Pedido de Ajuda - Descedência Espanhola

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Hispânia | Regiões

Pedido de Ajuda - Descedência Espanhola

#341202 | PatGRodrigues | 19 jan 2014 21:13

Olá a todos!

A algum tempo a esta parte que sigo este forum que muito me tem ajudado nas minhas pesquisas, recentemente comecei a interessar me por genealogia e pela pesquisa da historia da minha família, que em parte descende de Espanhois pelo lado da minha mãe.

Sendo a minha bisavó espanhola nascida supostamente em Huelva, mas que veio para portugal e aqui casou com um português, comecei a pesquisa através de alguns documentos antigos que ainda restam na familia, mas para além de os dados não serem concretos quanto ao local de nascimento a minha bisavó alterou o nome para português passando de Encarnacion Garcia para Encarnação Garcia de Campos (nome de casada), acabando por não saber o nome completo de solteira.

De uma forma geral tem sido dificil encontrar dados na internet dos registos paroquiais Espanhois, mais concretamente na zona de Andaluzia (Huelva e Villanueva de los castillejos) e gostaria de saber se alguém tem ideia por onde posso começar a minha pesquisa? Terei de me deslocar mesmo a Espanha para o fazer ou poderei contactar algum organismo especifico?

A minha busca acabou por centrar se no meu bisavô natural de Tavira e do qual tenho conseguido através da internet encontrar varios dados. Através desta pesquisa já recuei mais atras até ao pai do meu bisavô e encontrei dados que me indicam nova descendência espanhola. A dificuldade está em perceber a que localidade corresponde actualmente o Bispado de Santa Maria de Laron na Provincia de Navarra, pois através do registo de baptismo do pai do meu bisavô é atado de 1854 e informa que é "neto paterno de João de Campos natural da Provincia de Navarra, Bispado de Santa Maria de Laron".

Pelas pesquisas que efetuei não encontro qualquer referência a este bispado, no entanto pela historia de espanha e mais concretamente d territorio de Navarra suspeito que poderá estar relacionado com uma localidade que atualmente pertence ao territorio Francês designada de Oloron de Sainte Marie, no entanto não consigo dados que o confirmem ou não.

Assim apelo a ajuda de alguém que eventualmente tenha possibilidade, de me ajudar nesta minha busca pelos meus antepassados espanhois.

Muito Grata

Patricia Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Descedência Espanhola

#341277 | RCCORREIA | 20 jan 2014 23:25 | Em resposta a: #341202

Olá Patrícia

1. Oloron de Sainte Marie foi diocese do século VI até ao final do século XVIII, na parte francesa (Aquitânia) e fronteira com Navarra. Assim a zona de origem será nos Pirineus mas pelo apelido (a não ser que tenha sido alterado) o mais provável é ser de Navarra que por qualquer razão poderia ter lugares afetos aquela diocese.

2. Em Espanha os registos estão em muitos casos nas paróquias (podendo haver cópia na diocese e/ou arquivos).

3. Não deve esquecer que em Espanha usualmente o apelido final é o materno antecedido do paterno.

4. Há foruns genealógicos em Espanha onde pode pedir ajuda.

Cumprimentos,
RCC

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Descedência Espanhola

#341386 | PatGRodrigues | 22 jan 2014 19:18 | Em resposta a: #341277

Olá RCCorreia,

Muito Obrigado pela sua intervenção e dados que vão sem dúvida ajudar me a avançar mais um pouco na minha pesquisa.

Quanto a possibilidade de pesquisa em Foruns de genealogia Espanhois tem alguns que me possa recomendar? Tenho tentado pesquisar varias coisas em Espanha, INE de Espanha por causa dos censos, através de paginas das diocese, mas fico sempre um pouco perdida com tanta informação.

Mais uma vez muito grata pelo seu contributo.

Cumprimentos,

Patricia Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Descedência Espanhola

#341392 | Millafre | 22 jan 2014 21:15 | Em resposta a: #341386

Si ese familiar Joao de Campos nació en Sainte Marie d’Oleron tendrá que buscar en Francia su registro de bautismo, y no en España; el reino de Navarra tuvo territorios a ambos lados de los Pirineos, siendo nombrada la parte del norte como Baja Navarra (Basse Navarre), que a comienzos del siglo XVI quedó separada de la Alta Navarra, aunque mantuvo su status de reino durante casi un siglo, asociándose dinásticamente con la corona francesa a comienzos del XVII, y desapareciendo como reino con la revolución francesa en 1789.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Descedência Espanhola

#341556 | PatGRodrigues | 26 jan 2014 11:24 | Em resposta a: #341392

Millafre,

Muito obrigada pela ajuda e contributo.

Cumprimentos,

Patricia Rodrigues

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda - Descedência Espanhola

#359634 | MariaDavid | 18 jul 2015 11:10 | Em resposta a: #341277

Bom dia, RCC

Passando uma vista de olhos pelo Forun, na tentativa de encontrar resposta a algumas questões, deparei-me com esta sua mensagem que, entre outras coisas, diz: "...Há foruns genealógicos em Espanha onde pode pedir ajuda."

É sobre isso que estou aqui. Descobri pouquíssimos antepassados com origem castelhana e gostava de tentar, através de foruns como este, encontrar ajuda para as respectivas pesquisas.

Não tenho possibilidades de me deslocar a Espanha para investigar e com algumas orientações de outros genealogistas, talvez consiga aceder às bases de dados disponíveis no país vizinho.

Pode ajudar-me nesse sentido? Já tive, da sua parte, pontualmente, ajuda nas minhas dúvidas. Será mais uma...
Fico-lhe muito agradecida pela sua disponibilidade. Bom fim de semana!

Com os meus melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda - Descedência Espanhola

#359635 | ppb | 18 jul 2015 11:35 | Em resposta a: #341202

Bom dia,

conheço este:

http://www.heraldaria.com/phorum5/list.php?3


Cumprimentos,

Pedro Bandola

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda - Descedência Espanhola

#359666 | MariaDavid | 19 jul 2015 02:16 | Em resposta a: #359635

Boa noite, Pedro Bandola

Excelente ajuda! Muito obrigada. Vou analisar o site e ver como funciona. Se tiver alguma dificuldade, virei "incomodá-lo".
Os melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 08:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen