Maria Carlota da Cunha Reis - Pedido de ajuda a António da Cunha Reis

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Maria Carlota da Cunha Reis - Pedido de ajuda a António da Cunha Reis

#341381 | cfeio | 22 jan 2014 17:40

Caríssimo Senhor António da Cunha Reis:

Fui contactada por uma pessoa que está a investigar o suicídio de Carlos Relvas. Parece-me uma coincidência muito interessante. Gostaria de lhe pedir, se possível, que aferisse no espólio da sua tia tudo o que fosse de interesse para esta investigação. Era muito bom que pudesse disponibilizar cartas, fotografias, bilhetes, diário, ou seja, qualquer documento lavrado por D. Carlota que mencione o seu romance com Carlos. Nos Patudos há cartas de D. Carlota endereçadas a D. Eugénia, seria interessante compará-las com a resposta de D. Eugénia, se ainda existir. O senhor que está a investigar o suicídio é psicólogo clinico e tem-se debruçado sobre as questões da morte.

Volto a enviar o meu contacto de e-mail: kaiakakos@yahoo.co.uk

Agradeço antecipadamente a sua atenção. Parece-me que esta investigação não ficará completa sem a sua ajuda.

Cumprimentos fraternais,

Cláudia Feio

Resposta

Link directo:

RE: Maria Carlota da Cunha Reis - Pedido de ajuda a António da Cunha Reis

#341729 | creis | 29 jan 2014 16:13 | Em resposta a: #341381

Caríssima Senhora Dona Cláudia Feio,

Peço desculpa ainda não ter enviado as fotografias que tenho (cartas, como lhe disse, não acredito que haja - talves só no arquivo da minha casa em braga).

No próximo fim de semana vou ver se recolho os elemementos na casa da minha Mãe e farei os possíveis para o enviar para a semana.

Quanto às cartas, terei que procurar durante mais algum tempo.

Melhores cumprimentos,

António da Cunha Reis

Resposta

Link directo:

RE: Maria Carlota da Cunha Reis - Pedido de ajuda a António da Cunha Reis

#341730 | cfeio | 29 jan 2014 16:21 | Em resposta a: #341729

Caríssimo Sr. António da Cunha Reis:

Tudo o que conseguir reunir será, com certeza, importantíssimo. Se me conseguir traçar uma biografia da sua tia também será uma mais valia (onde estudou, viveu, amizades...). Aproveito para lhe colocar uma dúvida: há cartas de Carlos à mãe onde se refere uma tia de Carlota chamada Maria de Jesus. Consegue identificá-la?

Muito obrigada pela sua disponibilidade.

Encontro-me, de igual modo, ao seu dispor.

Com cordialidade,

Cláudia Feio

Resposta

Link directo:

RE: Maria Carlota da Cunha Reis - Pedido de ajuda a António da Cunha Reis

#341732 | creis | 29 jan 2014 16:40 | Em resposta a: #341730

Caríssima Sr.ª D.ª Cláudia Feio,
A Tia Maria de Jesus, deve ser uma prima direita por afinidade da minha Avó, Mãe da Tia Maria Carlota. Como sabe, antigamente tratavam-se por Tios os primos direitos dos Pais, principalmente quando havia fortes relações de amizade entre eles, como era o caso.
A senhora que procura deve ser a Tia Maria de Jesus Xavier de Figueiredo e Melo de Oriol Pena, casada com um filho de um irmão da minha Bisavó, Marquesa de Angeja (Avó da Tia Maria Carlota), chamado Francisco de Paula Raposo de Sousa de Alte Espargosa.
Esta senhora nasceu em Leiria em 1864 e tinha casa em Santarém, daí eventual próximidade com todo este assunto.
Ao dispor,
António da Cunha Reis

Resposta

Link directo:

RE: Maria Carlota da Cunha Reis - Pedido de ajuda a António da Cunha Reis

#341733 | cfeio | 29 jan 2014 16:48 | Em resposta a: #341732

As suas informações batem certo com aquilo que Carlos descreve nas suas cartas, pois afirma que essa senhora Maria de Jesus, que tinha Carlota ao seu cuidado como uma filha, era muito amiga da mãe de Carlota e parece que terá tido uma grande influência e força na aceitação do namoro de Carlos e Carlota.

Sabe se a casa de Santarém ainda existe? Onde se localizava? Em que contexto é que Carlota vai viver com estes tios para Santarém?

Seria também interessante aferir se existe espólio que mencione este caso no arquivo desta família...

Muito obrigada mais uma vez pela precisosa ajuda.

Aguardo, ao seu dispor.

Cordialmente,

Cláudia Feio

Resposta

Link directo:

RE: Maria Carlota da Cunha Reis - Pedido de ajuda a António da Cunha Reis

#341735 | creis | 29 jan 2014 17:07 | Em resposta a: #341733

Irei recolher informação sobre esses meus parentes e depois darei informação mais precisa.
Com cumprimentos,
António Cunha Reis

Resposta

Link directo:

Maria Carlota da Cunha Reis - Pedido de ajuda a António da Cunha Reis

#439575 | grapple00pine | 24 fev 2022 14:42 | Em resposta a: #341735

Tente encontrar sua felicidade aqui https://coomeet.com/pt/chatrandom. Talvez você encontre não apenas um ente querido, mas também muitos amigos. A maioria das pessoas pratica essa comunicação, principalmente os homens que, devido ao emprego no trabalho, não têm tempo para reuniões reais. A solidão não é uma opção hoje em dia.

Resposta

Link directo:

Maria Carlota da Cunha Reis - Pedido de ajuda a António da Cunha Reis

#439579 | Vasco Briteiros | 25 fev 2022 02:00 | Em resposta a: #341735

Suponho que os seus apelidos correspondem á Casa de Braga situada no Largo do Campo as Hortas. A minha Mãe nasceu na Casa em

Resposta

Link directo:

Maria Carlota da Cunha Reis - Pedido de ajuda a António

#439580 | Vasco Briteiros | 25 fev 2022 02:24 | Em resposta a: #439579

Suponho que estão a referir-se ao Palacete do Campo das Hortas em Braga e que vem publicado no livro nr. IV das Casas Nobres de Portugal, volume 1V, Página 125. Minha família morava em frente.
Cumprimentos,
Vasco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 07:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen