Dr. José Maria Esteves de Carvalho e de sua mer D. Rita Eugénia de Cassia Xavier da Fonseca Pinto.
Casou em S. Vicente da Beira a 29-6-1846 com Joaquim da Cunha Freire Da Gama Falcão Pignatelli, fº de João Robalo da Cunha Pignatelli da Gama, sargento-mor de S. Vicente da Beira (17-2-1809) e de sua mer D. Brites Marcelina Correia Freire Falcão. Tiveram:
1 - D. Maria Amália da Cunha Freire Pignatelli,b. S. Vicente da B. a7-9-1847. Casou com o Dr António Duarte da Fonseca Fabiâo, da casa da Barroca, em Oleiros, com geração actual parcialmente conhecida.
2 - D. Maria Ludovina, b. 23-1-1852, idem, s.m.n.
3 - D. Maria Benedita, b. 25-10-1853, idem,s.m.n.
4 - D. Maria Josefina, b. 7-4-1855,s.m.n.
5 - José da Cunha Pignatelli, b. 23-10-1856, casou com sua sobrinha D. Maria do Céu, fª do casal nº 1 supra, s.m.n.
6 - D. Maria da Piedade, b. 27-10-1857, idem, s.m.n.
7 - D. Maria da Luz, b. 9-11-1862, idem, s.mn.
8 - Joaquim Guilherme da Cunha Pignatelli, b. 9-11-1862, s.m.n.
9 - D. Maria do Resgate, b. a 3-8-1867, idem, com descendência parcialmente conhecida.
Peço auxílio para actualizar a descendência da viscondessa do Tortuzendo. Muito obrigado
Manuel Lamas de Mendonça.

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#16643 | jaf | 04 fev 2002 05:10 | Em resposta a: #16609

Caro Manuel Lamas de Mendonça

Alguma descendência terá deixado algum dos irmãos (5 ou 8) já que José Taborda Marrocos da Cunha Pignatelli descendia por varonia do casal por si referido.
Das linhas Carneiro de Almeida e Pignatelli Megre saberá decerto bem mais do que eu.

Com os melhores cumprimentos,
João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#16670 | tomascc | 04 fev 2002 19:06 | Em resposta a: #16609

finalmente apanhado no forum! um abraço do genro.

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#16949 | FJCSAC | 09 fev 2002 01:12 | Em resposta a: #16609

Caro Manuel Lamas de Mendonça

Um filho do meu Tio avô de nome Alberto Vaz de Carvalho,de Casegas casou com Maria Celeste Nunes Fabião Pignatelli de Silvares(Fundão).

Da certidão de nascimento desta(12.1.1900),fiquei a saber que era filha António Duarte da Fonseca Pignatelli, de S. Vicente da Beira e de Maria Nunes Crespo de Silvares,neta paterna de António Duarte da Fonseca Fabião e de Maria Amália da Cunha Freire Pignatelli "da Fonseca" ,talvez por seu marido e por si referidos e que desconhecia.

Uma da filhas,ver o Genea ,(minha elaboração e pesquisa)casou com um primo Antonio Pignatelli Fabião,natural de Arrabaldes de Oleiros(11.4.1920),filho de Jaime Duarte da Fonseca Fabião irmão do acima referido (e portanto neto da dita Viscondensa)e de Maria da Cunha Pignatelli da Fonseca,esta filha de José da Cunha Freire Pignatelli e de Maria do Ceú da Fonseca Cunha Pignatelli.

Esta genealogia ainda não está no Genea ,mas já dei informação ao mesmo sobre a mesma.

Foi intressante alguém se interessar por esta família,que para além,de estar ligada á minha, parece,que nesta linha a de Maria Ámalia,acabaram em Palma Ruivo.

Já que está a par desta Gente,meus parentes,agradecia qualquer informação sobre o nome Fabião de onde poderá ter surgido.

Um Abraço

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#16965 | FJCSAC | 09 fev 2002 15:08 | Em resposta a: #16609

Caro Manuel Lamas de Mendonça

Estive a verificar as certidões de nascimento e delas resultam e das informação que deu que:

-I-António Duarte da Fonseca Fabião cc Maria Amália da Cunha Freire Pignatelli e tiveram pelo menos:
1.II-Antonio Duarte da Fonseca Fabião (s,Vicente da Beira) cc Ana dos Prazeres Nunes Crespo (Silvares)e tiveram pelo menos:
1.III-Maria do Ceú Nunes Fabião Pinatelli nas cida em Silvares a 12.1.1900 e casou com Alberto Vaz de Carvalho, e tiveram:
1.IV-Maria Fernanda Fabião Pignatelli de Carvalho * Silvares 18.9.1923 cc António Pignatelli Fabião ss ,abaixo.
2.IV-Maria Helena Fabião Pignatelli de Carvalho * 31.1.1936 Silvares cc José Maria da Palma Ruivo cs

2.II-Jaime Duarte da Fonseca Fabião natural de S.Vicente da Beira (e com 37 anos de idade quando nasceu o seu filho abaixo)cc Maria da Cunha Pignatelli da Fonseca,também natural de S.Vicente( com 25 anos)
2.III-António Pignatelli Fabião,nascido em 11.4.1920,no Arrabalde de Oleiros,freguesia de Castelo Branco cc com Maria Fernanda Fabião Pignatelli de Carvalho acima referida.
3.II-Maria do Ceú da Fonseca Cunha Pignatelli (filha destes,conforme informação sua)cc José da Cunha Freire Pignatelli (seu Tio e filho da Viscondessa)e teve pelo menos Maria da Cunha Pignatelli da Fonseca acima referida.

Penso estarem agora,mais sistematizados os dados que tenho.

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#16966 | 1947 | 09 fev 2002 15:39 | Em resposta a: #16949

Meu Caro Francisco Aleluia
Até que enfim encontro um descendente "perdido" da viscondessa. NÃO SE IMPORTA DE ME ENVIAR TUDO O QUE TENHA Sobre os seus. Passo a responder-lhe:
A casa de Oleiros, bonita casa solarenga com uma boa capela, está na posse ( estava nos anos 1970) da família ( já não recordo quem), mas completamente abandonada.
O Dr Antonio Duarte da Fonseca Fabião, lic. em Direito ( Un Coimbra). Nasceu em Oleiros 1839, e casou-se em 1869 ( S, Vicente da Beira) com D. Maria Amalia Freire da Cunha Pignatelli.
Era uma figura curioa, grande proprietário, mas pouco dado a grandes esforços...governava a família com mão de ferro e mulher e filhos tinham um medo dele que se pelavam. Devo estas informações a quem o conheceu ainda, estou a ficar velho...
Era fº de Fabião António Leitão (irmão da 1ª viscondessa de Tinalhas) que casou com D. Maria Rita da Fonseca, cuja ascendência nunca estudei, mas julgo que estes Fonsecas é que tinham a casa de Qleiros.
Neto de Fabião Francisco Leitão Guedelha, nat do Orvalho ( B. Baixa)e de sua 3ª mulher D, Ana Máxima Ribeiro.
Bisneto de João António Leitão, bap. no Orvalho a 11-3-1776, e de sua mer Cecília Francisca, fª de Joaão Martins, de Cambra, e de sua mer Cecília Francisca, do Orvalho.
Trineto de António Mateus, de Vilarinho, Vilar Barroco, e de sua mulher D. Isabel Francisca, irmã do Rvdo Dr. Fabião Francisco Guiedelha, certamente pertencendo aos Leitôes Guedelhas tratados por Alão De Morais, na sua Pedatura Lusitana ( edição dos Carvalhos de Basto, Vol III, p. 128. Fica para si o trabalho de saber como entroncam, o que deve ser fácil, até porque existirá no ANTT na Leitura de bachareis
o prcosso do Dr. Fabião. Por hoje é tudo.
Cumprimentos cordiais do
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#16977 | FJCSAC | 09 fev 2002 21:00 | Em resposta a: #16966

Caro Manuel

Não sou descendente da Viscodensa do Tortozendo.

Acontece que um primo meu ,como lhe falei de nome,Alberto Vaz de Cravalho casou,pelos dados adicionais que aparecerem e informou,casou com uma neta da mesma e cuja filha Maria Helena Fabião Pignatelli de Carvalho cc com José Maria da Palma Ruivo teêm descendentes.

Estes Vaz de Carvalho de Casegas teêm origem nuns Vaz Freire de Casegas,que tiveram casa Armorida,quadrada e mediaval,ainda hoje existente,e uniram-se a uns Fernandes da Cunha de Silvares e do Ourondo.

Qual a origem dos Freires e Robalo Freire da Viscondessa?.

Sabe alguma coisa sobre este assunto?

Tenho uma parente Maria Vaz Freire de Casegas que casou com Francisco João Robalo do Fajão e dos quias nada sei.

Haverá alguma relação?.

E o Dr. José Maria Esteves de Carvalho,era de Caria?

Agradecia se tiver informação adicinal que ajudasse.

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#16978 | JPL | 09 fev 2002 22:11 | Em resposta a: #16609

exp

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#16979 | JPL | 09 fev 2002 22:15 | Em resposta a: #16609

Caro Manuel Lamas,

Não sou descendente da Viscondessa de Tortuzendo. No entanto, estou bastante interessado em conhecer a ligação desta senhora a uns antepassados meus de Niza. São eles o Dr.FRANCISCO DE ASSIS NOGUEIRA SALGADO DA SILVA FALCÃO e D. MARIA CRISTINA SAMPAYO DA FONSECA E EÇA, de quem descendem também os Cunhas Pignatellis de S. Vicente da Beira. Tenho um amuigo, o endocrinologista Prof. Dr. Duarte Pignatelli, que é muito provavelmente descendente da Viscondessa. Vou-lhe perguntar se sabe algo que o possa ajudar.

Um abraço,

Zé Pedro Leão

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#16984 | 1947 | 09 fev 2002 23:44 | Em resposta a: #16979

Cao Zé Pedro:
Pouco lhe posso adiantar sobre a sua pergunta.
A vicondessa do Tortuzendo era Fonseca por sua mâe, D. Rita Eugénia de Cassia Xavier da Fonseca Pinto. Esta senhora seia do Fundâo, e fª do Alferes-mor dessa vila Joaquim da Fonseca Pinto, que teve CBA ( Fonsecas e Pintos) a 23-6-1783, e de sua mer N...Ribeiro.
Neta de Manuel da Fonseca Pinto, alferes de cavª no Brasil e, depois, alferes-mor da comarca do Fundão, e de sua mer D. Rosa Jacinta Vaz Correia. Se isto lhe der alguma pista faça favor de dizer.
Cumprimentos do
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#16988 | 1947 | 10 fev 2002 00:25 | Em resposta a: #16977

Caro Francisco Álvares de Carvalho
Tanto os Freires como os Robalos da Viscondessa pertenciam ao marido, Joaquim da Cunha Freire da Gama Pignatelli, fº do sargento-mor de S. Vicente da Beira (17-2-1809)João Robalo da Cunha Pignatelli da Gama, nat. da Guarda, e de sua mulher D. Briter Marcelina Freire Correia Falcão. Esta senhora era fª do capitâo-mor da Idanha-a-Nova, Joaquim Marques Falcão, senhor do solar dos Falcões na mesma vila, e de sua merD. Josefa Marcelina Freire Correia. Por sua vez esta senhora era fª do sargento-mor de Monforte da Beira Alexandre José Pelote e se sua mer D. Maria Freire e aqui acabam os meus cnhecimentos sobre estes Freires.
Mas vamos a Robalos. João Robalo da Cunha, acima, era filho de João António Robalo da Cunha Pignatelli da Gama, da Guarda que casou a 6-3-1788, S. Vicente da Beira, Com D. Maria Benedita Simões Feio de Carvalho, admª da capela instituída pelo Lic. Manuel Simôes, neto de João António Robalo da Cunha Pignatelli de Figueiredo, que teve CBA ( cunhas pleno)a 4-12-1776 e foi monteiro-mor da cidade da Guarda, e de sua mulher D. Ana Dionísia Viçoso Baracho e Silva, da mesma cidade. Bisneto do capitão Silvestre de Figueiredo, que casou a 5-1-1733, em Sto Estevão, Sortelha, com D. Maria Xavier da Cunha Pignatelli, esta, fª do capitão Baptista da Cunha e Fonseca, Cavaleiro professo na Ordem de Cristo, da casa dos Cunhas de Sto Estevâo, e de sua 1ª mulher D. Josefa Robalo da Gama, com quem casara em Penamacor a 6-3-1707, D. Josefa Robalo da Gama. Esta D. Josefa era Fº do Mestre de campo e heroi da guerra da restauração Manuel Robalo Pignatelli, instituidor do morgado de Sta Luzia, com capela na matriz de Penamacor, e de sua mer D. Isabel da Gama Leitão, onde ainda hoje, na casa das àguas existe o frontespício dum livro com as suas armas.Neta paterna de Marcos Lopes da Maia do Amaral e de sua mer D. Maria Robalo. Esta D. Maria Robalo era fª do capitão de cavalos Lourenço Rodrigues Galvâo e de sua mer D. Brites Robalo, de Penamacor. D. Brites fª de Manuel Robalo, e neta do capitão-mor António de Proença, casado em Penamacor com D. Brites Robalo, fª do Dr. Manuel Robalo Freire, que trabalhou nas ordenações filipinas, razão pela qual Filipe I lhe mandou passae carta de desembargador, cargo que parevce não ter chegado a exercer. Este Dr, fº de Fernão Vaz Robalo, capitão-mor de Penamacor, casado com sua parenta Isabel Robalo Freire. Segundo os genealogistas este último capuitão-mor seria sobrinha do fidalgo biscainha Francisco Robalo (séc XVI) e mais não sei.
Cumprimentod do
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#17245 | FJCSAC | 15 fev 2002 01:12 | Em resposta a: #16984

Caro Manuel

Sabe alguma coisa sobre o marido da Viscn. Dr José Maria Esteves de Carvalho.

Parece-me que estes seriam de Caria?.

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#17441 | FJCSAC | 20 fev 2002 13:00 | Em resposta a: #16988

Caro Manuel Lamas de Mendonça

Depois de melhor ler os dados que indicou neste Forum,a Viscondessa era de nome de solteira Maria do Resgate Esteves da Fonseca e Carvalho,filha dos ditos Dr. José Maria Esteves de Carvalho e de Rita Eugénia de Cássia Xavier da Fonseca Pinto.Da ascêndencia da Mãe já indicou algumas pistas e do Pai, tem alguma informação sobres os seus ascendentes?.

Cordiais Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#17443 | FJCSAC | 20 fev 2002 13:04 | Em resposta a: #16979

Caro José Pedro Leão

Sou um bocado distraído e só agora reparei quem era.

Fora do Tópico,vinha perguntar-lhe se ainda está de pé a fotócopia do I Volume do NFP.

Um Abraço

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#17481 | JPL | 21 fev 2002 00:07 | Em resposta a: #17443

Caro Francisco,

É obvio que continua de pé. Devo-lhe as minhas desculpas por não ter tratado disso há bastante tempo conforme combinei consigo.

Um abraço,

Zé Pedro

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#17513 | 1947 | 21 fev 2002 23:33 | Em resposta a: #17481

Caros Amaral Frazão e Álvares de Carvalho
As minhas desculpas pelo atraso nas respostas do qual me penitencio
Amaral Frazão
De facto o documento do Zé Carneiro de Almeida (deve ser o Zè d'àfrica) é capaz de ter alguns lapsos. Como a genealogia não tem coutadas, muito pelo contrário, e eu até nem sou descendente da "nossa" viscondessa, e nmuito menos tenho veleidades de representações serôdias para os meus filhos, vamos lá a tentar melhorar um pouco o estado da questâo.
O marido da viscondessa, de sua graça Joaquim da Cunha Freire da Gama Falcão Pignatelli, nasceu na Idanha a Nova em 1820. Era fº de João Robalo da Cunha Pignatelli da Gama, sargento-mor de ordenanças de S. Vicente da Beira a 17-2-1809. Casou na Idanha a 28-10-1811 c. D. Brites Marcelina Correia Freire Falcão, fª de Joaquim Marques Falcão, capitão-mor da Idanha e sr. da casa edos Falcões dessa vila ( que há 20 anos ainda estava nas mãos dos Marrocos da Cunha Pignatelli, que, presumo, possam ser os representantes deste efémero viscondado) o qual casara na mesma, a 12-9-1788, com D. Josefa Marcelina Freire Correia.
Neto de João António Robalo da Cunha Pignatelli da Gama, que c. a 8-3-1788, S. Vicente da Beira, com D. Maria Benedita Simões Feio de Carvalho, fª do Dr. Cláudio António Simões, de S. Cicente, e de sua mer.D. Rita Teresa Feio Lemos e Carvalho. D. Maria Benedita administrou a capela instituída pelo Lic. Manuel Simões.
Bisneto de João António Robalo da Cunha Pignatelli de Figueiredo, monteiro-mor da cidade da Guarda, o qual teve C.B.A. a 4-12-1776 ( Cunhas, pleno, nem mais nem menos) e de sua mer D. Ana Dionísia Viçoso Baracho e Silva, da Guarda.
Trineto do capitão Silvestre de Figueiredo (fº de Manuel de Figueiredo e de sua mer Francisca da Mota, da freg. de S. Vicente, Guarda) que casou em Sto Estevão, Sortelha, a 5-1-1733 com D. Maria Xavier da Cunha Pignatelli, bap. na mesma a 31-9-1710.
Quarto neto, linha materna,
do capitão João Baptista da Cunha e Fonseca, cavaleiro professo na O. de Cristo, sucessor na casa dos Cunhas de Sto Estevão, casado pela 1ª vez a 6-3-1707, em Penamacor, com D. Josefa Robalo da Gama, fª de Manuel Robalo Pignatelli, mestre de campo, coronel de cavalaria da provincia da Beira, heroi da guerra da restauração ( Cfr. Bívar Guerra, in A casa da Graciosa), que instituiu com sua mer D. Isabel da Gama Leitão o morgado de Sta Luzia, com capela na matriz de Penamacor.
Quinto neto de Baptista da Cunha e Fonseca, administrador de uma capela instituída pelo Rdo António Botelho, prior de Panoias ( Não o consegui encontrar) e de sua mer D. Maria de Sousa e azevedo, de Penamacor.
Sexto neto do capitão Manuel da Fonseca que, num regº de bap. de 24-1-1672, Sto Estevão, é expressamente mencionado como pai de Baptista da Cunha Fonseca e Almeida, e de sua mer D. Luísa de Almeida. Não estudei estes Fonsecas.
Sétimo neto, linha fêmea, de Baptista da Cunha, baptizado a 6-6- 1589, em Sto Estevão, sendo pad o tio-avô materno Domingos Pires, alcaide
(pequeno?) da Sortelha. Não lhe conheço a mer.
Oitavo neto de Jerónimo da Cunha, irmão de D. Maria da Cunha, mer de Gaspar Pais e de António da Cunha, cas. em 1570, Sto Estevão, com Maria Fernandes, que casou ao redor de 1570, com D. Maria de Almeida, fª de Luís de Almeida, da Guarda, e de sua mer D. Brites de Proença.
Nono neto do senhor Francisco da Cunha, 1º senhor da casa dos Cunhas de sto Estevão. No seu óbito, a 15-1-1587, o pároco chama-lhe " senhor" Francisco da Cunha, mas acrescenta, desconfiado: " fidalgo que dizia ser da casa Real"...Sepultado na ermida de S.Sebastião, junto ao Santíssimo. e de sua mer Maria Pires, irmã do alcaide da Sortelha.
Décimo neto de Francisco da Cunha, escudeiro,a quem, em 1516, foi passada carta de contador e inquiridor da vila da Sortelha, ANTT, chancª de D. Manuel I, próprios, liv. 31, p. 101v.
E mais não consegui saber, nem toda a gente se entronca!

Álvares de Carvalho:
o Pai da viscondessa era o Dr. José Maria Esteves de Carvalho Ferreira, grande proprietário no Tortuzendo e administrador de uma capela instituída por sua avó D. Custódia Maria de Matos e Carvalho. Casou ( ás 6 horas da manhã!) de 20-2-1826, no Fundão com D. Rita Eugénia de Cássia Xavier da Fonseca Pinto, fª de Joaquim da Fonseca Pinto, alferes-mor do Fundâo e dela nat, que teve C.B.A ( Pintos e Fonsecas) a 23-6-1783,e de N...Ribeiro
Filho de João Rodrigues Antunes Esteves de Carvalho, monteiro-mor da vila de Sarzedo, capitão do 1º reg. de milicias da Guarda, Cavaleiro da O. De Santiago, que teve um padrão de tença de 12.000 reis a 8-8-1798 e C.B.A em 1797 ( Rodrigues, Antunes e Esteves, pois então) e de sua mer D. Maria Policarpa Xavier da Fonseca, do Fundão.
Neto de Manuel Rodrigues Antunes, capitão que teve o prazo de casal Dois (sic) e de sua mer D. Custódia Maria Esteves de Matos e Carvalho.
Bisneto paterno de Francisco Rodrigues Antunes e de sua mer Isabel Antunes. Bisneto materno de Manuel Esteves de Matos, governador da praça de Penha Garcia, e de sua mer. D. Maria Lourença Pereira. E mais não sei, mas agradeço colaboração
Cumprimentos amigos do
~Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#17516 | manuelr | 22 fev 2002 00:41 | Em resposta a: #17513

Caros Francisco Álvares de Carvalho,Manuel Lamas de Mendonça e Carlos Amaral Frazão:

Manuel Esteves de Matos Matos c 2ªvez c Maria Lourença Pereira era filho de Manuel Antunes de Matos, do Tortozendo e de Maria Esteves dos Santos, do Teixoso, onde casaram em 16-03-1667, neto paterno de António Antunes e de Catarina de Matos, do Tortozendo, irmã esta de João de Matos cc Isabel Esteves e de Pedro de Matos, naturais da Boidobra, de quem contudo não consigo saber os pais, que tb me interessam, já que João de Matos ( de Amaral)é tb meu avô.

Maria Lourença Pereira era filha de Manuel Lourenço e de Ana Rodrigues, viúva de Simão Barata, filho este de Manuel Álvares de Sequeira e de Maria Barata. Foram dispensados em 3º e 4º graus de consanguinidade, 3º e 4º de afinidade, 4º de consanguinidade e 4º de afinidade(!). Deles foi filha Custódia, mãe de João Rodrigues Antunes Esteves de Carvalho, que teve CBA de Rodrigues, Antunes, Esteves( pois então!tb concordo consigo)e também de Matos, em vez de Carvalho.

O Capitão Manuel Esteves de Matos foi casado 1ª vez com Catarina Antunes, filha de Simão Heitor e de Isabel Antunes, dispensados em 3º e 4º graus de consanguinidade, pais de Maria Esteves de Matos cc Diogo Rodrigues, viúvo de Maria Fernandes de Melo e filho de Diogo Rodrigues e de Maria Folgado, 1ª mulher.

Maria Esteves dos Santos cc Manuel Antunes de Matos, do Teixoso, era filha de António Esteves e de Helena Fernandes, neta pat de Francisco Esteves e de Guiomar Lopes, mat de Manuel Fernandes e de Maria Fernandes.

É o que tenho. Se entretanto souberem quem são os pais de Catarina de Matos, irmã de João de Matos, agradecia a informação.

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#17520 | 1947 | 22 fev 2002 01:35 | Em resposta a: #17516

Caro Manuel da Silva Rolão
Muito e muito obrigado pelas suas preciosas informações que vieram confirmar aquilo de que eu já suspeitava. A C.B.A do honrado João Rodrigues Antunes Esteves de Carvalho, que está na minha respeitosa posse, junto com outras do mesmo calibre, poderá ser considerada uma espécie de carta de mercê nova que recorre á heráldica de famílias homónimas sem a diferençar. Prática um pouco trapalhona e confusionista da qual não veio mal ao mundo em geral, e muita satisfação particular. Nihil novum sub sole
Cumprimentos agradecidos do
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#17540 | jaf | 22 fev 2002 19:24 | Em resposta a: #17513

Caros Manuel Lamas de Mendonça, Francisco Álvares de Carvalho, Manuel da Silva Rolão

Assim está óptimo. Pondo agora eu as cartas que tenho na mesa:

I — Cunha Pignatelli

Sabia da existência de João António Robalo da Cunha Pignatelli de Figueiredo, da CBA e da sua ascendência , mas desconhecia o nome da mulher. Por outro lado tinha um quase homónimo (apenas sem o #Figueiredo#) casado com D. Ana Dionísia Viçoso Baracho e Silva, pais de uma D.Maria Xavier da Cunha Pignatelli cc José da Cunha Freire (irmão duma minha avó). Graças à sua informação, que muito agradeço, sei agora que os dois são afinal um só.
Os filhos que conheço deste último casal são, caso interesse, os seguintes: João da Cunha Robalo Pignatelli, que herdou o ofício paterno e de quem não tenho mais notícia; Joaquim da Cunha Freire Robalo Pignatelli da Gama Sotomayor (na versão expandida do nome, que muito se assemelha a alguns do ramo Tortosendo), bacharel em leis pela UC, cc sua prima D.Maria José da Cunha Tavares Osório, senhora da casa dos Cunhas em Stº Estêvão e com geração pelo menos em parte conhecida (cf. Carvalhos de Basto, vol. II, p.198 …); D.Ana Augusta da Cunha Pigantelli e Gama, dotada (12.12.1813, chanc D.João VI: livro 18, fº 78vº) para casar com Bernardino do Amaral Sousa de Meneses. Smn.

Irmãos do armoriado João António conheço os seguintes, todos baptizados na freg. de S.Vicente da Guarda (Mistos 5):
1. Josefa (n. 1737, não tenho nem dia nem mês; p.69);
2. Francisca (1738, p.87);
3. Maria (1740, p.94);
4. Antónia (1742, p.101vº);
5. António (n.22 de maio de 1744, p. 112);
6. Clara (n. 16 de Agosto de 1746, p. 128).
Lamento as referência incompletas, mas foram anotações tiradas qd. buscava outros assentos e sem método (tb. já foi há talvez umas 3 décadas). O avô materno, João Baptista da Cunha e Fonseca, aparece 3 vezes (Josefa, Francisca e Maria) como "João Baptista da Cunha PIMENTEL".

Irmãos de D. Maria Xavier da Cunha Pigntelli (mulher do capitão Silvestre de Figueiredo) de que tenha conhecimento:
1. João Baptista da Cunha Pignatelli cc D.Maria Limpo da Cunha de Oliveira cg (cf. "A Casa da Gracisa" de Bívar Guerra, que não tenho agora à mão, mas que provavelmente conhece até porque traz informação sobre Robalos e Pignatelli);
2. José António da Cunha, smn;
3. Luís da Cunha Pignatelli e Pina que encontrei a casar na Sé da Guarda, a 8 de Outubro de 1768, com D. Maria Vitória Marcelina Simões, fª de Jerónimo Mendes e de Inês Maria. Deve ser o mesmo que recebe carta de monteiro-mor de Sortelha a 26.6.1769 (Ch.D.José, L 8, f. 247) e carta de confirmação de bens que lhe fez D.Leonor Teresa de Vasconcelos a 23.10.1770 (Ch. D.José, L.53, f.136)
_______________________________

Árvore de costados (facultada por José Carneiro de Almeida) de D.Maria do Resgate e de seu marido. Transcrevo tão 'sic' quanto possível, mas, como pode ver, está engatada:

1. D.Maria do Resgate Esteves da Fonseca Pinto, viscondessa de Tortuzendo

2. João Rodrigues Esteves de Carvalho, capitão de milícias, a quem foi concedida carta de armas de 1797 na posse de D.Maria do Carmo de de Albuquerque da C.Pignatelli


4. Manuel Rodrigues Antunes, capitão, cc
5.Dona Custódia Maria de Mattos e Carvalho

8.Francisco Rodrigues Antunes cc sua Prima
9. D.Izabel Antunes (entroncam na linhagem dos verdadeiros Antunes a quem o Imperador Carlos V armas e foro de Fidalgos por serviços na Flandres)

----------------

1. Joaquim Freire da Gama da Cunha Pignatelly

2. João Robalo da Cunha Pignatelly da Gama Figueiredo (1)
3. D. Brites Marcelina Freire Corrêa Falcão

4. Sylvestre de Figueiredo, capitam, cc

5. D.Maria Xavier da Cunha Pignatelly

8.João Baptista da Cunha e Fonseca, cavaleiro professo da ordem de Xpto

10. Manoel Roballo Pignatelly Belerma da Gama, morgado de Stª Luzia - Penamacor
11. D.Izabel Maria Caetana Taborda Pignatelly

20. Manoel Roballo da Gama, sargento-mor, morgado de Stª Luzia cc
21. D.Catarina de Meirelles Belerma

40. Manoel Roballo Pignatelly, marechal de campo, casou em Penamacôr em 1697 com
41. Dona Izabel da Gama. Instituiram o morgado de Stº Luzia.

80. Marcos Lopes da Maya do Amaral, capitam-mor de auxiliares, casou em Penamacõr com
81. Dona Maria Roballo

160. Francisco da Maya Paes do Amaral capitam mor de cavallos casou em Visei em 1595
161. Dona Brites da Costa Corrêa

1. N.B. A João António da Cunha Pignatelli da Gama Figueirêdo foi passada pelo Rey d'armas juiz Roiz Cardoso em 1766 uma carta de armas de Cunhas plenos tendo por diferença um crescente de vermelho. Esta carta está na posse de D.Maria do Carmode Albuquerque Cardozo do Amaral da Cunha Pignatelli.

(e nada mais reza a dita árvore)
_________________________


Punha eu a hipótese de haver um parentesco entre os meus Cunha da Fonseca (ou Cunha Freire ou Cunha Sotomaior) e os Cunha Pignatelli através dos Cunhas de Stº Estêvão. Mas a sua completa informação, que mais um a vez agradeço, exclui essa ligação. Aqueles Cunhas, já agora acrescento, vêm direitamente (modo de dizer, porque tem padre pelo meio) do casal que mencionei a propósito dos Álvares do Vinhal: Lourenço de Moura Freire e D.Maria [da Cunha] de Sotomaior. A propósito, lembraria aquela confirmação que lhe pedi, ou seja: tem o marido de Paula de Moura documentado mesmo como "António da Fonseca"? No assento de nascimento do filho de Filipa de Moura?
—————————————————————————————
II) descendência dos Viscondes

Recebi anteontem as "Famílias de Portalegre", de Nuno Borrego e Gonçalo Guimarães, onde encontrei:

LUÍS ANTÓNIO ESTEVES DA CUNHA PIGNATELLI DE FIGUEIREDO, n. a 13-1-1881, bacharel em Direito pela UC, filho de Luís António de Figueiredo e de D. Maria Josefina da Cunha Pignatelli Esteves (Tortosendo). Cc (25-5-1922) D.MARIA JOANA DA FONSECA ACCIAIOLI DE AVILEZ DE OLIVEIRA, n. 11.1.1897, filha de Joaquim Alberto de Carvalho e Oliveira, bacharel em Medicina, e de D.Maria da Assunção da Fonseca Acciaioli Avilez; neta paterna de Fernando de Oliveira Vaz Teles e de D.Maria Joana de Carvalho e Oliveira; materna de José Maria Salema de Avilez e de D.Maria Margarida da Fonseca e Barros. Tiveram os filhos que seguem e que, com excepção do primeiro, morreram todos sem geração:

Luis António de Oliveira Figueiredo n. 13.5.192 e m. a 24-6-1987. Casou a 29.12.1949 com D.Isabel Maria de Sousa Rocha. C.g.
D.Maria Josefina de Oliveira Figueiredo
Joaquim Alberto de Oliveira Figueiredo
D.Maria da Assunção de Oliveira Figueiredo
Francisco José de Oliveira Figueiredo
D.Maria da Luz de Oliveira Figueiredo


JOSÉ MARIA MARROCOS FREIRE FALCÃO DA CUNHA PIGNATELLI, n. em Belmonte a 8.12.1902 e falecido em Idanha a Nova a 19.6.1981. filho de Joaquim Guilherme da Cunha Pignatelli e de D.Maria Emília Marrocos Fajardo. Cc (7.11.1929) D.MARIA JOSÉ DA FONSECA ACCIAIOLI DE AVILEZ OLIVEIRA, n. Odemira a 16.11.1907, irmã de D. Maria Joana acima referida. Tiveram:

D.Maria da Assunção Avilez Oliveira Cunha Pignatelli, que morreu sem geração.
D.Maria da Piedade Avilez Oliveira da Cunha Pignatelli cc Carlos Bento Pestana dos Santos Boavida. C..g.
Joaquim Guilherme Avilez Oliveira da Cunha Pignatelli cc D.Maria Amélia de Moura Estudante. C.g.
D.Maria Teresa Avilez Oliveira da Cunha Pignatelli cc António Cralos Morais Columna de Carvalho Barreto. C.g.
D.Maria José Avilez Oliveira da Cunha Pignatelli cc Nuno Aníbal de Avilez Nunes pereira. C.g.
D.Maria do Resgate Avilez Oliveira da Cunha Pignatelli, que morreu sem geração.

Espero que os autores me perdoem a transcrição J Se quiser que a complete, diga. Por ora vai só assim para ganhar tempo.

Cordiais cumprimentos,

João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#17556 | manuelr | 22 fev 2002 23:20 | Em resposta a: #17540

Caros Manuel Lamas de Mendonça, Francisco Álvares de Carvalho e João Amaral Frazão

Sobre as Armas de João Rodrigues Antunes Esteves de Carvalho, é pena que a testemunha do processo, quando se refere ao Governador de Penha Garcia, quando declara que nas casas em que vive e são próprias tem Armas dos seus antepassados, não as mencione. Dos Matos? Já que dos Antunes, Rodrigues e Esteves, não me parece. Aliás o pedido é feito para usar as Armas de seus apelidos, e em vez de Carvalhos, são-lhe dadas as de Matos. Também é curioso, ser declarado que viviam... com armas, cavalos e criados.Não tenho visto muitas vezes a menção às armas.É verdade que tb não tenho lido muitas.
Estes Matos da Boidobra são os ascendentes dos Matos da Aldeia de Joanes, de Alcafozes e pelo menos de Proença a Velha.Não sei a ligação aos Matos da Atalaia, de São Vicente da Beira, tb nobres e da Soalheira e Alpedrinha, estes Morgados da Quinta da Conceição e da Fonte da Touca ou dos Negros. Mas penso que terão um tronco comum. Sobre o Carvalho de João R A E de Carvalho, seria interessante "subir" por estes Carvalhos acima!São Rodrigues de Carvalho, mas não sei mais.

Sobre os Pignatelli sei muito pouco, para não dizer nada.Pessoalmente, conheci nos meus tempos de Liceu, em Castelo Branco, Um Bruno Pignatelli, que terá +- 57 anos e seu irmão José Manuel, +- 60. Este frequentou a Academia Militar, na Força Aérea, e penso que foi piloto civil no México.Mas não sei nada deles.
Em 1788, José de Gouveia Morais da Costa Ozório, natural de Penamacor, teve processo de ordenação. Era filho de António Carlos de Gouveia Ozório, de Meruje e de Antónia Josefa Micaela Seixas da Gama Pignatelli, filha esta de Manuel Ferreira de Seixas, de Vila Nova de Fozcoa, Sargento Mor de Infantaria em Penamacor e de Guiomar Joaquina de Proença da Gama Pignatelli, da Atalaia.E é o que sei.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#17581 | 1947 | 23 fev 2002 22:18 | Em resposta a: #17540

Caro João do Amaral Frazão
Muito grato pelas suas valiosas informações. Começa a fechar-se o círculo possível sobre estas gentes da cova da Beira, alguns dos quais ainda conheci, e de quem guardo grata memória, designadamente a D.Maria do Carmo de Albuquerque do Amaral Cardoso, que me deixou "em custódia" os papeis da família do marido, que naturalmente estão disponíveis para consulta, e o José Casimiro Carneiro de Almeida, meu amigo até ao fim, e um perfeito cavalheiro ( para não usar gentleman, nem gentil-homem). Infelizmente não fui eu que identificou o marido da Paula de Moura mas sim o dr. Maurício Antonino Fernandes, que me está a tutelar na ressurreição dos Álvares do Moinho
Vedro, Fervença, varonia -bastarda- da minha mãe. Já o informei do seu ramo e do do Vasco Jácome, a quem ele já fez o entronque, não atravéz de assentos paroquiais, que não existem, mas atravéz dos prazos do convento de Snta Clara de Vila do Conde, onde se move com admirável desembaraço. Como compreenderá é do maior interesse para nós tirar a limpo o hiato subsistente entre os Álvares Ferreiras e os Moura Freires para podermos acrescentar essa linha até á actualidade. Atrevo-me a sugerir-lhe que, a exemplo do que fez o V. Jácome, entre em contacto com ele pedindo auxílio, visto o interesse ser recíproco. tel. 256686097.
Já tinha visto o João Baptista da Cunha da Fonseca como Almeida, o que era natural, mas essa do Pimentel é de todo nova, Sendo ele administrador de uma capela instituída por um Botelho, prior de Panóias - que ando há anos sem identificar- e Pimentel, não me espantaria que estes Fonsecas tivessem costela transmontano-duriense. Mas falta-me o tempo para acorrer a todas as frentes por explorar.
Já não tenho a "Casa da Graciosa", deve ter-se extraviado entre Lisboa e Benavente. Teria o João a amabilidade de me facultar essa linha dos Cunhas Pignatellis etc e etc ?
Por hoje não o incomodo mais, renovo agradecimentos sinceros
Manuel L. M.

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#17583 | 1947 | 23 fev 2002 22:32 | Em resposta a: #17556

Caro Manuel da Silva Rolão
Tanto quanto tenho alcançado a frase " com armas. cavalos e criados", ou outras do mesmo jaez, são recorrentes nas CBA deste período e referem-se a atributos do viver à lei da nobreza, respeitam a armas mesmo, espadas arcabuzes e coisas dessas, e não a heráldica.
O bruno morreu, depois duma vida que dava um romance. Os Proença da Gama Pignatelli, tal como os Belerma da Gama, os Proenças Pretos e os Fialhos de Mascarenhas são famílias que ignoro se estão estudadas e ceramente ascendentes oudescendentes dos Robalos Pignatelis. Ignoro se são de cepa beirã, mas alguns certamente terão chegado à praça de Penamacor atravéz de Militares.
Muito obrigado pelas pistas sobre Matos, apenas por intuição quer-me parecer que a única linhagem organizada como tal do nosso armigerado seria precisamente essa. Por favor não esqueça a pergunta que lhe fiz sobre os Vaz Freires da Beira nos séc XV-XVI
Com os meus cordiais cumprimentos
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#17588 | manuelr | 23 fev 2002 23:23 | Em resposta a: #17583

Caro Manuel Lamas de Mendonça

De há 40 anos para cá, nunca mais tinha voltado a ver o Bruno. Tenho imensa pena por ele.

Quanto aos Vaz Freire, não estou esquecido. Como era um ramo que não me interessava directamente, nunca compilei informações que porventura tivesse sobre eles.Vou ver o que terei, que certamente é pouco. De qualquer maneira, como, pelas informações do Francisco Álvares de Carvalho, afinal pelos Andrades de Monsanto são tb meus antepassados, é família sobre a qual me vou tb debruçar. Os elementos que vier a recolher, pode ficar descansado que lhos transmitirei.

Cordiais cumprimentos

Maniel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#17603 | manuelr | 24 fev 2002 16:26 | Em resposta a: #17583

Caro Manuel Lamas de Mendonça

Eu sei que as armas a que se refere o Processo de Justificação de Nobreza, são mesmo armas e não Armas de Brasão de Armas. A interrogação é a do uso de armas próprias, o que dá a entender ser uma organização particular. Como na Quinta fortificada e murada de Antão Álvares, que deu origem ao Solar de Antão Álvares ( dos Ferreiras Tabordas )e da Torre dos Namorados ( dos mesmos)? Como no Reduto de S. Miguel D'Acha?Teriam tido os Matos alguma responsabilidade, assumida ou delegada, que os obrigaria a teram armas próprias?. É neste sentido que fiz essa observação.

Com os melhores cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#17609 | 1947 | 24 fev 2002 19:11 | Em resposta a: #17581

Caros Amaral Frazão, álvares de Carvalho e Silva Rolão, graças ás vossas achegas aí vai um primeiro rascunho
Cunhas da casa de Sto Estevão, Sortelha

AGRADEÇO COMENTÀRIOS E CORRECÇÔES
I - Francisco da Cunha, escudeiro, * c. 1476.
teve carta de contador e inquiridor da vila
da Sortelha em 1516 (chan.D. ManuelI, próprios, liv. 31, p.310v; Chan.D.João III, liv 35). Ignoro com quem casou, mas julgo-o pai
dos seguintes.
1(II) - Clara da Cunha, mer de Baltazar Coutinho.
2(II)- Francisco da Cunha, que segue.
II - Francisco da Cunha * c. 1525, 1º senhor da
casa dos Cunhas, casou, antes de 1549, com
Maria Pires, fª de Domingos Pires e neta de António Pires, alcaide da Sortelha.Em 9-11-1578
é mencionado como cav. Ord. Cristo e pai de Jerónimo da Cunha.No seu regº de óbito, 15-1-1587,Sto estevão, lê-se: Faleceu o senhor Francisco da Cunha, fidalgo que dizia ser da casa real. Foi sepultado na ermida de S. Sebastião, junto ao Santíssimo. Teve, Filhos:
1(III) - Jerónimo da Cunha que segue.
2(III) - António da Cunha ( menc. em 22-2-1583 António da Cunha e Jerónimo da Cunha, seu irmão)casou a 10-9-1570, Sto Est, com Maria Fernandes, fª de Afonso Fernandes.
3(III) - Heitor da Cunha, bap., a 3-6-1551,idem,mencº como fº a 18-1-1560, casou com Guiomar Lopes, fal. a 16-6-1616, testamº deu fº
Jerónimo da Cunha. Filhos:
1(IV) - Jerónimo da Cunha
2(IV) - Beatriz da Cunha, cas. a 15-11-1580 c.Pedro Vaz - o moço-, de Touro.
4(III) - Maria da Cunha, mer de Gaspar Pais.
5(III) - Barnabé, bap., a 20-6-1574, padº Heitor da Cunha.
6(III) - Clara da Cunha, mer de seu cunhado Francisco Pais, que + 25-6-1586, testaº o lic.
Diogo da Cunha (uma pista?)Tiveram, Filhos:
1(IV) - Ambrósio, + 12-1-1561
2(IV) - António Pais, afilhado de Heitor da Cunha.

III - Jerónimo da Cunha * c. 1550, menc. como fº a 9-11-1578. Cas. c. 1579 com Maria de Almeida, fª de Luís de Almeida, da Guarda,e de sua mer.Brites de Proença. Neta materna( de acordo com a ascendência que consta dos embargos que pôs ao padroado de Vila Garcia)
de Simão Dias de Proença de sua mer Guiomar de Figueiredo de Rezende, esta fª de Lopo de Rezende e de Maria de Figueiredo. Simão Dias, fº de Brites Álvares de Proença e neto de Álvaro Afonso de Proença, pessoa distinta e de qualidade da cid. da Guarda, que testou em 1519
(Livro do Cabido).Tiveram, filho conhº
1(IV) - Baptista da Cunha, que segue.
IV- Baptista da Cunha, bap., a 6-6-1589, idem,
pad. o avô materno e Domingos Pires.Ignoro com quem casou, mas foi pai de:
1(V) - D. Luísa de Almeida, que segue.
V - D. Luísa de Almeida, cas. c. o capitão Manuel da Fonseca ( menc. a 18-9-1657). Este, em 24-1-1672, aparece como pai do cap. Baptista da Cunha Fonseca e Almeida. Tiveram:
Filhos conh.
1(VI) -Baptista da Cunha Fonseca e Almeida, que segue.
2(VI) - D. Francisca da Câmara da Cunha e Fonseca, mer de José da Costa Saraiva, + 6-3-1740, Sto Estevão. Tiveram:
1(VII) - José da Costa Saraiva, cas com D. Maria Jacinta de Oliveira e tiveram: fª conhª
1(VIII) - D. Maria Teresa da Cunha, mer de Manuel da Costa Azevedo, do Sabugal.
VI- capitão Baptista da Cunha e Fonseca, adm, duma capela nstituida pelo RevºAntónio Botelho, prior de Panoias. Cas, depois de 1672, com D. Maria de Sousa e Azevedo, de Penamacor, + a 5-6-1780, Sto Est, sendo já viúva. Filho conh.
VII - capitão joão Baptista da Cunha e Fonseca Pimentel, cav. prof. Ord Cristo, sr. da Casa dos Cunhas. Casou 1ª vez a 6-3-1707, Penamacor, com D. Josefa Robalo da Gama, + depois de 1728, fª do mestre de campo e coronel de cav. da provincia da Beira Manuel Robalo Pignatelli que, com sua mer D.Isabel da Gama Leitão institui o morgado de Sta Luzia, com capela na matriz de Penamacor. Casou 2ª vez a 11-12-1735 com D. Maria Monteiro,sg, e 3ª a10-5-1736 com D. Leonor Teresa de Aguiar e Vasconcelos.
Filhos do 1º cas:
1(VIII) - D. Maria Xavier da Cunha Pignatelli, que segue.
2(VIII) - Luís, bap em 1724
3(VIII) - Joana, bap em 1728
Filhos do 3ºcas:
4(VIII) -João Baptista da Cunha Pignatelli que cas. com d. Maria Limpo da Cunha de Oliveira, cg em " A CASA da Graciosa" de Bívar Guerra.
5(VIII) - José António da Cunha, smn
6(VIII) - Luís da Cunha Pignatelli e Pina, monteiro-mor da Sortelha em 26-6-1769, recebeu confirmação dos bens de sua mãe D. Leonor Teresa a 23-1-1770. Casou a8-10-1786, na Sé da Guarda com D. Maria Victória Marcelina Simões, fª de de Jerónimo Mendes e de INês Maria.
VIII - D. Maria Xavier da Cunha Pignatelli, bap., a 31-9-1710, Sto Est, Cas 5-1-1733idem, com o capitão Silvestre de Figueiredo, fº de Manuel de Figueiredo e de Francisca da Mota, de S. Vicente, Guarda.Tiveram:
1(IX) - João António Robalo da Cunha Pignatelli de Figueiredo, que segue.
2(IX) - Josefa, bap.,1737 (S. Vicente, Guarda, mistos, Liv 5, p 69)
3(IX) - Francisca, bap.,1739, idem, p.87
4(IX) - Maria, bap., em 1740, idem, p.94
5(IX) - Antónia, bap., em 1742, idem, p. 101v.
6(IX) - António, bap 22-5-1744, idem, p.112
7(IX) - Clara, bap, 16-8-1746, idem, p.128.
IX - João António Robalo da Cunha Pignatelli de Figueiredo, teve CBA(CUNHAS; pleno) a 14-12-1776, monteiro-mor da Guarda, onde cas com D. Ana Dionísio Viçoso Baracho e Silva, da mesma.
Tiveram:
1(XI) - Joaquim da Cunha Freire Robalo Pignatelli da Gama Sotomayor, bacharel em Leis pela UC, cas com sua prima D. Maria José da Cunha Tavares Osório, senhora da casa dos Cunhas de Sto Estevão, cg em Carvalhos de Basto, vol II p.198.
2(XI) - D. Ana AUgusta da Cunha Pina e Gama, dotada em 12-11-1813 para casar com Bernardino Amaral de Sousa e Meneses
3(XI) - João Robalo da Cunha Pignatelli da Gama, que segue.
XI - João Robalo da Cunha Pignatelli da Gama, sargento-mor deordenanças de S. Vicente da Beira, 17-2-1809 Cas 28-10-1811, Idanha a Nova, com D. Brites Marcelina Correia Freire Falcão, fª de Joaquim Marques Falcão, cap-mor da Idanha e sr. da Casa dos Falcões, nessa vila, casado a 12-9-1788, idem, com D. Josefa Marcelina Correia Freire, fª de Alexandre José Pelote, sargento-mor de Monforte da Beira e de D. Maria Freire( será dos vossos?)Tiveram:
XII - Joaquim da Cunha Freire da Gama Falcão Pignatelli, nasc 1820 na Idanha e cas. a 29-6-1846, S. Vicente da Beira, com D. Maria do Resgate Esteves da Fonseca e Carvalho, viscondessa do Tortuzendo, nasc a 13-12-1829, no Fundão e + a 31-12-1884, S. Vicente, fª do Dr. José Maria Esteves de Carvalho Ferreira, adm da capela instituída por sua avó D. Cristina Maria de Matos e Carvalho e de sua mer D. Rita Eugénia de Cássia Xavier da Fonseca Pinto, do Fundão.Tiveram:
1(XII) - D. Maria Amália da Cunha Freire Pignatelli, bap a 7-9-1847, S. Vic. cas com o
Dr. António Duarte da Fonseca Fabião, sr. da casa da Barroca, Oleiros, fº de Fabião António Leitão e de sua mer D. Maria Rita da Fonseca, tb pais da 1ª viscondessa de Tinalhas.Tiveram:
1(XIV - António Duarte da Fonseca Pignatelli cas.com Maria Nunes Crespo, de Silvares Tiveram:
1(XV) -Maria Celeste Nunes Fabião Pignatelli cas. com ...Vaz de Carvalho, de Casegas, cg actual
2(XIV)- Jaime Duarte da Fonseca Fabião, nasc. em Arrabaldes, Oleiros cas com sua prima D. Maria da Cunha Pignatelli da Fonseca, fª de José da Cunha Freire Pignatelli e de sua mer e prima D.Maria do Céu da Cunha Pignatelli, cg actual.
3(XIV) - D. Maria Celeste Pignatelli da Fonseca, bap 20-8-1878, S. Vic. Cas com o Dr José Casimiro Carneiro de Almeida,magistrado, fº de João da Cruz Freitas de Almeida, sr. da casa da Cerca em Lagoa,Algarve,e de sua merD. Maria Júlia Júdice Guerra Carneiro. Tiveram:
1(XV) -José Casimiro da Fonseca Carneiro de Almeida, administrador da Mobil em Angola, cas. com D. Maria Emília de Abreu Castelo Branco Frazão,cg actual
2(XV)-Dr. Ovídio da Fonseca Carneiro de Almeida. Cas com D. Maria Eugénia de Saldanha cg actual
3(XV) Paulo da Fonseca Carneiro de Almeida cas com sua prima D. Maria Rita Pignatelli da Fonseca, cg actual
4(XV) Dr. Guilherme da Fonseca Carneiro de Almeida, cas com sua prima D. Maria Helena da Cunha Pignatelli de Sena Belo Mégre cg actual
4(XV)- D. Maria do Céu Pignatelli da Fonseca, cas com seu tio José da Cunha Freire Pignatelli
Tiveram:
1(XVI) D. Maria da Cunha Pignatelli da Fonseca
2(XIII) - D. Maria Ludovina, bat 25-10-1853 smn
3(XIII) - D. Maria Josefina da Cunha Pignatelli Esteves, cas. com Luís António de Figueiredo Tiveram:
1(XIV) - Luís António da Cunha Pignatelli de Figueiredo, nasc a 13-1-1881, bach em Direito (UC) cas a 25-5-1922 com D. Maria Joana da Fonseca Acciaioli de Avilez de Oliveira, nasc em 11-1-1897, fª de Joaquim Alberto de Carvalho e Oliveira, bach em Medicina e de D. Maria da Assunção da Fonseca Accciaioli de Avilez Deste casal apenas ficou geração de:
1(XV) - Luís António de Oliveira Figueiredo, nasc a 13-5-1920 e cas com N...
+ 24-6-1987. cg actual
4(XIII) - José da Cunha Freire Pignatelli cas com sua sobrinha D. Maria do Céu Pignatelli da Fonseca Tiveram:
1(XI) - Maria da Cunha Pignatelli da Fonseca cas com seuprimo Jaime Duarte da Fonseca Fabião (acima)
5(XIII) - D. Maria da Piedade, bap 27-10-1857 smn
6(XIII) - D. Maria da Luz ap a 17-5-1859, smn.
7(XIII) - Joaquim Guilherme da Cunha Pignatelli, bap 9-11-1862 cas com D. Maria Emília Marrocos Fajardo Tiveram:
1(XIV) -José Maria Marrocos Freire Falcão da Cunha Pignatelli, nas 8-12-1902, Belmonte,sr. da casa dos Falcões da Idanha, cas a 7-11-1929 com D. Maria José da Fonseca Acciaioli de Avilez Oliveira, irmã de D. Maria joana referida acima cg actual em varonia
8(XIII) - D. Maria do Resgate da Cunha Pignatelli, bap 30-8-1867 casou com António Augusto de Sena Belo, lic em Direito, governador civil de Castelo Branco, combatente monárquico, fº de José Bernardo de Sena Belo e de D. Belizarda Henriqueta de Almeida Tavares Tiveram:
1(XIV) - d. Maria da Luz da Cunha Pignatelli de Sena Belo que cas com o Dr. João Ferraz de Carvalho Mégre, nat da Covilhã e fº do Dr José Tomz Mendes Mégre Restier e de sua mer D. Maria Isabel erraz de Carvalho, da casa das Águas em Penamacor Tiveram:
1(XV) - D. Maria Helena da Cunha Pignatelli de Sena Belo Mégre que cas com seu primo o Dr Guilherme da Fonseca Carneiro de Almeida (acima)
2(XV) - António Pignatelli de Sena Belo
Megre + soltº
3(XV) - D. Maria do Resgate Pignatelli de Sena Belo Mégre, cas com Joaquim Bernardo Bicudo Correia Botelho (Giraúl) cg actual.
4(XV) - Dr. José Pignatelli de Sena Belo Mégre cas com N... Almeida Fernandes cg actual
2(XIV) Dr. Joaquim da Cunha Pignatelli de Sena Belo, casado cg actual

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#17613 | FJCSAC | 24 fev 2002 20:29 | Em resposta a: #17609

Caros ,Lamas de Mendonça,Amaral Frazão e Manuel Rolão

Apenas uma informação e correcção a Maria Celeste Nunes Fabião Pignatelli casou Alberto Vaz de Carvalho nasc em Sivares 6.11.1894 filho de Joaquim Vaz de Carvalho * Ourondo 17.2.1867 e de Maria José dos Santos Delgado nasc no Pesinho 1865 neto paterno de José Vaz de Carvalho nasc Casegas 29.1.1829 e de Rosália Dias Giraldes Vaz de Carvalho nas no Ourondo,Bisneto paterno de Joaquim Vaz Dias Álvares Pereira de Carvalho,Alferes das Milícias de D.Miguel na B.B.e de Ana Vaz Giraldes Dias de Carvalho,ambos de Casegas,etc

Este Joaquim era flho de um Paulo Vaz de Carvalho e de Josefa Maria Joaquina Fernandes Álvares Pereira de Carvalho,esta com ascendência em Garcia Fernandes de Carvalho,Alferes Mor das Capitanias de Alcacer Seguer e Isabel Pais de Andrade e ele num Capitão(mor ou pequeno de Casegas) Paulo (Vaz) de Carvalho e de Ana Vaz Freire,senhora da Casa dos Vaz Freire em Casegas.

Relativamente aos Matos de Carvalho existe um dos bisnetos do dito Garcia Fernandes de Carvalho,Luis Matos de Carvalho que teve CBA para Matos e Carvalhos em 1500 e tal(uma pista) e que pode estar relacionado com os Rodrigues Esteves Matos de Carvalho.(no AHG de do V.S.B aprece apenas como Luís de Carvalho)

Relativamente aos Rodrigues Esteves Matos de Carvalho,diz-me a experiência que,para além de poderem terem direito ás armas de Rodrigues e Esteves,era muitas vezes uma forma de afirmarem serem Rodrigues de Carvalho e Esteves de Carvalho para além de Matos de Carvalho.

O que acontecia no entanto,os registos paroquiais não transcreviam os verdadeiros apelidos e nos processos de justificação de Nobreza e Fidalguia o Rei de Armas nada podia fazer.

Poderia dar mais que um exemplo,tais como os Dias Barata de Carvalho do Carregal,salvo erro Dornelas do Zêzere,B.B.que só teve armas de Dias e Baratas,no entanto uma descendente de um seu,parente Manuel Dias Campos de Carvalho,também teve CBA,cujo registo não encontro,e que teve Campos ,Carvalhos,Delgados e Silvas.No entanto os seus irmãos uns Dias e Delgado e outro só Delgado.

Aliás já tenho perguntado neste Forum se alguem sabe da descendência de do Dr Manuel Dias Delgado cc com Maria José dos Santos Leal que deram origem aos Leal Delgado do Paúl e cuja representação,confirmou-me o falecido Albano Frazão de Castelo Branco,caíu na sua Mãe de nome salvo erro,Maria José da Cunha Leal de Frias Delgado.

E uns Leal de Castelo Branco com CBA e Casa no Telhado,Fundão,de que a dita Maria José dos Santos Leal era prima.Onde eles param.

Saí um pouco do Tópico para dar exemplos de Famílias da B.B. e de quanto pouco delas se sabe.

Cordiais cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#17669 | jaf | 26 fev 2002 04:33 | Em resposta a: #17581

Caro Manuel Lamas de Mendonça e demais participantes

Desta vez sou eu que peço desculpa pela demora. Ainda bem que os dados lhe foram de alguma utilidade.
Cá encontrei a Casa da Graciosa, mas não tive ainda oportunidade para transcrever tudo (datas e dados biográficos). Lá encaixam aqueles Gouveia Osório citados por Manuel da Silva Rolão. Vou mandar o 'esqueleto' deste título tal como o passei porque assim fica já com uma visão panorâmica. Depois completo.

O seu amigo, julgo que também parente, José Carneiro de Almeida, contacteio-o (por telefone) há muitos anos. Não o cheguei a conhecer pessoalmente, mas fiquei com a melhor das impressões. Lamento saber da sua morte.

Agradeço o contacto do Dr.Maurício António Fernandes. Creio que cheguei a escrever-lhe há uns dez anos, mas, se o fiz, não obtive resposta. Esta linha de S.Silvestre interessa-me muito. Tenho por ela uma especial estima: foi a primeira linha que investiguei. Não é varonia da minha mãe, mas anda lá perto (uma quebra pelo meio).Isto além do avô prior, claro.

Esse 'Pimentel' do J . Baptista faz confusão. Na altura cheguei a pensar que houvesse ali uma dupla deturpação: atribuição ao marido de uma corruptela do apelido da mulher. Mas é pouco crível. Mesmo sem parentesco, gostei de conhecer a linha dos Cunhas de Stº Estevão. Não imaginava que os dados fossem tão completos.

Junto primeira versão do título de "Robalos Pignatelli" , da C. Graciosa e salto para uma pequena correcção na sua outra mensagem.

Cordiais cumprimentos do
João Amaral Frazão

--———————————

I —FRANCISCO PAIS DO AMARAL cc D.Brites da Costa Correia, filha de Luís Borges Correia

II — MARCOS LOPES DA MAIA E AMARAL cc D.Maria Robalo, filha de Lourenço Rodrigues Galvão e de D.Brites Robalo (fª de António Proença e de D.Brites Robalo)

III — MANUEL ROBALO DO AMARAL PIGNATELLI cc D.Isabel da Gama Leitão Mascarenhas, filha de António Francisco Fialho Mascarenhas e de D.Ana Leitão de Proença; neta paterna de João Francisco Fialho Mascarenhas e de D.Maria da Gama Fialho; neta materna de António Tavares Ribeiro e de D.Guiomar Leitão Proença.

4 .Manuel Robalo da Gama Pignatelli cc D.Catarina Meireles Belerma, filha de António Pinto de Meireles e de D.Ana Coelho Belerma.

5.1. Manuel Robalo Pignatelli Belerma da Gama cc D.Maria Taborda de Negreiros e Nogueira, filha de D.Filipa Robalo da gama, abaixo. C.g.
5.2. Francisco Xavier Robalo Taborda Pignatelli Belerma
5.3. Dr. Miguel António Pinto de Meireles Robalo Pignatelli

4. D.Filipa Robalo da Gama Pignatelli cc Francisco Taborda Nogueira. Cg
4. D.Isabel Robalo da Gama Pignatelli cc João da Costa Saraiva.S.m.n.
4. D.Bárbara Robalo da Gama Pignatelli, que segue
4. D.Josefa Robalo da Gama Pignatelli cc João Baptista da Cunha Fonseca. Tiveram:
5.1.D.Luísa da Cunha Pigatelli
5.2. D.Antónia da Cunha Pignatelli

IV — D.BÁRBARA ROBALO DA GAMA PIGNATELLI cc Manuel de Proença Preto, filho de Pedro Antunes Preto e de D.Guiomar de Proença; neto paterno de Gaspar Antunes Preto e de Maria Luís; neto materno de Duarte Rodrigues e de Leonor Ferreira.

V — D.GUIOMAR JOAQUINA PROENÇA PIGNATELLI ROBALO cc Manuel Ferreira de Seixas (2º casamento deste), filho de Simão de Seixas da Fonseca e de D.Filipa da Fonseca

VI — D. ANTÓNIA JOSEFA MICAELA DE SEIXAS ROBALO DA GAMA PIGNATELLI cc António Carlos de Gouveia Osório. C.g.

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#17704 | jaf | 26 fev 2002 20:12 | Em resposta a: #17609

Caro Manuel Lamas de Mendonça

Ontem não consegui enviar esta msg. As minhas desculpas.

Há , ao que tudo indica, duas "D. Maria Xavier da Cunha Pignatelli": avó e neta; mãe, uma, e filha, outra, de João António Robalo da Cunha Pignatelli de Figueiredo .

1) a primeira, mulher de Silvestre de Figueiredo, bapª, segundo diz, em 1710 e com filhos a nascerem entre 1735 e 1746.

2) a segunda, mulher de José da Cunha Freire ou da Cunha da Fonseca (deste não tenho o nascimento, mas os irmãos nascem entre 1757 e 1770), escrivão do público, judicial e notas da Guarda, filho de António da Cunha da Fonseca (ou António da Cunha Freire) e de s/m.er Maria Inácia da Fonseca Saraiva.; neto paterno de Lourenço da Cunha Freire (ou Lourenço da Cunha Sotomaior) e de s/m.er Luísa de Carvalho e Caldas; neto materno de José da Fonseca Saraiva e de s/m.er Catarina da Fonseca de Figueiredo.

Esta D.Maria Xavier era filha de João António Robalo da Cunha Pignatelli da Gama (sem Figieredo …) e de D.Ana Dionísia Viçoso Baracho e Silva (nat., segundo creio de Lisboa e não da Guarda).
Se não tem dúvidas quanto ao nome da mulher do armoriado João António, então ele é o sogro do meu tio-avô José da Cunha Freire.
De José da Cunha Freire e de sua mulher D.Maria Xavier da Cunha Pignatelli é que foram filhos:
1 - João da Cunha Robalo Pignatelli, escrivão da Guarda por renúncia de seu pai em 1814. Se foi ele o marido de D.Brites Marcelina, é para mim absoluta novidade. Pela cronologia até podia ser.
2- Joaquim da Cunha Freire Robalo Pignatelli da Gama Sotomayor, bacharel em Leis pela UC (em 1817 estava matriculado no 4º anos de leis e no 3º de cânones), cas com sua prima D. Maria José da Cunha Tavares Osório, senhora da casa dos Cunhas de Sto Estevão, cg em Carvalhos de Basto, vol II p.198.
3- D. Ana Augusta da Cunha Pignatelli (não Pina, tanto quanto sei) e Gama, dotada em 12-11-1813 para casar com Bernardino Amaral de Sousa e Meneses

——————————


"6(VIII) - Luís da Cunha Pignatelli e Pina, monteiro-mor da Sortelha em 26-6-1769, recebeu confirmação dos bens de sua mãe D. Leonor Teresa a 23-1-1770. Casou a8-10-1786, na Sé da Guarda com D. Maria Victória Marcelina Simões, fª de de Jerónimo Mendes e de INês Maria."

Este Luís da Cunha Pignatelli e Pina cc D.Maria Vitória é filho de D.Ana Leonor de Vasconcelos? Não encontro a anotação do casamento, mas tenho a certeza de que, se o entronquei, foi porque os pais constavam do assento e a mãe era a D.Josefa Robalo.
--------
João Baptista da Cunha da Fonseca casado em 1707 com D.Josefa; CXº em 1732 e em 1740 tabelião do judicial e notas de penamacor.
Acho estranho um casamento em 1707 e depois estas mercês tão tardias. Não serão dois?

Cumprimentos,
João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#17830 | FJCSAC | 01 mar 2002 12:32 | Em resposta a: #17481

Caro Zé Pedro

Os meus agradecimentos pela sua amabilidade.

O meu e-mail é fjcsac@netcabo.pt se me poder contactar para lhe enviar o nº de tele agradecia.

Um abraço

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#28991 | mimo11 | 18 out 2002 00:55 | Em resposta a: #16609

Dr Manuel Lamas.
Cheguei a si atraves de jaf.
DEscendo de Maria do resgate(Viscondessa do tortuzendo)c.c.Joaquim da Cunha f.g.pignatelli
Filhos-9
1-Maria Amalia da Cunha Freire Pignatelli
c.c.Dr.Antonio Duarte da Fonseca Fabião
Filhos 4 ?
1- Maria Berta Fonseca Pignatelli
2-Maria Zara Fonseca PIgnatelli
3-Maria Celeste Fonseca Pignatelli
4-?
Maria Berta Fonseca Pignatelli c.c.em segundas
núpcias com José D`Amor Divino Dias Frreira
Filhos-6- Do 1ºc sei que teve 3
1-Maria Isabel Fonseca P.Dias Ferreira
c.c. seu tio Aurelio Dias Ferreira
F-2 Fernando e Fernanda Dias Ferreira.(Gemios)
2 - Vergilio da Fonseca Dias ferreira
3 - Alvaro da Fonseca Dias Ferreira c.c Maria do Ceu Magalhães Peixoto de Meneses
Filhos - 4
A- Nuno Alvares d Meneses Dias ferreira
B- Mria de Lurdes de Meneses Dias Ferreira
C- Isabel de Meneses Dias Ferreira
D- Maria do Carmo de Meneses Dias Ferreira
4 -José da Fonseca Dias Ferreira c.c Maria Amélia Felix
Filhos 4
A Fernanda Felix Ferreira
B José Joaquim Felix Ferreira
C José Manuel Felix Ferreira
D Teresa Felix Ferreira
5- Sara da Fonseca Pignatelli Dias Ferreira c.c Francisco Serrasqueiro Pereira
Filhos - 3
A Teófilo José Serrasqueiro Pereira
B Luis Filipe Serrasqueiro Pereira
c Maria Teresa Serrasqueiro Pereitra
6- Ema da Fonseca Pignatelli Ferreira c.c José Alberto David Simões -médico veterinário
Comendador da Ordem Militar de Cristo
Filhos 7
A Maria Luisa da Fonseca Ferreira Durão c.c Rafael Ferreira Durão-Major General Paraquedisca
B Luis Alberto da Fonseca Ferreira Simões
Capitão Piloto aviador - falecido em Angola 1965
C Maria Zara da Fonseca Ferreira Simões c.c Alfredo dos Reis Pinto Coelho Alvares de Carvalho
Filhos 2
A) Alfredo Simões Pinto Coelho
B) Maria Zara Simões Pinto Coelho
D Maria Amália da Fonseca Ferreira Simões c.c Carlos dos Santos Ferreira
Filha 1 -Catarina Simões de Andrade
E Maria Teresa da Fonseca Ferreira Simões c.c Vicente de Oliveira Seguro
F José Alberto da Fonseca Ferreira Simões - Piloto Aviador, falecido em Angola em 1964
G José Manuel da Fonseca Ferreira Simões c.c Maria Alice da Silva Ruivo Simões
Filhos 2
A Luis Alberto Ruivo Ferreira Simões
B Rita Isabel Ruivo Ferreira Simões

Com a morte de Maria Berta Pignatelli, José Dias Ferreira casou com a cunhada Maria Zara Fonseca Pignatelli
Filhos 4
A Nuno Fonseca Ferreira
B Amália Maria Fonseca Ferreira -religiosa-
c Maria Rita Fonseca Ferreira c.c Paulo da Fonseca Carneiro de Almeida
Filhos 5
Maria Zara Fonseca Ferreira c.c António Pedro Simões de Aleida
Filhos 11


Jose Manuel F.F. Simões

Resposta

Link directo:

Fabiao

#29055 | Sérgio R | 18 out 2002 18:11 | Em resposta a: #16949

Boa tarde

o nome Fabiao vem de Francisco Fabiao Leitao Guedelha, natural da freguesia do Orvalho, Concelho de Oleiros: o meu pai é natural desta freguesia e é descendente por via materna do tal senhor.

Sérgio R

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#29063 | mimo11 | 18 out 2002 19:12 | Em resposta a: #16609

Dr Manuel Lamas

Por indicação de Jaf enviei uma mensagem sobre a descendencia da viscondessa de tortuzende.

O meu nome é jose manuel e espero ter noticias suas

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#29066 | jaf | 18 out 2002 19:24 | Em resposta a: #28991

Caro José Manuel Ferreira Simões

O que não imaginava, se não tresli o seu esquema, é que fosse cunhado do Rafael Durão, ele próprio cunhado da Madalena Macieira, minha prima, com quem tenho de falar (talvez ainda hoje) para completar uns apontamentos que prometi … ao Manuel Lamas de Mendonça! A isto se chama um mundo redondo :-)

Bom, o MLM está avisado e disposto a fornecer toda a informação que tem, mas talvez seja mais rápido contatar-me para jamaralfrazaoarrobanetcabo.pt (é só pôr a arroba propriamente dita no lugar do nome dela) e eu passar-lhe o e-mail dele.

Cordiais cumprimentos,
João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#29293 | mimo11 | 22 out 2002 21:39 | Em resposta a: #29066

Caro João Amaral
Enviei-lhe um mail.

Recebeu?

Cumprimentos.
José Manuel

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#29372 | jaf | 24 out 2002 01:11 | Em resposta a: #29293

Caro José Manuel

Tem a certeza de ter escrito bem o endereço? É que não recebi nada.

Cumprimentos,
João AF

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#29537 | mimo11 | 27 out 2002 00:06 | Em resposta a: #29293

Caro joao

Acabo de lhe enviar o 3 mail.Se nao recebeu p.f. repita o mail.
Falei com o rafael acerca desta coincidencia.

Cumprimentos
jose manuel

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#36134 | jmrprospero | 21 fev 2003 18:57 | Em resposta a: #17609

Caro 1947

Na descendência de D. Maria da Luz da Cunha Pignatelli Sena Bello casada com o Dr. João Ferraz de Carvalho Mégre, falta um filho. que suponho ser o mais velho:
Dr. Domingos Sena Bello Mégre, casado com D. Maria Leonor Sotto-Mayor, que tiveram:
1-Nuno Manuel Sotto-Mayor Mégre, casado com D. Maria Clara d´Orey Jusarte Rolo (Cidrais), que tiveram:
1.1- Inês Jusarte Rolo Mégre casada com Dr. Pedro Manuel Castel-Branco Próspero dos Santos, e têm:
1.1.1.- Sara Mégre Próspero dos Santos, nascida a 24-4-2000
1.1.2.-Constança Mégre Próspero dos Santos, nascida a 8-4-2001
1.2.- Nuno Jusarte Rolo Mégre casado vom Vera Macedo, e têm:
1.2.1.- Marilde Macedo Mégre
1.3.- Rita Jusarte Rolo Mégre
2.João Sotto-Mayor Mégre
2.José Sotto-Mayor Mégre
3.Domingos Sotto-Mayor Mégre
4.Pedro Sotto-Mayor Mégre
5.Maria Isabel Sotto-Mayor Mégre
6.Leonor Sotto-Mayor Mégre

Todos eles casados e com filhos. A ordem pode não estar correcta, mas alguns estão no Genea

Sem Mais
Jmrprospero
6.

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#36238 | 1947 | 23 fev 2003 16:01 | Em resposta a: #29063

Caro Mimo 11
Só hoje vi a sua mensagem. Vou tentar localizá-lo para lhe responder Estou ao seu dispor em
fsomas@clix.pt
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#36239 | 1947 | 23 fev 2003 16:09 | Em resposta a: #28991

Caro José Manuel
Só hoje recebi, e muito agradeço, os seus elementos que vou acrescentar ao esboço.
Porque é que vocês, os descendentes, não se organizam e publicam o trabalho que apenas iniciei, juntando-lhe a numerosa e interessante documentação que, muito embora esteja na posse dos meus filhos é património comum de todos vós?
Ãbraços
MLM

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#36241 | 1947 | 23 fev 2003 16:24 | Em resposta a: #36134

Meu Caro
Não sei como explicar que me tenha saltado a descendência do Domingos Mégre, onde se conta o Nuno Megre, o maior forcado da minha geração e homem que respeito muito. Vou já incluir no draft que organizei para vocês. Eu não descendo da viscondessa, apenas me foram confiados pela tia Maria do Carmo Albuquerque Cardoso Pignatelli pouco antes da sua morte sem filhos os papeis da família que utilizei para as as árvores de costados dos meus filhos.
Entendo que, embora na minha posse, devem ser facultados aos descendentes que se proponham fazer um trabalho sobre essa ascencia sobre a qual trabalhei já um pouco mas não disponho de tempo, nem me compete, aprofundar.
Terá você a amabilidade de me enviar a ascendência da D. Maria Leonor, mer do Dr. Domingos, incluindo o ramo por onde entrou a bela casa do assentista e a descendência completa dos irmãos do Nuno Mégre?
Estou ao seu dispor em fsomas@clix.pt
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#36258 | martamcl | 23 fev 2003 19:34 | Em resposta a: #36134

caro Jmrprospero e 1947,

Venho corrigir alguns dados acima mencionados, o Dr. Domingos Megre é o 4º filho da Sra Maria da Luz da Cunha Pignatelli Sena Belo Megre e o Sr. Dr. João Ferraz de Carvalho Megre e não o 1º, a ordem correcta dos seus 6 filhos é a seguinte:
1 Maria Helena Pignatelli Sena Belo de Carvalho Megre
2 António Pignatelli Sena Belo de Carvalho Megre
3João Pignatelli Sena Belo de Carvalho Megre
4 Domingos Manuel Pignatelli Sena Belo de Carvalho Megre
5 Isabel Maria Pignatelli Sena Belo de Carvalho Megre
6 José Carlos Pignatelli Sena Belo de Carvalho Megre
O Dr. Domingos Pignatelli Sena Belo de Carvalho Megre, casado com Maria Leonor Cardoso da Silva Sottomayor Megre teve 7 filhos por esta ordem:
1 Maria Leonor Sottomayor Megre casada Francisco com Francisco António Fragoso de Sôr
2 Isabel Maria Sottomayor Megre casada com Francisco Manuel Barros Cardoso de Lemos que tiveram 1 filha;
2.1Marta Megre Cardoso de Lemos
3 Nuno Manuel Sottomayor Megre casado com Maria Clara D´Orey Juzarte Rolo tiveram;
3.1 Inês Juzarte Rolo Megre casada com Pedro Manuel Castel Branco Próspero dos Santos e têm 2 filhas;
3.1.1 Sara Megre Próspero dos Santos
3.1.2 Constança Megre ´Próspero dos Santos
3.2 Nuno Juzarte Rolo Megre casado com Vera Reinhardt Rocha de Macedo Megre, têm 1 filha
3.2.1 Matilde Maria Rocha de Macedo Megre
4 João Manuel Sottomayor Megre casado com Maria Amélia Froes Leitão dos Santos tiveram 3 filhos;
4.1 Vera Leitão Megre
4.2 Pedro Leitão Megre
4.3 Marina Leitão Megre
5 Domingos Manuel Sottomayor Megre casado com Emilia Isabel Van Zeller Ribeiro Telles tiveram 3 filhos;
5.1 Domingos Ribeiro Teles Megre
5.2 David Ribeiro Teles Megre
5.3 Bernardo Ribeiro Teles Megre
6 José Manuel Sottomayor Megre casado com Mónica Maria Froes Leitão dos Santos tiveram 4 filhas
6.1 Mónica Leitão Megre
6.2 Mariana Leitão Megre
6.3 Maria Leitão Megre
6.4 Madalena Leitão Megre
7 Pedro Manuel Sottomayor Megre casado com Maria Madalena Castro e Almeida Aragão Morais tiveram 3 filhos
7.1 Martim Aragão Morais Megre
7.2 Mariana Aragão Morais Megre
7.3 Pedro Aragão Morais Megre

E por aqui fica a descendência de Domingos Manuel Megre, o 4º filho de Maria da Luz da Cunha Pignatelli Sena Belo casada com João Ferraz de Carvalho Megre.

Sem mais
mmcl

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#36277 | jmrprospero | 24 fev 2003 00:21 | Em resposta a: #36258

Cara Martamcl
Obrigado pela correcção, pois mesmo com esforço era capaz de não conseguir transmitir tão correctamente os dados que forneceu. Assim e de momento fica tudo completo, e correcto.
jmrprospero

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#36299 | martamcl | 24 fev 2003 13:50 | Em resposta a: #36241

Meu caro,
A descendência está completa na resposta que enviei ontem ao forum em nome de martamcl, dos 7 irmãos o Nuno é o unico que já tem netos, os restantes filhos do Dr. Domingos Megre e da Sra Maria Leonor, são casados e com filhos ainda solteiros, como tal a descendência do Dr. Domingos Megre está completa até á data.
Vou investigar melhor a ascendência da Sra. Maria Leonor e prometo enviar assim que possivel,

Atenciosamente
Martamcl

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#36316 | 1947 | 24 fev 2003 17:04 | Em resposta a: #36299

Minha cara Marta
Recebi efectivamente a descendência do Dr.Domingos Megre e sua mer. D. Maria Leonor que muito agradeço. Se me permitisse atrever-me-ia a sugerir que na mesma se incluíssem os nomes dos cojuges em falta e a respectiva filiação, bem como as datas de nascimento e casamento e respectivas localidades.
Não se trata, como muito bem sabe, de picuinhices minhas, são as regras que transformam a genealogia numa coisa consultável, útil e susceptível de ligação a outra. Vá lá, se eu perdi meses à procura dos Cunhas do séc XVI, com datas e locais, era benvinda a informação suplementar que peço, sabendo de antemão que é dficil de reunir e fastidiosa de organizar.
Afinal vocês é que são os descendentes e talvez gostem de saber alguma coisa mais uns dos outros e ter um trabalhinho mais escorreito para mostrar aos filhos que tenham eventualmente curiosidade em saber por onde lhes veio a Beira Baixa
Com os cumprimentos do vosso escrivão
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#36317 | 1947 | 24 fev 2003 17:31 | Em resposta a: #36258

Cara Marta
Respondi-lhe antes de ter recebido estes dados adicionais e aprofundados que agradeço de novo
Mantenho o meu pedido anterior.
Ignoro qual a sua ligação a este ramo, e se ela lhe permitirá obter sem maçadas de maior os elementos em falta. Sei que não é facil, pedi à minha filha Patricia, que também é de História, que actualisasse o ramo Pignatelli Carneiro de Almeida. Pois a despeito da sua boa vontade não está feito. As pessoas têm mais que fazer e eu compreendo.
Mas faz-me alguma pena ter reunido a documentação sobre esta gente, ter investigado anos ( não resolvi alguns problemas)e não ser capaz de vos entregar um trabalho minimamente completo e actualizado. Devo confessar que o que é aliciante para os descendentes, saberem correctamente quem e quais são, não me atrai sobremaneira. Como investigador interessou-me, isso sim, pesquizar as origens. Se a Marta conhecer alguém que manifeste interesse em actualizar este trabalho e fotografar e reproduzir as dezenas de documentos originais que vieram para a esta casa, terei muito prazer em lhe entregar o meu trabalho e facultar a reprodução dos documentos.
Se ninguém quiser, receio que acabe por ficar assim mesmo.
Com os meus cumprimentos e as desculpas por a ter incomodado com tão extenso arrazoado
Manuel Lamas de Mendonça
fsomas@clix.pt

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#36318 | martamcl | 24 fev 2003 17:37 | Em resposta a: #36316

Meu caro
A descendência do Dr. Domingos Megre e sua mulher Maria Leonor está completa, enviei o nome de todos os filhos, netos e dos três bisnetos, poderei através de uma pesquisa que prometo dar inicio já para obter as datas de nascimento e casamento. Os conjuges que refere estar em falta devem ser os descendentes dos irmãos do Dr. Domingos Megre?
Relativamente á Sra Maria Leonor Cardoso da Silva Sottomayor csada com o Dr. Domingos Megre e da sua ascendência faltam obter apenas mais alguns nomes e posso depois enviar a informação toda

atenciosamente
Martamcl

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#36340 | martamcl | 24 fev 2003 20:29 | Em resposta a: #36317

Caro Manuel

A minha ligação a este ramo não é nenhuma! É mais a curiosidade precisamente pelas origens, que me levaram a procurar e a "investigar", respondi no forum por ter achado útil ajudar e acrescentar a informação que sabia acerca da descendência do Dr. Domingos Megre, dentro da minha limitação e da minha ignorância acerca deste ramo prometo ajudá lo no que puder, faço o por gosto,já estou a recolher as datas como posso e para não enviar a conta gotas faço o quando tiver tudo completo. Obviamente que tenho interesse em actualizar este trabalho, terei todo o gosto e tenho a ajuda de dois amigos que percebem mais dete ramo e me podem dar uma ajuda.

Com os meus cumprimentos e não foi incómodo nenhum,
Marta Megre Cardoso de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#36386 | 1947 | 25 fev 2003 12:12 | Em resposta a: #36318

Minha Cara Senhora
Quando me refiro a ascendência dos conjuges estou a pensar no seguinte: EXEMPLO :
Domingos Megre, nascido na Covilhão, em 12-2-1225, licenciou-se em matematicas puras pela Universidade Upsala, industrial, presidente da Comabetão, desportista, sócio da filarmónica silenciosa, condecorado com a ordem da lagarta resplandescente do reino do Botão etc.,. Casou a 23-3-1250 na freguesia de S. Pancrácio, Manjericões de Cima, com D. Leonor da Silva Sotto Mayor, nascida em 1-4-1229 em Ventanias de Baixo, filha de Epitácio Sotto Mayor, coronel de bombeiros voluntários, e de sua mulher D. Salette Lagardere da Silva.
Domingos Megre morreu em Bombaim em a 4-5-1275
Tiveram
Filho
Roberto Malaquias Megre, nscido, ou baptizado, em S. Bobifacio da Fuzeta a 3-3-1263, frequencia do 4.º ano de teologia do seminário comboniano de Cucujâes, professor de religião e moral no liceu de Faro. Casou 4-4-1289 na freguesia de S. Domingos de Rana, com D. Mência Margarida d'Orey Alface, educadora de infancia diplomada pelo XPTO, que nasceu na freguesia de S. Tiago de Abrolhos em 5-5-1268, filha de Arménio Alface, presidente da Junta de Freguesia, e de sua mulher Mariana Solms
d'Orey, médica psiquiatra (UL)
Como bem sabe é este tipo de elementos que, sendo rigorosos abundantes e tanto quanto possível biográficos, quebram a aridez de lista telefónica das genealogias e fornecem informação ao leitor.
Atenciosamente
MLM

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#36392 | 1947 | 25 fev 2003 12:35 | Em resposta a: #36340

Cara Marta
Sempre precipitado enviei para o forum um exemplo-tipo muito sério e académico do tipo de informações que gostaria de receber. Por favor não se melindrem, (esta gente das genealogias pode ser terrivelmente melindrosa)
Fico bem contente por ter, finalmente, uma descendente ( quer que lhe dê a sua ascendência, por certo que não!) a ajudar este velho rato de biblioteca que não chega para as encomendas.
Permitia-me sugerir-lhe, caso não fosse impertinente, que a Marta me desse o seu email.
Enviava-lhe o trabalhinho que tenho já feito como uma espécie de framework, a Marta fazia-o circular pelos primos mais adequados... e...íamos ganhando com as emendas e acrescentos
de esquecimento em esquecimento até à obra final.
P.S. se com o decorrer necessáriamente lento deste tipo de aggiornamento eu acabar por ficar incapacitado alguém seguirá a estafeta
Com os meus respeitosos agradecimentos
Manuel Lamas de Mendonça, escriturário de antigualhas& curiosidades
fsomas@clix.pt

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#36416 | martamcl | 25 fev 2003 16:31 | Em resposta a: #36386

Caro Manuel,
Obrigada pelo exemplo tão bem exposto! já tinha perceido mais ao menos como é que se fazia só me faltam os dados todos, a minha querida avó está de viagem mas regressa hoje, como tal amanhã terei com certeza a descendência completa do Dr. Domingos Megre e de Maria Leonor Sottomayor, depois o que faltar basta ir aos registos ou á Torre do Tombo.
O meu email é: martaclemos@iol.pt
Cumprimentos
Marta

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#36418 | FJCSAC | 25 fev 2003 16:42 | Em resposta a: #17609

Caro Manuel Lamas de Mendonça

Tenho acompanhado os seus esforços...e falta de compreensão de alguns.Sugeria que entregasse ao Genea o resultado das sua investigações, pois que sem dúida será a entidade que melhor pode guardar,publicar e dar seguimento aos seus tyrabalhos de investigação.

Relativamente há minha achega aqui vai:

Descendentes de 1(XIII)e não XII:

1(XIV)-António Duarte da Fonseca Fabião * S.Vicente da Beira c.1870 cc D.Maria dos Prazeres Nunes Crespo * c.1875 Fundão,Silvares e tiveram pelo menos:
1(XV)-Maria Celeste Nunes Fabião Pignatelli * Fundão,Silvares 12.1.1900 cc Fundão,Silvares 18.10.1922 com Alberto Vaz de Carvalho * Fundão,Silvares 6.11.1894,filho de Joaquim Vaz de Carvalho * 17.02.1867 Covilhã,Ourondo cc Fundão,Silvares 21.07.1891 e de D.Maria José dos Santos Delgado * 1865 Pesinho e teve pelo menos:
1(XVI)-D.Maria Fernanda Fabião Pignatelli de Carvalho * Fundão,Silvares 18.9.1923 cc 8.9.1950 em Vila Nova de Ourém com seu primo António Fabião Pignatelli * Castelo Branco,Arrabalde de Oleiros 11.4.1920 (abaixo),ss:
2(XVI)-D. Maria Helena Fabião Pignatelli de Carvalho * Fundão,Silvares 31.1.1936 cc Fátima 31.10.1956 com o Eng.José Maria da Palma Ruivo * Lisboa,S.Sebastião da Pedreira 16.11.1932 cs que está no GP.
(penso que deve haver mais filhos mas a minha Prima Maria Helena só me indicou Ela e a outra irmã)
2(XIV)-D.Maria do Ceú da Fonseca Cunha Pignatelli * S. Vcente da Beira c. 1872 cc seu tio José da Cunha Freire Pignatelli * S. Vicente da Beira b.23.10.1856 e teve pelo menos:
2(XV)-D. Maria da Cunha Pignatelli da Fonseca * S. Vicente da Beira c. 1895 cc Jaime Duarte da Fonseca Fabião * S. Vicente da Beira c.1883 (o ano de * de ambos deve estar correcto mais ano menos ano porque no ass. de nasc. se indica a idade dos pais quando nasceu o filho)e tiveram pelo menos:
2 (XVI)-António Pignatelli Fabião acima casado coma sua prima Maria Fernanda Fabião Pignatelli de Carvalho ss.
3(XIV)-D.Maria Celeste Pignatelli da Fonseca que o Manuel tem os dados;
4(XIV)-Jaime Duarte da Fonseca Fabião * S. Vicente da Beira c. 1883 cc D. Maria da Cunha Pignatelli da Fonseca,acima.

São estas achegas que sobre o assunto lhe posso enviar.A partir de certa altura houve uma consaguinidade impressionante!

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#36460 | 1947 | 26 fev 2003 12:26 | Em resposta a: #29063

Meu Caro José Manuel

Mil desculpas pelo etraso na resposta que não se deve a menos interesse mas sim a um excesso de coisas entr mãos. As suas informações são preciosas mas, infelizmente, a endogamia dos Fonsecas Ferreiras é demasiado complexa para quem, como eu, apenas conhece alguns.
Acresce que o seu sistema de numeração, que certamente é lógico para quem domine a família
a mim deixa-me um pouco confuso.
Vamos fazer uma coisa: voicê dá-me o seu email, eu envio-lhe o borrão do meu trabalho, você acrescenta e corrige no original e remete-mo novamente. Está bem? Não esquecer, sempre que possível, as datas e os locais. Já agora coimo é que os Simões de Almeida, que também são primos dos Carneiros de Almeida entroncam na descendência da viscondessa, não haverá por aí mais uma Zara à mistura
Um abraço do seu muito agradecido
Manuel Lamas de Mendonça
fsomas@clix.pt

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#37426 | mimo11 | 09 mar 2003 16:13 | Em resposta a: #36460

Caro Manuel Lamas
O meu E-Mail è:
Tavora.s@mail.pt
A descendencia de Simoes de Almeida
Zara è irma da minha avó Berta Pignatelli,filhas da viscondessa.Berta casou com o meu avô Dias FErreira, que com a morte
desta casou com a irmã Zara
Zara foi tia e madrasta da mae.
Uma das filhas-Zara Simoes de Almeida-meia irma
da minha mae casou com Antonio Pedro Simoes de Almida.
Há mais!!!!.

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#37473 | 1947 | 10 mar 2003 16:31 | Em resposta a: #37426

Na minha mensagem de hoje, além de outras correcções, julgo ter encaixado a sua gente mas continua a faltar a descendência do Dr. António Pedro Simões de Almeida ( e são muitos)
Um abraço
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#57525 | mimo11 | 10 fev 2004 20:49 | Em resposta a: #37426

Caro Manuel Lamas

Onde se lê-filhas da viscondessa- deve ler-se
netas,pois são Filhas de Amalia Pignatelli
Só hoje ao reler esta mensagem dei pelo erro

José Manuel

N.B. Mudei de email, oportunamente informo

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#58025 | aquadros | 15 fev 2004 18:01 | Em resposta a: #16609

Exmo Senhor
Dr. Manuel Lamas de Mendonça

Já lá vão dois anos que iniciou este tópico.
Novato na matéria só agora se me deparou.
Uma tia-bisavó de minha mulher, Maria Columbina de Sousa Leitão, nascida a 02.11.1837, em Penacova, fª de David Ubaldo da Silva Leitão Cardoso e Oliveira e de Maria do Espírito Santo de Sousa e Almeida, casou com o Dr. António Manuel Ferreira Taborda Pignatelli.
Seria possível indicar-me a ascendência deste senhor?
Com os meus agradecimentos, subscrevo-me mui respeitosamente

Américo A. M. de Quadros

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#58032 | mimo 11 | 15 fev 2004 19:32 | Em resposta a: #58025

Caro Americo

Encontra no Forum na RE "Ferreiras da Quinta
Quinta de Antão Alvares" inf. sobre Taborda e Taborda Pigntelli.
Espero ter ajudado e eu ficar a saber algo
mais sob esse ramo dos Pignatelli.

Cumprimentos

Jose Manuel

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#58266 | aquadros | 18 fev 2004 18:38 | Em resposta a: #58032

Caro José Manuel:
Muito agradeço a informação que me prestou.
Efectivamente o Dr. António Manuel Ferreira Taborda Pignatelli casou com D. Maria Columbina de Sousa Leitâo, fª de David Ubaldo da Silva Leitão Cardoso e Oliveira e de D. Maria do Espírito Santo de Sousa e Almeida. Não tiveram descendência.
Outros filhos de David Ubaldo:
1- Conselheiro Alípio de Sousa Leitão cc
Pureza Correia de Almeida;
2- Basílio Ubaldo de Sousa Leitão cc Maria da
Conceição de Azevedo Corte Real;
2- Nicolau de Sousa Leitão cc Lúcia de Jesus
Ferreira;
4- Dr. Alberto de Sousa Leitão cc Maria da
Assumpção Cunha e Sousa; a)
5- Eduarda Lusitana de Sousa Leitão cc António
Casimiro Biscaya e Silva.

a) Ramo da minha mulher.

Apesar de se ter radicado em Penacova, esta família Leitão teve a sua origem em Sernache do Bonjardim, onde regressou pelo casamento de Eduarda Lusitana com o primo António Casimiro, dando origem à descendência Biscaya e Silva, Biscaya Leitão.

Com os cumprimentos do

Américo A. M. de Quadros

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#66533 | jmrprospero | 03 jun 2004 11:47 | Em resposta a: #58025

Caro A. Quadros

António Manuel Ferreira taborda pignatelli era natural da Aldeia de joão Pires, Penamacor, onde seus Pais José manuel Ferreira Taborda Pignatelli e D. Isabel emília Taborda laitão casaram em 13-2-1833, dispensados em 2º grau de consanguinidade, pelo que eram primos direitos, neto paterno de Capitão-mor de Monsanto António Theodoro Ferreira Taborda de Azevedo Freire e de D. Maria bárbara Proença e materno de Capitão José bernardo Leitão e de D. Vicência taborda.
São, portanto descendentes de Tabordas, Pignatelli, Azevedos Freires e Ferreira de PenamacOr.
Cumprimentos
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#66534 | jmrprospero | 03 jun 2004 11:48 | Em resposta a: #58025

Caro A. Quadros

António Manuel Ferreira taborda pignatelli era natural da Aldeia de joão Pires, Penamacor, onde seus Pais José manuel Ferreira Taborda Pignatelli e D. Isabel emília Taborda laitão casaram em 13-2-1833, dispensados em 2º grau de consanguinidade, pelo que eram primos direitos, neto paterno de Capitão-mor de Monsanto António Theodoro Ferreira Taborda de Azevedo Freire e de D. Maria bárbara Proença e materno de Capitão José bernardo Leitão e de D. Vicência taborda.
São, portanto descendentes de Tabordas, Pignatelli, Azevedos Freires e Ferreira de PenamacOr.
Cumprimentos
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#66535 | jmrprospero | 03 jun 2004 11:50 | Em resposta a: #58025

Caro A. Quadros

António Manuel Ferreira taborda pignatelli era natural da Aldeia de joão Pires, Penamacor, onde seus Pais José manuel Ferreira Taborda Pignatelli e D. Isabel emília Taborda laitão casaram em 13-2-1833, dispensados em 2º grau de consanguinidade, pelo que eram primos direitos, neto paterno de Capitão-mor de Monsanto António Theodoro Ferreira Taborda de Azevedo Freire e de D. Maria bárbara Proença e materno de Capitão José bernardo Leitão e de D. Vicência taborda.
São, portanto descendentes de Tabordas, Pignatelli, Azevedos Freires e Ferreira de PenamacOr.
Cumprimentos
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#185680 | ltb08 | 22 fev 2008 00:45 | Em resposta a: #58266

Exmo Senhor Américo A.M. de Quadros,

Ao percorrer o Genea, reparei na sua mensagem, em resposta ao Dr Próspero dos Santos, e na qual afirma que o Dr António Manuel Ferreira Taborda Pignatelli, que casou com com D. Maria Columbina de Sousa Leitão, não teve descendência. Gostaria de fazer uma importante correcção. Na verdade, o Dr António Manuel Ferreira Taborda Pignatelli e a Senhora D. Maria Columbina de Sousa Leitão tiveram mesmo descendência. Na verdade, eram meus trisavós.

Os filhos destes meus trisavós foram:
1) José Leitão Taborda Pignatelli
2) Alberto Leitão Taborda Pignatelli
3) Adolfo Henrique Leitão Taborda Pignatelli
4) António Theodoro Leitão Taborda Pignatelli
5) Eduarda Leitão Taborda Pignatelli
6) Maria Columbina Leitão Taborda Pignatelli
7) Catarina Adelaide Leitão Taborda Pignatelli
8) Maria Isabel Leitão Taborda Pignatelli
9) Maria da Pureza de Sousa Leitão Taborda Pignatelli

De acordo com o seu e-mail, a sua mulher será assim minha parente. Caso deseje mais dados acerca dos ramos destes descendentes do casal acima mencionado, terei todo o gosto em fornecer os dados de que disponho.

Com os melhores cumprimentos

Luis M. Pignatelli Taborda Barata

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#185685 | Filipe PC | 22 fev 2008 01:15 | Em resposta a: #58266

Caro Américo

Tenho prios descendentes da Eduarda Lusitana em caso de querer posso tntar encontrar alguns dados.

Com amizade

Filipe PInheiro de Campos
pinheirodecampos ARROBA gmail PONTO com

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#185686 | Filipe PC | 22 fev 2008 01:17 | Em resposta a: #17669

Caro confrade

Tenho alguns dados do ramo Meireles e Belerma na origem de Trás-os-Momntes e meus colaterais.

Disponha

Com amizade

Filipe Pinheiro de Campos
pinheirodecampos ARROBA gmail PONTO com

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#185711 | aquadros | 22 fev 2008 11:33 | Em resposta a: #185680

Exmo Senhor Luis Taborda Barata:

Foi para nós uma enorme surpresa a descendência da Senhora D. Columbina que, como na altura referi, era tia-bisavó de minha mulher.
Tanto a minha sogra como os restantes familiares de Penacova também desconheciam.
Peço, então, o obséquio de me facultar os dados respeitantes aos descendentes de D. Maria Columbina.

Com os meus cumprimentos

Américo A. M. de Quadros

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#185715 | aquadros | 22 fev 2008 11:58 | Em resposta a: #185685

Caro Pinheiro de Campos:

De D. Eduarda Lusitana, apesar de numerosa descendência, conheci, apenas, uma filha, Amália Biscaia e Silva ou Amália Biscaia Leitão, que viveu em Souselas com as primas Sousa Leitão, tias de minha mulher.
Sei da existência de descendentes na Figª da Foz mas nada sabem quanto aos seus ascendentes.
Se, por acaso, encontrar alguns dados agradeço.

Com os cumprimentos e amizade do

Américo A. M. de Quadros

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#185731 | ltb08 | 22 fev 2008 13:16 | Em resposta a: #185711

Exmo Senhor Américo A.M. de Quadros,

De momento

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#185732 | ltb08 | 22 fev 2008 13:26 | Em resposta a: #185731

Exmo Senhor Américo A.M. de Quadros,

Muito lhe agradeço a resposta rápida. De facto, vou frequentes vezes a Penacova. Penso que deverá conhecer a Quinta da Ribeira. Essa Quinta e Casa era do meu avô, Eugénio Taborda (que herdou da avó), que vendeu(só uma pequena parte pertencia a uns primos Pignatelli), há muitos anos, ao primo dele, Amílcar Leitão. Quando chegar a casa hoje, irei reunir os dados que me solicita e procederei à sua colocação aqui.
Caso tenha interesse, também poderemos comunicar pelo meu e-mail: tabordabarata@fcsaude.ubi.pt ou pelo telemóvel 914093575.

Cordiais saudações

Luis M. Pignatelli Taborda Barata
Covilhã

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#186991 | jaf | 04 mar 2008 23:49 | Em resposta a: #185686

Caro Filipe Pinheiro de Campos


O meu interesse nos Pignatelli e afins é/era apenas (co)lateral. Agradeço, no entanto a dsiponibilidade.


Cumprimentos,

João A. Frazão

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#235083 | coviantiga | 26 jul 2009 17:55 | Em resposta a: #17669

CaroJoão Amaral Frazão
Não tenho esperança nenhuma que lhe chegue este tema que foi debatido em 2002,etc, quando eu ainda não era da Geneall nem estava tão interessada pela genealogia pois tinha acabado de me reformar.
Agora porém por um acaso de saber que minha Tia Avó EUGÉNIA DE CAMPOS PAES DO AMARAL viveu no Tortosendo (e talvez lá se tenha casado?), fui ver a Viscondessa do Tortosendo e vi estes nomes todos alguna tão perto dos meus familiares.
Meu Tio Avô Pedro Celestino Campos Paes do Amaral, foi médico no Fundão e casou com Adelaide Sofia da Luz Fabião , filha de Ana Amália Ludovina Caldas e Quadros e de Manuel Rodrigues Fabião e nada mais sei.Porém vejo aqui imensos Pignatelli,de que lado vem?
Menciona depois o FRANCISCO PAES DO AMARAL ORA A MINHA FAMÍLIA É toda de Alpedrinha (a chegada) e 1 ramo(meu trisavó) vai para o Castelejo e por sua vez o ramo de Alpedrinha vem de Fundões, Viseu, Anadia, Currelos, eu sei lá que ainda ando a descobrir, e devo lá estar quase a chegar.Só houvia dizer em casa de meus avós que eram primos do conde da Anadia?
Sabe alguma coisa por acaso da
EUGÉNIA DE CAMPOS PAES DO AMARAL QUE VIVEU NO tORTOSENDO ?
DA ADELAIDE SOFIA DA LUZ FABIÃO ?
E DE ONDE É E QUEM É O FRANCISCO PAES DO AMARAL?
sE DEPOIS QUISER LIGAÇÕES EU DIGO.Porém não tenho esperanças que vá ver este teme passados tantos anos, ou algum dos outros Confrades que também intervem.
Obrigada
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#235084 | coviantiga | 26 jul 2009 18:00 | Em resposta a: #235083

Quero só corrigir o houvia claro que é OUVIA QUE QUERIA DIZER.DESCULPEM, É A PRESSA DE ESCREVER

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#235219 | coviantiga | 28 jul 2009 22:06 | Em resposta a: #235084

Caro Confrade
Tento novamente reabrir este tópico.Vamos a ver se tenho sorte
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#254731 | PBT | 15 mai 2010 13:50 | Em resposta a: #185715

Caro Confrade Américo Quadros,

Sou hoje vi este seu tópico que data já de 2008!

A D. Eduarda Lusitana é minha trisavó. Sou neta de Rui Ferreira Biscaia (natural de Cernache do Bonjardim) e bisneta de D. Maria da Glória Biscaia da Silva (uma das filhas de Eduarda Lusitana).
Iniciei as pesquisas genealógicas há relativamente pouco tempo e muito pouco (ou nada) sei sobre este ramo da minha família.
Tendo em conta o tempo decorrido sobre o seu tópico e das pesquisas que fez, já possui dados sobre a ascendência de D. Eduarda Lusitana que me possa facultar?

Com os meus cumprimentos,

Patrícia Biscaia Traça

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#254750 | coviantiga | 15 mai 2010 23:27 | Em resposta a: #254731

Cara confrade
Eu já tinha entrado neste tópico em 2009 e o confrade não deve ter sido notificado e por isso não recebi resposta.Talvez a Patrícia me saiba dizer algo.Eu tive um Tio Avô Pedro Celestino de Campos Paes do Amaral, que foi médico cirurgião no Fundão que casou na Barroca com Adelaide Sofia da Luz Foonseca Fabião que era filha de Ana Amália Ludovina Caldas e Quadros e de Manuel Rodrigues Fabião.Sabe por acaso se esta Tia Avó era desta família?.Tem quaisquer dados, que me possa ajudar?
Com os meus cumprimentos
M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#254760 | coviantiga | 16 mai 2010 01:30 | Em resposta a: #17613

Caro Francisco
Já entrei neste tópico, e ninguém me respondeu, pois já é tão antigo, que já não devem ser notificados "os autores".Por isso não avanço mais .Se vir , ou for notificado , minha bisavó é dos Leal Delgado que procura e conheço outros primos.Por sua vez também procuro onde "entoncará" se é que é família, da Viscondessa minha Tia Avó Adelaide Sofia da Luz Fonseca Fabião ( filha de Ana Amália Ludovina Caldas e Quadros e de Manuel Rodrigues Fabiãp da Barroca ?que casou com meu Tio Avô Pedro Celestino Campos Paes do Amaral que foi médico no Fundão.
Com os melhores cumprimentos
M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#254762 | coviantiga | 16 mai 2010 01:41 | Em resposta a: #17669

Caro Filipe
Apesar do tópico ser antigo e não saber se ainda são notificados, se vir novamente estas informações, não se importa de me dizer caso tenha, quem eram os pais de Francisco Paes do Amaral , c/c/ Brites da Costa Correia?
Obrigada
Cumprimentos
M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#265246 | Sérgio R | 13 nov 2010 20:31 | Em resposta a: #16949

Boa noite,

sabe o sr se o Antonio Duarte da Fonseca Fabião teve descendência ilegitima no Orvalho?

Obrigado.

Cptos.

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#271214 | coviantiga | 23 fev 2011 15:08 | Em resposta a: #66535

Caros Confrades
Quem iniciou este tópico de certeza nunca mais aqui veio.Eu tinha posto (muitos anos depois ) uma questão na qual continuava interessada, se alguém quiser retomar o tópico e responder-me.
Minha bisavó Hermínia Augusta Leal Delgado, era do lado dos Vaz de Carvalho e Leal Delgado do Paul.Um filho Pedro Celestino de Campos Paes do Amaral casou na Barroca com Adelaide Sofia da Luz Fonseca Fabião, filha de Ana Amália Ludovina Caldas e Quadros e de Manuel Rodrigues Fabião que não sei onde entronca nestes ramos todos que estão para trás neste tópico.Já tinha pedido ao 1º confrade, ajuda.Porém como o tópico é antigo, já não deve ter sido notificado.
Reabro agora, na esperança de deslindar algo , junto de quem me possa ajudar , pois ainda não consegui descobrir nada.
Cumprimentos
M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#271227 | 1385 | 23 fev 2011 19:08 | Em resposta a: #271214

Cara M. Alice

Deparei com a sua mensagem por mera casualidade. De facto mudei de username entretanto, e é natural que não tenham conseguido notificar-me, aliás o tempo escasseia e leio menos o forum.
Conheci a casa da Barroca em Oleiros num período em que se encontrava bastante mal tratada, uma pena. Sabia, apenas por tradição oral, que em tempos pertencera a estes Fabiões em cuja descendência julgo que se conservava.
Se procurar em pessoas a ascendência Cunha Pignatelli da Senhora Dona Maria Isabel Megre Carneiro de Almeida penso que encontrará aquilo que, pelo menos há uns anos, se conhecia sobre estes Fabião. Mas julgo saber que, actualmente, há bastante gente nova a investigar esta zona
Com os meus cumprimentos
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#271233 | coviantiga | 23 fev 2011 20:32 | Em resposta a: #271227

Caro Manuel

Muito obrigada pela "dica"
Cumprimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#286030 | jaferro | 30 ago 2011 22:51 | Em resposta a: #271214

Cara Confrade Maria Alice Campos,

Já deve ter a seguinte informação, mas coloco-a na mesma.

No cemitério de Silvares, Fundão, estão sepultados Dona Maria da Luz Pignatelli da Fonseca Fabião, n.13.12.1886 e f.24.04.1937 e seu esposo, António Rodrigues da Fonseca Fabião, n.22.03.1868 e f.27.12.1947.

No mesmo cemitério, em campa adjacente, da "Casa do Cimo do Lugar", estão enterrados, Dona Lucília Pignatelli de Caldas e Quadros da Fonseca Fabião, n.01.06.1922 e f.05.10.1992 e de seu esposo, Joaquim António de Caldas Martins Ribeiro, n.09.08.1930 e f.20.02.2000.

A "Casa do Cimo do Lugar" é uma bela e grande propriedade urbana localizada no centro da vila, perto da Igreja.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#286110 | coviantiga | 31 ago 2011 20:38 | Em resposta a: #286030

Caro José Fernandes

Agradeço imenso a sua informação que desconhecia por completo, embora não sabendo quem são as pessoas que nomeia e muito menos em Silvares.Todas as indicações que tenho algumas ainda verbais , sobre minha Tia Avó é que ela e a família eram da Barroca e Enxabarda, onde tinham muitas propriedades.Silvares não sabia nada, embora não saiba a ligação das que nomeia com ela , que nomeio mais acima
Obrigada no entanto
M.Alice Campos

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#295989 | jaferro | 29 jan 2012 22:38 | Em resposta a: #17588

Caro Confrade Manuel da Silva Rolão,

Hoje, por curiosidade, verifiquei que sou 28 vezes primo da Ana dos Prazeres Nunes Crespo casada com António Duarte da Fonseca, neto da Viscondessa e pelo menos 6 vezes primo de José D'Amor Divino Dias Ferreira, que casou com duas das suas netas: Maria Bertha da Fonseca Pignatelli e Maria Zara da Fonseca Pignatelli. Todos moradores em Silvares. Onde também residiu outra neta, Maria da Luz Pignatelli da Fonseca Fabião que casou com António Rodrigues da Fonseca Fabião.

Ao reler o presente tópico constatei, no entanto, que as famílias Nunes Crespo e Dias Ferreira, de Silvares, Fundão, não estão explicitadas. Aproveito o momento para deixar algumas informações sobre o ramo Nunes Crespo. Quando tiver o ramo Dias Ferreira organizado também o deixarei aqui. Se entretanto reeditar as "Famílias da Beira Baixa" não se esqueça da nossa Cova da Beira/Beira-Serra ocidental... :)

A consanguinidade é uma forte característica destas uniões, como é visível nas mensagens publicadas, mas no caso dos Nunes Crespo é quase atávico, o que explica o elevado número de ligações de parentesco.

1. Ana dos Prazeres (Nunes Crespo), n. 1882, casa com 17 anos, proprietária, com António Duarte da Fonseca, solteiro, proprietário e morador em São Vicente da Beira, em 21.12.1898, Silvares. Filha de...
2. Manuel Nunes Crespo, n. 1861, Silvares, que cc...
3. Maria da Conceição, n.1858, Silvares. São recebido em 04.02.1880, Silvares, dispensados em 2º grau por ambos os lados. São primos direitos pelos dois lados.
4. Joaquim Nunes Crespo, n.31.01.1823, Silvares, Fundão, que cc...
5. Delfina Nunes Crespo, n.07.11.1823, Silvares, Fundão. Foram recebidos em 10.12.1851, Silvares, Fundão e dispensados em 2º, 3º e 4º de consanguinidade.
6. José Nunes Crespo, que cc...
7. Maria Nunes Crespo. Casaram no mesmo dia, sendo dispensados em 2º, 3º e 4º de consanguinidade.
8/12. Manuel Nunes Gaspar Crespo
9/13. Maria da Conceição
10/14. Manuel Antunes Crespo
11/15. Maria Nunes Crespo

16/22/24/30. Manuel Nunes, n. 16.03.1771, Silvares, que cc
17/23/25/31. Maria Joaquina Nunes Crespo
18/26. João Francisco
19/27. Maria da Conceição
20/28. António Francisco Crespo
21/29. Maria Antunes Baptista

32/44/48/60. José Nunes, n.05.09.1720, Silvares.
33/45/49/61. Maria Antunes da Trindade. Recebidos em 16.04.1760, Silvares.
34/40/46/50/56/62. Manuel Gaspar Duarte, n.11.11.1722, Silvares
35/41/47/51/57/63. Francisca Simão

42/58. Manuel Baptista
43/59. Maria Antunes.

Com tanta repetições... Tenho receio de me enganar! E como faltam pelo menos mais 6 gerações continuo amanhã... ;)

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descendência

#338068 | neo | 13 nov 2013 17:21 | Em resposta a: #286110

Alterei o meu mail para tavora .y@gmail .com

Anteriormente tinha o pseudónimo de mimo 11,por vários motivos tive que alterar.

Resposta

Link directo:

viscondessa do Tortuzendo, descendência

#351283 | agoliveira | 16 out 2014 10:18 | Em resposta a: #16609

Caros Amigos do Fórum

Outro dos muitos filhos de Eduarda, casada com Antonio Casimiro Biscaya e Slva, foi Francisco Amado Biscaia e Silva Leitão, casou Com Maria José Oliveira Soares e tem descendentes na Figueira da Foz.
Tiveram três filhos, António, Maria da Conceição e Alvaro Biscaia Leitão, todos já falecidos.

Resposta

Link directo:

viscondessa do Tortuzendo, descendência

#351519 | coviantiga | 23 out 2014 03:31 | Em resposta a: #16609

Caro Confrade José Rodrigues Fernandez
Mais uma vez os nossos caminhos se cruzam , e desconfio que devemos ser parentes por vários lados.Este não sei se é o caso visto o seu interesse nos Pignatelli.!!.
Aproveitando os seus vastos conhecimentos, sabe por acaso me dizer se em Silvares ou noutro lugar existe gente actualmente que me dissesse algo sobre a tal minha Tia Avó Adelaide Sofia Pignatelli casada com Pedro Celestino Campos Paes do Amaral ? Apenas contactei 1 senhora que era Conservadora na Covilhã mas nada sabia de concreto..É que eu além da genealogia tenho uma outra "mania" que é procurar ilustrar o mais possivel a árvore, até porque herdei um espólio fotográfico muito grande e também um montinho de anónimos do qual felizmente já consegui tirar muitos do anonimato.Desta Tia Avó , embora tenha muitas fotos de senhoras, não sei se terei a dela o que gostaria de saber e em caso contrário, tentar encontrar foto , que é a única que falta, nestes mais chegados-
Se me souber dizer algo, mais uma vez agradeço muito.
Cumprimentos
M.Alice Campos

Resposta

Link directo:

viscondessa do Tortuzendo, descendência

#365251 | Jeanine DiasFerreira | 20 jan 2016 07:40 | Em resposta a: #16609

Muito bom encontrar esse tópico. ..a minha tetravo era neta da viscondessa e a muito que procuro descendentes ;-)...já vi que estamos espalhados pelo mundo..vivo em Angola e sou bisneta do Alvaro da Fonseca dias ferreira. Para quem quiser contactar Jeanine Ferreira pelo Facebook. Beijinhos

Resposta

Link directo:

viscondessa do Tortuzendo, descendência

#365264 | mimo 11 | 20 jan 2016 17:24 | Em resposta a: #16609

Alvaro Dias Ferreira era meu tio,irmão de minha mãe conheci-o em criança.Deixou filhas em Portugal,que vivem em Aveiro (?).

Resposta

Link directo:

viscondessa do Tortuzendo, descendência

#365266 | mimo 11 | 20 jan 2016 17:40 | Em resposta a: #365264

Se procurar em Títulos / descendência


No nº 28991 de 18 de OUT de 2002 descendência da viscondessa encontrará o tio Álvaro e irmãos.

Resposta

Link directo:

viscondessa do Tortuzendo, descendência

#365269 | mimo 11 | 20 jan 2016 18:00 | Em resposta a: #16609

Procure no FACEBOOK em Jose Manuel Simoes para me contactar .Há muitas Jeanine Ferreira Não sei qual delas é.

Resposta

Link directo:

viscondessa do Tortuzendo, descendência

#381556 | Mar2006 | 31 mai 2017 23:37 | Em resposta a: #185680

Deparei-me com um assento de casamento de um António Pedro Tinoco Donozo de 35 anos, viuvo e proprietário que casou pela 2a vez no Teixoso, aos 28 de novembro de 1861, com Dona Teresa Augusta Xavier Freire Pacheco de Magalhães.
Este António Pedro é filho de outro António Pedro Tinoco Donozo e de Dona Joana Pereira da Cunha Pignatelli.
Será que algum confrade me consegue enquadrar estes nomes da familia Tinoco Donozo e Pereira da Cunha Pignatelli?
Antecipadmente grato
Mar2006

Resposta

Link directo:

viscondessa do Tortuzendo, descendência

#416891 | tmacedo | 08 ago 2019 14:32 | Em resposta a: #17609

Caro Manuel Lamas de Mendonça,

Tenho andado às voltas com uns Cunhas que podem estar ligados a estes, da Sortelha e/ou Santo Estevão e, recentemente, deparei-me com esta sua mensagem. Perdoe-me pois as questões que lhe vou colocar.

Em que se baseia para considerar o Francisco da Cunha, de Santo Estevão, falecido em 1587, filho do Francisco da Cunha, que teve carta de contador e inquiridor de Sortelha em 1517 ?
Será só pela homonimia, pela cronologia e proximidade geográfica ? Com umas pitadas mais de faro genealógico ? ... Ou há algum documento que reforce essa hipótese ...

Com os melhores cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

viscondessa do Tortuzendo, descendência

#416898 | 1385 | 08 ago 2019 18:20 | Em resposta a: #416891

Meu Caro António Taveira
Grato pela sua pertinente questão
Que eu saiba não existe prova documental. Recusável ou não. Nunca a vi.
Aliás no atinente a este período - destes Cunha - limitei-me a seguir a opinião de quem conhecia melhor esta gente e merece a minha confiança.
Mas lá prova em fonte primária não vi pessoalmente. E há muitos anos que abandonei esta questão por completo.
Queira desculpar a pouca (ou nenhuma) utilidade desta resposta
Cumprimentos
Manuel Lamas Mendonça

Resposta

Link directo:

viscondessa do Tortuzendo, descendência

#416916 | tmacedo | 08 ago 2019 23:10 | Em resposta a: #416898

Caro Manuel Lamas de Mendonça,

Obrigado pela pronta resposta.

Resta-me procurar por provas de tal entroncamento. Tanto podem demorar uma semana a encontrar ... como não o conseguir fazer numa vida.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

viscondessa do Tortuzendo, descendência

#416918 | Jeanine DiasFerreira | 08 ago 2019 23:33 | Em resposta a: #365269

Estou como Jeanine Ferreira no Facebook , procuro sim :-)

Resposta

Link directo:

viscondessa do Tortuzendo, descendência

#416919 | Jeanine DiasFerreira | 08 ago 2019 23:35 | Em resposta a: #365264

Pai do meu Avô Nuno Alvares de Magalhaes Peixoto de Menezes Dias Ferreira, sou filha do Paulo Emanuel Lage de Menezes Dias Ferreira...tem filhas no Porto, Aveiro e Lisboa..estou frequentemente com a Tia Carmo Menezes ????

Resposta

Link directo:

viscondessa do Tortuzendo, descendência

#430230 | mefqa | 07 jan 2021 05:17 | Em resposta a: #16609

Caro Manuel Lamas de Mendonça

Acrescento a descendência de (minha bisavó)
9 - D. Maria do Resgate da Cunha Pignatelli Xavier da Gama (filha da viscondessa do Tortuzendo), n. 30.08.1867 (a data certa é 30 de Agosto, conforme assento de baptismo)

D. Maria do Resgate casou com Dr. António Augusto d'Andrade Sena Bello.
Descendência (8 filhos):

9.1 - D. Maria Filomena da Cunha Pignatelli de Sena Belo (n. 22.10.1892, f. 21.01.1973) - religiosa Doroteia
9.2 - Carlos da Cunha Pignatelli de Sena Belo (f. aos 16 anos), s.g.
9.3 - D. Maria Emilia da Cunha Pignatelli de Sena Belo (n.14.01.1895, f. 17.04.1978) c.g. (7 filhos)
9.4 -D. Maria da Luz da Cunha Pignatelli de Sena Belo (n.02.10.1896, f. 28.06.1969) c.g. (6 filhos)
9.5 - Luís da Cunha Pignatelli de Sena Belo (n. 31.05.1898, f. 21.01.1973) c.g. (1 filha)
9.6 - D. Maria da Conceição da Cunha Pignatelli de Sena Belo - religiosa Doroteia
9.7 - Joaquim da Cunha Pignatelli de Sena Belo - c.g. (4 filhos)
9.8 - D. Maria Rita da Cunha Pignatelli de Sena Belo - solteira (s.g.)

Posso também enviar a descendência de 9.3 (minha avó paterna), 9.4, 9.5 e 9.7, caso tenha interesse em conhecer.

Cumprimentos,

Maria Emilia Athayde

Resposta

Link directo:

viscondessa do Tortuzendo, descendência

#430233 | mefqa | 07 jan 2021 05:56 | Em resposta a: #17609

Relativamente à informação

"8(XIII) - D. Maria do Resgate da Cunha Pignatelli, bap 30-8-1867 casou com António Augusto de Sena Belo, lic em Direito, governador civil de Castelo Branco, combatente monárquico, fº de José Bernardo de Sena Belo e de D. Belizarda Henriqueta de Almeida Tavares Tiveram:"

envio as seguintes correcções:

D. Maria do Resgate da Cunha Pignatelli Xavier da Gama (nome que consta na certidão de seu casamento) n. 30.08.1867, b. 03.10.1867 (conforme consta do assento de baptismo) casou com António Augusto d'Andrade Sena Bello, ..., filho de Dr. Simão Pedro de Sena Bello (n. 1819) e de D. Emilia Augusta Monteiro de Mendonça d'Andrade Pizarra (n.1833)

Cumprs,
Maria Emilia Athayde

Resposta

Link directo:

viscondessa do Tortuzendo, descendência

#430557 | Pignatellivideira | 19 jan 2021 21:26 | Em resposta a: #16609

Com os melhores cumprimentos a todos do fórum, gostaria de deixar uma pergunta, para a qual nunca tive uma resposta concreta....qual o motivo da minha antepassada ter recebido este título, outra dúvida que tenho é a origem da sua antiga casa no Tortosendo, herdada mais tarde pela minha avó Maria do resgate fajardo Marrocos da Cunha Pignatelli que casou com o meu avô Dr. José Galvão Videira. Esta casa ,consumida totalmente por um incêndio nos anos sessenta, tinha um brasão em pedra, que pelas armas deverá pertencer ao João Rodrigues Antunes Esteves de carvalho, mas sem as armas dos Carvalho, e com os Matos(sei que este tema já foi falado.)
Obrigado
Pedro

Resposta

Link directo:

viscondessa do Tortuzendo, descendência

#431256 | Questonella | 15 fev 2021 13:14 | Em resposta a: #16609

AtoB airport taxi service: airport transfers & chauffeur service

Book your airport taxi now! Enjoy airport taxi transfer from your front door to the airport gate. No hidden fees. Only fixed prices and comfortable transfers.
https://atobtransfer.com/

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 00:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen