Mesão frio - os avos da minha esposa...

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Mesão frio - os avos da minha esposa...

#341346 | liogier | 22 jan 2014 05:55

bom dia,

Num primeiro tempo, eu queiria me disculpar para a qualidade do meu portuguese (sou frances)...

Estou procurando informaçoes sobre a avo maternal da minha esposa e a sua familia.

No inicio, da minha sogra, so sabia que ela se chamava Maria Preciosa Ribeiro (nascida o 10/02/1914), que ela estava de Tras os Montes (Mesão Frio ?) e que na sua familia, tinha nomes de Pinto, Vasconcelos, Alpoim e Queiros... e que a familia imigrou no Brasil (Rio) nos anos 30...

Com isso encotrou o "record" dela no site do Cepese com o id #231995 e do seu irmao (#231994).

Eu viu tanbem os nomes dos pais dela:
- Francisco Ribeiro Pinto Guedes
- Maria José de Queirós Ribeiro Vasconcelos

os 2 de Mesão Frio...

Mandou uma pedida para o Cepese mais não recebei reposta nenhuma :(

Mandou tanbem uma pedida de certidão de nascimento para o CRC de Mesão Frio mais sem reposta tanbem (acredite que meu portugues seja tão ruim ? :))

Se alguem poderia ma ajudar, seria muito legal (so para o prazer da minha sogra que não conhece muito sobre a sua familia...)

Muito obrigado com antecedencia e bom dia...

Yannick Liogier
68490 Hombourg
France

Resposta

Link directo:

RE: Mesão frio - os avos da minha esposa...

#341373 | Conde | 22 jan 2014 16:41 | Em resposta a: #341346

Esses apelidos em Mesão Frio são ilustres. Devem ser parentes da Casa da Rede onde pode fazer turismo de grande qualidade. Veja em PESSOAS Alpoim Cerqueira Borges Cabral, Alpoim da Silva e outras variantes. Tudo é a mesma gente. Em Portugal os apelidos não são rígidos como em França. Pode haver ( houve e há) irmãos inteiros com apelidos diferentes. A solução é a Conservatória do Registo Civil ou se foi baptizada a Igreja respectiva.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Mesão frio - os avos da minha esposa...

#341395 | MCNN | 22 jan 2014 22:23 | Em resposta a: #341346

Boa noite Yannick

Em primeiro lugar quero dizer-lhe que, se a Conservatoria de Mesão Frio ainda não respondeu, não terá sido por culpa do seu português.

Ou ainda não procuraram ou então não encontraram e esqueceram-se de o avisar. Se fosse a si, voltava a insistir.

Tudo indica que a avó da sua esposa terá ido de facto para o Brasil em 1930

Mas deixe-me que lhe diga que a avó da sua esposa não terá ido para o Brasil apenas com um irmão, mas sim com dois irmãos.

Veja por favor o seguinte link.

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=411619

(seleccione a imagem m0196.tif)

Tem nessa imagem o pedido, feito em 02/04/1930, de passaporte para o Brasil (Rio de Janeiro) dos 3 irmãos (com as respectivas fotografias).

Como pode ver, o terceiro pedido dessa imagem é de um irmão mais novo, de nome Francisco Ribeiro Pinto.

Um pormenor curioso é que para este terceiro irmão é indicado como sendo natural de Resende, e não de Mesão Frio como os outros dois.

Assim, e caso em Mesão Frio não encontrem nada, experimente pedir à Conservatória do Registo Civil de Resende, quem sabe se eles não terão sido todos lá registados.

Enquanto que Mesão Frio faz parte do distrito de Vila Real, Resende faz parte do distrito de Viseu. Mas distam poucos qulómetros entre Mesão Frio e Resende, apenas com o rio pelo meio.

O Yannick disse que os pais da avó da sua esposa eram ambos de Mesão Frio. Como é que sabe isso ? Pela sua sogre ? Destes pedidos de passaporte não se pode concluir nada sobre de onde eles seriam naturais.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Mesão frio - os avos da minha esposa...

#341407 | liogier | 23 jan 2014 08:28 | Em resposta a: #341395

Bom dia,

muitas boas coisas deste ontem...

primeiro, queria agradever o Conde.

Depois da sua messagem, fui ver os registros dos batizados de Santa Cristina (Vila Rede). Como a avo da minha esposa nasceu em 1915, comecou a procurar (FamilySearch) regressando a partir de 1895. E rapido, porque tem indices de batizados.
Infelizemente, não encontrou.

Estava quente, então fui procurar nos batizados de Vila Marim (porque ja viu que tinha uma monte de Alpoim, Vasconcellos, Queiros, là) e no ano 1887, BINGO....

Este momente onde a gente se arepio tudo... délicioso...

Na margem da declaração de batismo, tinha escrevei a data do seu casamento (1910).
Encontrou esse casemento e tem um monte de informaçoes (atés os bisavos da avo da minha esposa)...

A mae e a familia da Maria Preciosa eram de Vila Marim (avos maternais: José Borges de Carvalho Queiroz Pinto de Vasconcellos e Marianna Augusta de Azevedo Alpoime Vasconcellos).

O pai (brasileiro batizado no Rio de Janeiro) estava vivendo do outro lado do Rio Douro, em São Romão de Aregos, conselho de Rezende.



Num segundo tempo, queria agredecer um milão de vezes o Mario César... Jackpot, são eles mesmos... Emoção pura de ver as fotografias...
Eu sabia que a Maria Preciosa tinha 2 irmões mais como no site do Cepese, so viu a Maria Préciosa e o Luiz (os pais não estam porque ja estavam brasileiros), pensei que ele nascei no Brasil...

Ja tinha fiz uma pesquisa infructuosa, nos passaportes de Vila Real e estava pensendo que talvez seria no Porto (eu liu que muitas vezes, passaportes estavam feitos no Porto de saida) mais perdi o curagem de procurar imagem por imagem... E assim que você procurou ou tem uma dica ??

Para Mesão Frio, era um irmão da minha sogra que me falou que "para ele", a familia é de là... E por isso que fui a minha porta de entrada... que sorte...



Ainda uma vez, obrigado...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jun 2024, 03:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen